Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

31/05/2010

Destaques da semana

O FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2010!

O FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2010! De 2 a 10 de junho, o Festival Varilux de Cinema Francês vai apresentar 10 filmes franceses inéditos entre os melhores da produção recente, em 9 cidades no Brasil: São Paulo - Rio de Janeiro - Belo Horizonte – Brasília - Curitiba - Fortaleza - Porto Alegre – Recife - Salvador! Com a projeção das melhores e mais recentes produções em pré-estréia, e a presença de uma importante delegação de atores e cineastas franceses (no Rio e São Paulo), o Festival Varilux de Cinema Francês pretende se tornar uma referência de encontro anual entre o cinema francês e o público brasileiro. Este evento é realizado pela UniFrance com o apoio da Embaixada da França no Brasil e da Delegação das Alianças Francesas e é produzido pela BonFilm. Mais informações aqui. Confira o site do festival aqui.

25 DE MAIO: LANÇAMENTO DO TV5MONDE + AFRICA!

25 DE MAIO: LANÇAMENTO DO TV5MONDE + AFRICA!Para o Dia mundial da Africa, 25 de maio, TV5MONDE lança TV5MONDE + Afrique, a primeira WEB TV inteiramente dedicada á Africa, accessível gratuitamente atravès do site www.tv5monde.com/afrique. TV5MONDE + Afrique proporá uma grande seleção de programas on demand que apresentarão os vários aspectos da criatividade do continente africano contemporâneo. Filmes, ficções, séries, documentários, programas econômicos, esportivos, culturais, jornais de atualidade, serão propostos à todos. > Veja mais

TV5 MONDE LANÇA PLATAFORMA ON DEMAND

TV5 MONDE LANÇA PLATAFORMA ON DEMAND

O canal internacional de televisão francófona, TV5Monde, lançou no dia 17 de maio uma plataforma de cinema "on demand": "TV5Monde + Cinéma", disponível à partir do Brazil. Combina conteúdos gratuitos ou não, e serviços, com 200 obras numeradas. Este catálogo, cujo objetivo é reunir 1000 obras, contém filmes populares, independentes e cinema do patrimônio francófono da França, Bélgica, Québec, Suíça, África  subssariana, do Líbano e do Magrebe. O inglês será a primeira língua de legendagem disponível e o site será também disponível em inglês. A locação dos filmes custará entre 3,99 e 4,99 euros. Mais informação aqui.


FONDS SUD CINEMA - CALENDARIO

FONDS SUD CINEMA - CALENDARIO O Fonds Sud Cinema é um Fundo relativo a projetos de filmes de ficção, animação ou documentários de criação destinados à exibição em salas comerciais na França e no exterior. O Fonds Sud propõe 3 tipos de apoio: à produção, à finalização, à roteirização. Entrega das candidaturas para a 3ª comissão até 5 de junho de 2010. Para mais informações e ter a lista dos novos socios da Comissão do Fonds Sud : aqui.> Veja mais

CELEBRAÇÃO DO FESTIVAL DE CANNES COM A.F. NITERÓI

CELEBRAÇÃO DO FESTIVAL DE CANNES COM A.F. NITERÓI

A Aliança Francesa de Niterói, em parceria com a UFF, propõe uma exposição com os principais cartazes dos filmes premiados em Cannes. Esta exposição exibe alguns cartazes dos Grandes Prêmios (Grand Prix) e Palmas de Ouro (Palme d’Or) do Festival em formato impresso. Em parceria com Universidade Sophia Antipolis (Nice-França) e as Universidades Federais da Bahia e a Fluminense, uma projeção do filme A propósito de Nice de Jean Vigo será organizada dia 04 de maio, às 19h na Midiateca da Aliança Francesa de Niterói. Mais informações aqui.

> Veja mais

A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 emprestimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.


SAO PAULO - CINEMATECA BRASILEIRA

SAO PAULO - CINEMATECA BRASILEIRADe 24 a 30 de maio : no âmbito da mostra Eu sou o outro: a Duplicidade no Cinema, a Cinemateca Brasileira exibe o Coronel Chabert de Yves Angelo e A Vida é um longo rio tranquilo Étienne Chatiliez. Mais informações aqui.

SALVADOR - SALA WALTER DA SILVEIRA

SALVADOR - SALA WALTER DA SILVEIRADe 28 de maio a 03 de junho, no âmbito do VI° Panorama Internacional de Cinema – Coisa de Cinema, a Sala Walter da Silveira em Salvador exibe Khamsa de Karim Dridi e de 4 a 10 de junho, a Batalha no Céu de Carlos Reygadas. Mais informações aqui.

BELEM - CINE OLYMPIA

BELEM - CINE OLYMPIA

De 18 de maio a 6 de junho, o Cine Olympia em Belém programa o filme 7 anos de Jean-Pascal Hattu. Mais informações aqui.


MAIS FILMES FRANCESES NO BRASIL

- Dia 1° de junho, o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro exibe A Baia dos Anjos de Jacques Demy. Mais informações aqui.
De 1° a 15 de junho, o Cine Goiania Ouro faz mostra de filmes clássicos franceses . Em breve, mais informações aqui.

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas
Em cartaz, Mademoiselle Chambon (França, 2009), de Stéphane Brizé. Com Vincent Lindon e Sandrine Kiberlain. Veja a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil aqui.

Na TV

Na TV
No canal TV5 MONDE, dia 5 de junho, não perca o filme Na guerra (França, 2008), de Bertrand Bonello. Com Mathieu Amalric, Guillaume Depardieu, Asia Argento. 129’. Veja a programação TV da semana aqui.


Na RFI

Na RFI
Escuta a crónica da Andriana brandão sobre a estréia em Cannes de 5 x favela, agora por nó mesmo, produzido por Cacá Diegues. Veja mais informações aqui.

Os DVDs

Os DVDs
Agora em DVD, DE TANTO BATER MEU CORAÇÃO PAROU, de Jacques Audiard. 2005, Cores. 107’. Conheça os novos lançamentos em DVD / Vídeo do mês aqui.

Formações audiovisuais

Les Gobelins

Les Gobelins

A  França tem uma longa experiência na prática do cinema de animação. Há mais de trinta anos, GOBELINS, escola de imagem, se tornou parceira privilegiada desses criadores e empresas de animação, com uma formação preparando para o trabalho de concepção, direção e produção dos filmes.

Durante a escola de verão, Gobelins oferece aos estudantes e jovens profissionais do mundo. As conferências são feitas em inglês sem tradução ou em francês com tradução simultânea em inglês.

Inscrições até 15 de junho. Mais Informações aqui.



Sistema de apoio

Programa Ibermedia recebe inscrições

Programa Ibermedia recebe inscrições

O Programa Ibermedia abriu a segunda convocatória para seu programa de apoio nas categorias desenvolvimento, co-produção, formação e delivery. O programa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos cinematográficos ibero-americanos e promover a integração entre as empresas desse mercado. As inscrições vão até 14 de junho e podem ser feitas pelo site do programa.



Dados sobre o setor

ACORDO DE CO-PRODUÇÃO FRANCO-BRASILEIRO

Confira aqui para conhecer o Acordo de Co-produção Cinematográfica entre o Governo da República Francesa e o Governo da República Federativa do Brasil, assinado no âmbito do Festival de Cannes de 2010.