Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

04/11/2010

Eventos Especiais

08/11: MEIN KAMPF, ESTAVA ESCRITO, NO CINEMAISON

08/11: MEIN KAMPF, ESTAVA ESCRITO, NO CINEMAISONDia 8 de novembro, o Escritório do Livro e o Serviço Audiovisual da Embaixada da França apresentam MEIN KAMPF, ESTAVA ESCRITO, de Antoine Vitkine, no Cinemaison. Projeção seguida por um encontro com o autor Antoine Vitkine e do lançamento do livro em português MEIN KAMPF, A HISTÓRIA DE UM LIVRO (ed. Nova Fronteira).
Como foi escrito? Por que teve um papel tão importante no acesso do Hitler ao poder? Onde é vendido até hoje? Para saber, não perca o evento no Cinemaison, na Maison de France, às 20h! Mais informação aqui

CONCURSO MINHA TERRA, AFRICA!

CONCURSO MINHA TERRA, AFRICA!

Ganhe kits (ingressos, posters e card do filme) de Minha Terra, África para o lançamento do filme nos cinemas de São Paulo e do Rio de Janeiro no dia 05 de novembro. O filme de Claire Denis e com Isabelle Huppert conta a história de uma mulher banca no meio de um país africano  tentando sobreviver em meio a uma guerra civil. Foi selecionado no Festival do Rio 2009. Mais informação para participar do concurso aqui.



Destaques da semana

CURTA CINEMA 2010

CURTA CINEMA 2010

O Curta Cinema 2010, 20ª edição, acontecerá entre os dias 28 de outubro e 7 de novembro, no Rio de Janeiro. É o maior festival competitivo de curtas do Brasil e o único que qualifica os vencedores do seu Grande Prêmio a pleitear uma indicação ao Oscar. Julien Hossein, Diretor artístico do canal Shorts TV, e membro do comitê de seleção de curtas do Festival de Cannes, fará parte du Júri esse ano. Ele virá ao Brasil com o apoio da Embaixada da França. Oito produções o coproduções francesas fazem parte esse ano da Competição Internacional: The game de Naishtat Benjamin (France-Argentina), Greek salad Jean-Claude Taki, La carte de Stefan Le Lay, La guitare de diamants de Frank Beauvais, La prévention de l'usure Gilles Charmant, Le crocodile du Dniepr de Nicolas Engel, Le rescapé de Aurélien Vernhes-Lermusiaux e Rendez-vous à Stella-plage de Shalimar Preuss. Mais 10 produções francesas serão exibidas dentro dos Programas especiais. Veja mais informações no site do festival.


INSCRICOES PARA O FIPA 2011 AGORA MESMO!

INSCRICOES PARA O FIPA 2011 AGORA MESMO!

Convidamo-os a participar da 24º edição do FIPA, o Festival Internacional de Programas Audiovisuais, que irá acontecer em Biarritz, de 24 a 31 de janeiro de 2011. O FIPA tem o objetivo de  valorizar e promover obras audiovisuais de caráter artístico, cultural e informativo; buscando incentivar uma produção audiovisual de qualidade, no mundo. Inscriçoes dia 26 de novembro de 2010. Mais informaçao aqui.


BRESIL EN MOUVEMENTS 2011 - INSCRIÇÕES

BRESIL EN MOUVEMENTS 2011 - INSCRIÇÕES

A ONG francesa Autres Brésils organiza em Paris a mostra Brésil en Mouvements, uma semana de projeção de filmes e debates sobre direitos humanos e questões sociais no Brasil, desde 2005.
Cineastas, produtores e representantes de ONGs e de movimentos sociais, além de estudiosos e personalidades do mundo sócio-cultural brasileiro e francês são convidados a debater com o público. Os grandes problemas sociais presentes na pauta de desafios a serem vencidos pelo Brasil, assim como na França, são abordados pela mostra.

Regulamento das inscrições aqui.


UM HOMEM QUE GRITA, LANCADO PELA BONFILM

UM HOMEM QUE GRITA, LANCADO PELA BONFILMA Embaixada da França apoia o primeiro lançamento da nova distribuidora Bonfilm, organizando pré-éstreias do filme Um homem que grita, coproduzido entre Chade e França que recebeu o Prêmio do júri no último Festival de Cannes. O diretor, Mahamat Saleh-Haroun, virá ao Brasil promover o filme, que está sendo exibido na Mostra Internacional de São Paulo e entra em cartaz dia 19 de novembro.



A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Descubra aqui a programação dos filmes da Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance, através todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.

SÃO BERNARDO DO CAMPO - DPTO DE AÇÕES CULTURAIS

SÃO BERNARDO DO CAMPO - DPTO DE AÇÕES CULTURAIS

Dia 5 de novembro, o Departamento de Ações Culturais da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo programa Abouna de Mahamat Saleh Haroun, no cineclube Photogramas na Pinacoteca de São Bernardo, às 20h, com entrada franca. Mais informações aqui.


SAO PAULO - RESNAIS NO CINUSP

SAO PAULO - RESNAIS NO CINUSPDe 10 a 12 de novembro, no âmbito da Mostra "Cinema e Filosofia", o Cinusp Paulo Emilio, da USP, programa O Ano passado em Marienbad. Mais informações aqui.

CACHOEIRA - AVI MOGRABI

CACHOEIRA - AVI MOGRABI

Entre 05 e 11 de novembro de 2010, o primeiro CachoeiraDoc se realizará no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, em Cachoeira, e conta com a programaça de Por um de Meus Olhos de Avi Mograbi. Mais informações aqui.


MACEIO - INTERNACIONALIZACAO DA UFAL

MACEIO - INTERNACIONALIZACAO DA UFALEntre 8 e 12 de novembro, o III Seminário de Internacionalização da Ufal ocorre em Maceió, sendo promovido pela Universidade Federal de Alagoas. O Seminário contará com mostra de filmes, exposição de artes plásticas e conferências. O filme Claude Levi-Strauss Por Ele Mesmo de Annie Chevallay e Pierre-André Boutang será exibido às 19h dia 8 e dia 9 de novembro no Cine Sesi, na Pajuçara. Mais informações aqui.


MAIS FILMES FRANCESES NO BRASIL

- De 26 de outubro a 7 de novembro, o Cine Olympia programa Pegando fogo de Claire Simon. Mais informações aqui.

- De 02 a 11 de novembro, o Cine Praia Grande em São Luis do Maranhão programa Má fé de Roschdy Zem. Mais informações aqui.

- Dia 8 de novembro, a Aliança Francesa de Florianópolis programa Papel não embrulha brasas de Rithy Panh no âmbito do cineclube da Aliança. Mais informações aqui

- Dia 10 de novembro, o IV Encontro de Cinema Negro Brasil África Caribe acontecerá no Rio de Janeiro de 8 a 14 de novembro. O pais convidado esse ano é o Senegal e O festival que conta com Abouna de Mahamat Saleh Haroun. Mais informações aqui.


Cinemaison

08/11: NOITE OBSCURA NO CINEMAISON

08/11: NOITE OBSCURA NO CINEMAISON Dando sequência ao Seleção Cinema, apresentamos Ascensor para o Cadafalso, filme de Louis Malle. Para a segunda sessão a Mediateca, o Escritório do Livro e o Serviço Audiovisual do Consulado da França no Rio de Janeiro convidam você para a projeção do filme Mein Kampf, estava escrito. Encontro com Antoine Vitkine e lançamento do livro Mein Kampf, a história de um livro (Nova Fronteira, 2010)> Veja mais

AS 18h: ASCENSOR PARA O CADAFALSO

AS 18h: ASCENSOR PARA O CADAFALSO

Ascenseur pour l'échafaud (França, 1957). De Louis Malle. Com Jeanne Moreau, Maurice Ronet. Drama em Preto e branco. 90’. Classificação etária 14 anos.

Florence ama Julien Tavernier e não seu marido, Simon Carala, homem rico e totalmente dedicado a seus negócios. Julien e Florence planejam o crime perfeito: Julien produz um álibi incontestável, mata Simon Carala e faz seu crime parecer um suicídio. Mas, o destino intervém e Julien fica preso dentro do elevador...
Escolhido por Carlos Diegues e Débora Bloch no Seleçao Cinema.
> Veja mais

AS 20h: MEIN KAMPF, ESTAVA ESCRITO

AS 20h: MEIN KAMPF, ESTAVA ESCRITO

Mein Kampf, estava escrito (França, 2009) de Antoine Vitkine. Documentario em Cores. 52’.

Sabemos nós porque Mein Kampf foi escrito e as influências que exerceu nas esferas do poder? Qual seria a ligação entre este livro e a tragédia da Shoah ? Essas são questões em torno da controversa história deste panfleto nazista, que o documentario de Antoine Vitkine e o livro dele procuram responder.

Com a presença do diretor do filme e com o lançamento do livro Mein Kampf, a historia do livro.

> Veja mais

Em cartaz

Nos Cinemas

Nos Cinemas
Em cartaz, As Múmias do faraó (França, 2010), de Luc Besson. Filme de aventura com Louise Bourgoin. Cores/105’. Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui.

Na Televisão

Na Televisão
No canal HBO, dia 7 de novembro, não perca A Chave do Mistério (França, 2007). Um policial de e com Sophie Marceau. Cores/99´. Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI

Descubra e escute aqui o olhar francês sobre as eleições brasileiras com a Rádio França Internacional.


Os DVDs

Os DVDs
Descubra em DVD O Escafandro e a borboleta (França/Estados Unidos, 2007). De Julian Schnabel e com Mathieu Amalric. Cores/112’. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.

Na França

INSCRIÇÕES AOS FESTIVAIS FRANCESES DE 2011

INSCRIÇÕES AOS FESTIVAIS FRANCESES DE 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA :

- O Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz (de 24 a 30 de janeiro - televisão)

- O Festival de curtas de Clermont-Ferrand (de 29 de janeiro a 6 de fevereiro - Curtas Metragens)

- O Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse  (de 18 a 27 de março de 2011 - longas e curtas)

- O Festival do Cinéma du réel em Paris (de 24 de março a 3 de abril - Documentários)

- O Festival de Cinéma de Aubagne (de 21 a 26 de março - todos formatos)

- O Festival Cinemondes de Lille (10 a 17 de abril - longas independentes)




Sistema de apoio

FONDS SUD CINEMA - CALENDARIO

FONDS SUD CINEMA - CALENDARIO

O Fonds Sud Cinema é um Fundo relativo a projetos de filmes de fição, animação ou documentários de criação destinados à exibição em salas comerciais na França e no exterior. O Fonds Sud propõe 3 tipos de apoio:  à produção, à finalização e à roteirização.

A entrega das candidaturas para a 1a comissão 2011 vai até 10 de dezembro de 2010. Para mais informações e ter a lista dos novos socios da Comissões do Fonds Sud : aqui.

> Veja mais

xxxxx

SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

icone twitter     icone rss