Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

30/06/2010


Destaques da semana

PROJETO BRASILEIRO NO PARIS PROJECT 2010

PROJETO BRASILEIRO NO PARIS PROJECT 2010De 15 a 20 de julho, o diretor brasileiro Caetano Gotardo participará da Paris Project com o apoio da Embaixada da França no Brasil, um encontro de projetos de coproduções internacionais, aberto a todo tipo de roteiro de longa metragem (fição, documentário, animação experimental), organizado no âmbito do Festival Paris Cinema 2010 (3 a 13 de julho de 2010), criado pela prefeitura de Paris e presidido pela atriz Charlotte Rampling. Mais informações aqui.

INSCRIÇÃO AO FESTIVAL DE BIARRITZ AMERICA LATINA

INSCRIÇÃO AO FESTIVAL DE BIARRITZ AMERICA LATINAO Prêmio União Latina-Festival de Biarritz do Filme Documentário é organizado pela União Latina e o Festival Biarritz Amérique latine, Cinémas et Cultures, e foi criado para promover a produção de documentários latinos nos meios de difusão e comunicação bem como junto do grande público. Os filmes selecionados concorrem ao Prémio União Latina - Festival de Biarritz do Filme Documentário. Os documentários deverão apresentar uma visão original da diversidade das culturas e das realidades da América Latina. As inscrições estão abertas até 30 de junho de 2010. Mais informações aqui.

INSCRIÇÃO PARA "PRODUIRE AU SUD - NANTES"

INSCRIÇÃO PARA "PRODUIRE AU SUD - NANTES"De 23 a 30 de novembro de 2010, acontecerá Produire au Sud - Nantes, um ateliê de formação ao sistema da co-produção cinematográfica internacional para os produtores, os diretores e os roteiristas aberto aos brasileiros. Produire au Sud é organizado pelo programa Produire au Sud - Nantes, da associação Les 3 Continents e seu ateliê pode ser cursado em inglês. Inscrições até 27 de agosto de 2010 aqui. > Veja mais

A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 emprestimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.


FORTALEZA - CEARÁ EM FOCO

FORTALEZA - CEARÁ EM FOCODe 15 a 29 de junho, Ceará em Foco: Antenas e Raízes apresenta a coleção Do Palco à tela, em Fortaleza. Mais informações aqui. 

RIO DE JANEIRO - ESCOLA DE BELAS DA UFRJ

RIO DE JANEIRO - ESCOLA DE BELAS DA UFRJ

RIO DE JANEIRO - CLUBE DE ENGENHARIA

RIO DE JANEIRO - CLUBE DE ENGENHARIA

Dia 29 de junho, o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro exibe Carrosel da Esperança. Mais informações aqui.


MAIS FILMES FRANCESES NO BRASIL

  • De 26 de junho a 5 de julho, o Cine Praia Grande em Fortaleza mostra BARAKAT.
  • De 05 a 09 de julho, a Casa das Áfricas em São Paulo promove mostra de filmes africanos. Mais informações aqui.

Cinemaison

05/07 : O CINEMA DE CATHERINE CORSINI

O Cinemaison desta semana apresenta dois longas contemporâneos da diretora francesa Catherine Corsini. Duas comédias de uma autora francesa pouco conhecida, para relaxar do estresse da Copa! A primeira trata de duas sedutoras inescrupulosas com Jane Birkin no papel de uma avó assassina; já “Os Ambiciosos” traz uma fábula em tom cruel, mas nem tanto. Ambas com ótimos atores e bem levadas.

18h: CASADAS MAS NEM TANTO

18h: CASADAS MAS NEM TANTO

Mariées mais pas trop (Bélgica/França, 2003)
De Catherine Corsini. Com Jane Birkin, Emilie Dequenne. Comédia em cores. Legendas em português. Universciné. Duração 99'.

Aos vinte anos, Laurence está prontinha para se apaixonar. Quando morre sua mãe, Laurence cisma em reencontrar sua avó, a quem não via desde a infância. Renée não manifesta nenhum entusiasmo com a visita da neta. Renée propõe-se a ensinar à neta a sua arte de viver...


20h: OS AMBICIOSOS

20h: OS AMBICIOSOS

Les Ambitieux (França, 2007)
De Catherine Corsini. Com Eric Caravaca, Gilles Cohen, Karin Viard, Jacques Weber. Cores. Legendas em Português. Universciné. Duração 90’.

Julien é um jovem autor que sonha em editar seus livros. Consegue um encontro com Judith Zahn, uma temível editora. Ela não reconhece nele nenhum talento. Ele se deixa seduzir e se torna seu amante. Mas a relação dos dois promete ser cheia de intrigas.


As carteirinhas do Cinemaison válidas até 12/2009 são prorrogadas até 12/2010. As mais antigas devem ser trocadas por novas diretamente no Cinemaison.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas
Em cartaz, UM PROFETA (França, 2008). De Jacques Audiard, com Tahar Rahim e Niels Arestrup. 155'. Grande Prêmio do Jury do Festival de Cannes de 2009.
Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui.

Na TV

Na TV
No canal TV5 MONDE, dia 30 de junho às 16h05, não perca o filme LE GRAND MEAULNES de Jean-Daniel Verhaeghe (2006), baseado no romance de Alain-Fournier. Com Nicolas Duvauchelle e Clémence Poésy.
Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI
Para seguir a copa do mundo 2010, escuta RFI ! Escuta aqui.

Os DVDs

Os DVDs

Agora em DVD, CLEAN de Olivier Assayas. 2004, Cores. 110', com Maggie Cheung e Nick Nolte. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.



Na França

GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL URTI DA RÁDIO

GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL URTI DA RÁDIO O tema do próximo prêmio Internacional URTI da Rádio é o seguinte : "Jovens de hoje em dia". Este prêmio está aberto à todos os organismos de radiodiffusão e de produção radiofónica. Duração máxima: 60'. 2 emissões por organismo, no máximo. Devem ser inéditas. Cada uma deve ser acompanhada pelo texto da produção (em francês ou inglês) e pelos créditos e direitos de autores. Inscrições até 13 de agosto de 2010. Mais informações aqui.


Sistema de apoio

CINEMA EM CONSTRUÇÃO 2010

CINEMA EM CONSTRUÇÃO 2010Cinema em Construção, iniciativa organizada junto com as Rencontres Cinémas d'Amérique Latine de Toulouse e o Festival de San Sebastián, se tornou uma ferramenta concreta do apoio à diversidade da produção graças à participação e à intervenção de vários profissionais europeus na fase da pós-produção. Tem por objetivo facilitar a finalização dos filmes selecionados, longas de ficção, que encontram dificuldades na fase de pós-produção. O próximo Cinema em Construção acontecerá de 21 a 22 de setembro de 2010, durante o Festival de San Sebastián. Os requerentes poderão apresentar as propostas até 30 de junho de 2010. Mais informações aqui.