Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

07/10/2010

Eventos Especiais

11/10: PROJEÇÃO ESPECIAL DE ESTRADA NO CINEMAISON

estradaExcepcionalmente, o Cinemaison acolhe dia 11 de Outubro em sessão única o documentário ESTRADA de Aude Chevalier-Beaumel, seguido por debate com a diretora e convidados!
Apresentado no Festival do Rio de 2010, o filme discute a vida da população carioca frente à violência por armas de fogo na cidade, com uma média de 15 mortes por dia por armas de fogo. Mais informação aqui

Destaques da semana

LANÇAMENTO DE TV5 MONDE + DOCUMENTAIRE

LANÇAMENTO DE TV5 MONDE + DOCUMENTAIREO canal internacional de televisão francófona, TV5Monde, lançou no dia 5 de outubro uma plataforma de documentários francófonos "on demand" na internet, disponível no Brasil: "TV5Monde + Documentaire", combinando conteúdos gratuitos ou não, e serviços, com mais de 3000 documentarios disponivéis. Este catálogo está divido em temáticas: Natureza, História, Esportes, Arte, Sociedade... Os documentários também podem ser comprados em DVD pelos professores e pelas instituições culturais interessadas. Mais informação aqui.

PROJETO BRASILEIRO NO "PRODUIRE AU SUD" 2010

PROJETO BRASILEIRO NO "PRODUIRE AU SUD" 2010

O Festival des 3 Continents se orgulha de apresentar a seleção dos projetos apresentados no encontro "Produire au Sud" da sua edição 2010 (23 - 30 de novembro). Contara com o projeto brasileiro de Cristiane Oliveira, Mulher do Pai. Mais informações aqui.



A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 emprestimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.


RIO DE JANEIRO - INSTITUTO MOREIRA SALLES

RIO DE JANEIRO - INSTITUTO MOREIRA SALLESDe 8 de outubro a 3 de novembro de 2010, o Instituto Moreira Salles programa As Estátuas também morrem, Guernica, O Mistério Picasso no âmbito da mostra CINÉMATISME sobre as relações entre o cinema e a pintura. Mais informações aqui.

MAIS FILMES FRANCESES NO BRASIL

Em outubro, mês das crianças, o Cine Mercúrio exibe o ciclo “Carlitos e Decididamente Animados”, com a coleção "Decididamente Animados" de curtas-metragens de animação franceses. As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecem no auditório do Instituto Casa da Glória da UFJVM. Mais informações aqui.


De 11 a 27 de outubro, o departamento de História da Universidade Federal do Ceará programa uma mostra de filmes africanos. Mais informações aqui.


Cinemaison

11/10, 19H: ESTRADA : A VIDA NO RIO EM QUESTÃO

11/10, 19H: ESTRADA : A VIDA NO RIO EM QUESTÃO

ESTRADA (França/Brasil, 2010). De Aude Chevalier-Beaumel. Documentário em Cores. 90’. 

Boa parte da população carioca concorda com a “Política de Confronto” para combater o tráfico de drogas, acredita que “bandidos têm que morrer”, e praticam a política da indiferença frente a uma média de 15 mortes diárias por arma de fogo no Rio de Janeiro. 

Cinefrance se orgulha de apresentar este documentário que foi apresentado no Festival do Rio 2010, seguido por debate com a diretora e convidados! Mais informação aqui.


Seleção Cinema

13/10 - 19H: O PROCESSO DE JOANA D'ARC

13/10 - 19H: O PROCESSO DE JOANA D'ARCLE PROCES DE JEANNE D'ARC de Robert Bresson (França, 1962) p&b/65'.
Bresson reconstitui a prisão, o julgamento e a execução de Joana d´Arc, baseando-se exclusivamente em documentos históricos. Escolhido por Carlos Diegues.
Qua - 13.10 - 19h - Espaço Le Corbusier

Em cartaz

Nos Cinemas

Nos Cinemas
Em cartaz, Enfim viúva (França, 2007) de Isabelle Mergault. Com Jacques Gamblin, Michèle Laroque. Cores/93’. Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui.

Na TV

Na TV
No canal TV5 MONDE, dia 8 de outubro, não perca UN BAISER S'IL VOUS PLAÎT (França, 2007) de Emmanuel Mouret. Cores/96’. Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI

Descubra na RFI como a “Noite em claro” agitou programação cultural na França", escutando pelo artigo de Silvano Mendes aqui.


Os DVDs

Os DVDs
Descubra em DVD Le Beau Serge (França, 1958). De Claude Chabrol. Com Bernadette Lafont, Jean-Claude Brialy. P1B/93’. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.

Na França

INSCRIÇÕES AOS FESTIVAIS FRANCESES DE 2011

INSCRIÇÕES AOS FESTIVAIS FRANCESES DE 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA :

- O Festival Internacional de Programas Audiovisuais (de 24 a 30 de janeiro - televisão)

- O Festival de Clermont-Ferrand (de 29 de janeiro a 6 de fevereiro - Curtas Metragens)

- O Festival do Cinéma du réel (de 24 de março a 3 de abril - Documentários)

- O Festival de Cinéma de Aubagne (de 21 a 26 de março - todos formatos)




Dados sobre o setor

RATINGS FROM FRANCE!

RATINGS FROM FRANCE!

A TV France International, a Embaixada da França no Brasil e a Maison de France têm o prazer de apresentar a segunda edição de Ratings from France!, em parceria com Eurodata TV Worldwide / Médiamétrie.

Destinado ao professionais da televisão no Brasil, Ratings from France! apresentará mensalmente uma seleção de programas de destaque que acabaram de ser apresentados na França, englobando todos os gêneros de programas, juntamente com os resultados de alguns programas transmitidos em diversos territórios chave.

Veja aqui a segunda edição de Ratings from France!

> Veja mais


Au Brésil

É TUDO VERDADE: INSCRIPTIONS OUVERTES

É TUDO VERDADE: INSCRIPTIONS OUVERTES

Les inscriptions pour participer à la 16ème édition du Festival International de Documentaires É Tudo Verdade sont ouvertes sur le site du festival. Le festival aura lieu du 30 mars au 10 avril 2011, simultanément à Rio de Janeiro et São Paulo. Les deux sections ouvertes aux films internationaux sont: la compétition internationale de longs et moyens métrages (films ayant une durée supérieure à 40 min) et la compétition internationale de courts métrages (films ayant une durée inférieure à 30 min). Les inscriptions sont ouvertes jusqu´au 10 décembre, uniquement pour des films produits depuis juin 2009. Pour plus d´informations: www.etudoverdade.com.br