Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

16/02/2011

Destaques da semana

MAX OPHULS E FERNANDO MEIRELLES

MAX OPHULS E FERNANDO MEIRELLESA produtora francesa Wild Bunch fechou para a representação comercial do próximo filme de Fernando Meirelles, intitulado 360, que começa a ser rodado em março. No elenco estão Rachel Weisz, Jude Law, Anthony Hopkins e Jamel Debbouze, e o roteiro é inspirado no clássico La Ronde, de Max Ophuls.

MICHEL OCELOT EM 3D NA BERLINAL 2011

MICHEL OCELOT EM 3D NA BERLINAL 2011No Domingo passado, dia 13 de fevereiro, o festival de Berlim exibiu na competição oficial para o Urso de Ouro, o último filme do Michel Ocelot (diretor, entre outros, de Kirikou e a Feiticeira (1998) e de Azur e Asmar (2006), chamado Les Contes de la nuit. Recebeu elógios por trabalhar a tecnologia 3D no sentido de realçar o seu estilo.

PRÊMIO DO DOCUMENTÁRIO URTI

PRÊMIO DO DOCUMENTÁRIO URTIParticipe até 1 de abril do 30o Grande Prêmio Internacional URTI do Documentário de Autor de 2011. Desde 1981, a União Radiofónica e Televisual Internacional organiza todo ano este concurso com destino aos produtores de televisão. O diretor premiado receberá 10 000 dolares. Os resultados do concurso serão anunciados no dia 7 de junho de 2011. Mais informações aqui.

FALECIMENTO DE MARIA SCHNEIDER

FALECIMENTO DE MARIA SCHNEIDERNo dia 3 de fevereiro, morreu de cancer, aos 58 anos, a atriz Maria Schneider. O destaque incontestável da sua carreira é seu papel em O Último Tango em Paris (1972), de Bernardo Bertolucci, ao lado de Marlon Brando. Na pele da jovem amante francesa de um empresário americano de meia-idade, ela protagonizou aos 19 anos cenas de sexo consideradas ousadas na época. Três anos depois, Schneider surgiria em Passageiro: Profissão Repórter, de Michelangelo Antonioni (1912-2007). Nos últimos anos, a atriz vinha se dedicando a produções francesas de diretores menos conhecidos, além de minisséries e telefilmes.

INSCRIÇÕES PARA O BANFF 2011

INSCRIÇÕES PARA O BANFF 2011As inscrições para a competição internacional de programas do Banff World Media Festival (de 12 a 15 de junho de 2011) podem ser feitas em inglês ou em francês. Se você tiver realizado trabalhos de criação, distribuição ou de divulgação para a televisão ou um mídia digital, confira as informações sobre este evento aqui.

HISTÓRIA DO CINEMA EM CANNES

HISTÓRIA DO CINEMA EM CANNESO Festival de Cannes representa todos os cinemas do mundo. Para divulgar mais além esta imagem do evento, foi criado uma nova plataforma no site do Festival de Cannes, dedicado às cinematografias do mundo. Será em breve disponível em português. Especialistas como Paulo Paranagua, Lorenzo Codelli e Joël Chapron apresentam duas vezes por mês novos artigos descrevendo a história do cinema de todos os países. O Brasil foi um dos primeiros países à ser descrito neste novo site. Mais informações aqui.

O ATELIER FRANÇAIS FALA DO WEB

O ATELIER FRANÇAIS FALA DO WEBDia 9 de fevereiro, o Atelier français, uma plataforma dedicada aos profíssionais das indústrias criativas, organizou no Forum des images uma mesa redonda aberta aos profíssionais das indústrias criativas. O objetivo dessa mesa era compatrilhar as boas práticas neste setor, facilitar os encontros entre fornecedores de conteúdo e e fornecedores de serviços numéricos, para promover colaborações transversais. Mais informações sobre o Atelier français aqui.


Cinemaison

21/02: O CINEMA SOBRE O CINEMA

Após o belo encontro com Luc Moullet, o Cinemaison tem o prazer de apresentar 2 filmes que dão algumas chaves para pensar o movimento da Nouvelle Vague, com o começo da incrível história da Cinémathèque Française, através de seu idealizador, Henri Langlois. Veremos como os chamados “Filhos da Cinémathèque” criaram esta associação e como eles encaram hoje o que foi o movimento.

AS 18H: CIDADÃO LANGLOIS

AS 18H: CIDADÃO LANGLOIS

CITIZEN LANGLOIS (França, 1994) de Edgardo Cozarinsky. Documentário em Cores/ 65’. Retratos. 

Henri Langlois viveu uma única paixão: a obsessão por salvar, conservar, mostrar, todos os filmes da história do cinema. Mais informações aqui.


AS 20H: A VANGUARDA POR SI MESMA

AS 20H: A VANGUARDA POR SI MESMA

LA NOUVELLE VAGUE PAR ELLE-MÊME (França, 1995) de Robert Valley. Com Agnès Varda, Jean-Luc Godard. Documentário em Preto e branco / 58’.

Após o sucesso de seus primeiros filmes, Varda, Rosier, Demy, Chabrol, Godard, Franju, Rouch, Rivette, Truffaut, Pollet, falam à sua maneira sobre o cinema: É a Nouvelle Vagye nascente. Mais informações aqui.

28/02: ELAS NO CINEMA

Na sua sessão do dia 28 de fevereiro, o Cinemaison prepara o dia Internacional da Mulher (8 de março), trazendo duas sessões especiais sobre as maneiras de viver femininas.

AS 18H: ELAS

AS 18H: ELASDescubram a Coleção "Viagens em curtas" de 8 curtas-metragens com temática feminina : Palavras riscadas (8'), A Motorista (10'), Jeanne, bem devagar (15'), O Novelo de Lã (14'), O número certo (4'), Marcel! (9'), Rosa (23') e French Kiss (19'). Mais informações aqui.

AS 20H: TUDO PERDOADO

AS 20H: TUDO PERDOADO

TOUT EST PARDONNE (França, 2007). Drama em Cores de Mia Hansen-Love. 95’.

Victor vive em Viena com Annette, sua esposa e sua filha Pamela. É primavera. Fugindo do trabalho, Victor passa os dias fora, brinca com a filha e vadia no Parque. Mais informações aqui.

O CINEMAISON CHEGA EM BRASILIA

O CINEMAISON CHEGA EM BRASILIAEm 2010, o público de Brasília teve a oportunidade de descobrir ou de rever clássicos do cinema francês na Sala Le Corbusier da Embaixada da França, graças à programação "Seleção Cinema". Este ano, o cine-clube do Espaço Le Corbusier se torna o Cinemaison de Brasília e continua sua programação de cinema francês. O objetivo do Cinemaison é de reunir regulamente os cinéfilos da cidade para assistir filmes franceses de qualidade. Mais informações sobre a programação do Cinemaison de Brasília aqui.

16/02, AS 19H: 1° CINEMAISON 2011 EM BRASILIA!

16/02, AS 19H: 1° CINEMAISON 2011 EM BRASILIA! PODERA SER AMOR? Je crois que je l'aime (França, 2007). Comédia romantica de Pierre Jolivet. Com François Berleand, Sandrine Bonnaire e Vincent Lindon. Cores/90’.
Lucas, 43 anos, um homem de negócios divorciado, sente-se irresistivelmente atraído por Elsa, 38 anos, uma ceramista sofisticada a quem encomendou um fresco para a fachada dos seu edifício de escritórios. Mais informações aqui.


A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

A Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realiza emprestimos a aproximadamente 560 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.

RIO : ROBERT BRESSON NO IMS

RIO : ROBERT BRESSON NO IMSDe 18 a 24 de fevereiro, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro apresenta, com o apoio da Cinemateca do Consulado da França, uma mostra Robert Bresson. Descubram as obras primas de um dos mais importantes cineastas franceses do Cinema no IMS. Mais informações aqui.

LUC MOULET NO CCBB

LUC MOULET NO CCBBAté 20 de fevereiro em São Paulo e no Rio de Janeiro e de 15 de fevereiro a 6 de março em Brasília, não perdem os filmes do diretor e crítico francês Luc Moullet, que ganhou inédita retrospectiva de sua obra no Brasil, graças ao CCBB. Intitulada “Luc Moullet, Cinema de Contrabando”, o evento exibe todos os títulos dirigidos por este expoente do movimento da Nouvelle Vague, entre longas, telefilmes e curtas-metragens. Mais informações aqui.

E MAIS FILMES FRANCESES

  • De 12 a 19/02, o Cine Praia Grande em São Luis do Maranhão exibirá Tudo perdoado (2007) de Mia Hansen-Love.



  • De 22/02 a 09/03, o CCBB do Rio de Janeiro apresentará uma Mostra sobre os Novos Documentários Franceses. Mais informações em breve no site de Cinefrance.

Em cartaz

Nos Cinemas

Nos Cinemas

Em cartaz, o filme de Rachid Bouchareb, nomeado para os Oscar de 2011, FORA DA LEI, com Roschdy Zem, Jamel Debbouze e Sami Bouajila. Mais informações sobres os filmes franceses em cartaz nas salas de cinema do país aqui.


Os DVDs

Os DVDs
Descubra LONDON RIVER de Rachid Bouchareb (França/Argélia/Reino Unido, 2009), um drama cujo principal ator recebeu um Urso de Prata de Melhor Ator no Festival de Berlim 2009. Conheça os novos lançamentos de DVDs franceses do mês aqui.

Na RFI

Na RFI
Descubra e escute em português a crónica da Patricia Moribe : "Brasileiro entre concorrentes ao Tigre de Roterdã" (07/02) na Rádio França Internacional. Mais informações aqui.

Na Televisão

Na Televisão
No canal Telecine Cult, dia 16 de fevereiro, não perca o drama político A COMEDIA DO PODER (2005) de Claude Chabrol, com Isabelle Huppert e Patrick Bruel
Descubra toda
a programação TV francesa da semana aqui!



Na França

INSCRIÇÕES PARA A RESIDÊNCIA DE CANNES

INSCRIÇÕES PARA A RESIDÊNCIA DE CANNESOs dossiês de inscrição para a próxima sessão de Residência do Festival de Cannes (3 de Outubro de 2011 até 15 de fevereiro de 2012) estão abertas até dia 1 de abril. A seleção dos dossiês será anunciada no dia 6 de julho de 2011. Mais informações aqui.

INSCRIÇÕES PARA O FID MARSEILLE

INSCRIÇÕES PARA O FID MARSEILLEAs inscrições para participar da Seleção oficial da 22a edição do Festival Internacional de Documentário de Marseille (6 a 11 de julho), o FID, estão abertas até 18 de março. Mais informações aqui.


Au Brésil

SUCESSO NO BRASIL DE MYFRENCHFILMFESTIVAL.COM

SUCESSO NO BRASIL DE MYFRENCHFILMFESTIVAL.COMA primeira edição do festival on-line, myfrenchfilmfestival.com (organizado pela Unifrance, acessível em português graças ao apoio da Embaixada da França no Brasil gratuito, graças ao patrocínio da multinacional francesa, Essilor, fabricante das lentes multifocais Varilux® e do anti-reflexo Crizal®) foi um grande sucesso no Brasil. E o país que reuniu a maior quantidade de visítas (39.236 ou seja 12,6 % das visítas mundiais), de visionagens (6.575 ou seja 17% dos visionnages mundiaix) e de cadastrados ao site (4.616 inscritos ou seja 29% dos cadastrados no mundo). Mais informações em francês aqui.


Formações audiovisuais

INSCRIÇÕES PARA INA SUP

INSCRIÇÕES PARA INA SUPO Ina, Instituto Nacional de Audiovisual francês, se baseia nas suas competências de conservação de arquivos da rádio e da televisão, de produção audiovisual e de formação para criar duas formações de nível máster, correspondendo a novos desafios do mundo digital, da televisão e da Web. As inscrições ao concurso 2011 estão abertas até dia 31 de março de 2011. Mais informações aqui.


Sistema de apoio

FONDS SUD CINEMA - CALENDÁRIO

FONDS SUD CINEMA - CALENDÁRIO

O Fonds Sud Cinema é um Fundo dedicado a projetos de filmes de ficção, animação ou documentários de criação destinados à exibição em salas comerciais na França e no exterior. O Fonds Sud propõe 3 tipos de apoio: à produção, à finalização e à roteirização.

A entrega das candidaturas para a 2a comissão 2011 vai até 10 de março de 2011. Para mais informações e ter a lista dos novos socios da Comissões do Fonds Sud aqui.