Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

15/07/2010


Destaques da semana

FESTIVAL ANIMAMUNDI 2010

FESTIVAL ANIMAMUNDI 2010A 18a edição do festival Internacional de Animação do Brasil acontecerá no Rio de Janeiro de 16 a 25 de julho e em São Paulo de 28 de julho a 1° de agosto. Varios filmes franceses participarão das diferentes mostras competitivas o não competitivas (Curtas Metragens, Futuro Animador, Galeria, Infantil, Panorama, Portifólio...). Confira a lista dos filmes selecionados aqui. Eric Riewer, Diretor do Departamento Animação da Escola Les Gobelins, estará presente no âmbito do Anima Forum no Rio de Janeiro. O festival exibira uma mostra dos trabalhos finais desenvolvidos por estudantes de animação da Gobelins nas ultimas duas décadas. Mais informações aqui.

COEURS : 3 ANOS EM CARTAZ

COEURS : 3 ANOS EM CARTAZ Esta semana, no dia 13 de Julho, Medos privados em lugares públicos, de Alain Resnais, chega à sua 154a semana de exibição ininterrupta no HSBC Belas Artes, em São Paulo. distribuído pela Pandora Filmes, o longa jà foi visto por mais de 90 mil pessoas em São Paulo e, no Brasil, por mais de 130 mil espectadores.


A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 emprestimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.


SAO PAULO - MOSTRA AUDIOVISUAL ISRAELENSE

SAO PAULO - MOSTRA AUDIOVISUAL ISRAELENSE

De 13 a 18 de Julho, descubra a programação dos filmes franceses apresentados no âmbito da 3a Mostra Audiovisual Israelense, apresentado no Centro da Cultura Judaica em São Paulo.


RIO DE JANEIRO - MOSTRA "LITERATURA NO CINEMA"

RIO DE JANEIRO - MOSTRA "LITERATURA NO CINEMA"De 13 a 25 de julho, a Mostra Adaptação - A literatura no cinema no Rio de Janeiro, programa 3 filmes de Marguerite Duras e O Sangue de um poeta de Jean Cocteau.

SALVADOR - SALA WALTER DA SILVEIRA

SALVADOR - SALA WALTER DA SILVEIRADe 9 a 16 julho, a Sala Walter da Silveira em Salvador exibe O Desafio de Jean de la Fontaine em comemoração ao 14 de julho, em parceria com o Serviço Cultural da Embaixada ad França em Salvador. > Veja mais

IPATINGA - INSTITUTO JOAQUIM RIBEIRO SADI

IPATINGA - INSTITUTO JOAQUIM RIBEIRO SADI

De 12 a 26 de julho, o Instituto Cultural Joaquim Ribeiro Sadi em Ipatinga programa Os ceifadores de malaria.


MAIS FILMES FRANCESES COM A ALIANÇA FRANCESA

MAIS FILMES FRANCESES COM A ALIANÇA FRANCESA- De 12 a 15 de julho, a Aliança Francesa de Curitiba realiza uma mostra Isabelle Huppert, em parceria com a Cinemateca de Curitiba : 3 filmes com a atriz e um documentário.

- Dia 18 de julho, a Aliança Francesa de São Paulo apresenta Khamsa na Reserva Cultural.



Cinemaison

19/07 : NOITE ALAIN RESNAIS!

O Cinemaison apresenta 4 filmes de Alain Resnais, um dos diretores franceses mais importantes da sua geração, que conta mais um sucesso no Brasil esta semana, com o seu filme Medos privados em lugares públicos. No dia 19 de Julho, no Cinémaison : 1 ficção de longa metragem e 3 documentários de curta metragem, raremente exibidos!

18h: O Ano Passado em Marienbad

18h: O Ano Passado em Marienbad

L'Année dernière à Marienbad (França, 1961). De Alain Resnais. Com Delphine Seyrig. Preto e branco. 93’.

Num imenso e luxuoso palácio barroco, transformado em hotel (e em labirinto espaço-temporal), entre corredores, salões decorados e estátuas, um estranho tenta convencer uma mulher casada a fugir consigo. Ele diz conhecê-la. Diz que foram amantes. Entretanto, parece difícil fazê-la lembrar de que tiveram um caso (ou que não tiveram) no ano passado, em Marienbad – ou seria Frederiksbad?> Veja mais

20h: Três curtas de Alain Resnais

20h: Três curtas de Alain ResnaisGUERNICA (França, 1950). 13’.
O bombardeamento da cidade de Guernica pela aviação nazista, em favor de Franco, é evocado através do afresco de Picasso e de outras de suas obras.

AS ESTATUAS TAMBEM MORREM Les statues meurent aussi (França, 1953). 29’.
Um documentário sobre a arte negra torna-se um panfleto anti-colonialista e anti-racista.

NOITE E NEBLINA Nuit et Brouillard (França, 1955). 32’.

Um dos mais importantes documentários da história do cinema mundial : um "dispositivo de alerta" contra o nazismo e todas as formas de extermínio.> Veja mais

As carteirinhas do Cinemaison válidas até 12/2009 são prorrogadas até 12/2010. As mais antigas devem ser trocadas por novas diretamente no Cinemaison.

> Veja mais

Seleção Cinema

SELEÇÃO CINEMA

SELEÇÃO CINEMA O Projeto Seleção Cinema é uma iniciativa do Serviço Audiovisual da Embaixada da França no Brasil e da Fundação Eva Klabin. O objetivo desse projeto é levar ao conhecimento de um público amplo a cinematografia francesa em dois pontos de exibição na cidade do Rio de Janeiro: o Cinemaison, e o CineEva, novo cineclube da Fundação Eva Klabin. Os filmes são projetados também no Espaço Le Corbusier da Embaixada da França em Brasilia. Pedimos a onze grandes nomes do cinema brasileiro que escolhessem filmes no acervo da Cinemateca da Embaixada da França. Mais informações aqui. > Veja mais

17/07 - MEU TIO DA AMERICA

17/07 - MEU TIO DA AMERICA

Mon oncle d'amérique (França, 1980). De Alain Resnais. Com Gérard DepardieuNicole Garcia. Em Cores. 125’.

O título do filme faz alusão a um personagem obscuro. Não se sabe se ele está morto, rico ou miserável, numa América que jamais aparece. Os labirintos aqui trilhados são os dos textos científicos de Henri Laborit.



Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas
Em cartaz, O pequeno Nicolau (França, 2008). De Laurent Tirard, com Kad Merad, Valérie Lemercier e Maxime Godart. 90'. 
Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui.

Na TV

Na TV
Nos canais Telecine Cult e Telecine Light, dia 18 de julho, não perca o filme O Escafandro e a Borboleta Le Scaphandre et le papillon (França, 2007). De Julian Schnabel. Com Mathieu Amalric e Emmanuelle Seigner. Cores/112’. Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI
Descubra com RFI a reportagem da Luiza Duarte à propósito do "Cinema independente em foco no FID Marseille". Escuta aqui.

Os DVDs

Os DVDs
Agora em DVD, Two Days in Paris (França/Alemanha, 2007). Uma comédia de e com Julie Delpy.

Cores/96’. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.



Na França

GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL URTI DA RÁDIO

GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL URTI DA RÁDIO O tema do próximo prêmio Internacional URTI da Rádio é o seguinte : "Jovens de hoje em dia". Este prêmio está aberto à todos os organismos de radiodiffusão e de produção radiofónica. Duração máxima: 60'. 2 emissões por organismo, no máximo. Devem ser inéditas. Cada uma deve ser acompanhada pelo texto da produção (em francês ou inglês) e pelos créditos e direitos de autores. Inscrições até 13 de agosto de 2010. Mais informações aqui.

INSCRIÇÃO DE ROTEIRO AO FESTIVAL DE AMIENS

INSCRIÇÃO DE ROTEIRO AO FESTIVAL DE AMIENS

Estão abertas até o dia 15 de agosto as inscrições para o fundo de desenvolvimento de roteiro do Festival de Cinema de Amiens. Serão aceitas as inscrições de projetos de longa-metragens que tenham como diretor um profissional de algum país em desenvolvimento, incluindo todos os países da América do Sul. A organização selecionará entre 15 e 20 projetos. Os proponentes participarão de um pitching diante de um júri internacional e cinco serão premiados. Neste ano, haverá um prêmio de 7,6 mil euros e quatro de 10 mil euros. Mais informações aqui.



Sistema de apoio

Ibermedia seleciona projetos brasileiros!

Ibermedia seleciona projetos brasileiros!

O Programa Ibermedia revelou os projetos selecionados em sua primeira convocatória de 2010. Entre eles foram escolhidos 8 projetos de longas-metragens brasileiros! O curso de preservação audiovisual da Cinemateca Brasileira foi contemplado na categoria "Formação". Mais informações aqui



Dados sobre o setor

PANORAMA DE L'AUDIOVISUEL BRÉSILIEN EN 2009

Encontra o Panorama de l'Audiovisuel au Brésil en 2009, um resumo elaborado pelo Serviço Audiovisual da Embaixada da França, que apresenta em língua francesa um panorama do setor audiovisual brasileiro em 2009. > Veja mais