Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 28/01/2010

Destaques da semana

CONCURSO FEMIS 2010

CONCURSO FEMIS 2010

A Fémis, Escola Nacional Superior dos Ofícios da Imagem e do Som, acessível através de concurso vestibular +2 (ter cursado dois anos do ensino superior), garante um ensino técnico, artístico e cultural dedicado às profissões do cinema e do audiovisual. Herdeira da IDHEC, a Fémis foi criada em 1986. Ao longo de vinte anos, mais de seiscentos profissionais se formaram na escola; a Fémis lidera o ranking das escolas de audiovisual no mundo. As inscrições para o concurso geral, o concurso internacional, o concurso de script e o concurso distribuição-exploração, devem ser feitas unicamente pela Internet, através do site da Fémis. As datas para inscrições vão de 15 de janeiro até 19 de fevereiro de 2010.

> Veja mais

MOSTRA GODARD - CAIXA CULTURAL - RIO

MOSTRA GODARD - CAIXA CULTURAL - RIO

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a partir de 26 de janeiro a 07 de fevereiro a Mostra de Cinema "Godard 80" que marcará o início das comemorações dos 80 anos do cineasta francês Jean-Luc Godard, em 2010. A mostra propõe uma revisão da obra cinematográfica de um dos maiores cineastas de todos os tempos, com a exibição de 16 de seus principais filmes (sendo 15 exibidos em película 35mm e 1 em DVD). A mostra conta com opoio de Culturesfrance e da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil. Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2 - Av. Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro-RJ. Veja a programação completa.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2009, a Cinemateca da Embaixada da França, antena de Culturesfrance no Brasil, realizou mais de 3000 empréstimos a aproximadamente 500 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

VERÃO DE CLÁSSICOS - SAO PAULO

VERÃO DE CLÁSSICOS - SAO PAULO

Inaugurando a programação de 2010, a Cinemateca Brasileira mais uma vez aproveita o período de férias escolares e universitárias para exibir uma seleção extremamente diversificada de clássicos docinema.. É a segunda edição da mostra VERÃO DE CLÁSSICOS, em cartaz na Cinemateca ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, cuja proposta é reunir obras de grandes diretores, cult movies e verdadeiras raridades do cinema mundial. Uma serie de classicos franceses, cedidos pela Cinemateca da Embaixada da França, será exibidida, entre outros, O Corvo de Henri-George Clouzot, Adeus, Philippine de Jacques Rozier e De Mayerling a Sarajevo de Max Ophüls. A programação do VERÃO DE CLÁSSICOS segue em cartaz ao longo de todo o mês de fevereiro, apresentando outras raridades pouco conhecidas e há muito ausentes das telas. Veja a programaçao completa aqui.

> Veja mais

NOVAS REGRAS DE COMUNICAÇÃO DA CINEMATECA

NOVAS REGRAS DE COMUNICAÇÃO DA CINEMATECA

As regras de comunicação da Cinemateca da Embaixada da França mudaram no começo deste mês: a partir de agora, para cada evento realizado com os filmes da nossa Cinemateca, é preciso inserir 3 logotipos em cada peça do material de divulgação que estão organizando:

- Cinemateca da Embaixada da França

- Embaixada da França

- CulturesFrance

Caso não haja possibilidade de inserção das 3 logos, solicito que nos informem, justificando a impossibilidade. Neste caso, pedimos que seja dada a prioridade às 2 últimos logos acima (Embaixada da França e CulturesFrance).

Conforme as contrapartidas que solicitamos, precisamos que nos sejam enviados com a máxima antecedência:

- a grade de programação detalhada dos nossos filmes

- material de divulgação eletrônico constando nossos logotipos

- link para a página de divulgação do evento

- release enviado à imprensa se houver

- material impresso produzido, enviado com os filmes após a projeção.

Os detalhes de funcionamento de nossa parceria encontram-se na página www.cinefrance.com.br/cinemateca/funcionamento 



Cinemaison

01/02 - INÉDITOS DO UNIVERSCINÉ

O Cinemaison propõe, através do acervo Universciné da Cinemateca, a descoberta de dois filmes femininos singulares totalmente inéditos no Brasil. Duas cineastas confirmadas da mesma geração refletem sobre as dúvidas existenciais de suas personagens, com tratamento cinematográfico peculiar, com muita sutileza e carinho.

Às 18h: PORQUE (NAO) O BRASIL

Às 18h: PORQUE (NAO) O BRASIL

Pourquoi (pas) le Brésil (França, 2004). De Laetitia Masson. Com: Com: Elsa Zylberstein, Christine Angot, Laetitia Masson, Marc Barbé Drama – Leg. Em port. Duração 92’. Universciné.

É a história de uma diretora numa fase artística ruim, que pensa que a verdadeira decadência para um cineasta é ter que adaptar um livro, e o pior, tentar adaptar um "bom" livro. Ela se chama Laetitia Masson. "Pourquoi (pas) le Brésil", é a história desta adaptação inversa: um livro que adapta um filme. E no momento em que a diretora, repleta de dúvidas, recusa-se a fazê-lo, o filme é feito.
* Selecionado em muitos festivais internacionais.


Às 20h: O SEGREDO

Às 20h: O SEGREDO

Le Secret (França, 2000). De Virginie Wagon. Com: Anne Coesens (Marie), Michel Bompoil (François) - Drama em Cores. Leg. Em port. Cores. Duração 107’. Universciné.

Marie tem 35 anos e ama François. Casados há doze anos, eles têm um filho de 10 anos, Paul. François deseja um segundo filho, mas Marie hesita sem saber bem o porquê. Ela é vende enciclopédias. Uma manhã, ela conhece um cliente singular, Bill, um norte-americano que não fala francês e mora sozinho. O primeiro contato é difícil. Primeiro ofuscada depois intrigada pelo personagem, Marie se interessa pouco a pouco por suas conversas, chegando até mesmo a inventar pretextos para prolongá-las...

* Selecionado na Quinzaine des Réalisateurs – Cannes 2000 e em festivais internacionais.



Na França

CINEFONDATION - CANNES 2010

CINEFONDATION - CANNES 2010

As inscrições para a residência do Festival de Cannes estão abertas até dia 15 de fevereiro. CINÉFONDATION foi criado em 2005 para ampliar as oportunidades de projetos independentes em busca de novas parcerias de produção. Em 2009, para a sua quinta edição, o Cinéfondation selecionou 15 projetos de 14 países. Cada um de seus futuros diretores ganha ao longo do Festival de Cannes, uma boa oportunidade de vender suas ideias para profissionais da indústria cinematográfica. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

LE FRESNOY

LE FRESNOY

Le Fresnoy, Studio national des arts contemporains, é uma instituição de formação artística audiovisual de alto nível cujo objetivo é de permitir a jovens criadores realizarem suas obras com meios técnicos e profissionais, sob a orientação de artistas de renome. Para os brasileiros, as inscrições estão abertas até dia 14 de maio de 2010.

> Veja mais

Sistema de apoio

FONDS SUD CINEMA 2010

FONDS SUD CINEMA 2010

O Fonds Sud Cinema é um Fundo relativo a projetos de filmes de ficção, animação ou documentários de criação destinados à exibição em salas comerciais na França e no exterior. O Fonds Sud cinéma propõe 3 tipos de apoio: à produção, à finalização, à roteirização. A próxima data de entrega das candidaturas está programada para 20 de março de 2010.

> Veja mais

VISIONS SUD EST

VISIONS SUD EST

Projetos de longa-metragem (ficção ou documentário) podem ser inscritos até o dia 27 de maio no Visions Sud Est, fundo suíço que oferece auxílio financeiro a realizadores da África, Ásia e América Latina. O apoio individual a cada projeto pode chegar a 50 mil francos suíços (cerca de R$ 85 mil), contemplando projetos em fase de produção ou pós-produção. O objetivo do programa é estimular a circulação na Suíça e em toda a Europa de longas produzidos naquelas regiões. O site oficial do fundo é www.visionssudest.ch.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Em cartaz, Não, minha filha, você não irá dançar de Christophe Honoré com Chiara Mastroianni, Marie-Christine Barrault. Veja aqui a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil!

> Veja mais

Na TV

Na TV

Essa semana no canal Telecine cult, não perca o filme de Alanté Kavaïté Vozes do tempo com Jacques Spiesser, Ludmila Mikaël, Mathieu Demy, Emilie Dequenne. Veja a programação TV da semana aqui.

> Veja mais