Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

04/10/2010

Eventos Especiais

O AUDIOVISUAL FRANCÊS NO FESTIVAL DO RIO

O AUDIOVISUAL FRANCÊS NO FESTIVAL DO RIO

Entre os 300 filmes da programação do Festival do Rio, 78 são Franceses: 26 filmes de produção francesa e 52 co-produzidos pela França. Entre os filmes mais esperados estão: Des Hommes et Des Dieux, de Xavier Beauvois (Grand Prix du Jury no Festival de Cannes 2010), Gainsbourg, vie héroique de Joann Sfar, Tournée de Mathieu Almaric, Carlos de Olivier Assayas e as co-produções Hors la Loi, de Rachid Bouchareb, Copie Conforme de Abbas Kiarostami, e Oncle Boonmee, de Apichatpong Weerasethakul. Como todo ano, o canal franco-alemão ARTE é presença de destaque no festival: alèm da retrospectiva Bruno Dumont, com a presença do cineasta, o canal apresentará uma serie de webdocumentários no Oi Futuro Ipanema a partir de 1° de outubro e uma sessão especial do filme Rio Sex Comedy de Jonathan Nossiter no mesmo dia. Muito mais informações aqui.


carlos SOCIALISME GAINSBOURG COPA

Destaques da semana

AMOS GITAI NO BRASIL

AMOS GITAI NO BRASIL

Amos Gitai chega ao Brasil no final de setembro à convite da Embaixada da França no Brasil e da Culturesfrance para retrospectiva de sua obra. O cineasta participará de diversos eventos organizados pela Culturesfrance e pela Embaixada da França no Brasil.

- O cineasta estará em Salvador, de 27 a 29 de setembro, para a programação promovida pelo circuito da Sala de Arte e pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Três filmes do cinesta serão projetados na Sala de Arte Cine Vivo de 24 a 27 de setembro. No dia 28 de setembro, às 20h, uma Master Class será organizada com o cineasta no Cine Vivo.

- Amos Gitai será também um dos convidados destaques do Festival International de Cinema do Rio de Janeiro de 29 de setembro a 2 de outubro. Uma retrospectiva de 11 filmes do cineasta será organizada de 28 de setembro a 5 de outubro.

- O Centro Cultural Santander de Porto Alegre, em colaboração com a Aliança Francesa de Porto Alegre, organiza uma retrospectiva de 9 filmes do cineasta, de 28 de setembro a 3 de outubro. Amos Gitai estará na capital gaúcha de 2 a 5 de outubro. Um encontro com o público acontecerá no dia 2 de outubro, às 19h, e outro no dia 3 de outubro, às 17h.

Muito mais informações aqui.


BRUNO DUMONT HOMENAGEADO PELO FESTIVAL DO RIO

BRUNO DUMONT HOMENAGEADO PELO FESTIVAL DO RIOO cineasta francês Bruno Dumont, várias vezes premiado no Festival de Cannes, está homenageado pelo Festival do Rio. Não percam os seus filmes e os encontros marcados com ele: dia 4 de outubro, às 20h, projeção do filme A humanidade (1999) no Cinemaison, seguido de um bate papo com o cineasta; e dia 5 de outubro, às 18h, projeção de Hadewijch (2009) no Instituto Moreira Salles, seguido de um debate com o público. Confira também a programação da retrospectiva das obras do Bruno Dumont "A Humanidade de Acordo com Bruno Dumont" no site do Festival do Rio.

WEB DOC FESTIVAL DO RIO

WEB DOC FESTIVAL DO RIO

O canal francês de televisão ARTE traz este ano para o festival do Rio um novo olhar sobre a produção de imagens. Os Web Docs são filmes documentários cujo ponto de partida de produção é a internet: primeiro o material aparece "bruto" na web, fruto de trabalho coletivo, e depois passa por um processo de edição que o transforma em um documentário para televisão. Neste ano, 3 documentários resultado desta experiência são apresentados ao público (criação coletiva da França, Palestina e Israel), além da experiência brasileira da produtora Matizar, Porque que a gente é assim?. Os Web Docs serão exibidos do dia 1° a dia 7 de outubro no Oi Futuro Ipanema. Dia 1° e 2 de outubro, o público poderá participar de mesas redondas organizadas para discussão das obras, a forma de trabalho dos realizadores e o próprio formato dos webdocs, com a presença, entre outros, de François Sauvagnargues e Alex Szalat, diretores da ARTE France e Laurence Herszberg, Diretora geral do Forum des Images. Mais informações aqui.


FESTIVAL DE BIARRITZ

FESTIVAL DE BIARRITZ

Duas produções brasileiras - Sonhos Roubados de Sandra Werneck e 5x Favela - Agora Por Nós Mesmos de Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra e Manaíra Carneiro - disputam o prêmio de melhor filme da 19º edição do Festival de cinema latino-americano de Biarritz, na França. A evento começou dia 27 de setembro e vai até 3 de outubro.  Mais informações aqui.



A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 emprestimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.


SÃO PAULO - MÊS DO CINEMA AFRICANO

SÃO PAULO - MÊS DO CINEMA AFRICANO O Mês do cinema Africano é organizado pelo Cineclube Ybitu Katu, na sala Raymundo Cintra, no Centro Cultural de Botucatu (CCB). O mês temático é realizado em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França, e tem entrada franca. Entretanto, os organizadores sugerem a doação de um quilo de alimento não perecivel ou um litro de leite, produtos que são encaminhados ao Asilo Padre Euclides. Mais informações aqui.

SÃO PAULO - FESTIVAL INDIE 2010

SÃO PAULO - FESTIVAL INDIE 2010De 16 a 30 de setembro, o festival INDIE 2010, uma realização do SESC SP e da Zeta Filmes, apresentará 4 produções francesas inéditas: A outra de Patrick Mario Bernard (França, 2008), Nós não ligamos mesmo para música de Cédric Dupire e Gaspard Kuentz (França-Japão, 2009), Orly de Angela Schanelec (França-Alemanha 2010), White Material de Claire Denis (França, 2009). Veja mais informações aqui.




GOIÁS - CINEMA CONTEMPORANEO NO CINE UFG

GOIÁS - CINEMA CONTEMPORANEO NO CINE UFGDe 20 de setembro a 8 de outubro, o CINE UFG da Universidade Federal de Goiás apresenta O Primeiro a chegar e de 27 de setembro a 8 de outubro, apresenta Jean de la Fontaine. Mais informações aqui.

ALIANÇA FRANCESA - JOÃO PESSOA

ALIANÇA FRANCESA - JOÃO PESSOAA Aliança Francesa de João Pessoa, em parceria com o Tintin Cineclube, apresenta Decididamente Animados – Do curta ao longa dia de 1° a 9 de outubro no Cine Teatro Lima Penante. Mais informações aqui.

MAIS FILMES FRANCESES NO BRASIL

- O Projeto de Extensão Cine Mercúrio exibe durante o mês de outubro o ciclo Decididamente Animados. As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecem no auditório do Instituto Casa da Glória da UFMG.


Cinemaison

04/10 SELEÇAO CINEMA + BRUNO DUMONT

Apos o Seleção Cinema, que traz As Damas do Bosque de Boulogne escolhido por Nelson Pereira Dos Santos.

As 20h, o Cinemaison e o Festival do Rio têm o prazer de acolher o diretor francês Bruno Dumont, que apresentará seu longa A Humanidade. Bruno Dumont é convidado do Festial do Rio que organiza a mostra A humanidade segundo Bruno Dumont, uma retrospectiva de seus 5 longas.

> Veja mais

18h: AS DAMAS DO BOSQUE DE BOULOGNE

18h: AS DAMAS DO BOSQUE DE BOULOGNE

LES DAMES DU BOIS DE BOULOGNE (França, 1959). De Robert Bresson. Com: Jean Marchat, Maria Casares, Paul Bernard, e outros. 35mm. Duração 90’. Leg em português.

Para se vingar de seu amante que a abandonara, uma mulher do mundo arma-lhe um casamento com uma jovem de bordel, com a cumplicidade de sua mãe.

Escolhido por: Nelson Pereira dos Santos


20h: A HUMANIDADE, com apresentação do cineasta

20h: A HUMANIDADE, com apresentação do cineasta

L’HUMANITÉ (França, 2009). De Bruno Dumont. Com Emmanuel Schotté. 35mm. Duração 85’.

Pharaon de Winter, delegado de polícia numa pequena cidade francesa do interior, é um homem simples, ingênuo, meticuloso e humilde. Ele assume o mal dos outros e, sem finalidade alguma, sofre por esta simpatia. Durante uma investigação sobre um crime sórdido ocorrido na região, revela-se lentamente o seu desespero e o espanto de sua própria culpabilidade, uma culpabilidade universal, a de nossa monstruosa natureza... Eis o seu sacrifîcio.

Cannes 2000: Prêmio de Melhor Interpretação Masculina (Emmanuel Schotté), Melhor Interpretação Feminina (Severinne Caneele) e Grande Prêmio do Júri.

Apos o filme, encontro com o diretor para um bate-papo.



Seleção Cinema

02/10 - 19H: OS SILÊNCIOS DO PALÁCIO

02/10 - 19H: OS SILÊNCIOS DO PALÁCIO

Les silences des Palais. De Moufida Tlatli. Com Amel Hedhili, Hend Sabri, Najia Ouerghi. Duração 127'.
Alia, 25 anos, está farta de cantar em casamentos e de compartilhar sua vida com Lofti, há dez anos sem casar. Sua vida muda, de repente, com a chegada de um pai desconhecido.

Escolhido por: Lúcia Murat

RJ: Sáb - 02.10 - 19h - CineEva

> Veja mais

Em cartaz

Nos Cinemas

Nos Cinemas
Em cartaz, Um novo caminho (França, 2009) de Philippe Godeau, com François Cluzet e Mélanie Thierry. Cores/107’. Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui.

Na TV

Na TV
No canal TV5 MONDE, dia 02 de outubro, não perca TGV (França, Senegal, 1997) de Massa Touré, com Bernard Giraudeau e Makéna Diop. Cores/83’. Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI

Na RFI, a luta artística de Pablo Picasso contra as batalhas do mundo é um dos eventos da programação cultural desta semana. As obras mais militantes do pintor espanhol, que denunciou várias vezes os horrores da guerra em seus quadros, estão expostas a partir desta quarta-feira no museu Albertina, em Viena, na mostra Picasso, Paz e Liberdade. Escuta aqui a Agenda Europa de Silvano Mendes.


Os DVDs

Os DVDs
Descubra em DVD A prisioneira (França, Canada, USA) de Gilles Paquet Brenner, lançado pela California Filmes, com Pascal Greggory e Cameron Bright. Gênero: Horror. Cores/90’. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.

Na França

INSCRIÇÃO AO CINEMA DU REEL

INSCRIÇÃO AO CINEMA DU REEL

De 24 de março a 3 de abril de 2011, o Festival do Cinéma du réel vai propor aos espectadores franceses uma programação dedicada ao documentário. As inscrições para a competição internacional deste evento estão abertas. Mais informações aqui.



Au Brésil

É TUDO VERDADE: INSCRIPTIONS OUVERTES

É TUDO VERDADE: INSCRIPTIONS OUVERTES

Les inscriptions pour participer à la 16ème édition du Festival International de Documentaires É Tudo Verdade sont ouvertes sur le site du festival. Le festival aura lieu du 30 mars au 10 avril 2011, simultanément à Rio de Janeiro et São Paulo. Les deux sections ouvertes aux films internationaux sont: la compétition internationale de longs et moyens métrages (films ayant une durée supérieure à 40 min) et la compétition internationale de courts métrages (films ayant une durée inférieure à 30 min). Les inscriptions sont ouvertes jusqu´au 10 décembre, uniquement pour des films produits depuis juin 2009. Pour plus d´informations: www.etudoverdade.com.br



Dados sobre o setor

RATINGS FROM FRANCE!

RATINGS FROM FRANCE!

A TV France International, a Embaixada da França no Brasil e a Maison de France têm o prazer de apresentar a segunda edição de Ratings from France!, em parceria com Eurodata TV Worldwide / Médiamétrie.

Destinado ao professionais da televisão no Brasil, Ratings from France! apresentará mensalmente uma seleção de programas de destaque que acabaram de ser apresentados na França, englobando todos os gêneros de programas, juntamente com os resultados de alguns programas transmitidos em diversos territórios chave.

Veja aqui a segunda edição de Ratings from France!

> Veja mais