Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 28/10/2009

Destaques da semana

RENDEZ-VOUS DE TVFI - MEXICO

RENDEZ-VOUS DE TVFI - MEXICO

O Rendez-vous de TVFI em México acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro de 2009, no Hotel Presidente Intercontinental - Campos Elíseos N° 218, Col. Polanco, 11560 - México D.F. - Tel.: 00 55 5327-7737.

Várias empresas francesas de programas audiovisuais apresentarão suas produções mais recentes de canais de televisão e às empresas de difusão latino-americanas.

No âmbito informal, porém orientado para os negócios, este evento será uma oportunidade única para os responsáveis dos departamentos de compra, programação ou produção das empresas de difusão latino-americanas, de poder se reunir com vários representantes da indústria francesa de produção e distribuição.

Para confirmar sua presença, escrever para o Serviço audiovisual da Embaixada da França no México: gloria.perez-meza@diplomatie.gouv.fr

> Veja mais

AMAZONAS FILM FESTIVAL - MANAUS

AMAZONAS FILM FESTIVAL - MANAUS

A atriz francesa Carole Bouquet será a madrinha da 6ª edição do Amazonas Film Festival, que se realiza entre 6 e 12 de novembro na cidade de Manaus. O júri de longas-metragens tem oito nomes confirmados – entre eles o cineasta e diretor de fotografia Walter Carvalho, a diretora Lúcia Murat, o diretor inglês Hugh Hudson (de Carruagens de fogo), o ator francês Thierry Lhermitte, a atriz belga Natacha Regnier e a atriz portuguesa Leonor Silveira – além do ator holandês Rutger Hauer e do cineasta americano John McTiernan, que confirmaram suas participações ainda essa semana. Stephanie Powers será presidente do júri de documentários. Em breve a programação no site oficial do festival.

> Veja mais

FESTIVAL DE CINE IBEROAMERICANO - HUELVA

FESTIVAL DE CINE IBEROAMERICANO - HUELVA

A 35° ediçao do Festival de Cine Iberoamericano de Huelva acontecerá de 14 a 21 de novembro 2009. Zico na rede de Paula Roscio e Minami em close-up, a boca em revista de Thiago Mendoça foram selecionados na Seção Documentários. Veja a programação completa aqui.

> Veja mais

Ano da França no Brasil

MOSTRA DE CINEMA FRANCES CONTEMPORANEO

MOSTRA DE CINEMA FRANCES CONTEMPORANEO

Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, o SESC e a Embaixada francesa realizam, em parceria, a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo. Oito filmes franceses, produzidos entre 2000 e 2007 vão itinerar por 231 Centros de Atividades do SESC em todo o país. A abertura do evento acontecerá dia 27 de outubro no Cine São Luis, Fortaleza, às 19h e em Palmas no Tocantins, dia 29 de outubro às 19 h no Centro de Atividades do SESC Palmas com o filme A França do diretor Serge BOZON que já confirmou presença no evento.

O objetivo da mostra é proporcionar o acesso a essas obras e o diálogo entre artistas, intelectuais e o público em geral. Para o SESC, promover a Mostra significa levar ao público brasileiro questões da contemporaneidade francesa, como mais um caminho para a compreensão das nacionalidades. Desta forma, o cinema, mídia que faz parte da programação da entidade desde os anos 1970, cumpre sua missão educativa.

A curadoria dos filmes foi feita pela tradicional revista Les Cahiers Du Cinéma, promotora histórica da reflexão sobre a arte do cinema. Segundo Jean-Michel Frodon, Diretor de Redação da publicação até junho deste ano, os longas selecionados para exibição na mostra refletem a França contemporânea e não se assemelham esteticamente aos filmes da Nouvelle Vague. Porém, a narrativa, a crença na força do documentário e a audácia formal presentes no movimento francês da década de 1960 podem ser encontrados ao longo da programação.

> Veja mais

OPERA NA TELA - RIO, MANAUS, BELEM, SAO PAULO

OPERA NA TELA - RIO, MANAUS, BELEM, SAO PAULO

Primeira manifestação do gênero no mundo, Ópera na Tela tem a ambição de oferecer ao público brasileiro uma seleção das melhores adaptações de ópera para o cinema, assim como óperas filmados recentemente, nos grandes teatros e festivais europeus, permitindo descobrir ou reencontrar os cantores, orquestras e diretores mais destacados da atualidade lírica mundial.

Esta primeira edição ocorrerá no Rio de Janeiro (16-29 de outubro), Manaus (19-25 de outubro), Belém (9-15 de novembro) e São Paulo (23-29 de novembro).

Em parceria com o canal cultural franco-alemão Arte, foi montado um suntuoso programa composto de captações audiovisuais de óperas e ballets recentes, assim como de documentários de divulgação da música clássica. O Festival conta também com o apoio de EUROCHANNEL, o canal de televisão por assinatura que promove a rica cultura e o estilo de vida do Velho Continente pelo mundo.

O festival tem como prioridade contribuir para a democratização da ópera, que se transformou, por equívoco, numa arte reservada à elite. Deliberadamente acessível, Ópera na Tela oferece uma ocasião rara ao público jovem e popular de serem tocados pela magia do ópera. O festival propõe  um projeto educativo de iniciação à ópera, ministrado com muito entusiasmo pelo maestro Ricardo Prado, cujo objetivo é sensibilizar o público jovem e apresentar algumas chaves indispensáveis à compreensão e à apreciação das obras apresentadas. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

50 ANOS DE CINEMA DA ÁFRICA FRANCÓFONA - BA

50 ANOS DE CINEMA DA ÁFRICA FRANCÓFONA - BA

O Ano da França no Brasil traz para Salvador a Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona: olhares em reconstrução e identidades reinventadas, uma retrospectiva dos 50 anos da cinematografia africana de língua francesa. Entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro, o público baiano assistirá a 50 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, sendo 44 de nove países da África Francófona (Mauritânia, Senegal, Mali, Guiné, Costa do Marfim, Burkina Faso, Níger, Camarões e Madagascar) e seis da França, incluindo obras dos mais importantes cineastas africanos e franceses, como Ousmane Sembenne, Djibril Diop Mambéty, Souleymane Cissé, Idrissa Ouedraogo, Oumarou Ganda, Alain Resnais, Chris Marker, Jean Rouch, entre outros.

Dentro da programação serão realizadas mesas-redondas, com convidados internacionais; lições de cinema e análises fílmicas. A Mostra acontecerá na Sala Walter da Silveira, no MAM e na Aliança Francesa (Entrada franca).

Para aprofundar o conhecimento sobre a história do Cinema Africano e propiciar um contato mais direto entre público e cineasta, os diretores africanos convidados, mostrarão seus filmes e logo depois os analisarão, abordando as questões estéticas, técnicas, políticas, ideológicas e históricas que marcaram sua filmografia. As Lições de Cinema acontecerão no MAM, dias 03 e 04 de novembro, às 9h30. Mais informações aqui.

> Veja mais

MOSTRA INTERNACIONAL DE SAO PAULO - SP

MOSTRA INTERNACIONAL DE SAO PAULO - SP

A Mostra de São Paulo acontecerá de 23 de outubro a 5 de novembro e vai dar especial importancia a França no ambito do Ano da França no Brasil: mais de 60 filmes de produção francesa ou coprodução francesa vão ser exhibidos. Entre os filmes mais esperados London River de Rachid Bouchareb (Urso de ouro do melhor ator no Festival de Berlin 2009), Ervas daninhas de Alain Resnais (Prêmio Excepcional do Festival de Cannes 2009) aou ainda Ricky de François Ozon.

> Veja mais

CURTA CINEMA 2009 - RIO DE JANEIRO

CURTA CINEMA 2009 - RIO DE JANEIRO O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - o Curta Cinema 2009 - acontecerá entre os dias 30 de outubro à 08 de novembro de 2009. Além da competição de curtas nacionais e internacionais, o festival é composto por programas especiais, retrospectivas, diversas atividades paralelas. O "Foco França" apresentará tambem uma programação especial de curtas metragens franceses. Esta programação faz parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil. Veja mais informações aqui.> Veja mais

FIC - BRASILIA

FIC - BRASILIA

O FIC Brasília, o maior evento internacional de cinema realizado em Brasília, acontecerá de 4 a 15 de novembro. Além da exibição dos filmes, o festival promove debates sobre a sétima arte. Esse ano, a programação inclui 86 filmes de vários países, que serão exibidos no Cine Academia a partir de 4 de novembro. A abertura ficará por conta das películas A fita branca, do diretor Michael Haneke, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e o brasileiro O teu sorriso, de Pedro Freire. Para celebrar o Ano da França, o XI FIC Brasília realiza uma mostra sobre o cinema francês atual, com a exibição de oito filmes do país. A iniciativa conta com o apoio da Embaixada da França e faz parte das comemorações oficiais do Ano da França no Brasil. O filme Nulle part terre promise de Emmanuel Finkiel concorra na competição internacional. A atriz do filme Elsa Amiel estará presente. O encerramento ficará por conta do longa francês Coco Chanel & Igor Stravinsky, de Jan Kounen. Maiores informações no site oficial do festival.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

Cineclube Macunaïma, UFF - NITEROI

Cineclube Macunaïma, UFF - NITEROI

O Cineclube Macunaïma, na UFF - Universidade Federal Fluminense, faz projeção de curtas programados no Festival de Clermont-Ferrand, da coleção Viagens em Curtas, e convida a Cinemateca da Embaixada da França a participar de debate com os estudantes:

Dia 4/11 às 18h

Campus de Gragoatá - Niteroi - RJ.

> Veja mais

Cinemaison

02/11 - Não haverá sessão

Em razão do feriado, não haverá sessão no Cinemaison no dia 2 de novembro.

Aguarde a programação de 09/11.


Na França

Festival da Grande Reportagem de Atualidade

Festival da Grande Reportagem de Atualidade

O FIGRA (Festival Internacional da Grande Reportagem de Atualidade e do Documentário de Sociedade) acontecerá na cidade do Touquet de 24 a 28 de março de 2010. Podem propor seus filmes à competição: os jornalistas repórteres independentes e os cineastas franceses e estrangeiros, as redações de informação dos canais de televisão francesa e estrangeiras, as agências de televisão francesas e estrangeiras assim como as produções privadas francesas e estrangeiras.  Os filmes propostos devem ter sido realizados ente 15 de outubro de 2008 e 30 de outubro de 2009. Vários prêmios serão atribuídos no encerramento do evento: 2 Grandes Prêmios, o Prêmio Especial do Júri, o Prêmio da Melhor Investigação, o Prêmio Olivier Quemener - Repórteres Sem Fronteiras, o Prêmio da Melhor Imagem, o Prêmio da Melhor Montagem, o Prêmio do Jovem Público, O Prêmio Terra(s) de História - INA, o Prêmio Visto de Outra Maneira e o Prêmio Incentivo. Data limite de envio dos dossiês de inscrição: 30 de outubro de 2009.

> Veja mais

Festival de Films de Femmes de Créteil

Festival de Films de Femmes de Créteil

A edição 2010 do Festival International de Films de Femmes de Créteil apresentará de 2 a 11 de abril uma programação de longas metragens internacionais (ficções e documentários) realizados por mulheres. O enfoque da próxima edição será a temática Trans-Europa-Africa e acolherá cineastas mulheres do continente africano que apresentarão mais de 50 filmes. Três seções estão abertas à competição: longas metragens, documentários e curtas metragens recompensadas pelo Prêmio do Júri, Prêmio do Público e o Prêmio Anna Politkovskaia. Os filmes longas metragens, documentários e curtas metragens, realizados por uma mulher ou por uma equipe mista, inéditos na França e realizados desde novembro de 2008, podem ser enviados antes do dia 30 de novembro de 2009. Ver as condições no site do festival.

Contato:

Mathilde ANGELIBERT

Festival International de Films de Femmes de Créteil et du Val de Marne (AFIFF)

Place Salvador Allende - 94000 - Créteil

Tel: 01.49.80.38.98

Email: filmsfemmes@wanadoo.fr

> Veja mais

Escola Superior de Jornalismo de Lille

Escola Superior de Jornalismo de Lille

Logo no início da sua criação em 1924, a Escola Superior de Jornalismo de Lille acolheu estudantes estrangeiros. Esta abertura para o mundo faz, desde sempre, parte da sua identidade. No decorrer dos anos, ela se tornou uma escola muito presente a nível internacional, até se transformar no principal operador francês da formação do jornalismo no exterior. Em 2009, a 85ª promoção tem 11 estudantes estrangeiros, entre eles, um brasileiro, Herbert Ribeiro. Esses estudantes representam 10% do efetivo total. A duração dos estudos na l’ESJ para o canal generalista é de 2 anos. No final dos estudos, o estudante recebe um diploma da escola. Os estudantes estrangeiros recebem o mesmo diploma que os estudantes franceses e beneficiam do mesmo apoio na pesquisa de estágios e oportunidades de trabalho.

Encerramento das inscrições: 13 de janeiro de 2010.

Veja mais informações aqui.

> Veja mais

Sistema de apoio

7ª edição do Berlinale Co-Production Market

7ª edição do Berlinale Co-Production Market

Estão abertas até o dia 29 de outubro as inscrições para o mercado de coprodução do festival de Berlim. A 7ª edição do Berlinale Co-Production Market acontecerá durante o festival de cinema na Alemanha, de 14 a 16 de fevereiro. Serão aceitas as inscrições de projetos de longas-metragens de ficção com orçamento entre 2 e 10 milhões de euros e o mínimo de 30% já captado. As produtoras devem ter no mínimo um coprodutor internacional para participar do mercado. A organização do Berlinale Co-Production Market organiza reuniões individuais com potenciais coprodutores e financiadores para os projetos selecionados. Mais informações aqui.

> Veja mais

Cinema em Construção 17

Cinema em Construção 17

Cinema em Construção, iniciativa organizada junto com as Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse (França) e o Festival de San Sebastián, se tornou uma ferramenta concreta do apoio à diversidade da produção graças à participação e à intervenção de vários profissionais europeus na fase da pós-produção. Tem por objetivo facilitar a finalização dos filmes selecionados, longas de ficção, que encontram dificuldades na fase de pós-produção. Uma seleção de filmes latino-americanos ainda na fase provisória é apresentada exclusivamente aos profissionais - produtores, distribuidores, exibidores, empresas de vendas, emissoras de televisão, indústrias técnicas, fundos de apoio, instituições e festivais - que podem contribuir de maneira decisiva para que tais obras alcancem o público. O próximo "Cinema em Construção 17" acontecerá dia 25 e 26 de março de 2010,em toulouse. Os requerentes poderão apresentar as propostas até o dia 25 de janeiro.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Agora em cartaz, Coco antes de Chanel, de Anne Fontaine com Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde. Veja aqui a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil!

> Veja mais

Na TV

Na TV

Essa semana no Tele Cine Cult, não perca Detetive de Jean-Luc Godard com Claude Brasseur et Nathalie Baye. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses na televisão!

> Veja mais