Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

01/02/2011

Eventos Especiais

LUC MOULLET NO CCBB

LUC MOULLET NO CCBBUm dos expoentes do movimento da Nouvelle Vague e conhecido por seu cinema bem humorado, de temática anti-autoritária e de estética inovadora influenciada pelos filmes B norte-americanos, o diretor e crítico francês Luc Moullet ganha inédita retrospectiva de sua obra.
"Luc Moullet, cinema de contrabando"
: é o nome da grande Mostra organizada pelo CCBB, em homenagem ao diretor francês, que acontecerá de 1 a 20 de fevereiro no Rio de Janeiro, de 2 a 20 de fevereiro em São Paulo e de 15 de fevereiro a 6 de março em Brasilia. O evento foi apoiado pelo Serviço audiovisual da Embaixada da França e pela CulturesFrance. Mais informações aqui.

naufrages de la d 17 brigitte et brigitte terre de la folie leprestige de la mort 



Destaques da semana

DIAS 25 E 27 DE FEVEREIRO : PARA NÃO PERDER!

DIAS 25 E 27 DE FEVEREIRO : PARA NÃO PERDER!Dia 25, não perca a Cerimônia dos César e dia 27, não perca a noite dos Oscar. Durante os César, a Academia dos César vai premiar os melhores filmes franceses de 2010 e durante os Oscar, Jean-Luc Godard, o famoso diretor francês da Nouvelle Vague, receberá um prêmio para a sua carreira. O filme FORA DA LEI de Rachid Bouchareb foi selecionado na categoria da Competição do Melhor Filme em lingua estrangeira. Mais informações à propósito dos César aqui

A GLÓRIA DE OLIVIER ASSAYAS COM CARLOS

A GLÓRIA DE OLIVIER ASSAYAS COM CARLOSO diretor francês Olivier Assayas teve sucesso com o seu filme CARLOS nos Golden Globe 2011, onde ele recebeu o prêmio da melhor mini-série pela televisão, no dia 16 de janeiro passado.

OS FRANCESES NA BERLINALE

OS FRANCESES NA BERLINALENa próxima Berlinale (10 a 20 de fevereiro de 2011), será apresentado o novo filme de animação de Michel Ocelot (diretor de Kirikou e a feiticeira) : Les Contes de la nuit. Em competição oficial de curtas metragens, será apresentado Planet Z de Momoko Seto. Fora da Competição, será apresentado Les Femmes du 6ème étage de Philippe Le Guay. Mais informação aqui.

MEDIACINE QUINZENAL

A PARTIR DE AGORA, A MEDIACINE SERÁ QUINZENAL.
O FACEBOOK, O TWITTER E O RSS DE CINEFRANCE FICAM AO SEU DISPOR PARA NOVIDADES MAIS QUENTES!

icone twitter icone rss

Cinemaison

07/02 : NOITE DIRETORAS TUNISIANAS

AS 18H : SETIM VERMELHO

AS 18H : SETIM VERMELHO

SATIN ROUGE (França/Tunísia, 2002). De Raja Amari. Drama socíal em Cores. 100’.

Lilia vive na Tunísia, com sua filha adolescente Salma, a quem criou sozinha depois que seu marido morreu. Por algumas circunstâncias da vida e para proteger sua filha, Lilia ganha a noite em um cabaré... Mais informações aqui.

AS 20H : OS SILENCIOS DO PALACIO

AS 20H : OS SILENCIOS DO PALACIO

LES SILENCES DU PALAIS (França/Tunísia, 1994). De Moufida Tlatli. Drama socíal em Cores. Duração 127’.

Alia, 25 anos, está farta de cantar em casamentos e de compartilhar sua vida com Lofti, há dez anos sem casar. Mais informações aqui.

14/02, AS 19H : NOITE COM O CINEASTA LUC MOULLET

No âmbito da Mostra "Luc Moullet, cinema de contrabando" dedicada ao diretor francês Luc Moullet no CCBB, de 1 de fevereiro a 6 de março, o Cinemaison tem o prazer de apresentar no dia 14 de fevereiro, às 19h, uma Sessão Especial, com a presença do diretor!
Iniciada pela seguinte curta-metragem:
 

CAPITO? (França, 1962) de Luc Moullet. Comédia em Cores. 8’.
Italiano que não entende francês paquera francesa que não entende italiano.


Esta curta será seguida por :

ANATOMIA DE UMA RELAÇÃO

ANATOMIA DE UMA RELAÇÃOANATOMIE D'UN RAPPORT (França, 1975). Comédia dramatica em Cores. Duração 82’.
Um erro de computador transfere para a conta bancária de Luc Moullet um bom dinheiro, que ele decide usar na realização de um pseudo-documentário sobre a crise conjugal vivida com a atriz Antonietta Pizzorno. Mais informação aqui.


A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

A Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realiza emprestimos a aproximadamente 560 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.

PORTO ALEGRE : RETRATOS FRANCESES

PORTO ALEGRE : RETRATOS FRANCESESDe 1 até 13 de fevereiro, o CineBancários apresenta uma Mostra dedicada à produção documental francesa, ainda pouco conhecida no Brasil, apesar da sua enorme qualidade. Reúne quatro documentários recentes, três deles inéditos no Brasil: De Volta à Normandia (2007) de Nicolas Philibert, Claude Lévi-Strauss por Ele Mesmo (2008) de Annie Chevallay e Pierre-André Boutang, O Nome Dela é Sabine (2007) de Sandrine Bonnaire e Eu Quero Tudo da Vida (2008) de Pascale Frautier. Em três sessões diárias, 15h, 17h e 19h. Entrada Franca. Mais informações aqui.

E MAIS FILMES FRANCESES

  • De 27/01 a 04/02, o Cine Praia Grande em São Luis do Maranhão exibirá 7 Anos (2007) de Jean-Pascal Hattu, e de 05 a 11/02 Poderá ser Amor? (2007) de Pierre Jolivet. De 12 a 19/02, exibirá Tudo perdoado (2007) de Mia Hansen-Love.




Em cartaz

Nos Cinemas

Nos Cinemas

Em cartaz, o filme do Tailandês Apichatpong Weerasethakul que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2010: Tio Boonmee que pode recordar as suas vidas passadas. O filme foi coproduzido pela França e recebeu o apoio do Fonds Sud.


Na RFI

Na RFI
Descubra e escute em português a crónica da Patricia Moribe : "Roteiro de brasileiro concorre a prêmio em festival HQ de Angoulême" (27/01) na Rádio França Internacional. Mais informações aqui.

Na Televisão

Na Televisão
No canal Telecine HBO/Max, dia 5 de fevereiro, não perca o drama HA TANTO TEMPO QUE TE AMO, de Philippe Claudel, com Kristin Scott Thomas.
Descubra toda
a programação TV francesa da semana aqui!


Os DVDs

Os DVDs
Descubra BRILHO DE UMA PAIXÃO de Jane Campion (2009), um romance que foi selecionado em Competição Oficial do Festival de Cannes. Conheça os novos lançamentos de DVDs franceses do mês aqui.

Na França

INSCRIÇÕES PARA O FID MARSEILLE

INSCRIÇÕES PARA O FID MARSEILLEAs inscrições para participar da Seleção oficial da 22a edição do Festival Internacional de Documentário de Marseille (6 a 11 de julho), o FID, estão abertas até 18 de março. Mais informações aqui.

INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL PARIS CINEMA

INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL PARIS CINEMAEstão abertas as inscrições para o Festival Paris Cinéma (de 2 a 13 de Julho de 2011). Você pode inscrever longas metragens até 15 de abril de 2011. Mais informações aqui.
O festival, dedicado à todos os cinemas, organiza também um encontro de profíssionais querendo ter oportunidades de coproduzir projetos com Europeios. Inscrições para Paris Project (de 4 a 7 de Julho) até 22 de Abril de 2011. Mais informações aqui.



Formações audiovisuais

INSCRIÇÕES PARA LA FEMIS EN 2011

INSCRIÇÕES PARA LA FEMIS EN 2011A Fémis, escola nacional superior dos ofícios da imagem e do som, divulgou as condições de inscrição ao concurso internacional de 2011 (aberto até 18 de fevereiro). Mais informações sobre este concurso aqui e mais informações sobre as escolas de audiovisual na França aqui.
** A Escola de Verão (Junho-Julho) da Fémis também aceita estudantes brasileiros! Inscrições até 18 de março de 2011! Mais informações aqui.

INSCRIÇOES PARA LOUIS LUMIERE EM 2011

INSCRIÇOES PARA LOUIS LUMIERE EM 2011A Escola nacional superior Louis-Lumière propõe uma formação inicial profissionalizante, ao mesmo tempo teórica e prática, técnica e artística, própria para satisfazer as expectativas das profissões da imagem (fotografia) e do som. Inscrições para entrar nesta escola até 12 de fevereiro. Mais informações aqui.


Sistema de apoio

FONDS SUD CINEMA - CALENDÁRIO

FONDS SUD CINEMA - CALENDÁRIO

O Fonds Sud Cinema é um Fundo dedicado a projetos de filmes de ficção, animação ou documentários de criação destinados à exibição em salas comerciais na França e no exterior. O Fonds Sud propõe 3 tipos de apoio: à produção, à finalização e à roteirização.

A entrega das candidaturas para a 2a comissão 2011 vai até 10 de março de 2011. Para mais informações e ter a lista dos novos socios da Comissões do Fonds Sud aqui.



Au Brésil

INSCRIPTIONS AU RIO CONTENT MARKET

INSCRIPTIONS AU RIO CONTENT MARKET Le Rio Content Market, premier événement international de contenu multi-support à Rio de Janeiro, reçoit les inscriptions des professionnels liés à l'audiovisuel jusqu'au 4 février. Créé par l'Association Brésilienne des Producteurs indépendants de Télévision (ABPITV), l'événement, qui aura lieu du 16 au 18 mars prochain, sera ouvert à toute l'industrie de la télévision et des médias digitaux, et réunira quelques 400 professionnels : personnalités importantes du marché international comme exécutifs brésiliens. Plus d'information ici.