Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

27/07/2010

Eventos Especiais

02/08 : MANGE, CECI EST MON CORPS NO CINEMAISON

02/08 : MANGE, CECI EST MON CORPS NO CINEMAISON Dia 2 de Agosto, às 21h, o CINEMAISON terá o prazer de acolher o diretor haitiano Michelange Quay, que, depois de ter apresentado o filme COMEI, ESTE E O MEU CORPO no SEMCINE em Salvador, estará no Rio de Janeiro para apresentar o seu filme aos Cariocas.


Destaques da semana

SÃO PAULO : ANIMAMUNDI 2010 CONTINUA!

SÃO PAULO : ANIMAMUNDI 2010 CONTINUA!A 18a edição do festival Internacional de Animação do Brasil acontecerá em São Paulo de 28 de Julho a 1° de Agosto. Varios filmes franceses participarão das diferentes mostras competitivas o não competitivas (Curtas Metragens, Futuro Animador, Galeria, Infantil, Panorama, Portifólio...). Confira a lista dos filmes selecionados aqui. O festival exibira uma mostra dos trabalhos finais desenvolvidos por estudantes de animação da Gobelins nas ultimas duas décadas. Mais informações aqui.

SALVADOR - SEMINARIO DE CINEMA E AUDIOVISUAL

SALVADOR - SEMINARIO DE CINEMA E AUDIOVISUALDe 26 a 31 de julho de 2010, Salvador abrigará a sexta edição do Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual (SemCine), que vai exibir filmes inéditos na Bahia e no Brasil e apresentar conferências com convidados especiais, promovendo o intercâmbio cultural, discussões e reflexões sobre a criação, produção, circulação e consumo do audiovisual. O diretor haitiano Michelange Quay, que mora em Paris, participará do evento e apresentará seu filme Comei, este é o meu corpo e participará duma mesa redondada sobre A fronteira sutil entre realidade e ficção no cinema. Participarão dos debates Isabelle Rather, editora e montadora, que falará sobre a montagem no cinema; Juliana Guanais, do canal de televisão Arte, que participará ao debate sobre o presente da imagem em movimento; e Clotilde Leguil, autora de «Les Amoureuses. Voyage au bout de la féminité», que participará da mesa redonda sobre o Erotismo no cinema. Mais informações aqui.

FRANCE 24 DISPONIVEL NO IPHONE

FRANCE 24 DISPONIVEL NO IPHONEJá disponível no Apple Store, a FRANCE 24 lançou um novo aplicativo IPhone em francês, inglês e árabe totalmente gratuito e compatível com o iPad. Este aplicativo dá acesso a todas a emissões da FRANCE 24, diretamente ou on VoD, e permite rever os programas divulgados durante os dois últimos meses. 

Mais informações à propósito de FRANCE 24, o canal francês de atualidades internacionais aqui.



A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 emprestimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.


SÃO PAULO - MUSEU AFRO BRASIL

SÃO PAULO - MUSEU AFRO BRASIL

De 24 de julho a 8 de agosto, o Museu Afro Brasil em São Paulo exibe o filme Black Panters de Agnès Varda na mostra A Saga Negra.

> Veja mais

ALAGOAS - PROJETO UFAL NO CINE SESI

ALAGOAS - PROJETO UFAL NO CINE SESI Entre os dias 23 e 29 de julho, a mostra Cine France 2010 – de Resnais aos Contemporâneos  vai promover um diálogo entre a recente produção francesa, e a obra de um dos mais representativos diretores do pais, Alain Resnais. > Veja mais

SALVADOR - SALA WALTER DA SILVEIRA

SALVADOR - SALA WALTER DA SILVEIRA Dia 23 a 29 de julho, a Sala Walter da Silveira exibe Duas Senhoras de Philippe Faucon.> Veja mais

SÃO LUIS - CINE PRAIA GRANDE

De 14 a 29 de Julho, o Ciné Praia Grande de São Luis mostra Tasuma, o Fogo e de 30 de Julho a 13 de Agosto, mostra Khamsa.

Seleção Cinema

SELEÇÃO CINEMA NO CINEMAISON, DIA 2 DE AGOSTO

SELEÇÃO CINEMA NO CINEMAISON, DIA 2 DE AGOSTO O Projeto Seleção Cinema é uma iniciativa do Serviço Audiovisual da Embaixada da França no Brasil e da Fundação Eva Klabin. O objetivo desse projeto é levar ao conhecimento de um público amplo a cinematografia francesa em dois pontos de exibição na cidade do Rio de Janeiro: o Cinemaison, e o CineEva, novo cineclube da Fundação Eva Klabin. Os filmes são projetados também no Espaço Le Corbusier da Embaixada da França em Brasilia. Pedimos a onze grandes nomes do cinema brasileiro que escolhessem filmes no acervo da Cinemateca da Embaixada da França. Mais informações aqui. > Veja mais

02/08 - 18H : AMANTES CONSTANTES

02/08 - 18H : AMANTES CONSTANTES

Les Amants réguliers (França, 2004). De Philippe Garrel. Com Louis Garrel. em Cores. Duração 178’.

Em 1969, um grupo de jovens fuma ópio depois de ter vivido os eventos de 1968. Um amor louco nasce, dentro desse grupo, entre uma mulher e um homem de 20 anos, que já se tinham visto durante a revolta.



Cinemaison

02/08 : 21h: COMEI, ESTE E O MEU CORPO

02/08 : 21h: COMEI, ESTE E O MEU CORPO

Mange, ceci est mon corps (França, 2007). De Michelange Quay. Com Sylvie Testud. Legendas em português. 35mm. Cores/105’.

Haiti, ilha negra, solitária, abandonada à pobreza e à miséria. Madame, uma mulher branca, vive com os seus fantasmas coloniais, onde ensina e alimenta as massas condenadas da terra. Uma expriência cinematográfica hipnótica e visceral que leva-nos ao mais profundo do sofrimento espiritual e material.
Filme ganhador do "Grande Prêmio do Juri" no Festival de Miami 2008.
> Veja mais

As carteirinhas do Cinemaison válidas até 12/2009 são prorrogadas até 12/2010. As mais antigas devem ser trocadas por novas diretamente no Cinemaison.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas
Em cartaz, Vincere (Italia/França, 2009). De Marco Bellocchio, com Giovanna Mezzogiorno e Filippo Timi. cores/128'. 
Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui.

Na TV

Na TV
No canal Telecine Cult, dia 29 de Julho, não perca o filme Gabrielle (França, 2008) de Patrice Chéreau, com Isabelle Huppert e Pascal Gregory. Cores/90’. Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI
Descubra com RFI as reportagens da Maria Emília Alencar, enviada especial ao Festival de Avignon. Escuta aqui.

Os DVDs

Os DVDs
Agora em DVD, Bleu (França/Polônia, 1993) de Krzysztof Kieslowski, com Juliette Binoche

Cores/100’. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.



Na França

GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL URTI DA RÁDIO

GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL URTI DA RÁDIO O tema do próximo prêmio Internacional URTI da Rádio é o seguinte : "Jovens de hoje em dia". Este prêmio está aberto à todos os organismos de radiodiffusão e de produção radiofónica. Duração máxima: 60'. 2 emissões por organismo, no máximo. Devem ser inéditas. Cada uma deve ser acompanhada pelo texto da produção (em francês ou inglês) e pelos créditos e direitos de autores. Inscrições até 13 de agosto de 2010. Mais informações aqui.

INSCRIÇÃO DE ROTEIRO AO FESTIVAL DE AMIENS

INSCRIÇÃO DE ROTEIRO AO FESTIVAL DE AMIENS

Estão abertas até o dia 15 de agosto as inscrições para o fundo de desenvolvimento de roteiro do Festival de Cinema de Amiens. Serão aceitas as inscrições de projetos de longa-metragens que tenham como diretor um profissional de algum país em desenvolvimento, incluindo todos os países da América do Sul. A organização selecionará entre 15 e 20 projetos. Os proponentes participarão de um pitching diante de um júri internacional e cinco serão premiados. Neste ano, haverá um prêmio de 7,6 mil euros e quatro de 10 mil euros. Mais informações aqui.


INSCRIÇÃO PARA "PRODUIRE AU SUD - NANTES"

INSCRIÇÃO PARA "PRODUIRE AU SUD - NANTES"De 23 a 30 de novembro de 2010, acontecerá Produire au Sud - Nantes, um ateliê de formação ao sistema da co-produção cinematográfica internacional para os produtores, os diretores e os roteiristas aberto aos brasileiros. Produire au Sud é organizado pelo programa Produire au Sud - Nantes, da associação Les 3 Continents e seu ateliê pode ser cursado em inglês. Inscrições até 27 de agosto de 2010 aqui.> Veja mais

Sistema de apoio

EUROPA CINEMAS NO BRASIL

EUROPA CINEMAS NO BRASILA rede de salas de cinema (de distribuidores e de exibidores) surgida em 1992 no âmbito do programa MEDIA, destinada a favorecer a circulação de filmes europeus na UE existe hoje no Brasil.
Objetivos:

- facilitar no Brasil a escolha de filmes europeus nos festivais;

- encorajar distribuidores e exibidores a investirem nos filmes europeus;

- associar numa rede internacional os profissionais brasileiros para melhorar a circulação das produções européias.

Mais informações escrevendo para contato@cinefrance.com.br.