Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

24/11/2010


Destaques da semana

FONDS SUD - ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÃO!

FONDS SUD - ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÃO!

O Fonds Sud Cinema é um fundo relativo a projetos de filmes de ficção, animação ou documentários de criação destinados à exibição em salas comerciais na França e no exterior. O Fonds Sud propõe 3 tipos de apoio: à produção, à finalização e à roteirização.

A entrega das candidaturas para a 1a comissão 2011 vai até 10 de dezembro de 2010. Para maiores informações, clique aqui.



A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Descubra aqui a programação dos filmes da Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance, através todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.

JOÃO PESSOA E FLORIANOPOLIS - ALIANÇAS FRANCESAS

JOÃO PESSOA E FLORIANOPOLIS - ALIANÇAS FRANCESAS

- Dia 25 de novembro, a Aliança Francesa de João Pessoa, em parceria com Estação Ciência, programa Barakat! no Auditório da Estação Cabo Branco. Mais informações aqui.

- Dia 29 de novembro, a Aliança Francesa de Florianópolis programa Yves Klein: A revolução Azul. Mais informações aqui.


SÃO BERNARDO DO CAMPO - PINACOTECA

SÃO BERNARDO DO CAMPO - PINACOTECA

Dia 27 de novembro, às 20h, o Departamento das Ações Culturais da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo programa Memória entre duas margens de Frédéric Savoye, Wolimité Sié Palenfo no cineclube Photogramas na Pinacoteca de São Bernardo (entrada franca). Mais informações aqui.


RIO DE JANEIRO - HOMENAGEM A RICHARD WRIGHT

RIO DE JANEIRO - HOMENAGEM A RICHARD WRIGHT

Durante a exposição "Esse outro mundo: Homenagem a Richard Wright", a Caixa Cultural no Rio de Janeiro exibirá Os Mestres Loucos de Jean Rouch, de 29 de novembro a 14 de janeiro. Essa exposição, organizada pela Arte A Produção, propõe um diálogo entre a vida e a obra de Richard Wright, para comemorar o 50º aniversário da morte do escritor afroamericano. Mais informações aqui


SÃO PAULO - CINEMATECA BRASILEIRA

SÃO PAULO - CINEMATECA BRASILEIRA

De 26 a 28 de novembro, a Cinemateca Brasileira exibe um pequeno ciclo com filmes dirigidos por novos cineastas franceses. Uma oportunidade para conhecer algumas das tendências do cinema francês contemporâneo, em suas vertentes tanto comerciais quanto mais autorais, sob a perspectiva de seus mais novos realizadores. Mais informações aqui.


MAIS FILMES FRANCESES NO BRASIL

- De 20 a 26 de novembro, o Cine Praia Grande programa O Pequeno Tenente de Xavier Beauvois. Mais informações aqui.

- Dia 27 de novembro, no âmbito do Ciné Molière, o Lycée Molière organiza com o Serviço audiovisual da Embaixada da França uma projeção de O Rei e o Pássaro no Museu de Arte Moderna do Rio. 

- Do dia 1° a 20 de dezembro, o Instituto Moreira Salles programa Acossado de Jean-Luc Godard. Mais informações aqui.


Cinemaison

29/11: PRÉ ESTREIA (Sessão fechada ao público)

29/11: PRÉ ESTREIA (Sessão fechada ao público)A Embaixada da França no Brasil, em parceria com a distribuidora Art Films, tem o prazer de organizar a pré-estréia do documentário O Louco Amor de Yves Saint Laurent de Pierre Thoretton, dia 29 de novembro no Cinemaison. O filme conta a história da carreira e da vida pessoal do estilista francês e de seu companheiro e cofundador da Maison YSL, Pierre Bergé. Juntos construíram um império da moda e reuniram uma impressionante coleção de obras de arte ao longo de seus 50 anos de união. Com a morte de Yves Saint Laurent, em 2008, seu companheiro decidiu vender os objetos no que ficou conhecido como: o “leilão do século”. Narrado pelo próprio Bergé, o documentário mostra o amor, companheirismo e a tristeza da perda de um dos maiores ícones da moda. O documentário foi apresentado no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo 2010.

AS 20h: O LOUCO AMOR DE YVES SAINT LAURENT

AS 20h: O LOUCO AMOR DE YVES SAINT LAURENT

Yves Saint Laurent – Pierre Bergé, l'amour fou (França, 2009). De Pierre Thoretton. Documentário em Cores. Duração 100’.

Em 1958, Yves Saint Laurent e Pierre Bergé se encontram. A história de amor dos dois se estende por 50 anos, apaixonada e atormentada, feita de grandes sucessos e dores íntimas. Juntos, eles revolucionaram o mundo da moda.

> Veja mais

Seleção Cinema

CINE EVA, DIA 04/12 ÀS 19H: ACOSSADO

CINE EVA, DIA 04/12 ÀS 19H: ACOSSADO

À Bout de Souffle (França, 1960). De Jean-Luc Godard. Com Jean Seberg, Jean-Paul Belmondo. Duração 80'.
A história de um jovem procurado pela polícia e sua eletrizante fuga até a Itália, junto com a namorada americana.

Escolhido por: Débora Bloch, Luiz Carlos Barreto, Walter Salles

RJ: Sáb - 04.12 - 19h - CineEva



Em cartaz

Nos Cinemas

Nos Cinemas
Em cartaz, MINHA TERRA, ÁFRICA (França, 2009). De Claire Denis. Com Christophe Lambert, Isaach de Bankolé, Isabelle Huppert. Drama socíal em Cores. 107’. Classificação etária 16.  Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui.

Na Televisão

Na Televisão
No canal Telecine Cult, dia 27 de novembro, à 18h, não perca THE SCIENCE OF SLEEP (França/Itália, 2006), de Michel Gondry. Com Alain Chabat, Charlotte Gainsbourg, Gael Garcia Bernal. Fantástico em Cores/106’. Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI
Escute aqui a reportagem de Silvano Mendes à propósito das "Loiras e morenas do cinema", tema de nova exposição da Cinemateca francesa em Paris (outubro 2010 - janeiro 2011).

Os DVDs

Os DVDs
Descubra em DVD, o filme THE IMAGINARIUM OF DOCTOR PARNASSUS (França, 2009). De Terry Gilliam, com Colin Farrel, Heath Ledger, Johnny Deep, Tom Waits. Em Cores. Duração 125’. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.

Na França

PRODUIRE AU SUD SELECIONA PROJETO BRASILEIRO

PRODUIRE AU SUD SELECIONA PROJETO BRASILEIRO

O projeto Mulher do Pai da diretora Cristiane Oliveira e da produtora Alteteia Selonk foi selecionado para participar do Produire au Sud – Nantes 2010, um ateliê de formação aos sistemas de co-produção internacional para produtores, diretores e roteiristas dos países do sul.

Produire au Sud - Nantes 2010 acontecerá de 23 a 30 de novembro, paralelo ao Festival Les 3 Continents. Mais informações aqui.


FIPA 2011: ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÃO

FIPA 2011: ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÃOConvidamos a participar da 24º edição do FIPA, o Festival Internacional de Programas Audiovisuais, que irá acontecer em Biarritz, de 24 a 31 de janeiro de 2011. O FIPA tem o objetivo de valorizar e promover obras audiovisuais de caráter artístico, cultural e informativo; buscando incentivar uma produção audiovisual de qualidade no mundo. Inscrições até dia 26 de novembro de 2010. Mais informações aqui.

INSCRIÇÕES NOS FESTIVAIS FRANCESES DE 2011

INSCRIÇÕES NOS FESTIVAIS FRANCESES DE 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA:

- O Festival de curtas de Clermont-Ferrant (de 29 de janeiro a 6 de fevereiro - Curtas Metragens)

- O festival de cinema Latino-Americano de Toulouse (de 18 a 27 de março de 2011 - longas e curtas)

- O Festival do Cinéma du réel em Paris (de 24 de março a 3 de abril - Documentários)

- O Festival de Cinéma de Aubagne (de 21 a 26 de março - todos formatos)

- O Festival Cinemondes de Lille (10 a 17 de abril - longas independentes)



Formações audiovisuais

LE FRESNOY: PROCESSO DE ADMISSÃO

LE FRESNOY: PROCESSO DE ADMISSÃO

Le Fresnoy é uma instituição de formação artística audiovisual de alto nível cujo objetivo é permitir a jovens criadores realizar suas obras com meios técnicos profissionais, sob a orientação de artistas consagrados. A produção de obras é prolongada por uma política de difusão ambiciosa: exposições e eventos diversos acontecem, com destaque para o Panorama, que apresenta sempre em junho o conjunto das obras produzidas no Fresnoy. O Fresnoy seleciona e acolhe estudantes oriundos de todos os horizontes da criação artística que desejam aumentar e focar seus conhecimentos realizando projetos capazes de impulsionar sua carreira profissional. O curso é de 2 anos, e termina com a entrega de um diploma do Estúdio Nacional.  O processo de seleção é aberto a todos os candidatos, sem distinção de gênero, ou nacionalidade, nascidos após o 31 de dezembro de 1974.
Os candidatos devem poder apresentar:
- um Baccalauréat (ou Vestibular ou equivalente reconhecido) + 5 anos de estudos justificadas com um diploma.
- um Baccalauréat (ou Vestibular ou equivalente reconhecido) + 7 anos de experiência artística ou profissional.
As informações sobre o processo de admissão está disponível no site www.lefresnoy.net


xxxxx

SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

icone twitter     icone rss