Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

17/11/2010


Destaques da semana

O CINEMA FRANCÊS PREMIADO NA MOSTRA DE SÃO PAULO

O CINEMA FRANCÊS PREMIADO NA MOSTRA DE SÃO PAULOPrêmio do Público de Melhor Documentário Estrangeiro: PENSE GLOBAL, AJA RURAL, de Coline Serreau (França)
Prêmio da Crítica, Menção Honrosa: CARLOS, de Olivier Assayas (França, Alemanha)
Prêmio da Juventude: O MÁGICO, de Sylvain Chomet (França, Inglaterra)
Prêmio Humanidade: Mahamat Saleh Haroun e Raúl Ruiz

GAME EXPOSIÇÕES EM LYON

GAME EXPOSIÇÕES EM LYONEm novembro, a cidade de Lyon vai se tornar capital do Game na Europa porque dois encontros importantes vão acontecer là.
De dia 15 a dia 18 de novembro : a Game Connection Europe celebra a sua 10a edição. E a reunião mais importantes do ano na Europa para as empresas envolvidas no setor.
Dia 23 de novembro : a Serious Game Expo 2010, dedicada ao atores do serious game ou "jogo sério", acontecerá na Cité Centre des Congrès. Os eventos deveriam reunir milhares de pessoas.

SUCESSO DOS ENCONTROS DE JOGOS VÍDEO

SUCESSO DOS ENCONTROS DE JOGOS VÍDEO De 8 a 12 de novembro, a Embaixada da França organizou os primeiros encontros franco-brasileiros de Games, em Florianópolis, São Paulo e no Rio de Janeiro. Esta semana foi um verdadeiro sucesso em termos de encontros : mais de cinquênta empresas e de quinze centros de formação brasileiros encontraram os representantes da delegação francesa em meetings individuais durante a semana. Os Franceses tiveram também a oportunidade de visitar as empresas Zeebo e Hoplon e quatro universidades. Vários projetos de colaboração entre universidades ou entre empresas jà estão ativados.

INSCRIÇÕES NOS FESTIVAIS FRANCESES DE 2011

INSCRIÇÕES NOS FESTIVAIS FRANCESES DE 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA :

- O Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz (de 24 a 30 de janeiro - televisão)

- O Festival de curtas de Clermont-Ferrand (de 29 de janeiro a 6 de fevereiro - Curtas Metragens)

- O Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse (de 18 a 27 de março de 2011 - longas e curtas)

- O Festival do Cinéma du réel em Paris (de 24 de março a 3 de abril - Documentários)

- O Festival de Cinéma de Aubagne (de 21 a 26 de março - todos formatos)

- O Festival Cinemondes de Lille (10 a 17 de abril - longas independentes)


FONDS SUD - ÚLTIMAS INSCRIÇÕES 2010

FONDS SUD - ÚLTIMAS INSCRIÇÕES 2010

O Fonds Sud Cinema é um Fundo relativo a projetos de filmes de ficção, animação ou documentários de criação destinados à exibição em salas comerciais na França e no exterior. O Fonds Sud propõe 3 tipos de apoio: à produção, à finalização e à roteirização.

A entrega das candidaturas para a 1a comissão 2011 vai até 10 de dezembro de 2010. Para mais informações e ter a lista dos novos sócios da Comissões do Fonds Sud : aqui.



A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Descubra aqui a programação dos filmes da Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance, através todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.

BRASÍLIA - ESPAÇO LE CORBUSIER

BRASÍLIA - ESPAÇO LE CORBUSIERDia 17 de novembro, às 20h, no Espaço Le Corbusier (Embaixada da França), o documentário de Pierre Thorreton, O Louco Amor de Yves Saint Laurent, estará apresentado em pré-estréia, no âmbito da Capital Fashion Week de Brasília.

ALIANÇAS FRANCESAS DE FLORIPA E JOÃO PESSOA

ALIANÇAS FRANCESAS DE FLORIPA E JOÃO PESSOA

Dia 22 de novembro, a Aliança Francesa de Florianópolis programa Claude Lévi-Strauss por ele mesmo, no âmbito do cineclube da Aliança. Mais informações aqui.

Dia 25 de novembro, a Aliança Francesa de João Pessoa, em parceria com Estação Ciência, programa Barakat! no Auditório da Estação Cabo Branco. Mais informações aqui.


SÃO LUIS - CINE PRAIA GRANDE

De 20 a 26 de novembro, o Cine Praia Grande programa O Pequeno Tenente de Xavier Beauvois. Mais informações aqui.

SÃO BERNARDO DO CAMPO - PINACOTECA

SÃO BERNARDO DO CAMPO - PINACOTECA

Dia 27 de novembro, às 20h, o Departamento das Ações Culturais da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo programa Memória entre duas margens de Frédéric Savoye, Wolimité Sié Palenfo no cineclube Photogramas na Pinacoteca de São Bernardo (entrada franca). Mais informação aqui.


SÃO PAULO - MATILHA CULTURAL E CINEMATECA

SÃO PAULO - MATILHA CULTURAL E CINEMATECADe 21 a 25 de novembro, a “1ª Mostra Etalon Yennenga” fará parte das comemorações da consciência negra. Composta por filmes africanos das décadas de 70 e 80 que receberam o prêmio “Etalon Yennenga” no FESPACO (Festival Panafricano de Cinema e TV e Ouagadougou – Burkina Faso) de 1972 a 1985, a Mostra ficara na Matilha Cultural. Mais informações aqui.

De 26 a 28 de novembro, a Cinemateca Brasileira exibe cinematecaum pequeno ciclo com filmes dirigidos por novos cineastas franceses. Uma oportunidade para conhecer algumas das tendências do cinema francês contemporâneo, em suas vertentes tanto comerciais quanto mais autorais, sob a perspectiva de seus mais novos realizadores. Mais informação aqui.


RIO DE JANEIRO - MAM

Dia 27 de novembro, no âmbito do Ciné Molière, o Lycée Molière organiza com o Serviço audiovisual da Embaixada da França uma projeção de O Rei e o Pássaro no Museu de Arte Moderna do Rio. 


Cinemaison

22/11: O CINEMAISON ESTÁ DE VOLTA!

AS 18h: O DEMÔNIO DAS ONZE HORAS

AS 18h: O DEMÔNIO DAS ONZE HORAS PIERROT LE FOU (França/Itália, 1965). De Jean-Luc Godard, com Anna Karina, Jean-Paul Belmondo. Drama em Cores. 105’.
Casado com uma italiana e entediado com sua vida na alta sociedade, o professor espanhol Ferdinand foge em direção ao sul com Marianne, após um cadáver ser encontrado na casa dela. Eles caem na estrada e deixam um rastro de roubos por onde passam.
Escolhido por Lucy Barreto e Walter Salles no Seleção Cinema.> Veja mais

AS 20h: DOIS DOCUMENTÁRIOS INÉDITOS

AS 20h: DOIS DOCUMENTÁRIOS INÉDITOSApresentados no âmbito do mês do documentário na França.
ATLANTICOS (França, 2009). De Mati Diop. Documentário em Cores. 15’.
À noite, em volta da fogueira num acampamento, Serigne, um jovem de Dakar (Senegal), conta aos seus amigos sua odisséia de clandestino embarcado.
Seguido por PORT OF MEMORY (França, 2009). De Kamal Aljafari. Documentário em Cores. 63’.
"Port of Memory" é uma reflexão sobre o absurdo de estar presente e ausente ao mesmo tempo.

CONCURSO O LOUCO AMOR DE YVES SAINT LAURENT

CONCURSO O LOUCO AMOR DE YVES SAINT LAURENT

Aos sócios do Cinemaison : Ganhem convite para assistir à pré-estréia de O LOUCO AMOR DE YVES SAINT LAURENT, no Cinemaison, dia 29 de novembro, às 19h30. Neste documentário de Pierre Thoretton, Pierre Bergé conta a vida do grande estilista francês com quem compartilhou a vida durante 50 anos. Foi apresentado no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo 2010. Apenas os 50 primeiros sócios do Cinemaison a entrarem em contato conosco antes do dia 25 de novembro terão acesso ao evento. Mais informação sobre o cadastro ao Cinemaison e o concurso aqui.



Seleção Cinema

20/11 - 19H: OS MESTRES LOUCOS

20/11 - 19H: OS MESTRES LOUCOS LES MAÎTRES FOUS (França, 1955). De Jean Rouch. Documentário em Cores. 30’.
Filmado em apenas um dia, o filme revela as práticas rituais de uma seita religiosa. Os praticantes do culto Hauka, trabalhadores nigerenses chegados em Accra, se reúnem à ocasião de sua grande cerimônia anual.

Escolhido por Nelson Pereira dos Santos.

RJ: Sáb - 22.11 - 19h - CineEva


24/08 - 19H: ALPHAVILLE

24/08 - 19H: ALPHAVILLEALPHAVILLE (França/Reino Unido, 1965). De Jean-Luc Godard. Com Anna Karina, Eddie Constantine. Drama em Cores. 95’.
Lemmy Caution é uma espécie de espião americano que chega à cidade futurista de Alphaville, situada em outro planeta. Durante sua missão, apaixona-se pela filha de maquiavélico cientista.
Brasília : Quarta - 24.11 - 19h - Espaço Le Corbusier


Em cartaz

Nos Cinemas

Nos Cinemas
Em cartaz, MINHA TERRA, ÁFRICA (França, 2009). De Claire Denis. Com Christophe Lambert, Isaach de Bankolé, Isabelle Huppert. Drama socíal em Cores. 107’. Classificação etária 16.  Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui.

Na Televisão

Na Televisão
No canal Eurochannel, dia 18 de novembro, não perca O DIA DA SAIA (França, 2008). De Jean-Paul Lilienfeld. Com Denis Podalydes, Isabelle Adjani. Drama em Cores. 88’. Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI
Escute aqui a reportagem de Silvano Mendes à propósito das "Loiras e morenas do cinema", tema de nova exposição da Cinemateca francesa em Paris (outubro 2010 - janeiro 2011).

Os DVDs

Os DVDs
Descubra em DVD, o filme PARTIR (França, 2009). De Catherine Corsini. Com Bernard Blancan, Kristin Scott Thomas, Sergi Lopez. Drama social em Cores. 85’. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.

Na França

BRESIL EN MOUVEMENTS 2011 - INSCRIÇÕES

BRESIL EN MOUVEMENTS 2011 - INSCRIÇÕES

A ONG francesa Autres Brésils organiza em Paris a mostra Brésil en mouvements, uma semana de projeção de filmes e debates sobre direitos humanos e questões sociais no Brasil. Cineastas, produtores e representantes de ONGs e de movimentos sociais, além de estudiosos e personalidades do mundo sócio-cultural brasileiro e francês são convidados a debater com o público. Os grandes problemas sociais na pauta de desafios a serem vencidos pelo Brasil, assim como na França, são abordados pela mostra.

Regulamento das inscrições aqui.


PRODUIRE AU SUD SELECIONA PROJETO BRASILEIRO

PRODUIRE AU SUD SELECIONA PROJETO BRASILEIRO

O projeto Mulher do Pai da diretora Cristiane Oliveira e da produtora Alteteia Selonk foi selecionado para participar do Produire au Sud – Nantes 2010, um ateliê de formação aos sistemas de co-produção internacional para produtores, diretores e roteiristas dos países do sul.

Produire au Sud - Nantes 2010 acontecerá de 23 a 30 de novembro, paralelo ao Festival Les 3 Continents. Mais informações aqui.



Formações audiovisuais

ESJ LILLE E SCIENCES-PO LANÇAM CURSO DE JORNALISMO

ESJ LILLE E SCIENCES-PO LANÇAM CURSO DE JORNALISMO

A ESJ Lille e Sciences-po Lille lançam um curso comum de jornalismo: um concurso, um compartilhado, dois diplomas. Os estudantes aprovados no concurso poderão adquirir, no final dos dois anos de escolaridade, diplomas das duas instituições. ESJ Lille e de Sciences-po de Lille fazem parte dos estabelecimentos franceses de ensino superior entre os mais seletivos e mais procurados pelos estudantes.

Você encontrará aqui as informações relativas ao concurso específico para estudantes estrangeiros 2011 (condições de acesso e acolhimento). Os estudantes que desejarem se candidatar ao concurso não precisam ir a França.


xxxxx

SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

icone twitter     icone rss