Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

24/03/2010

Destaques da semana

TOULOUSE: ENCONTROS DOS CINEMAS DA AMERICA LATINA

TOULOUSE: ENCONTROS DOS CINEMAS DA AMERICA LATINAO cinema brasileiro é um dos principais destaques do festival Encontros dos Cinemas da América Latina de Toulouse, que acontecerá entre os dias 19 e 28 de março. Metade dos curtas-metragens que concorrerão pelo prêmio "Signis" serão brasileiros, assim como entre os documentários. O Brasil contará com a presença do diretor Bruno Vianna, que exibirá duas propostas de videoarte, "Ressaca" e "Invisíveis". Outro representante brasileiro será o diretor e jornalista Kléber Mendonça Filho, que terá uma mostra especial com seis curtas-metragens exibidos.> Veja mais

ESPECIAL BOLSAS

ESPECIAL BOLSASAs inscrições para as bolsas Master Ile-de-France 2010 (ajuda anual de 10.500 €) estão abertas até dia 22 de março para os estudantes de São Paulo e até dia 26 para os estudantes de outros estados do Brasil. Veja mais informações aqui.
> Veja mais

GOBELINS

GOBELINSLes Gobelins, escola de imagem propõe uma formação de 3 anos de Concepção, direção de filmes de animação aberta para alunos de 18 a 26 anos. As inscrições estão abertas até dia 20 de março no site da escola. As inscrições ao concurso de acesso direto ao 3o ano estão abertas até dia 26 de março.> Veja mais

A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 empréstimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE a programação de filmes da Cinemateca em todo o Brasil.

Os detalhes de funcionamento da Cinemateca encontram-se aqui.


GOIÂNIA : RETRATOS DE MULHERES

GOIÂNIA : RETRATOS DE MULHERES

De 19 a 25 de março, o Cine Cultura - AGEPEL - Goiânia propõe uma 'Semana da Mulher' e exibe Mouchette, a virgem possuida de Robert Bresson (França, 1967), Madame Bovary de Claude Chabrol (França, 1991), Barakat de Djamila Sahraoui (França, 2006) e Samia de Philippe Faucon (França, 2000).


BELO HORIZONTE : MOSTRA JACQUES RIVETTE

BELO HORIZONTE : MOSTRA JACQUES RIVETTEDe 15 à 28 de março, o Cine Humberto Mauro apresenta uma mostra pioneira de um dos principais diretores da Nouvelle Vague francesa: Jacques Rivette, considerado ao lado de Jean-Luc Godard como o mais experimental dos autores do movimento. Entre os filmes exibidos estão Jean Renoir, o Patrão Le Pont du Nord, A Bela Intrigante, Defesa Secreta e Quem sabe?.
> Veja mais

SALVADOR E BELÉM : MOSTRA JEAN ROUCH

SALVADOR E BELÉM : MOSTRA JEAN ROUCHDe 18 à 28 de março em Belém e de 19 de março à 1 de abril em Salvador, a associação Balafon apresenta filmes de Jean Rouch, um dos criadores mais produtivos e influentes da segunda metade do século 20 na França. Veja mais informações aqui.

CURITIBA : DO PALCO À TELA

CURITIBA : DO PALCO À TELADe 26 de março à 1 de abril, a Cinemateca de Curitiba apresenta a mostra de filmes franceses "Do Palco à Tela", a partir da produção de renomados diretores franceses como Patrice Chéreau, que sobem ao palco gravações de espetáculos teatrais adaptados para o cinema além de documentários sobre o teatro. Veja mais informações aqui.

RIO DE JANEIRO : HOMENAGEM AO ERIC ROHMER

RIO DE JANEIRO : HOMENAGEM AO ERIC ROHMER

De 29 de março a 11 de abril, a CAIXA Cultural do Rio de Janeiro apresenta a Mostra “O Cinema de Eric Rohmer” que marca uma homenagem ao cineasta francês falecido recentemente, em 11 de janeiro de 2010, que completaria 90 anos no dia 4 de abril. Nome central da Nouvelle Vague, ao lado de Godard e Truffaut, Eric Rohmer foi um dos maiores cineastas e dos mais brilhantes críticos de cinema do século XX.

> Veja mais

NAS ALIANÇAS FRANCESAS

NAS ALIANÇAS FRANCESAS26/03 : Curitiba : às 14h : Ao sol mesmo a noite (1997) e às 16h : Tambores no Dique (2002), de Arianne Mnouchkine, na Aliança Francesa de Curitiba.

27/03 : Rio de Janeiro
: Lumumba, de Raoul Peck (2000), às 10h, no Auditório da AF de Botafogo.

28/03 : São Paulo
: Só Deus sabe, de Bruno Podalydès (1998), às 11h, na Reserva Cultural.

29/03 : Florianópolis
: História de um encontro, de Brahim Tsaki (1983), às 18h30, Fundação Cultural Badesc.

E MAIS. . .

24/03 : Alagoas : Acossado, de Jean-Luc Godard (1060), no Cine Sesi.

25/03 : Campinas : Missão Demissão
, de Jean-Marc Moutout (2004), às 18h30, no MIS de Campinas.

28/03 : Recife : O Processo de Joana d'Arc, de Robert Bresson (1962), na Fundação Joaquim Nabuco.

31/03 : Alagoas : Acossado, de Jean-Luc Godard (1060), na UFAL.

De 29 de março à 9 de abril : São Paulo : Mostra de Clássicos Africanos, no Cinusp.

Cinemaison

19h: OS AMORES DE ASTREE E CELADON

19h: OS AMORES DE ASTREE E CELADON

SESSSÃO ESPECIAL DE ABERTURA DA "HOMENAGEM AO ERIC ROHMER"

Em parceria com a CAIXA Cultural RJ e a Cineduc, exibimos o último filme de Eric Rohmer, nunca lançado no Brasil. O Cinemaison e a Embaixada da França estão felizes em se associar a uma mostra imprescindível, reunindo 25 filmes do diretor, que a CAIXA Cultural do Rio de Janeiro apresenta de 30 de março a 11 de abril.
Les Amours d'Astrée et de Céladon (França-Italia, 2007). De Eric Rohmer, com Andy Gillet, Cécile Cassel. 107'.
Astrée e Céladon estão profundamente apaixonados. No entanto, Astrée é enganada pelo pretendente, e Céladon, desesperado, se joga no rio, mas é secretamente salvo por ninfas. Preso às promessas de nunca mais ver Astrée, ele precisará enfrentar diversos desafios para quebrar a maldição e, enfim, viver ao lado da sua amada.


As carteirinhas do Cinemaison válidas até 12/2009 são prorrogadas até 12/2010. As mais antigas devem ser trocadas por novas diretamente no Cinemaison.


Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Em cartaz em São Paulo : AS TESTEMUNHAS (Les Témoins - França, 2007). De André Techiné e com Emmanuelle Béart, Michel Blanc.

Veja aqui a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil.


Na TV

Na TV

No dia 29/03,  no Canal TV5 Monde, não perca o filme de Christine Dory.

OS INSEPARÁVEIS, uma histório de amor apaixonada com Guillaume Depardieu (Boris) e Maris Vialle (Sandra).

Veja a programação TV da semana aqui.



Na França

SHORT FILM CORNER

SHORT FILM CORNERO Short Film Corner, organizado pelo Festival de Cannes, de 12 a 22 de maio, é um encontro e um mercado com destino aos profissionais internacionais do curta metragem. O llugar ideal para descobrir novos talentos, fazer a promoção de uma nova obra, etc. As inscrições de curtas-metragens estão abertas até 16 de abril. > Veja mais

QUINZAINE DES REALISATEURS - CANNES 2010

QUINZAINE DES REALISATEURS - CANNES 2010A Quinzaine des Réalisateurs é uma seção paralela prestigiosa ao Festival de Cannes criada em 1969 pela Sociedade dos Realizadores de Filmes. Apresenta vinte longas-mentragens (fição, documentário, ...) e dez curtas. As inscrições para longas-metragens e curtas-metragens estão abertas até dia 26 de março.
Veja mais informações aqui.

FESTIVAL PARIS CINEMA - PARIS PROJECT 2010

FESTIVAL PARIS CINEMA - PARIS PROJECT 2010

De 3 a 13 de julho de 2010, o Festival Paris Cinema 2010, criado pela prefeitura de Paris e presidido pela atriz Charlotte Rampling, vai propor uma competição internacional de filmes de longa mentragem e Paris Project, um encontro de projetos de coproduções internacionais, aberto a todo tipo de roteiro de longa metragem (fição, documentário, animação experimental). As inscrições para a compatição estão abertas até 16 de abril e para Paris Project até 23 de abril.
Veja mais informações aqui.



Formações audiovisuais

CFPJ INTERNACIONAL

CFPJ INTERNACIONAL

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento ao Jornalismo (CFPJ) oferece a cada ano vários tipos de formações para jornalistas estrangeiros que querem aperfeiçoar suas competências ou formação em novas técnicas. Em 2010, 5 formações estão propostas sobre as temáticas seguintes:
- Jornalismo de televisão / Jornalismo repórter de imagem / Radiojornalismo: 5 a 30 de julho 2010.
Jornalismo na web / Deontologia e ética profissional: 27 setembro a 22 outubro de 2010.

Veja mais informações aqui.

> Veja mais

Sistema de apoio

GRANDE PRÊMIO URTI

GRANDE PRÊMIO URTI

A Universidade Radiofônica e Televisual Internacional convida cada canal de teledifusão a apresentar um ou dois documentários, no máximo, para participar do primeiro Grande Prêmio Internacional de Documentário de TV : 10.000 dólares para o diretor contemplado.
- Data limite de entrega das candidaturas: 1 de abril 2010
Veja mais informações aqui.

MEDIA INTERNATIONAL

MEDIA INTERNATIONAL
MEDIA INTERNATIONAL está aberto aos projetos de formação continuada e de promoção que terminem, no maximo, no dia 31 de Março 2011. O lote 1, intitulado "Formação Profissional", é endereçado aos projetos no âmbito da formação. O lote nº 2 intitulado “acesso ao mercado ", é mais focado em ações que promovem o acesso aos mercados internacionais de filmes e outros produtos audiovisuais.
Veja mais informações aqui.


Dados sobre o setor

Média Brésil

Média BrésilEncontra a última edição de Média Brésil, uma newsletter do Serviço Audiovisual da Embaixada da França, que apresenta em lingua francesa a atualidade brasileira do setor audiovisual.