Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

24/09/2010

Eventos Especiais

O AUDIOVISUAL FRANCÊS NO FESTIVAL DO RIO

O AUDIOVISUAL FRANCÊS NO FESTIVAL DO RIO

O Festival do Rio, que começa dia 23 de setembro, divulgou uma primeira listagem de filmes que serão exibidos no evento. Entre os 300 filmes da programação, 78 são Franceses: 26 filmes de produção francesa e 52 co-produzidos pela França. Entre os filmes mais esperados estão: Des Hommes et Des Dieux, de Xavier Beauvois (Grand Prix du Jury au dernier festival de Cannes), Gainsbourg, vie héroique, de Joann Sfar, Tournée de Mathieu Almaric, Carlos de Olivier Assayas e as co-produções Hors la Loi, de Rachid Bouchareb, Copie Conforme, de Abbas Kiarostami, e Oncle Boonmee, de Apichatpong Weerasethakul. Além da retrospectiva Amos Gitaï, a ARTE estará representada por uma delegação que apresentará uma retrospectiva de Bruno Dumont, com a presença do cineasta, também como webdocumentários no Oi Futuro Ipanema. O fotografa JR estará presente no Cinémaison no dia 27, para apresentar o seu documentário Women are heroes. Muito mais informações aqui.


         

Destaques da semana

IMAGEM DOS POVOS 2010

IMAGEM DOS POVOS 2010

O melhor da última safra da produção cinematográfica da América Latina competirá no Festival de Biarritz, anunciaram os organizadores da mostra. Entre os longas-metragens em competição pelo grande prêmio está Sonhos Roubados, da brasileira Sandra Weneck. O Brasil compete ainda com 5 X Favela, Agora por Nós Mesmos, produzido por Cacá Diegues e dirigido por cinco jovens das favelas do Rio de Janeiro. Mais informação aqui.


DES HOMMES ET DES DIEUX NO RIO E NOS OSCAR

DES HOMMES ET DES DIEUX NO RIO E NOS OSCARO filme DES HOMMES ET DES DIEUX, de Xavier Beauvois, que ganhou o Grande Prêmio do Jury do Festival de Cannes 2010 e que vai ser apresentado pela primeira vez no Brasil durante o Festival do Rio, foi escolhido para representar a França para concorrer pelo Melhor filme estrangeiro nos Oscar 2011. Mais informações aqui.

AMOS GITAI NO BRASIL

AMOS GITAI NO BRASIL

Amos Gitai chega ao Brasil no final de setembro à convite da Embaixada da França no Brasil e da Culturesfrance para retrospectiva de sua obra. O cineasta participará de diversos eventos organizados pela Culturesfrance e pela Embaixada da França no Brasil.

- O cineasta estará em Salvador, de 27 a 29 de setembro, para a programação promovida pelo circuito da Sala de Arte e pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Três filmes do cinesta serão projetados na Sala de Arte Cine Vivo de 24 a 27 de setembro. No dia 28 de setembro, às 20h, uma Master Class será organizada com o cineasta no Cine Vivo.

- Amos Gitai será também um dos convidados destaques do Festival International de Cinema do Rio de Janeiro de 29 de setembro a 2 de outubro. Uma retrospectiva de 11 filmes do cineasta será organizada de 28 de setembro a 5 de outubro.

- O Centro Cultural Santander de Porto Alegre, em colaboração com a Aliança Francesa de Porto Alegre, organiza uma retrospectiva de 9 filmes do cineasta, de 28 de setembro a 3 de outubro. Amos Gitai estará na capital gaúcha de 2 a 5 de outubro. Um encontro com o público acontecerá no dia 2 de outubro, às 19h, e outro no dia 3 de outubro, às 17h.

Muito mais informações aqui.


TOUR EUROCHANNEL AGORA EM SÃO PAULO

TOUR EUROCHANNEL AGORA EM SÃO PAULO

A Aliança Francesa, Eurochannel e a Embaixada da Franca no Brasil em parceria com o Goethe Institut, o Instituto Italiano di Cultura e o Consulado da Suiça no Brasil apresentam O Primeiro Tour Eurochannel de Curtas Metragen em São Paulo, uma seleção de 25 curtas-metragens da União Européia, diponibilizados pelo canal Eurochannel. O evento, que acontecerá de 24 a 26 de Setembro no Cine Olido, é uma homenagem ao povo europeu de diferentes gerações. Por meio de curtas-metragens produzidos no continente, os espectadores tem a oportunidade única de descobrir a riqueza da criação contemporânea. Mais informação aqui



A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 emprestimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.


SÃO PAULO - MÊS DO CINEMA AFRICANO

O Mês do cinema Africano é organizado pelo Cineclube Ybitu Katu, na sala Raymundo Cintra, no Centro Cultural de Botucatu (CCB). O mês temático é realizado em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França, e tem entrada franca. Entretanto, os organizadores sugerem a doação de um quilo de alimento não perecivel ou um litro de leite, produtos que são encaminhados ao Asilo Padre Euclides. Mais informações aqui.

SÃO PAULO - FESTIVAL INDIE 2010

indieDe 16 a 30 de setembro, o festival INDIE 2010, uma realização do SESC SP e da Zeta Filmes, apresentará 4 produções francesas inéditas: A outra de Patrick Mario Bernard (França, 2008), Nós não ligamos mesmo para música de Cédric Dupire e Gaspard Kuentz (França-Japão, 2009), Orly de Angela Schanelec (França-Alemanha 2010), White Material de Claire Denis (França, 2009). Veja mais informações aqui.



GOIÁS - CINEMA CONTEMPORANEO NO CINE UFG

GOIÁS - CINEMA CONTEMPORANEO NO CINE UFGDe 20 de setembro a 8 de outubro, o CINE UFG da Universidade Federal de Goiás apresenta O Primeiro a chegar e de 27 de setembro a 8 de outubro, apresenta Jean de la Fontaine. Mais informações aqui.

SALVADOR - AS OFICINAS DE DEUS

SALVADOR - AS OFICINAS DE DEUSDe 24 a 30 de setembro, a Sala Walter da Silveira exibe As Oficinas de Deus. Mais informações aqui

MAIS FILMES FRANCESES NO BRASIL

- De 20 a 25 de setembro, a UFAC programa a coleção Resnais - De Guernica à Coeurs, no âmbito da mostra Cinema e Psicanalise: Estrutura da Narrativa Cinematografica.

- Em Santa Maria, começou o CYCLE DE CINÉMA FRANÇAIS, no Cineclube Lanterninha Aurélio, com apoio da AAFRA. Entre 8 e 29 de setembro, 4 filmes franceses estão programados: O Oitavo dia de Jaco Dormaet, O fabuloso destino de Amélie Poulain de Jean-Pierre Jeunet, Piaf de Oliver Dahan e Entre os muros da Escola de Laurent Cantet. Mais informações aqui.

Cinemaison

27/09 - CLÁSSICO E MODERNO NO CINEMAISON

27/09 - CLÁSSICO E MODERNO NO CINEMAISONO Cinemaison fará homenagem ao cinema clássico e novo : clássico com a obra-prima do Robert Bresson : O Batedor de carteiras, às 18h. Novo com a presença do Jr, convidado pelo Festival do Rio 2010. Ele vai apresentar o seu primeiro documentário : Women Are Heroes às 19h30. Uma data para não perder! > Veja mais

18h: O BATEDOR DE CARTEIRAS

18h: O BATEDOR DE CARTEIRASPICKPOCKET de Robert Bresson (França, 1959). p&b/75’.
Um jovem torna-se batedor de carteira. Mesmo depois de ser admoestado por um policial, continua a fazê-lo...
Escolhido por João Moreira Salles

19h30: WOMEN ARE HEROES

19h30: WOMEN ARE HEROESWOMEN ARE HEROES de JR (França, 2010). Documentário. Cores/80’.
Grandes vítimas em tempos de guerra e abandonadas à própria sorte em tempos de paz, as mulheres de comunidades carentes ao redor do mundo são verdadeiras heroínas do cotidiano. Semana da Crítica do Festival de Cannes 2010.

Seleção Cinema

25/09 - 19H: O FUNDO DO AR E VERMELHO

25/09 - 19H: O FUNDO DO AR E VERMELHOLe Fond de l'air est rouge (França, 1977). De Chris Marker. p&b/180'. Exibido em duas partes : "As mãos frágeis" e "As mãos cortadas". Escolhido por Lúcia Murat e Nelson Pereira dos Santos.
Sáb - 25/09 - 19h - CineEva : (parte 2)


Em cartaz

Nos Cinemas

Nos Cinemas
Em cartaz, O PECADO DE HADEWIJCH (França, 2009). De Bruno Dumont. Cores/104’. Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui. Confira também a retrospectiva das obras do Bruno Dumont no Festival do Rio aqui

Na TV

Na TV
No canal Telecine CULT, dia 25 de Setembro, não perca O ESCAFANDRO E A BORBOLETA (França, 2007). De Julian Schnabel. Com Emmanuelle Seigner e Mathieu Amalric. Cores/112’. Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI
A Kênya Zanatta da RFI dá destaque esta semana para um Documentário francês sobre pescadores cearenses que causa polêmica. Escuta aqui.

Os DVDs

Os DVDs
Descubra A AGENDA, o primeiro filme de Laurent Cantet. Com Karin Viard. Cores/128’. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.

Na França

INSCRIÇÃO AO CINEMA DU REEL

INSCRIÇÃO AO CINEMA DU REEL

De 24 de março a 3 de abril de 2011, o Festival do Cinéma du réel vai propor aos espectadores franceses uma programação dedicada ao documentário. As inscrições para a competição internacional deste evento estão abertas. Mais informações aqui.



Dados sobre o setor

RATINGS FROM FRANCE!

RATINGS FROM FRANCE!

A TV France International, a Embaixada da França no Brasil e a Maison de France têm o prazer de apresentar a segunda edição de Ratings from France!, em parceria com Eurodata TV Worldwide / Médiamétrie.

Destinado ao professionais da televisão no Brasil, Ratings from France! apresentará mensalmente uma seleção de programas de destaque que acabaram de ser apresentados na França, englobando todos os gêneros de programas, juntamente com os resultados de alguns programas transmitidos em diversos territórios chave.

Veja aqui a segunda edição de Ratings from France!

> Veja mais