Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 03/12/2009

ESTA É A ULTIMA EDIÇÃO DO ANO. MEDIACINE VOLTA A PARTIR DO 4 JANEIRO!


Destaques da semana

FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCES

FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCES

Festival Varilux de Cinema Francês chega a sua oitava edição entrando em uma nova era graças ao sistema digital da Rain e distribuição da MovieMobz. O Festival acontecerá do dia 4 a 11 de dezembro em 14 cidades simultaneamente: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, Natal, Goiânia, Belém, Campinas. Foi realizada uma minuciosa seleção de sete filmes, sendo quatro inéditos e três sucessos recentes do cinema francês. Entre os que ainda não estrearam no Brasil estão os dramas Um segredo em família de Claude Miller, e Mais tarde você vai entender... do consagrado Amos Gitai, estrelado pela diva Jeanne Moreau. Duas comédias populares completam a lista de inéditos. Mais que o Máximo de Gad Elmaleh, grande sucesso de bilheteria na França em 2009, e A Riviera não é aqui de Dany Boon, o maior público de todos os tempos para um filme nacional na França, com 20,4 milhões de espectadores. O público poderá tambem assistir um filme de Claude Lelouch Crimes de Autor e um de Claude Chabrol Uma garota dividida em dois, dois diretores consagrados no cinema francês, assim como o sucesso de Laurent Cantet Entre os muros da Escola que recebeu a Palma de Ouro em 2008. O Festival Varilux de cinema francês é organizado por Media Mundi e conta com o apoio de Varilux, de TV5 Monde, da Aliança Francesa no Brasil e da Embaixada da França no Brasil. Mais informações no site www.festivalvarilux.com

> Veja mais

MOSTRA INTERNACIONAL DO FILME ETNOGRÁFICO

MOSTRA INTERNACIONAL DO FILME ETNOGRÁFICO

No Rio de Janeiro, a Mostra Internacional do Filme Etnográfico chega à sua 14ª edição como um dos mais importantes focos de formação e informação do público e também de difusão e produção desse gênero de cinema. Idealizado e produzido pela Interior Produções, o evento acontece de 26 de novembro a 4 de dezembro com exibições gratuitas no Espaço Museu da República, Caixa Cultural e Arte Sesc Flamengo. A abertura será dia 26 de novembro, às 18h30, no Arte SESC, com a exibição de "Mosso Mosso - Jean Rouch comme si..." (FRA/1998), de Jean-Andre Fieschi, em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França.

> Veja mais

FILMES BRASILEIROS NO FESTIVAL DE LA HABANA

FILMES BRASILEIROS NO FESTIVAL DE LA HABANA

A sessão oficial do Festival de la Habana constará de 110 filmes, entre os quais 104 estarão em competição para os prêmios Coral nas categorias de longa-metragem de ficção (20), obra prima (21), curta-metragem de ficção (15), documentário (24) e animação (24). Outros cinco filmes serão exibidos fora do Concurso. 23 filmes brasileiros foram selecionados nas várias competições, entre eles Hotel Atlântico de Suzanna Amaral e A deriva de Heitor Dhalia. Vaja mais informações aqui.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

Salão de Artes Plásticas de Pernambuco - OLINDA

Salão de Artes Plásticas de Pernambuco - OLINDA

Durante o 47° Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, a Mostra Macunaima Colorau programa Os mestres Loucos de Jean Rouch, dia 05/12/2009 de 18h30 às 20h30.

Local:  

Praça do Museu de Arte Contemporânea - Olinda

> Veja mais

Festival Animará II - BELO HORIZONTE

Festival Animará II - BELO HORIZONTE

O Festival Animará II em Belo Horizonte, programa curtas de animação franceses, da coleção "Decididamente Animados", de 3 a 5 de dezembro.

Local: 

Espaço Cento e Quatro, Praça Rui Barbosa, 104 - Centro - Belo Horizonte - MG

> Veja mais

Sala Walter da Silveira - SALVADOR

A Sala Walter da Silveira programa O Dinheiro (L'Argent, FRA, 1983) de Robert Bresson de 29 de novembro a 3 de dezembro, às 17h30 e 20h (Exceto dias 02 e 03.12 em que não haverá a sessão das 20h). Ingresso: R$ 4,00 (De segunda a quarta-feira) e R$ 6,00 (De quinta a domingo). Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia-entrada.

Local:

Rua General Labatut, 27, Barris - Salvador - BA

> Veja mais

Cine Clube Sol da Terra - FLORIANOPOLIS

O Cine Clube Sol da Terra promove uma mostra de filmes do Jacques Tati, em

Florianópolis, de 4 a 7 de dezembro.

Local:

Av. Afonso Delambert Neto, 885 - Lagoa da Conceição - Florianópolis / SC

> Veja mais

Cinemaison

07/12 - Já é Natal no Cinemaison!

Encerrando suas atividades de 2009, o Cinemaison oferece uma programação de Natal para todos os gostos! Um Conto de Natal, de Arnaud Desplechin, com um elenco de primeira, contando as mazelas e a complexidade de uma família através de uma reunião Natalina. E uma comédia cult francesa, Papai Noel é um picareta, uma obra singular que perpassa as gerações e que muitos franceses sabem de cor...

18h: UM CONTO DE NATAL

18h: UM CONTO DE NATAL

Un Conte de Noël (França, 2008).

De Arnaud Desplechin. Drama em Cores. Duração 143’.

Com Catherine Deneuve, Jean-Paul Roussillon, Anne Consigny, Mathieu Amalric, Chiara Mastroianni, Emmanuelle Devos.

Há muitos anos, Abel e Junon perderam o pequeno Joseph. A tragédia marcou a vida de seus outros dois filhos, Elizabeth e Henry. Hoje, Elizabeth é uma dramaturga reclusa, Henry é desregrado e alcoólatra, e eles não se falam. Quando Junon descobre que precisa de um transplante de medula, toda a família faz testes e os únicos doadores compatíveis revelam-se Henry e o filho de Elizabeth. No dia de Natal, todos se reúnem e decisões difíceis devem ser tomadas. Mas antes a família precisa resolver questões mais antigas.

Prêmio Especial no Festival de Cannes 2008.


20h: PAPAI NOEL É UM PICARETA

20h: PAPAI NOEL É UM PICARETA

Le Père Noël est une ordure (França, 1982). De Jean-Marie Poiré. Com Bruno Moynot, Christian Clavier, Jacques François, Thierry Lhermitte. Comédia em Cores. Duração 90’. Classificação etária 12 anos.  

O plantão telefônico "SOS Amizade" parisiense é perturbado na noite de Natal pela chegada de figuras esdrúxulas que provocam catástrofes em cadeia.

***Um filme cult não é necessariamente uma obra prima, mas não deixa de ser uma obra singular, muitas vezes à margem da norma. Para o que der e vier, o filme atravessa as gerações. Hoje, muitos são os franceses que decoraram os diálogos do filme!***

O CINEMAISON RETORNA EM 11 DE JANEIRO DE 2010.

AS CARTEIRINHAS DO CINEMAISON COM VALIDADE ATÉ 12/2009 SÃO PRORROGADAS ATÉ DEZEMBRO DE 2010.

AS MAIS ANTIGAS PODEM SER TROCADAS POR NOVAS DIRETAMENTE NO CINEMAISON. NÃO ENVIAMOS AS CARTEIRINHAS POR CORREIO.



Na França

Convocatória 22°s Encontros de Toulouse

Convocatória 22°s Encontros de Toulouse

O Festival Encontros Cinemas da América Latina de Toulouse convoca os cineastas e produtores latino-americanos para inscrição de seus filmes (longa, médios e curta-metragens) de ficção, documentários, ensaios e experimental, em vista da seleção da XXII Edição dos Encontros Cinemas da América Latina, que será realizada na cidade de Toulouse, França, entre 19 e 28 de março de 2010. A data limite para recebimento dos filmes nos nossos escritórios é dia 15 de janeiro de 2010. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

Mostra Brésil en Mouvements

Mostra Brésil en Mouvements

A mostra "Brasil em Movimentos" ["Brésil en Mouvements"] foi criada em 2005 pela associação Autres Brésils. A cada ano, durante uma semana, o público descobre uma programação de documentários em grande parte inédita na França e encontra com diretores, produtores, representantes de Ongs, movimentos sociais e também com personalidades do mundo socio-cultural brasileiro e francês. A 6a edição acontecerá em junho de 2010 no espaço cultural Confluences, Casa de Artes Urbanas em Paris. As inscrições já estão abertas. Serão aceitas inscrições de documentários curtas, médias ou longas-metragens tendo como tema central a sociedade brasileira. Veja o regulamento e a ficha de inscrição aqui.

> Veja mais

Cinefondation 2010

Cinefondation 2010

A seleção Cinefondation du Festival de Cannes apresenta todo ano cerca de vinte filmes procedentes de escolas de cinema (ficção e animação). Em 2009, 17 filmes foram selecionados (Argentina, Bélgica, Brasil, China, Coréia do Sul, Dinamarca, Estados-Unidos, França, Itália, Israel, Polônia, República Tcheca, Reino Unido).

A data limite de inscrição e de envio dos filmes para a Cinefondation está fixada em 15 de fevereiro de 2010. Os estudantes podem enviar seus filmes a partir de agora, o comitê de seleção está começando a visionar. É possível enviar uma versão de trabalho dos filmes que não estão ainda totalmente terminados. As inscrições podem ser feitas diretamente on line no site Internet da Cinefondation. O regulamento da Cinefondation assim como um mini poster de informação podem ser descarregados aqui.

> Veja mais

Sistema de apoio

O Programa Ibermedia anuncia os ganhadores

O Programa Ibermedia anuncia os ganhadores

O Programa Ibermedia anuncia os ganhadores da sua segunda convocatória anual, que apoiará 41 projetos de co-produção. Entre 24 e 26 de novembro, a cidade de Buenos Aires acolheu uma nova reunião da Conferencia de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas de Iberoamérica (CAACI), durante a qual foram outorgados os incentivos da segunda convocatória 2009 do Programa Ibermedia. No total foram aprovados 41 projetos de co-produção, 37 de desenvolvimento de projetos, 4 na categoria de distribuição, 6 na categoria de exibição, 3 na categoria de delivery e 12 para a formação, conforme adiantou o Programa Ibermedia a LatAm cinema.

Entre os projetos aprovados na modalidade co-produção, estão os filmes brasileiros:

"Entre vales e montanhas"; "Amor sujo" y "Carta para o futuro".

Os filmes brasileiros que receberam o apoio financeiro na modalidade de desenvolvimento são:

"Clandestino"; "Sobre rodas"; "Sempre em outro lugar"; "Tudo isto me parece um sonho" e "D. Felix o tempo redondo".

Na categoria exibição - categoria convocada pela primeira vez este ano - a empresa: Usina de Cinema (Brasil) recebeu o apoio financeiro

> Veja mais

Cinema em Construção 17

Cinema em Construção 17

Cinema em Construção, iniciativa organizada junto com as Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse (França) e o Festival de San Sebastián, se tornou uma ferramenta concreta do apoio à diversidade da produção graças à participação e à intervenção de vários profissionais europeus na fase da pós-produção. Tem por objetivo facilitar a finalização dos filmes selecionados, longas de ficção, que encontram dificuldades na fase de pós-produção. Uma seleção de filmes latino-americanos ainda na fase provisória é apresentada exclusivamente aos profissionais - produtores, distribuidores, exibidores, empresas de vendas, emissoras de televisão, indústrias técnicas, fundos de apoio, instituições e festivais - que podem contribuir de maneira decisiva para que tais obras alcancem o público. O próximo "Cinema em Construção 17" acontecerá dia 25 e 26 de março de 2010,em toulouse. Os requerentes poderão apresentar as propostas até o dia 25 de janeiro.

> Veja mais

Formações audiovisuais

Convocatória Talent Campus Buenos Aires 2010

Convocatória Talent Campus Buenos Aires 2010

A Universidade do Cine convida os jovens cineastas de todos os países da América do Sul a participar da quinta edição de Talent Campus Buenos Aires que acontecerá entre 10 e 13 de abril de 2010, em cooperação com o Festival de Berlin - Berlinale Talent Campus e o 12º Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente (BAFICI). O principal objetivo do Talent Campus é gerar um contexto de participação e comunicação entre jovens cineastas sul americanos que contribui com sua formação a través do contato com figuras relevantes e intercambio de idéias e projetos. Durante quatro dias, serão promovidos, na Universidade do Cine diversos seminários e workshops ditados por profissionais, acadêmicos e intelectuais famosos da região e do mundo inteiro, que levarão um marco tão teórico como prático, permitindo o enriquecimento da formação cinematográfica dos participantes. Nesta quinta edição, o tema estabelecido é o cine documentário. A convocatória está aberta até 15 de fevereiro de 2010

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Agora em cartaz, Algo que você precisa saber de Cécile Telerman com Charlotte Rampling, Mathilde Seigner e Olivier Marchal. Veja aqui a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil!

> Veja mais

Na TV

Na TV

Dia 5 de dezembro, às 21h30, no canal TV5 Mondenão perca O silêncio de Orso Miret com Mathieu Demy e Natacha Régnier. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses na televisão!

> Veja mais