Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

11/08/2010


Destaques da semana

FESTIVAL DE LOCARNO DESTACA CINEMA FRANCÊS

FESTIVAL DE LOCARNO DESTACA CINEMA FRANCÊS

Até dia 14 de agosto, o cinema francês, acompanhado pela Unifrance, será muito presente durante o Festival Internacional de Cinema de Locarno, com três filmes na Competição Oficial Internacional: Bas-fonds d’Isild Le Besco, Homme au bain de Christophe Honoré e La Petite chambre de Stéphanie Chuat et Véronique Reymond, 5 na seção "Diretores do Presente", 5 na Competição oficial de curtas metragens (com Jeux de plage de Laurent Cantet), 9 filmes fora da Competição, focus sobre Luc Moullet, Jean-Marie Straub e uma homenagem ao artista plástico Philippe Parreno.

> Veja mais


A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 emprestimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.


B.H. - CENTRO CULTURAL CASA AFRICA

B.H. - CENTRO CULTURAL CASA AFRICA De 1° a 28 de agosto, o Centro Cultural Casa Africa em Belo Horizonte promove o Fest'Afro Brasil, com projeção dos Classicos africanos restaurados.> Veja mais

MAIS FILMES FRANCESES NO BRASIL!

- Ao longo do mês de agosto, o Cine Mercúrio da UFVJM, em Diamantina - MG, organiza mostra de filmes africanos, às quartas e aos domingos. 

- De 14 a 21 de agosto, o Cine Praia Grande em São Luis exibe Duas Garotas Românticas.


Cinemaison

16/08: NOITE ABDELLATIF KECHICHE!

Para o SELEÇÃO CINEMA desta semana, o Cinemaison terá o prazer de acolher a já consagrada cineasta Lúcia Murat, para apresentar um dos filmes que escolheu no acervo da Cinemateca da Embaixada da França: A ESQUIVA, de Abdellatif Kechiche, premiado com 5 Césars na França em 2005. Para complementar a noite, mostraremos A CULPA DE VOLTAIRE, que lançou a carreira de Kechiche, recebendo o prêmio de primeira obra em Veneza em 2000.

18h: A ESQUIVA

18h: A ESQUIVA

L'ESQUIVE (França, 2004). De Abdelattif Kechiche. Com Sara Forestier. Cores/117’.

Em um conjunto habitacional no subúrbio parisiense, um anjo passa declamando apaixonadamente versos da peça "Le jeu de l'amour et du hasard". É Lydia, embalada por Marivaux e às voltas com os ensaios do espetáculo a ser montado por sua turma de sala de aula para as festividades da escola. Já Abdelkrim, apelidado de "Krimo", no auge de seus 15 anos, é arriado pela sua colega de sala. Ele que se arrasta levando seu tédio pelas quebradas suburbanas em companhia de sua galera, descobre repentinamente o amor. Mas Krimo não é do gênero expansivo além de ter que manter a fachada. Então como se declarar à garota sem perder a pose?

* Filme ganhador de 5 César, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor.

** Filme selecionado para o "Seleção Cinema" pela Lucia Murat.


20h: A CULPA DE VOLTAIRE

20h: A CULPA DE VOLTAIRE LA FAUTE A VOLTAIRE (França, 2001). De Abdelattif Kechiche. Com Aure Atika, Bruno Lochet, Elodie Bouchez. Cores/130’.
Tal um Cândido sonhando em Eldorado, Jallel viaja clandetinamente para a França na esperança de refazer sua vida. Assim começa a história, com a lenta desilusão de Jallel... De encontros em encontros, de centros para desabrigados à associações, Jallel caminhará pela Paris dos excluidos, e, por não satisfazer seus sonhos de fortuna, descobrirá e compartilhará a solidariedade dos desafortunados.
* Festival de Veneza 2001: Prêmio CinemAvvenire e Prêmio Luigi De Laurentiis.> Veja mais

As carteirinhas do Cinemaison válidas até 12/2009 são prorrogadas até 12/2010. As mais antigas devem ser trocadas por novas diretamente no Cinemaison.

> Veja mais

Seleção Cinema

O Projeto Seleção Cinema é uma iniciativa do Serviço Audiovisual da Embaixada da França no Brasil e da Fundação Eva Klabin. O objetivo desse projeto é levar ao conhecimento de um público amplo a cinematografia francesa em dois pontos de exibição na cidade do Rio de Janeiro: o Cinemaison, e o CineEva, novo cineclube da Fundação Eva Klabin. Os filmes são projetados também no Espaço Le Corbusier da Embaixada da França em Brasilia. Pedimos a onze grandes nomes do cinema brasileiro que escolhessem filmes no acervo da Cinemateca da Embaixada da França. Mais informações aqui. > Veja mais

14/08 - 19H: O PROCESSO DE JOANA D'ARC

14/08 - 19H: O PROCESSO DE JOANA D'ARC

LE PROCES DE JEANNE D'ARC (França, 1962) de Robert Bresson, com Florence Delay, Jean-Caude Fourneau, Roger Honorat. p&b/65'.
Bresson reconstitui, com seu rigor característico, a prisão, o julgamento e a execução de Joana d´Arc, baseando-se exclusivamente em documentos históricos. Ao lado de A Paixão de Joana d´Arc, de Dreyer, esta é a mais genial e fascinante versão cinematográfica do martírio dessa importante figura da história da humanidade.

RJ: Sáb - 14.08 - 19h - CineEva


18/08 - 19H: AMANTES CONSTANTES

18/08 - 19H: AMANTES CONSTANTES

LES AMANTS REGULIERS (França, 2004). De Philippe Garrel. Com Louis Garrel. Cores/178’.

Em 1969, um grupo de jovens fuma ópio depois de ter vivido os eventos de 1968. Um amor louco nasce, dentro desse grupo, entre uma mulher e um homem de 20 anos, que já se tinham visto durante a revolta.
Brasília : Quarta - 18.08 - 19h - Espaço Le Corbusier


Em cartaz

Nos Cinemas

Nos Cinemas
Em cartaz, BELLE TOUJOURS (França/Portugal, 2006). De Manoel de Oliveira. Com Bulle Ogier, Michel Piccoli. em Cores/70'.
Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui.

Na TV

Na TV
No canal TV5 Monde, dia 12 de agosto, não perca o filme LE PLAISIR DE CHANTER (França, 2007) de Ilan Duran Cohen, com Jeanne Balibar, Marina Foïs eLaurent Deutsch. Cores/98’. Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI

No site da RFI, descubra o artigo de Silvano Mendes sobre "O Cinema ao ar livre tomando conta do verão europeu". Escuta a crónica aqui.


Os DVDs

Os DVDs
Agora em DVD, Não Minha Filha, você não ira dançar (França, 2009). De Christophe Honoré. Com Chiara Mastroianni. Cores/105’. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.

Na França

GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL URTI DA RÁDIO

GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL URTI DA RÁDIO O tema do próximo prêmio Internacional URTI da Rádio é o seguinte : "Jovens de hoje em dia". Este prêmio está aberto à todos os organismos de radiodiffusão e de produção radiofónica. Duração máxima: 60'. 2 emissões por organismo, no máximo. Devem ser inéditas. Cada uma deve ser acompanhada pelo texto da produção (em francês ou inglês) e pelos créditos e direitos de autores. Inscrições até 13 de agosto de 2010. Mais informações aqui.

INSCRIÇÃO DE ROTEIRO AO FESTIVAL DE AMIENS

INSCRIÇÃO DE ROTEIRO AO FESTIVAL DE AMIENS

Estão abertas até o dia 15 de agosto as inscrições para o fundo de desenvolvimento de roteiro do Festival de Cinema de Amiens. Serão aceitas as inscrições de projetos de longa-metragens que tenham como diretor um profissional de algum país em desenvolvimento, incluindo todos os países da América do Sul. A organização selecionará entre 15 e 20 projetos. Os proponentes participarão de um pitching diante de um júri internacional e cinco serão premiados. Neste ano, haverá um prêmio de 7,6 mil euros e quatro de 10 mil euros. Mais informações aqui.


INSCRIÇÃO PARA "PRODUIRE AU SUD - NANTES"

INSCRIÇÃO PARA "PRODUIRE AU SUD - NANTES"De 23 a 30 de novembro de 2010, acontecerá Produire au Sud - Nantes, um ateliê de formação ao sistema da co-produção cinematográfica internacional para os produtores, os diretores e os roteiristas aberto aos brasileiros. Produire au Sud é organizado pelo programa Produire au Sud - Nantes, da associação Les 3 Continents e seu ateliê pode ser cursado em inglês. Inscrições até 27 de agosto de 2010 aqui.> Veja mais

Sistema de apoio

FONDS SUD CINEMA - CALENDARIO

FONDS SUD CINEMA - CALENDARIOO Fonds Sud Cinema é um Fundo relativo a projetos de filmes de fição, animação ou documentários de criação destinados à exibição em salas comerciais na França e no exterior. O Fonds Sud propõe 3 tipos de apoio:  à produção, à finalização e à roteirização. Entrega das candidaturas para a 4a comissão até 18 de setembro de 2010. Para mais informações e ter a lista dos novos socios da Comissões do Fonds Sud : aqui. > Veja mais

Dados sobre o setor

RATING FROM FRANCE!

RATING FROM FRANCE!

A TV France International e a Embaixada da França no Brasil têm o prazer de apresentar a primeira edição de Ratings from France!, em parceria com Eurodata TV Worldwide / Médiamétrie.

Destinado ao professionais da televisão no Brasil, Ratings from France! apresentará mensalmente uma seleção de programas de destaque que acabaram de ser apresentados na França, englobando todos os gêneros de programas, juntamente com os resultados de alguns programas transmitidos em diversos territórios chave.

Veja aqui a primeira edição de Rating from France!

> Veja mais