Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

16/06/2010


Destaques da semana

MOSTRA DE CINEOP - OURO PRETO

MOSTRA DE CINEOP - OURO PRETOPioneira no circuito de festivais a enfocar e destacar em sua programação o patrimônio cinematográfico brasileiro através de exibições de clássicos da cinematografia brasileira, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, apresenta-se como importante instrumento da preservação, memória e identidade da cultura brasileira em contraponto com o cinema moderno e em intercâmbio com o mundo. Chega a sua quinta edição, de 17 a 22 de junho de 2010. O grupo francês DoubleCadence fará um espetáculo inédito no próximo dia 21 de junho. O trio idealizou um Cine-Concerto para o filme Lábios Sem Beijos, dirigido por Humberto Mauro, primeira produção da Cinédia, na década de 30. O Cine-Concerto faz homenagem aos 80 anos do estúdio e produtora carioca, comemorados este ano. Mais informações aqui.

BRESIL EN MOUVEMENTS 2010 - PARIS

BRESIL EN MOUVEMENTS 2010 - PARISDe 15 a 20 de julho, a 6a edição de "Brésil en Mouvements", cuja intenção é de mostrar ao público francófono os diferentes aspetos da sociedade brasileira, apresentará filmes documentários. O festival apresentará filmes brasileiros à propósito dos direitos humanos, das questões sociais e ambientais no Brasil como PORQUE NÃO QUEREMOS BELO MONTE de Julianna Malerba et Agustin Kammerath, STRADE D'ACQUA de Augusto Contento e POSITIVAS de Susanna Lira. Ao termino das sessões, o público poderá participar de debates com os diretores dos filme e representantes do mundo cultural, mediático e político. Mais informações aqui.


A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 emprestimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.


CEARÁ EM FOCO: ANTENAS E RAÍZES - FORTALEZA

CEARÁ EM FOCO: ANTENAS E RAÍZES - FORTALEZA Ceará em Foco: Antenas e Raízes apresenta a coleção Do Palco à tela, de 15 a 29 de junho em Fortaleza. Mais informações aqui. 

CINE ESTAÇÃO FRANÇA - JOAO PESSOA

CINE ESTAÇÃO FRANÇA - JOAO PESSOA

O Cine Estação França teve início no ano passado. Ele é o resultado de uma parceria entre a Estação Cabo Branco, Cinemateca da França e Aliança Francesa e acontece uma vez a cada mês. Todos os filmes são legendados e com um debate ao final de cada exibição. Dia 17 de junho, será exibido o filme Meu Tio da América, de Alain Resnais no Auditório da Estação Cabo Branco. Mais informções aqui.


UFAL NO CINE SESI - MACEIÓ

UFAL NO CINE SESI - MACEIÓ Ufal no Cine SESI, da Universidade Federal de Alagoas, projeta filmes africanos no âmbito da Mostra "A Africa além da Copa", de 18 a 25 de junho. Mais informações aqui.

SALA WALTER DA SILVEIRA - SALVADOR

SALA WALTER DA SILVEIRA - SALVADORDia 19 de junho, a Sala Walter da Silveira exibe e Os visitantes da noiteMais informações aqui.

FESTIVAL GUARNICÊ - SÃO LUIS

FESTIVAL GUARNICÊ - SÃO LUIS

De 22 a 26 de junho, o Festival Guarnicê em São Luis em parceria com a Aliança Francesa de São Luis exibe filmes ligados à Africa e à França. Mais informações aqui.


MAIS FILMES FRANCESES NO BRASIL

- Dia 20 de junho, a Aliança francesa de São Paulo programa o filme Missão, Demissão na Reserva Cultural.

- Dia 21 de junho, a Aliança Francesa de Florianópolis mostra Tilaï.
- De 8 a 20 de junho, o Cine Olympia em Belém exibe Duas senhoras.

- De 15 a 22 de junho, o Cine Praia Grande em Fortaleza mostra Os encantos de Paloma.


Cinemaison

21/06 SELEÇÃO CINEMA: ALAIN RESNAIS, SESSÃO DUPLA!

Noite Alain Resnais no Cinemaison! O clássico Meu tio da América, filme de 1980 será apresentado por Renata de Almeida Magalhães para o Seleção Cinema. Nossa segunda sessão traz Muriel, filme escolhido por Cacá Diegues, às 20h15. O filme foi reprogramado em razão do cancelamento das sessões do dia 14/06 por motivos técnicos. Não percam!> Veja mais

18h: MEU TIO DA AMERICA

18h: MEU TIO DA AMERICA

Mon oncle d'amérique (França, 1980). De Alain Resnais. Com Gérard Depardieu, Nelly Borgeaud, Nicole Garcia, Roger Pierre. Drama em Cores. Duração 125’.

O título do filme remete a um personagem obscuro. Não se sabe se ele está morto, rico ou miserável, numa América que jamais aparece. Os labirintos aqui trilhados são os dos textos científicos de Henri Laborit.

Com apresentação de Renata de Almeida Magalhães

Escolhido por: Débora Bloch, Renata de Almeida Magalhães, Lucy Barreto.

> Veja mais

20h: MURIEL

20h: MURIEL

Muriel ou le Temps d'un Retour (França, 1963). De Alain Resnais. Com Delphine Seyrig. Legendas em Português. 35mm. Duração 115’.

Resnais faz um novo mergulho pelos meandros da memória, pondo lado a lado passado e presente, realidade e imaginação, para contar a história de um grupo de pessoas na cidade de Boulogne, no início da década de 1960.

Escolhido por: Cacá Diegues.

> Veja mais

As carteirinhas do Cinemaison válidas até 12/2009 são prorrogadas até 12/2010. As mais antigas devem ser trocadas por novas diretamente no Cinemaison.

> Veja mais

Seleção Cinema

SELEÇÃO CINEMA

SELEÇÃO CINEMA O Projeto Seleção Cinema é uma iniciativa do Serviço Audiovisual da Embaixada da França no Brasil e da Fundação Eva Klabin. O objetivo desse projeto é levar ao conhecimento de um público amplo a cinematografia francesa em dois pontos de exibição na cidade do Rio de Janeiro: o Cinemaison, e o CineEva, novo cineclube da Fundação Eva Klabin. Os filmes são projetados também no Espaço Le Corbusier da Embaixada da França em Brasilia. Pedimos a onze grandes nomes do cinema brasileiro que escolhessem filmes no acervo da Cinemateca da Embaixada da França. Mais informações aqui. > Veja mais

19/06 e 23/06 - O ANO PASSADO EM MARIENBAD

19/06 e 23/06 - O ANO PASSADO EM MARIENBAD

L'année dernière à Marienbad (França 1961). De Alain Resnais Com Delphine Seyrig. Legendas em Português. Duração 93'.
Num imenso e luxuoso palácio barroco, transformado em hotel (e em labirinto espaço-temporal), entre corredores, salões decorados e estátuas, um estranho tenta convencer uma mulher casada a fugir consigo. Ele diz conhecê-la. Diz que foram amantes.

Escolhido por: Luiz Carlos Barreto

- Rio de Janeiro: Sáb - 19.06 - 19h - CineEva
                           Seg - 19.07 - 18h - Cinemaison

- BrasíliaQua - 23.06 - 19h - Espaço Le Corbusier

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas
Em cartaz, No meio do mundo (França/Brasil, 2008). De Andréa Santana e Jean-Pierre Duret. Duração 90'.
Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui.

Na TV

Na TV
No canal Eurochannel, dia 19 de junho às 18h, não perca o filme René Bousquet, o acordo de Laurent Achard. Com Daniel Prevost e Ludmila Michael. Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI
O Festival Internacional do Filme de Animação de Annecy, o maior evento do setor, acaba de completar 50 anos. Ouça no programa Cinema da RFI a entrevista de Júlio Carvalho, o diretor do curta-metragem Contemporânimos, um dos quatro brasileiros que representaram o país no evento, e Tiziana Loschi diretora do Festival de Annecy, que atraiu cerca de 120 mil pessoas esse ano. Escuta aqui.

Os DVDs

Os DVDs
Agora em DVD, Leon Morin, o Padre, de Jean-Pierre Melville. 1961, Cores. 130'. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.

Na França

INSCRIÇÃO AO FESTIVAL DE BIARRITZ

INSCRIÇÃO AO FESTIVAL DE BIARRITZ

De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010, o Festival de Biarritz - America Latina vai propor aos espectadores franceses o melhor da produção cinematográfica latino-americana. As inscrições para a competição estão abertas até 15 de julho. Mais informações aqui.



Sistema de apoio

PRÉMIO UNIÃO LATINA-FESTIVAL DE BIARRITZ

PRÉMIO UNIÃO LATINA-FESTIVAL DE BIARRITZO Prémio União Latina-Festival de Biarritz do Filme Documentário é organizado pela União Latina e o Festival Biarritz Amérique latine, Cinémas et Cultures, e foi criado para promover a produção de documentários latinos nos meios de difusão e comunicação bem como junto do grande público. Os filmes seleccionados concorrem ao Prémio União Latina - Festival de Biarritz do Filme Documentário. Os documentários deverão apresentar uma visão original da diversidade das culturas e das realidades da América Latina. As inscrições estão abertas até 30 de junho de 2010. Mais informações aqui.> Veja mais

CINEMA EM CONSTRUÇÃO 2010

CINEMA EM CONSTRUÇÃO 2010Cinema em Construção, iniciativa organizada junto com as Rencontres Cinémas d'Amérique Latine de Toulouse e o Festival de San Sebastián, se tornou uma ferramenta concreta do apoio à diversidade da produção graças à participação e à intervenção de vários profissionais europeus na fase da pós-produção. Tem por objetivo facilitar a finalização dos filmes selecionados, longas de ficção, que encontram dificuldades na fase de pós-produção. O próximo Cinema em Construção acontecerá de 21 a 22 de setembro de 2010, durante o Festival de San Sebastián. Os requerentes poderão apresentar as propostas até 30 de junho de 2010. Mais informações aqui.