Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

22/06/2010


Destaques da semana

A Rio Film Commission, uma organização da cidade e do Estado do Rio de Janeiro, lança no final do mês de julho um incentivo para atrair produções audiovisuais. Será oferecido R$ 1 milhão a quatro produtoras cariocas - R$ 250 mil cada - que representem projetos de longa-metragem de ficção ou documentário, estrangeiros ou de outros estados brasileiros, a serem realizados no Rio de Janeiro. Para ser qualificado para o recurso, o projeto precisa ter a maioria do orçamento e do conteúdo realizado no Estado do Rio de Janeiro. O dinheiro será desembolsado para o produtor local. "Sem incentivos fiscais, não se entra na briga por grandes projetos do exterior", diz Steve Solot, presidente da Rio Film Commission, que participou do Fórum Brasil - Mercado Internacional de Televisão nesta quinta-feira, 17, em São Paulo.

O Prémio União Latina-Festival de Biarritz do Filme Documentário é organizado pela União Latina e o Festival Biarritz Amérique latine, Cinémas et Cultures, e foi criado para promover a produção de documentários latinos nos meios de difusão e comunicação bem como junto do grande público. Os filmes seleccionados concorrem ao Prémio União Latina - Festival de Biarritz do Filme Documentário. Os documentários deverão apresentar uma visão original da diversidade das culturas e das realidades da América Latina. As inscrições estão abertas até 30 de junho de 2010. Mais informações aqui.

A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 emprestimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.


FORTALEZA - CEARÁ EM FOCO

FORTALEZA - CEARÁ EM FOCODe 15 a 29 de junho, Ceará em Foco: Antenas e Raízes apresenta a coleção Do Palco à tela, em Fortaleza. Mais informações aqui. 

MACEIÓ - UFAL NO CINE SESI

MACEIÓ - UFAL NO CINE SESI Ufal no Cine SESI, da Universidade Federal de Alagoas, projeta filmes africanos no âmbito da Mostra "A Africa além da Copa", de 18 a 25 de junho. Mais informações aqui.

SÃO LUIS - FESTIVAL GUARNICÊ

SÃO LUIS - FESTIVAL GUARNICÊ

De 22 a 26 de junho, o Festival Guarnicê em São Luis em parceria com a Aliança Francesa de São Luis exibe filmes ligados à Africa e à França. 


MAIS FILMES FRANCESES NO BRASIL

  • De 26 de junho a 5 de julho, o Cine Praia Grande em Fortaleza mostra BARAKAT.
  • Dia 28 de junho, o ciné-clube da Aliança francesa de Florianópolis apresenta Minha Vida no ar. Mais informações aqui.

Cinemaison

28/06 : NOITE CATHERINE CORSINI

O Cinemaison desta semana apresenta dois longas contemporâneos da diretora francesa Catherine Corsini. Duas comédias de uma autora francesa pouco conhecida, para relaxar do estresse da Copa! A primeira trata de duas sedutoras inescrupulosas, com Jane Birkin no papel de uma avó assassina; já, Os Ambiciosos traz uma fábula em tom cruel, mas nem tanto. Ambas com ótimos atores e bem levadas.

18h: CASADAS MAS NEM TANTO

18h: CASADAS MAS NEM TANTOMARIEES MAIS PAS TROP (França/ Bélgica, 2003), de Catherine Corsini. Com Jane Birkin e Emilie Dequenne. Comédia em Cores, 99'.
Aos vinte anos, Laurence está prontinha para se apaixonar. Quando morre sua mãe, Laurence cisma em reencontrar sua avó, a quem não via desde a infância. Renée não manifesta nenhum entusiasmo com a visita da neta. Para provar que o grande amor não existe e que sempre será vítima dos homens, Renée propõe-se a ensinar è neta a arte de viver. Uma arte composta de regras elementares: seduzir um homem rico, desposá-lo assim que possível e livrar-se dele rápida, discreta e definitivamente, embolsar o seguro de vida, aproveitar a vida egoistamente e... recomeçar tudo.


20h: OS AMBICIOSOS

20h: OS AMBICIOSOSLES AMBITIEUX (França, 2007), de Catherine Corsini. Com Eric Caravaca e Karin Viard. Comédia em cores, 90'.
Julien é um jovem autor que sonha em editar seus livros. Consegue um encontro com Judith Zahn, uma temível editora. Ela não reconhece nele nenhum talento. Ele se deixa seduzir e se torna seu amante.

As carteirinhas do Cinemaison válidas até 12/2009 são prorrogadas até 12/2010. As mais antigas devem ser trocadas por novas diretamente no Cinemaison.

> Veja mais

Seleção Cinema

SELEÇÃO CINEMA

SELEÇÃO CINEMA O Projeto Seleção Cinema é uma iniciativa do Serviço Audiovisual da Embaixada da França no Brasil e da Fundação Eva Klabin. O objetivo desse projeto é levar ao conhecimento de um público amplo a cinematografia francesa em dois pontos de exibição na cidade do Rio de Janeiro: o Cinemaison, e o CineEva, novo cineclube da Fundação Eva Klabin. Os filmes são projetados também no Espaço Le Corbusier da Embaixada da França em Brasilia. Pedimos a onze grandes nomes do cinema brasileiro que escolhessem filmes no acervo da Cinemateca da Embaixada da França. Mais informações aqui. > Veja mais

23/06 - O ANO PASSADO EM MARIENBAD

23/06 - O ANO PASSADO EM MARIENBAD

L'Année dernière à Marienbad (França 1961). De Alain Resnais. Legendas em Português. 93'.
Num imenso e luxuoso palácio barroco, transformado em hotel (e em labirinto espaço-temporal), entre corredores, salões decorados e estátuas, um estranho tenta convencer uma mulher casada a fugir consigo. Ele diz conhecê-la. Diz que foram amantes. Escolhido por: Luiz Carlos Barreto

  • Brasília: 23 de junho, às 19h - Espaço Le Corbusier



Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas
Em cartaz, UM PROFETA (França, 2008). De Jacques Audiard, com Tahar Rahim e Niels Arestrup. 155'. Grande Prêmio do Jury do Festival de Cannes de 2009.
Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui.

Na TV

Na TV
No canal TELECINE PIPOCA, dia 27 de junho às 16h05, não perca o filme Contratado Para Amar de Francis Veber. Com Daniel Auteuil e Gad Elmaleh. Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI
Para seguir a copa do mundo 2010, escuta RFI ! Escuta aqui.

Os DVDs

Os DVDs

Agora em DVD, Quando a Porca Torce o Rabo, de Jean-Jacques Annaud. 2007, Cores. 101'. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.



Na França

INSCRIÇÃO AO FESTIVAL DE AUBAGNE

INSCRIÇÃO AO FESTIVAL DE AUBAGNE

De 21 a 26 de março de 2011, a 12a edição do Festival de Aubagne vai propor aos espectadores franceses uma programação dedicada à nova criação cinemtaografica e à criação sonora para a imagem. As inscrições para a competição internacionale deste evento estão abertas até 11 de Outubro de 2010. Mais informações aqui.


GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL URTI DA RÁDIO

GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL URTI DA RÁDIO O tema do próximo prêmio Internacional URTI da Rádio é o seguinte : "Jovens de hoje em dia". Este prêmio está aberto à todos os organismos de radiodiffusão e de produção radiofónica. Duração máxima: 60'. 2 emissões por organismo, no máximo. Devem ser inéditas. Cada uma deve ser acompanhada pelo texto da produção (em francês ou inglês) e pelos créditos e direitos de autores. Inscrições até 13 de agosto de 2010. Mais informações aqui.


Sistema de apoio

CINEMA EM CONSTRUÇÃO 2010

CINEMA EM CONSTRUÇÃO 2010Cinema em Construção, iniciativa organizada junto com as Rencontres Cinémas d'Amérique Latine de Toulouse e o Festival de San Sebastián, se tornou uma ferramenta concreta do apoio à diversidade da produção graças à participação e à intervenção de vários profissionais europeus na fase da pós-produção. Tem por objetivo facilitar a finalização dos filmes selecionados, longas de ficção, que encontram dificuldades na fase de pós-produção. O próximo Cinema em Construção acontecerá de 21 a 22 de setembro de 2010, durante o Festival de San Sebastián. Os requerentes poderão apresentar as propostas até 30 de junho de 2010. Mais informações aqui.