Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

16/09/2010


Destaques da semana

MORRE O CINEASTA CLAUDE CHABROL

MORRE O CINEASTA CLAUDE CHABROL O diretor francês Claude Chabrol, um dos fundadores da Nouvelle Vague, que revolucionou o cinema nas décadas de 50 e 60, morreu no último domingo aos 80 anos. Chabrol dirigiu mais de 70 filmes e programas de TV durante seu meio século de carreira. Seu primeiro longa, Le beau Serge (1958) lhe valeu a aclamação da crítica e foi considerado um manifesto do movimento Nouvelle Vague, que inclui diretores como François Truffaut e Jean-Luc Godard. Seus filmes focavam a burguesia francesa, revelando a hipocrisia, a violência e seu ódio latente por baixo da superfície de respeitabilidade. A Cinemateca da Embaixada da França disponibiliza aos seus parceiros um documentário de André S. Labarthe e Janine Bazin, Claude Chabrol, o Entomologista (França, 1991), que traz imagens de Chabrol durante a criação de um roteiro.

IMAGEM DOS POVOS 2010

IMAGEM DOS POVOS 2010

O V Seminário Internacional Audiovisual Imagem dos Povos acontecerá de 20 a 23 de setembro em Belo Horizonte no Cine Belas Artes. O Seminário, que conta com o apoio da Embaixada da França, proporá uma discussão sobre a realidade de financiamento, veiculação e tecnologia digital nas Américas. Quatro painéis e um Ateliê de Roteiros integram a programação do seminário. Este último, direcionado à análise de roteiros, selecionará oito textos do gênero. Cada um dos textos passará pelo crivo do cineasta e roteirista franco-argentino Gualberto Ferrari, que os examinará, contribuindo com sugestões e críticas durante a realização do Ateliê. Os interessados devem inscrever até o dia 10 de Setembro um resumo de aproximadamente 10 páginas através do site: www.imagemdospovos.com.br.

A V Mostra Internacional Audivisual Imagem dos Povos acontecerá em Belo Horizonte entre 17 e 23 Setembro e em Ouro Preto entre 23 e 26 Setembro. O foco esse ano é a produção audiovisual nas Américas. Mais informações aqui.


FESTIVAL DE TORONTO 2010

FESTIVAL DE TORONTO 2010O Festival de Toronto acontece entre os dias 9 e 19 de setembro na cidade canadense. Três filmes levarão o nome do Brasil ao evento: Lope, coprodução Brasil-Espanha do diretor Andrucha Waddington; Rio Sex Comedy, coprodução com a França do diretor Jonathan Nossiter; e O Estranho Caso de Angélica, coprodução com Portugal, Espanha e França, do cineasta Manoel de Oliveira. 6 produções o coproduções francesas serão exibidas durante o festival: L'Amour Fou (França) de Pierre Thoretton, Atlantiques de Mati Diop (Senegal, França), Balada Triste de Álex de la Iglesia (Espanha, França), The Big Picture (França) de Eric Lartigau, Black Ocean de Marion Hänsel (Bélgica, França, alemanha) e Carancho de Pablo Trapero (Argentina, Coreia do sul, França, Chile). Mais informações aqui.

AMOS GITAI CHEGA AO BRASIL

AMOS GITAI CHEGA AO BRASIL

Amos Gitai chega ao Brasil no final de setembro à convite da Embaixada da França no Brasil e da Culturesfrance para retrospectiva de sua obra. O cineasta participará de diversos eventos organizados pela Culturesfrance e pela Embaixada da França no Brasil.

- O cineasta estará em Salvador, de 27 a 29 de setembro, para a programação promovida pelo circuito da Sala de Arte e pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Três filmes do cinesta serão projetados na Sala de Arte Cine Vivo de 24 a 27 de setembro. No dia 28 de setembro, às 20h, uma Master Class será organizada com o cineasta no Cine Vivo.

- Amos Gitai será também um dos convidados destaques do Festival International de Cinema do Rio de Janeiro de 29 de setembro a 2 de outubro. Uma retrospectiva de 11 filmes do cineasta será organizada de 28 de setembro a 5 de outubro.

- O Centro Cultural Santander de Porto Alegre, em colaboração com a Aliança Francesa de Porto Alegre, organiza uma retrospectiva de 9 filmes do cineasta, de 28 de setembro a 3 de outubro. Amos Gitai estará na capital gaúcha de 2 a 5 de outubro. Um encontro com o público acontecerá no dia 2 de outubro, às 19h, e outro no dia 3 de outubro, às 17h.

Muito mais informações aqui.


O AUDIOVISUAL FRANCÊS NO FESTIVAL DO RIO

O AUDIOVISUAL FRANCÊS NO FESTIVAL DO RIO

O Festival do Rio, que começa dia 23 de setembro, divulgou uma primeira listagem de filmes que serão exibidos no evento. Entre os 300 filmes da programação, 78 são Franceses: 26 filmes de produção francesa e 52 co-produzidos pela França. Entre os filmes mais esperados estão: Des Hommes et Des Dieux, de Xavier Beauvois (Grand Prix du Jury au dernier festival de Cannes), Gainsbourg, vie héroique, de Joann Sfar, Tournée de Mathieu Almaric, Carlos d’Olivier Assayas e as co-produções Hors la Loi de Rachid Bouchareb, Copie Conforme, d’Abbas Kiarostami, e Oncle Boonmee, de Apichatpong Weerasethakul. Além da retrospectiva Amos Gitaï, a ARTE estará representada por uma delegação que apresentará uma retrospectiva de Bruno Dumont com a presença do cineasta. Muito mais informações aqui.


TOUR EUROCHANNEL DE CURTAS - NITEROI

TOUR EUROCHANNEL DE CURTAS - NITEROI

O Centro de Cultura França Alemanha, a Aliança Francesa, o ICG, Eurochannel e a Embaixada da Franca no Brasil em parceria com Cultura Inglesa, La Salle – Institutos Superiores, a Prefeitura de Niterói, a Secretaria da Cultura de Niteroi, o MAC de Niteroi, a Faculdade de letras da UFF, o Departamento de Cinema e Video da UFF, Yspanus apresentam O Primeiro Tour Eurochannel de Curtas-Metragens em Niterói, uma seleção de 25 curtas-metragens da União Européia, diponibilizados pelo canal Eurochannel. O evento, que acontecerá de 13 a 17 de setembro, é uma homenagem ao povo europeu de diferentes gerações. Por meio de curtas-metragens produzidos no continente, os espectadores tem a oportunidade única de descobrir a riqueza da criação contemporânea. Veja mais informações aqui.


O CINEMA DE PEDRO COSTA - CCBB

O CINEMA DE PEDRO COSTA - CCBBO cineasta português Pedro Costa ganha uma mostra completa nos Centros Culturais Banco do Brasil. A mostra, que conta com o apoio da Embaixada da França, exibe todos os filmes do diretor e também filmes escolhidos pelo próprio cineasta como algumas de suas mais importantes influências. Debate e um encontro com Pedro Costa complementam esta retrospectiva. A mostra O Cinema de Pedro Costa chegará no Rio de Janeiro de 11 a 23 de setembro e em Brasília de 14 a 26 de setembro. Entre os filmes programados estão Juventude em Marcha e Ne Change Rien, duas coproduções francesas. Mais informações aqui.

A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 emprestimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.


BOTUCATU - MÊS DO CINEMA AFRICANO

BOTUCATU - MÊS DO CINEMA AFRICANOO Mês do cinema Africano é organizado pelo Cineclube Ybitu Katu, na sala Raymundo Cintra, no Centro Cultural de Botucatu (CCB). O mês temático é realizado em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França, e tem entrada franca. Entretanto, os organizadores sugerem a doação de um quilo de alimento não perecivel ou um litro de leite, produtos que são encaminhados ao Asilo Padre Euclides. Mais informações aqui.

SÃO PAULO - ICARABE

SÃO PAULO - ICARABEDe 3 a 19 de setembro , o ICArabe apresentará O Último Reduto durante a 5a Mostra Mundo Árabe que ocorrerá no CineSesc, no Centro Cultural São Paulo (Vergueiro) e no Cine Olido e Esporte Clube Sírio. Mais informações aqui.

RIO DE JANEIRO - FAROIS DO CINEMA

RIO DE JANEIRO - FAROIS DO CINEMAConfira a programação de filmes franceses no evento "Farois do Cinema" que apresentará documentários na Caixa Cultural e no Oi Futuro de Ipanema de 6 e 19 de setembro. Mais informações aqui

FESTIVAL INDIE 2010

FESTIVAL INDIE 2010Em sua quarta edição em São Paulo, o festival INDIE 2010, uma realização do SESC SP e da Zeta Filmes, apresentará 4 produções francesas inéditas de 16 a 30 de setembro: A outra de Patrick Mario Bernard (França, 2008), Nós não ligamos mesmo para música de Cédric Dupire e Gaspard Kuentz (França-Japão, 2009), Orly de Angela Schanelec (França-Alemanha 2010), White material de Claire Denis (França, 2009). Veja mais informações aqui.

RIO DE JANEIRO - INSTITUTO MOREIRA

RIO DE JANEIRO - INSTITUTO MOREIRANo Instituto Moreira Salles, acontece de 3 a 23 de setembro, a Mostra Cinema Noir que exibe um clássico francês do gênero, Ascensor para o Cadafalso do diretor Louis Malle. Mais informações aqui.

MAIS FILMES FRANCESES NO BRASIL

MAIS FILMES FRANCESES NO BRASIL

- No projeto Estação Ciência, a Aliança Francesa de João Pessoa, em parceria com Estação Ciência, programa Missão Demissão no Auditório da Estação Cabo Branco dia 16 de setembro de 2010. Mais informações aqui.

- Em Santa Maria, começou o CYCLE DE CINÉMA FRANÇAIS, no Cineclube Lanterninha Aurélio, com apoio da AAFRA. Entre 8 e 29 de setembro, 4 filmes franceses estão programados: O Oitavo dia de Jaco Dormaet, O fabuloso destino de Amélie Poulain de Jean-Pierre Jeunet, Piaf de Oliver Dahan e Entre os muros da Escola de Laurent Cantet. Mais informações aqui.


Cinemaison

20/09 - HOMENAGEM A CLAUDE CHABROL

20/09 - HOMENAGEM A CLAUDE CHABROL O Cinemaison fará homenagem ao grande cineasta Claude Chabrol, recém-falecido trazendo dois filmes valiosos na carreira deste cineasta prolifico, livre, e impertinente: às 18h, O Belo Serge (Le Beau Serge), seu primeiro filme, que ganhou o prêmio Jean Vigo em 1959, e às 20h, Ciume, o inferno do amor possessivo (L'enfer). > Veja mais

18h: O BELO SERGE

18h: O BELO SERGE

Le beau Serge de Claude Chabrol. Com Jean-Claude Brialy, Gérard Blain, Michèle Méritz. Duração 93’.

Convalescente, François volta para Sardent, um vilarejo do rio Creuse, onde passou a infância. Ele reencontra seu amigo Serge, que se tornou alcoólatra desde a morte de primeiro filho que nascera com problemas. François fica penalizado com a brutalidade de Serge com Yvonne, sua mulher, de novo grávida. Ele tenta em vão levar o amigo para o bom caminho. Assim, quando Yvonne está para dar à luz sozinha, François sai à busca de Serge e consegue trazê-lo para junto de sua mulher na hora em que põe no mundo seu filho, um filho normal.


20h: CIUME, O INFERNO DO AMOR POSSESSIVO

20h: CIUME, O INFERNO DO AMOR POSSESSIVO

L'enfer de Claude Chabrol, com Emmanuelle Béart, François Cluzet, Nathalie Cardone. Duração 98’.

Depois de comprar a "residência do Lago", Paul se casa com a deslumbrante Nelly. Os negócios prosperam e a vida do jovem casal parece um sonho. Contudo, Paul está cada vez mais tenso e irascível. Ele começa a tomar soníferos e uma voz interior semeia a desconfiança. Paul torna-se ciumento e suspeita que Nelly o esteja traindo. Seu desespero aumenta na mesma medida do exaspero de Nelly. O sonho chega ao fim quando o ciúme de Paul degenera em paranóia violenta e cruel...



Em cartaz

Nos Cinemas

Nos Cinemas
Em cartaz, Vincere (França, Italia 2008) de Marco Bellocchio, com Giovanna Mezzogiorno e Filippo Timi. Cores, 128'. Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui.

Na TV

Na TV
No canal Telecine CULT, dia 20 de Setembro, não perca Dias de Glória (França, 2006) de Rachid Bouchareb, com Jamel Debbouze, Roschdy Zem, Sami Bouajila, Samy Nacéri. Cores/128’. Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI
O Agenda Europa da RFI desta semana dá destaque para The Brazil Series, mostra que explora o talento de pintor do cantor norte-americano Bob Dylan por meio de 40 quadros representando o cotidiano brasileiro. O evento, que abriu suas portas no Statens Museum for Kunst, o maior museu de Copenhague, tem sido criticado pelos puristas, que consideram a iniciativa como uma operação de comunicação baseada apenas na popularidade do cantor. Escuta aqui.

Os DVDs

Os DVDs
Imovision lançou em DVD a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2009, A Fita Branca (França/Alemanha, 2009) de Michael Haneke, com Christian Friedel, Leonie Benesch, Ulrich Tukur. PB/100’. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.

Na França

PRÊMIO DO CADERNO DE VIAGEM DIGITAL

PRÊMIO DO CADERNO DE VIAGEM DIGITAL

Por ocasião da 11a Bienal do Caderno de Viagem de Clermont-Ferrand, de 19 a 21 de novembro, a Associação «Il Faut Aller Voir» e o FESTIVAL VIDEOFORMES irão entregar o Prêmio do Caderno de Viagem Digital. Podem concorrer obras com a duração máxima de 3 minutos, em língua francesa ou inglesa. As obras inscritas serão julgadas consoante os seguintes critérios: criatividade e originalidade, qualidade visual e técnica, otimização dos recursos digitais, incitação à viagem. O formulário de inscrição está disponível no site: http://www.biennale-carnetdevoyage.com. As obras devem ser enviadas até o dia 30 de setembro para o endereço seguinte: Association Il Faut Aller Voir Prix du carnet de voyage numérique, 21 rue Jean Richepin - 63000 - CLERMONT FERRAND- FRANCE. O prêmio será entregue durante a 11a Bienal do Caderno de Viagem, no dia 19 de novembro, no Centro de Congresso Polydôme em Clermont-Ferrand. Mais informações aqui.



Sistema de apoio

FONDS SUD CINEMA - CALENDARIO

FONDS SUD CINEMA - CALENDARIOO Fonds Sud Cinema é um Fundo relativo a projetos de filmes de fição, animação ou documentários de criação destinados à exibição em salas comerciais na França e no exterior. O Fonds Sud propõe 3 tipos de apoio:  à produção, à finalização e à roteirização. Entrega das candidaturas para a 4a comissão até 18 de setembro de 2010. Para mais informações e ter a lista dos novos socios da Comissões do Fonds Sud : aqui. > Veja mais