Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

14/06/2010

Eventos Especiais

O FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2010

O FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2010

Ultimos dias do Festival Varilux de Cinema Francês que apresenta, de 2 a 10 de junho, 10 filmes franceses inéditos entre os melhores da produção recente, em 9 cidades no Brasil: São Paulo - Rio de Janeiro - Belo Horizonte - Brasília - Curitiba - Fortaleza - Porto Alegre - Recife - Salvador! 

Este evento é realizado pela UniFrance com o apoio da Embaixada da França no Brasil e da Delegação das Alianças Francesas e é produzido pela BonFilm. Mais informações aqui. Confira o site do festival aqui.



Destaques da semana

ENCONTROS DE CO-PRODUÇÕES FRANCO-BRASILEIRAS

ENCONTROS DE CO-PRODUÇÕES FRANCO-BRASILEIRAS Dia 4 de junho, no âmbito do Festival Varilux de Cinema Francês, foi organizado por Unifrance, o CNC, a Embaixada da França e Ancine, o "2º Encontro Franco-Brasileiro de coproduções cinematográficas".
A mesa dedicada ao tema contou com a participação de Régine Hatchondo (Unifrance), Julien Ezanno (CNC), Alberto Flaksman (Ancine), de Philippe Godeau e Nathalie Gastaldo (Pan Européennes Productions), e do produtor Eric Névé (Les Chauves Souris). Os termos do novo acordo de coprodução entre França e Brasil, assinado oficialmente durante o último Festival de Cannes, foi um dos temas centrais do encontro. A cineasta Lucia Murat e a produtora Sara Silveira, que possuem projetos de coproduções francesas, defenderam a criação de um fundo específico para que o acordo possa de fato deslanchar. Em seguida, Pedro Butcher (Filme B), Adhemar Oliveira (Grupo Espaço de Cinema) Jean-Thomas Bernardini (Imovision) e Jean-François Deveau (MK2) falaram sobre as dificuldades de distribuição de filmes franceses no Brasil e de filmes brasileiros na França. Enfim Mônica Sonzogni (Telecine) e Rogerio Brandão (TV Brasil) falaram da situação e das perspectivas dos filmes franceses nas televisões brasileiras.

BRESIL EN MOUVEMENTS 2010 - PARIS

BRESIL EN MOUVEMENTS 2010 - PARISDe 15 a 20 de julho, a 6a edição de "Brésil en Mouvements", cuja intenção é de mostrar ao público francófono os diferentes aspetos da sociedade brasileira, apresentará filmes documentários. O festival apresentará filmes brasileiros à propósito dos direitos humanos, das questões sociais e ambientais no Brasil como PORQUE NÃO QUEREMOS BELO MONTE de Julianna Malerba et Agustin Kammerath, STRADE D'ACQUA de Augusto Contento e POSITIVAS de Susanna Lira. Ao termino das sessões, o público poderá participar de debates com os diretores dos filme e representantes do mundo cultural, mediático e político.
> Veja mais

A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 emprestimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.


GOIÂNIA - CINE GOIÂNIA OURO

GOIÂNIA - CINE GOIÂNIA OURODe 1 a 15 de junho, o Cine Goiania Ouro faz mostra de filmes clássicos franceses . Mais informações aqui.

SALVADOR - SALA WALTER DA SILVEIRA

SALVADOR - SALA WALTER DA SILVEIRADe 4 a 10 de junho, a Sala Walter da Silveira em Salvador exibe Batalha no Céu de Carlos Reygadas. Mais informações aqui.

INSTITUTO MOREIRA SALLES

INSTITUTO MOREIRA SALLES

De 4 a 10 de junho, o Instituto Moreira Salles programa uma mostra de filmes africanos, à partir de várias coleções da Cinemateca. Mais informações aqui.


MAIS FILMES FRANCESES NO BRASIL

De 8 a 14 de junho, o Cine Praia Grande em Fortaleza exibe A França, de Serge Bozon.
De 8 a 13 de junho, a Aliança Francesa de São Gonçalo - RJ, exibe vários filmes francese em parceria com o SESC São Gonçalo.

Dia 14 de junho, a Aliança Francesa de Florianópolis mostra Você e Eu, no cine-clube da segunda feira.


Cinemaison

14/06 - NOITE CLÁSSICA E CONTEMPORÂNEA!

O Cinemaison propõe uma noite que combina clássico com cinema contemporâneo!  Começamos com Muriel, filme de Alain Resnais escolhido por Cacá Diegues para o Seleção Cinema de junho. Seguimos com uma novidade da Cinemateca, o lindo documentário de Sandrine Bonnaire sobre sua irmã, O Nome dela é Sabine, selecionado no Festival do Rio 2008. Ambos imperdíveis! > Veja mais

18h: SELEÇÃO CINEMA! MURIEL

18h: SELEÇÃO CINEMA! MURIEL

Muriel ou le Temps d'un Retour (França, 1963). De Alain Resnais. Com Delphine Seyrig. Legendas em Português. 35mm. Duração 115’.

Resnais faz um novo mergulho pelos meandros da memória, pondo lado a lado passado e presente, realidade e imaginação, para contar a história de um grupo de pessoas na cidade de Boulogne, no início da década de 1960.

Escolhido por: Cacá Diegues.

Confira no CineEva, outros filmes de Resnais no mês de junho:
12/06 – Hiroshima
19/06 – O Ano passado em Marienbad

> Veja mais

20h: O NOME DELA É SABINE

20h: O NOME DELA É SABINE

Elle s’appelle Sabine (França, 2007). De Sandrine Bonnaire. Documentário em cores. Com Sabine Bonnaire, Sandrine Bonnaire.  Documentário em cores. DVD. Duração 85’. Class. etária 14 anos.

A atriz Sandrine Bonnaire narra a história da irmã Sabine, que é autista, através de imagens filmadas ao longo de 25 anos. Sandrine testemunha o momento atual de Sabine, que depois de uma estadia infeliz num hospital psiquiátrico, passa a viver numa estrutura adaptada a ela. E, dessa forma, numa casa na região de Charente, na França, reencontra a felicidade. A partir desse episódio, o documentário mostra a penúria e o despreparo de algumas instituições especializadas e as dramáticas conseqüências que podem causar aos doentes.

Selecionado na Quinzena dos Realizadores em Cannes 2007.

> Veja mais

As carteirinhas do Cinemaison válidas até 12/2009 são prorrogadas até 12/2010. As mais antigas devem ser trocadas por novas diretamente no Cinemaison.

> Veja mais

Seleção Cinema

SELEÇÃO CINEMA - CINE EVA e ESPAÇO LE CORBUSIER

SELEÇÃO CINEMA - CINE EVA e ESPAÇO LE CORBUSIERO Projeto Seleção Cinema é uma iniciativa do Serviço Audiovisual da Embaixada da França no Brasil e da Fundação Eva Klabin. O objetivo desse projeto é levar ao conhecimento de um público amplo a cinematografia francesa em dois pontos de exibição na cidade do Rio de Janeiro: o Cinemaison, e o CineEva, novo cineclube da Fundação Eva Klabin. Os filmes são projetados também no Espaço Le Corbusier da Embaixada da França em Brasilia. Pedimos a onze grandes nomes do cinema brasileiro que escolhessem filmes no acervo da Cinemateca da Embaixada da França. Mais informações aqui.> Veja mais

12/06 e 16/06 - HIROSHIMA MEU AMOR

12/06 e 16/06 - HIROSHIMA MEU AMOR

Hiroshima mon amour (França, 1959). De Alain Resnais, com Emmanuelle Riva, Eiji Okada. Legendas em Português. Duração 90'.
Participando de um filme sobre a paz, em Hiroshima, nos anos 50, atriz francesa passa a noite com um arquiteto japonês. Tudo isso, traz lembranças de sua juventude, na cidade de Nevers, durante a Segunda Guerra Mundial. Período, no qual foi perseguida, quando se apaixonou por um soldado alemão.

Escolhido por: Lucy Barreto

RJ: Sáb - 12.06 - 19h - CineEva 

BSB: Qua - 16.06 - 19h - Espaço Le Corbusier

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas
Em cartaz, Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague (França/Estados Unidos, 2009), o documentário de Emmanuel Laurent. Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui.

Na TV

Na TV
No canal Telecinecult, dia 11 de junho, não perca o filme A mulher infiel (França, 1968), de Claude Chabrol. Com Michel Bouquet e Stéphane Audran. Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI
Escuta a crónica da Andriana Brandão sobre a estréia em Cannes de 5 x favela, agora por nós mesmo, produzido por Cacá Diegues. Veja mais informações aqui.

Os DVDs

Os DVDs
Agora em DVD, Quando a porca torce o rabo, de Jean-Jacques Annaud. 2007, Cores. 101'. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.

Na França

INSCRIÇÃO AO FESTIVAL DE BIARRITZ

INSCRIÇÃO AO FESTIVAL DE BIARRITZ

De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010, o Festival de Biarritz - America Latina vai propor aos espectadores franceses o melhor da produção cinematográfica latino-americana. As inscrições para a competição estão abertas até 15 de julho. Mais informações aqui.



Formações audiovisuais

Les Gobelins

Les Gobelins

A França tem uma longa experiência na prática do cinema de animação. Há mais de trinta anos, GOBELINS, escola de imagem, se tornou parceira privilegiada desses criadores e empresas de animação, com uma formação preparando para o trabalho de concepção, direção e produção dos filmes.

Durante a escola de verão, Gobelins oferece aos estudantes e jovens profissionais do mundo. As conferências são feitas em inglês sem tradução ou em francês com tradução simultánea em inglês.

Inscrições até 15 de junho. Mais Informações aqui.



Sistema de apoio

Programa Ibermedia recebe inscrições

Programa Ibermedia recebe inscrições

O Programa Ibermedia abriu a segunda convocatória para seu programa de apoio nas categorias desenvolvimento, co-produção, formação e distribuição. O programa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos cinematográficos ibero-americanos e promover a integração entre as empresas desse mercado. As inscrições vão até 14 de junho e podem ser feitas pelo site do programa.


PRÉMIO UNIÃO LATINA-FESTIVAL DE BIARRITZ

PRÉMIO UNIÃO LATINA-FESTIVAL DE BIARRITZO Prémio União Latina-Festival de Biarritz do Filme Documentário é organizado pela União Latina e o Festival Biarritz Amérique latine, Cinémas et Cultures, e foi criado para promover a produção de documentários latinos nos meios de difusão e comunicação bem como junto do grande público. Os filmes seleccionados concorrem ao Prémio União Latina - Festival de Biarritz do Filme Documentário. Os documentários deverão apresentar uma visão original da diversidade das culturas e das realidades da América Latina. As inscrições estão abertas até 30 de junho de 2010. Mais informações aqui.> Veja mais

CINEMA EM CONSTRUÇÃO 2010

CINEMA EM CONSTRUÇÃO 2010Cinema em Construção, iniciativa organizada junto com as Rencontres Cinémas d'Amérique Latine de Toulouse e o Festival de San Sebastián, se tornou uma ferramenta concreta do apoio à diversidade da produção graças à participação e à intervenção de vários profissionais europeus na fase da pós-produção. Tem por objetivo facilitar a finalização dos filmes selecionados, longas de ficção, que encontram dificuldades na fase de pós-produção. O próximo Cinema em Construção acontecerá de 21 a 22 de setembro de 2010, durante o Festival de San Sebastián. Os requerentes poderão apresentar as propostas até 30 de junho de 2010. Mais informações aqui.