Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

31/03/2010

Destaques da semana

SELEÇÃO CINEMA: A FRANÇA NO OLHAR DO BRASIL

SELEÇÃO CINEMA: A FRANÇA NO OLHAR DO BRASILA partir do dia 10 de abril, descubra a programação do projeto "Seleção Cinema - A França no olhar do Brasil". Onze grandes nomes do cinema brasileiro (João Moreira Salles, Lúcia Murat, Lucy Barreto, Luiz Carlos Barreto, Nelson Pereira Dos Santos, Walter Salles, ...) escolheram filmes no acervo da Cinemateca da Embaixada da França. Os filmes escolhidos são, na grande maioria, clássicos, e os diretores coincidem em muitos deles. No Cinemaison e no cinEva, em parceria com a Fundação Eva Klabin, no Rio de Janeiro e no Espaço Le Corbusier em Brasilia. Mais informações aqui.

HOMENAGEM AO ERIC ROHMER - CAIXA CULTURAL R.J.

HOMENAGEM AO ERIC ROHMER - CAIXA CULTURAL R.J.Desde 29 de março e até 11 de abril, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a Mostra “O Cinema de Eric Rohmer” que marca uma homenagem ao cineasta francês falecido recentemente, em 11 de janeiro de 2010. A mostra propõe uma revisão de sua obra cinematográfica com a exibição de 27 filmes, entre curtas, médias e longas, além de dois documentários sobre o cineasta.
Os sócios do Cinemaison pagarão meia-entrada na mostra Eric Rohmer, com apresentação da carteirinha de sócio.
Veja mais informações
aqui

ENCONTROS DE CINEMA DA AMERICA LATINA - TOULOUSE

ENCONTROS DE CINEMA DA AMERICA LATINA - TOULOUSE

O road movie brasileiro ambientado no sertão nordestino Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Karim Ainouz e Marcelo Gomes, recebeu o Grande Prêmio Coup de Coeur do Festival Encontros de Cinema da América Latina de Toulouse. O documentário brasileiro Quebradeiras, de Evaldo Mocarzel, recebeu o Prêmio SIGNIS de melhor Documentário. Mais informações aqui.


TV5MONDE LANÇA APLICATIVO PARA IPHONE

TV5MONDE LANÇA APLICATIVO PARA IPHONE

TV5MONDE continua desenvolvendo o projeto « Mídia Global » e propõe o seu primeiro aplicativo para iPhone, « 7 dias no planeta », complemento para celular do programa do mesmo nome.  Difundido a cada semana em todos os sinais da TV5MONDE, este programa  é parte importante do dispositivo «Aprender e ensinar o francês com TV5MONDE», ajudando milhões de pessoas a aperfeiçoar o seu francês com exercícios interativos na Internet. Mais informação aqui.



A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 empréstimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.


UFAL NO CINE SESI - MACEIÓ

UFAL NO CINE SESI - MACEIÓPara celebrar o aniversário de 80 anos de Jean-Luc Godard, em sua primeira exibição o projeto Ufal no Cine Sesi, exibe o grande clássico da Nouvelle Vague Acossado, dia 31 de março, às 21h. Mais informações aqui.

BAHIA - CIRCUITO POPULAR DE CINEMA E VÍDEO

BAHIA - CIRCUITO POPULAR DE CINEMA E VÍDEOO Circuito Popular de Cinema e Vídeo em abril comemora o Mês da Dança. Em parceria com a Cinemateca de Embaixada da França, será exibido a coleção Paisagens Coreográficas Contemporâneas : um paisagem de dança contemprânea que ilustra, de filme a outro sua riqueza e criatividade. Mais informações aqui.

SAO PAULO - MOSTRA CLÁSSICOS AFRICANOS

SAO PAULO - MOSTRA CLÁSSICOS AFRICANOS O Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) iniciou dia 29 de março a sua nova mostra Clássicos Africanos, com filmes feitos por cineastas do continente e restaurados pela Cinémathèque Afrique. Entre os filmes a serem exibidos até dia 9 de abril, estão Taafe Fanga, poder de saia, Carta camponesa e Fary, a jumenta. Mais informações aqui.

MOSTRA JEAN ROUCH - SALVADOR

MOSTRA JEAN ROUCH - SALVADOR

Até dia 1 de abril, a associação Balafon exibe em Salvador filmes do grande documentarista francês. Curtas-metragens e produções raras – a maioria inédita no Brasil – serão exibidos ao lado de clássicos do cineasta, como A Pirâmide Humana, Pouco a Pouco e Jaguar.
 Mais informações aqui.


CURITIBA E SAO PAULO - DO PALCO À TELA

CURITIBA E SAO PAULO - DO PALCO À TELAAté dia 1 de abril na Cinemateca de Curitiba e durante todo o mês de abril no MuBE de São Paulo, mostras de filmes franceses da coleção "Do Palco à Tela" são organizadas a partir da produção de renomados diretores franceses como Patrice Chéreau, que sobem ao palco gravações de espetáculos teatrais adaptados para o cinema além de documentários sobre o teatro.
Veja mais informações nos sites da Cinemateca de Curitiba e do MuBE.

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO - RECIFE

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO - RECIFEA Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, programa o Processo de Joana d'Arc de Robert Bresson, em 4 de abril. Mais informações aqui.> Veja mais

Cinemaison

05/04 - MAIS NOVIDADES DA CINEMATECA!

Mostramos 2 filmes inéditos, recém chegados ao acervo: Khamsa é o penúltimo filme de Karim Dridi, selecionado em mais de dez festivais internacionais, inclusive a Mostra de São Paulo e o Festival do Rio, além de Toronto, Seattle, Locarno... O filme foi recém legendado e será apresentado em cópia nova! Além disso, o filme Bamako, último filme de Abderrhamane Sissako, indicado ao César de Melhor Atriz.

18h: KHAMSA

18h: KHAMSA

Khamsa (França, 2008) de Karim Dridi. Com Marc Cortes, Raymond Adam, Simon Abkarian e outros. Cores. 35mm. Leg. Em port. Duração 95’.

Depois de fugir de sua família adotiva, Khamsa volta para o acampamento cigano onde nasceu 13 anos atrás. Nada parece ter mudado desde que ele foi forçado a partir... Até que seu melhor amigo Coyote conhece Rachitique, um ladrãozinho, com quem começa a realizar pequenos furtos. A juventude e a inocência de Khamsa irão rapidamente acabar à medida que ele desce numa espiral de delinqüência.

> Veja mais

20h: BAMAKO

20h: BAMAKO

Bamako (França/Mali, 2006). De Abderrhamane Sissako. Com Aïsa Maïga, Danny Glover, Elia Suleiman. Cores. Universciné. Leg. Em port. Duração 118’.

Cidadãos africanos decidem processar as instituições financeiras internacionais pelo estado de endividamento em que se encontra o continente. Só que os procedimentos legais são recebidos com indiferença pelos habitantes locais, que seguem adiante com sua rotina. Entre eles estão Chaka e Melé. Ela é cantora num bar, ele está desempregado, e a relação dos dois passa por um momento difícil.

> Veja mais

As carteirinhas do Cinemaison válidas até 12/2009 são prorrogadas até 12/2010. As mais antigas devem ser trocadas por novas diretamente no Cinemaison.


Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Ainda em cartaz, As ervas daninhas (França, 2009), o ùltimo do Alain Resnais, com Sabine Azéma, André Dussolier e Emmanuelle Devos. Veja aqui a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil.

> Veja mais

Na TV

Na TV

Dia 4 de abril,  no Canal TV5 Monde, não perca o filme de Coline Serreau, Chaos (França, 2002), com Rachida Brakni e Vincent Lindon. Veja a programação TV da semana aqui.

> Veja mais

Na França

SHORT FILM CORNER

SHORT FILM CORNERO Short Film Corner, organizado pelo Festival de Cannes, de 12 a 22 de maio, é um encontro e um mercado com destino aos profissionais internacionais do curta metragem. O lugar ideal para descobrir novos talentos, fazer a promoção de uma nova obra, etc. As inscrições de curtas-metragens estão abertas até 16 de abril. > Veja mais

FESTIVAL PARIS CINEMA - PARIS PROJECT 2010

FESTIVAL PARIS CINEMA - PARIS PROJECT 2010

De 3 a 13 de julho de 2010, o Festival Paris Cinema 2010, criado pela prefeitura de Paris e presidido pela atriz Charlotte Rampling, vai propor uma competição internacional de filmes de longa mentragem e Paris Project, um encontro de projetos de coproduções internacionais, aberto a todo tipo de roteiro de longa metragem (fição, documentário, animação experimental). As inscrições para a competição estão abertas até 16 de abril e para Paris Project até 23 de abril.
Veja mais informações aqui.



Formações audiovisuais

CFPJ INTERNACIONAL

CFPJ INTERNACIONAL

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento ao Jornalismo (CFPJ) oferece a cada ano vários tipos de formações para jornalistas estrangeiros que querem aperfeiçoar suas competências ou formação em novas técnicas. Em 2010, 5 formações estão propostas sobre as temáticas seguintes:
- Jornalismo de televisão / Jornalismo repórter de imagem / Radiojornalismo: 5 a 30 de julho 2010.
Jornalismo na web / Deontologia e ética profissional: 27 setembro a 22 outubro de 2010.

Veja mais informações aqui.

> Veja mais

Dados sobre o setor

Média Brésil

Média BrésilEncontra a última edição de Média Brésil, uma newsletter do Serviço Audiovisual da Embaixada da França, que apresenta em lingua francesa a atualidade brasileira do setor audiovisual. > Veja mais