Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

18/01/2011

Eventos Especiais

MFFFESTIVAL.COM A SEMANA TODA!

MFFFESTIVAL.COM A SEMANA TODA!

A UniFrance Film International apresenta do 14 a 29 de janeiro o primeiro Festival de Cinema Francês online: MyFrenchFilmsFestival.com. Para este festival, foi criada a primeira plataforma de Internet em escala mundial a acolher filmes franceses, legendados em português graças ao apoio da Embaixada da França no Brasil. O acesso à plataforma do festival será gratuito em toda a Amèrica Latina, graças ao patrocínio da multinacional francesa, Essilor, fabricante das lentes multifocais Varilux® e do anti-reflexo Crizal®. Mais informação aqui.



bus espions

Destaques da semana

FILME BRASILEIRO EM COMPETIÇÃO EM ROTERDÃ

FILME BRASILEIRO EM COMPETIÇÃO EM ROTERDÃO céu sobre os ombros, o primeiro longa metragem de fição do brasileiro Sérgio Borges, faz parte da seleção oficial da competição do próximo Festival de Roterdã (26 de janeiro - 6 de fevereiro de 2011). Além disso, o Festival selecionou outro filme brasileiro para sua programação. Trata-se da produção Desassossego, que será exibida fora de competição nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro na sessão Bright Future. Mais informações aqui

NOVIDADES NO CNC E EM ARTE

NOVIDADES NO CNC E EM ARTENo início do ano, Véronique Cayla, presidente do CNC (Centro Nacional do Cinema e da Imagem Animada) se tornou Presidente do canal franco-alemão ARTE. É Eric Guirandeau, antigamente conselheiro do Presidente da República para a Cultura e a Comunicação, que se tornou Presidente do CNC.

O NOVO PROJETO DE LUC BESSON

O diretor francês Luc Besson deu início às filmagens de seu novo longa, o épico The Lady, sobre Aung San Suu Kyi, heroína do movimento pela democracia da Birmânia. As filmagens se realizam na Tailândia e na Birmânia e continuarão no Reino Unido e na França, até 18 de janeiro. A atriz Michelle Yeoh interpreta a personagem principal e o ator David Tewlis o marido dela. A longa é uma coprodução EuropaCorp, Left Bank Pictures e France 2 Cinema.

AS NOVIDADES DE URTI

AS NOVIDADES DE URTIA Universidade radiofónica e televisiva internacional (URTI) oferece uma base internacional de intercâmabios de programas audiovisuais livres de direitos. Acabou de lançar em 2011 o seu novo site internet e dois editais para competir aos Grandes Prêmios Internacionais do documentário e da rádio. Mais informação aqui.

MEDIACINE QUINZENAL

A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA, A MEDIACINE SERÁ QUINZENAL.
O FACEBOOK, O TWITTER E O RSS DE CINEFRANCE FICAM AO SEU DISPOR PARA NOVIDADES MAIS QUENTES!

icone twitter icone rss

Cinemaison

24/01: NOITE INFÂNCIAS AFRICANAS

AS 18H- ALI ZAOUA

AS 18H- ALI ZAOUAALI ZAOUA (França/Marroco/Bélgica, 2000) de Nabil Ayouch. Drama socíal em Cores. 90’.
Ali Kwika, Omar e Boubker são meninos de rua. Apesar das dificuldades do cotidiano, uma amizade indefectível os une. Ali é logo morto durante uma briga entre bandidos rivais. Seus três amigos agora terão um único objetivo: dar-lhe o enterro que ele merece.

AS 20H - ABOUNA

AS 20H - ABOUNAABOUNA (França, 2002) de Mahamat Saleh Haroun. Cores/81’.
Tahir (15 anos) e Amine (8 anos) descobrem ao acordar que seu pai foi embora misteriosamente. A frustração é maior, porque naquele dia, ele devia ser árbitro do jogo de futebol entre os garotos do bairro. Decidem portanto sair à sua busca pela cidade, em todos os lugares em que costumava ir.

A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

A Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realiza emprestimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.

RIO : MOSTRA XXI FILMES FRANCESES

RIO : MOSTRA XXI FILMES FRANCESES

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 18 a 30 de janeiro, a Mostra XXI – FILMES FRANCESES CONTEMPORÂNEOS, que reúne uma seleção especial de 21 longas franceses, alguns de expressivo reconhecimento de crítica e público, outros de pouca circulação comercial, além de um programa composto por dois filmes de média-metragem e um de curta-metragem, trazendo uma sessão rara para o público carioca. A mostra é uma produção do Cineduc – Cinema e Educação e tem apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e CulturesFrance, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Mais informações aqui.


SÃO PAULO : CINESESC

SÃO PAULO : CINESESC

De 14 a 20 de janeiro, o Cinesesc de São Paulo programa Little Senegal de Rachid Bouchareb.

Dia 16 de janeiro, dentro do "Cineclubinho - Especial Férias", o Cinesesc exibirá O Rei e o Pássaro de Paul Grimault. Mais informações aqui.



SÃO PAULO : CINEMATECA

SÃO PAULO : CINEMATECADe 12 a 23 de janeiro, a Cinemateca Brasileira programa o clássico Hiroshima mon amour de Alain Resnais, no âmbito do "Verão de clássicos". Mais informações aqui.

Em cartaz

Nos Cinemas

Nos Cinemas

Em cartaz, o novo filme de animação do Sylvain Chomet (diretor das Bicicletas de Belleville): O MÁGICO (França, um belo filme trágico-cómico baseado num roteiro do Jacques Tati.


E também

E também
Em cartaz, A ÁRVORE (França, Austrália, 2010) de Julie Bertucelli, com Charlotte Gainsbourg. Drama em cores. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses em todo o Brasil.

Na Televisão

Na Televisão
No canal HBO MAX, dia 21 de janeiro, não perca MEU ANJO (França, 2008). De Safy Nebbou. Com Catherine Frot e Sandrine Bonnaire. Drama/91’. Veja a programação TV da semana aqui.


Os DVDs

Os DVDs
Descubra em DVD, um dos clássicos do Jean Eustache: A MÃE E A PUTA (França, 1973).

Com Bernadette Lafont, Jean-Pierre Leaud. Drama em Preto e branco/217’. Conheça os novos lançamentos em DVD do mês aqui.



Na França

INSCRIÇÕES ABERTAS NO FESTIVAL PARIS CINEMA

INSCRIÇÕES ABERTAS NO FESTIVAL PARIS CINEMAEstão abertas as inscrições para o Festival Paris Cinéma (de 2 a 13 de Julho de 2011). Você pode inscrever longas metragens até 15 de abril de 2011. Mais informações aqui.
O festival, dedicado à todos os cinemas, organiza também um encontro de profíssionais querendo ter oportunidades de coproduzir projetos com Europeios. Inscrições para Paris Project (de 4 a 7 de Julho) até 22 de Abril de 2011. Mais informações aqui.


INSCRICOES PARA CINEMA EN CONSTRUCTION

INSCRICOES PARA CINEMA EN CONSTRUCTIONConvidamos a participar da 19a edição de CINEMA EN CONSTRUCTION, evento cujo objetivo é contribuir à finalização de filmes de ficção produzidos na América Latina. Irá acontecer em Toulouse, de 24 a 25 de março de 2011. Inscrições até dia 25 de janeiro. Mais informações escrevendo para arcalt31(@)wanadoo.fr ou aqui.

Formações audiovisuais

INSCRIÇÕES PARA LA FEMIS EN 2011

INSCRIÇÕES PARA LA FEMIS EN 2011A Fémis, escola nacional superior dos ofícios da imagem e do som, divulgou as condições de inscrição ao concurso internacional de 2011. Mais informações sobre este concurso aqui e mais informações sobre as escolas de audiovisual na França aqui.
** A Escola de Verão (Junho-Julho) da Fémis também aceita estudantes brasileiros! Inscrições até 18 de março de 2011! Mais informações aqui.

INSCRIÇOES PARA LOUIS LUMIERE EM 2011

INSCRIÇOES PARA LOUIS LUMIERE EM 2011A Escola nacional superior Louis-Lumière propõe uma formação inicial profissionalizante, ao mesmo tempo teórica e prática, técnica e artística, própria para satisfazer as expectativas das profissões da imagem (fotografia) e do som. Inscrições para entrar nesta escola agora mesmo. Mais informações aqui.

INSCRIÇÕES PAR O INA

INSCRIÇÕES PAR O INAO Ina, Instituto Nacional de Audiovisual francês, se baseia nas suas competências de conservação de arquivos da rádio e da televisão, de produção audiovisual e de formação para criar duas formações de nível máster, correspondendo a novos desafios do mundo digital, da televisão e da Web. As inscrições aos concursos 2011 estão abertas até dia 30 de abril de 2011. Mais informações aqui.


Dados sobre o setor

RATINGS FROM FRANCE! N°5

RATINGS FROM FRANCE! N°5

A TV France International, a Embaixada da França no Brasil e a Maison de France apresentam a quinta edição em português de RATINGS FROM FRANCE!, em parceria com Eurodata TV Worldwide / Médiamétrie.

Destinado aos professionais da televisão no Brasil, RATINGS FROM FRANCE! apresenta mensalmente uma seleção de programas de destaque que acabaram de ser apresentados na França, englobando todos os gêneros de programas, juntamente com os resultados de alguns programas transmitidos em diversos territórios chave.

Veja aqui a edição de janeiro 2011 de Ratings from France!