Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 22/10/2009

Destaques da semana

MOSTRA DE CINEMA FRANCES CONTEMPORANEO

MOSTRA DE CINEMA FRANCES CONTEMPORANEO

Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, o SESC e a Embaixada francesa realizam, em parceria, a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo. Oito filmes franceses, produzidos entre 2000 e 2007 vão itinerar por 231 Centros de Atividades do SESC em todo o país. A abertura do evento acontecerá dia 27 de outubro no Cine São Luis, Fortaleza, às 19h e em Palmas no Tocantins, dia 29 de outubro às 19 h no Centro de Atividades do SESC Palmas com o filme A França do diretor Serge BOZON que já confirmou presença no evento.

O objetivo da mostra é proporcionar o acesso a essas obras e o diálogo entre artistas, intelectuais e o público em geral. Para o SESC, promover a Mostra significa levar ao público brasileiro questões da contemporaneidade francesa, como mais um caminho para a compreensão das nacionalidades. Desta forma, o cinema, mídia que faz parte da programação da entidade desde os anos 1970, cumpre sua missão educativa.

A curadoria dos filmes foi feita pela tradicional revista Les Cahiers Du Cinéma, promotora histórica da reflexão sobre a arte do cinema. Segundo Jean-Michel Frodon, Diretor de Redação da publicação até junho deste ano, os longas selecionados para exibição na mostra refletem a França contemporânea e não se assemelham esteticamente aos filmes da Nouvelle Vague. Porém, a narrativa, a crença na força do documentário e a audácia formal presentes no movimento francês da década de 1960 podem ser encontrados ao longo da programação.

> Veja mais

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL

O Festival Internacional de Cinema Infantil, que chega dia 23 de novembro em Salavador e Aracaju, traz uma programação de mais de 80 filmes nos cinemas da rede Cinemark, com ingressos a R$ 4. Realizado desde 2003, o FICI já atraiu um público de cerca de 500 mil crianças. Nesta edição, a grande homenageada será a cineasta alemã Lotte Reiniger (1899-1981), uma pioneira nas técnicas de animação em silhueta. Outra atração do FICI 2009 é a lembrança dos 120 anos de nascimento de Charles Chaplin, com a exibição de uma cópia restaurada de "O garoto" (1921). O festival, que conta com o apoio da Embaixada da França, também está em harmonia com o Ano da França no Brasil: o diretor francês Michel Ocelot terá duas de suas animações projetadas, "Príncipes e princesas" (1999) e "As aventuras de Azur e Asmar" (2006).

> Veja mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AUTORAL

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AUTORAL

O V Congresso Internacional de Direito Autoral acontecerá dia 26 e 27 de outubro no Hotel Renaissance em São Paulo. O Tema desse ediçao é: "O DIREITO AUTORAL CONTEMPORÂNEO: A EXPERIÊNCIA FRANCESA E BRASILEIRA". Christiane Ramonbordes – Diretora da ADAGP, Eric Baptiste – Diretor Geral da CISAC, Thierry Desurmont – Vice-Presidente e Diretor Jurídico e Internacional da SACEM e Yves Gaubiac – Jurista Francês participaram dos debates. O congresso é uma iniciativa e realizaçãoda ABDA - Associação Brasileira de Direito Autoral. O congresso será transmitido, em tempo real, via internet para o mundo, em francês, com noticiários, palestras, debates e entrevistas durante a realização do Congresso, através do site: www.abdabrasil.org.br

> Veja mais

SALVE GERAL CONCORRE AO OSCAR

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a lista completa dos filmes que vão disputar o Oscar de melhor filme estrangeiro. O Brasil participará com Salve geral de Sergio Rezende. A lista inclui dois títulos que colheram elogios e prêmios no Festival de Cannes (A fita branca, representando a Alemanha, e Un Prophète, candidato francês).


Ano da França no Brasil

OPERA NA TELA - RIO, MANAUS, BELEM, SAO PAULO

OPERA NA TELA - RIO, MANAUS, BELEM, SAO PAULO

Primeira manifestação do gênero no mundo, Ópera na Tela tem a ambição de oferecer ao público brasileiro uma seleção das melhores adaptações de ópera para o cinema, assim como óperas filmados recentemente, nos grandes teatros e festivais europeus, permitindo descobrir ou reencontrar os cantores, orquestras e diretores mais destacados da atualidade lírica mundial.

Esta primeira edição ocorrerá no Rio de Janeiro (16-29 de outubro), Manaus (19-25 de outubro), Belém (9-15 de novembro) e São Paulo (23-29 de novembro).

Em parceria com o canal cultural franco-alemão Arte, foi montado um suntuoso programa composto de captações audiovisuais de óperas e ballets recentes, assim como de documentários de divulgação da música clássica. O Festival conta também com o apoio de EUROCHANNEL, o canal de televisão por assinatura que promove a rica cultura e o estilo de vida do Velho Continente pelo mundo.

O festival tem como prioridade contribuir para a democratização da ópera, que se transformou, por equívoco, numa arte reservada à elite. Deliberadamente acessível, Ópera na Tela oferece uma ocasião rara ao público jovem e popular de serem tocados pela magia do ópera. O festival propõe  um projeto educativo de iniciação à ópera, ministrado com muito entusiasmo pelo maestro Ricardo Prado, cujo objetivo é sensibilizar o público jovem e apresentar algumas chaves indispensáveis à compreensão e à apreciação das obras apresentadas. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

50 ANOS DE CINEMA DA ÁFRICA FRANCÓFONA - BA

50 ANOS DE CINEMA DA ÁFRICA FRANCÓFONA - BA

O Ano da França no Brasil traz para Salvador a Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona: olhares em reconstrução e identidades reinventadas, uma retrospectiva dos 50 anos da cinematografia africana de língua francesa. Entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro, o público baiano assistirá a 50 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, sendo 44 de nove países da África Francófona (Mauritânia, Senegal, Mali, Guiné, Costa do Marfim, Burkina Faso, Níger, Camarões e Madagascar) e seis da França, incluindo obras dos mais importantes cineastas africanos e franceses, como Ousmane Sembenne, Djibril Diop Mambéty, Souleymane Cissé, Idrissa Ouedraogo, Oumarou Ganda, Alain Resnais, Chris Marker, Jean Rouch, entre outros.

Dentro da programação serão realizadas mesas-redondas, com convidados internacionais; lições de cinema e análises fílmicas. A Mostra acontecerá na Sala Walter da Silveira, no MAM e na Aliança Francesa (Entrada franca).

Para aprofundar o conhecimento sobre a história do Cinema Africano e propiciar um contato mais direto entre público e cineasta, os diretores africanos convidados, mostrarão seus filmes e logo depois os analisarão, abordando as questões estéticas, técnicas, políticas, ideológicas e históricas que marcaram sua filmografia. As Lições de Cinema acontecerão no MAM, dias 03 e 04 de novembro, às 9h30. Mais informações aqui.

> Veja mais

MOSTRA INTERNACIONAL DE SAO PAULO - SP

MOSTRA INTERNACIONAL DE SAO PAULO - SP

A Mostra de São Paulo acontecerá de 23 de outubro a 5 de novembro e vai dar especial importancia a França no ambito do Ano da França no Brasil: mais de 60 filmes de produção francesa ou coprodução francesa vão ser exhibidos. Entre os filmes mais esperados London River de Rachid Bouchareb (Urso de ouro do melhor ator no Festival de Berlin 2009), Ervas daninhas de Alain Resnais (Prêmio Excepcional do Festival de Cannes 2009) aou ainda Ricky de François Ozon.

> Veja mais

CURTA CINEMA 2009 - RIO DE JANEIRO

CURTA CINEMA 2009 - RIO DE JANEIRO O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - o Curta Cinema 2009 - acontecerá entre os dias 30 de outubro à 08 de novembro de 2009. Além da competição de curtas nacionais e internacionais, o festival é composto por programas especiais, retrospectivas, diversas atividades paralelas. O "Foco França" apresentará tambem uma programação especial de curtas metragens franceses. Esta programação faz parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil. Veja mais informações aqui.> Veja mais

FIC - BRASILIA

FIC - BRASILIA

O FIC Brasília, o maior evento internacional de cinema realizado em Brasília, acontecerá de 4 a 15 de novembro. Além da exibição dos filmes, o festival promove debates sobre a sétima arte. Esse ano, a programação inclui 86 filmes de vários países, que serão exibidos no Cine Academia a partir de 4 de novembro. A abertura ficará por conta das películas A fita branca, do diretor Michael Haneke, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e o brasileiro O teu sorriso, de Pedro Freire. Para celebrar o Ano da França, o XI FIC Brasília realiza uma mostra sobre o cinema francês atual, com a exibição de oito filmes do país. A iniciativa conta com o apoio da Embaixada da França e faz parte das comemorações oficiais do Ano da França no Brasil. O filme Nulle part terre promise de Emmanuel Finkiel concorra na competição internacional. A atriz do filme Elsa Amiel estará presente. O encerramento ficará por conta do longa francês Coco Chanel & Igor Stravinsky, de Jan Kounen. Maiores informações no site oficial do festival.

> Veja mais

SEMANA DE POESIA E LITERATURA - TV CULTURA

SEMANA DE POESIA E LITERATURA - TV CULTURA

Do 15 a 25 de outubro TV ESCOLA propõe uma programação especial com diversos documentários e séries relacionados à poesia e à literatura de modo geral. Neste ano, o tema principal é o Ano da França no Brasil, o qual norteará quadros, entrevistas e experiências em escolas. Durante a semana, serão exibidos vídeos enviados por escolas de todo o Brasil, com alunos e professores declamando poesias próprias ou de outros autores. Veja a programação aqui.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

"Domingo é dia de cinema" - RIO DE JANEIRO

"Domingo é dia de cinema" - RIO DE JANEIRO

No Projeto "Domingo é dia de cinema", o Cine Odéon BR apresenta O Pesadelo de Darwin (França/Austria/Bélgica, 2004), de Hubert Sauper.

Cine Odéon BR

Praça Floriano, 7, Centro.

Tel: (21) 2240-1093

Preço Único (todas os dias): R$ 2,00

> Veja mais

"Do Palco à Tela" - FOZ DE IGUAÇU

"Do Palco à Tela" - FOZ DE IGUAÇU

A Fundação Cultural de Foz de Iguaçu promove um Festival de Teatro em que será apresentado o ciclo "Do Palco à Tela".

De 25 a 31 de outubro no Iguaçu Boulevard.

> Veja mais

Cinemaison

26/10 - Noite Isabelle Huppert!

26/10 - Noite Isabelle Huppert!

O Cinemaison homenageia a grande atriz francesa Isabelle Huppert, com dois filmes imperdíveis! Coup de foudre e Coup de torchon, que foram grandes sucessos populares na França dos anos 80, tornaram-se filmes cult da cinematografia francesa.


18h: Entre Nós

18h: Entre Nós

Coup de Foudre de Diane Kurys (França, 1983) Cores, 110min, leg. em port.

Com Isabelle Huppert, Miou Miou, Guy Marchand

Em 1942, na França ocupada, a judia Lena é levada para um campo de concentração, de onde será deportada para a Alemanha. Lá, conhece Michel, legionário francês que lhe oferece a chance de escapar casando-se com ele. Enquanto isso, a jovem Madeleine celebra a união com seu primeiro marido, apenas para vê-lo ser assassinato pela Milícia Francesa pouco tempo depois. Dez anos mais tarde, ambas as mulheres tem um marido que não amam e filhos pequenos para criar. Após um encontro no colégio das crianças, iniciam uma grande amizade, apesar de suas marcantes diferenças de temperamento.

Indicado ao Oscar e ao César

35mm.

20h: A Lei de quem tem poder

20h: A Lei de quem tem poder

Coup de Torchon de Bertrand Tavernier (França, 1981) 128min, leg. em port.

Com Isabelle Huppert, Philippe Noiret

Em 1938, num vilarejo da colônia francesa do Senegal, o desmoralizado chefe de polícia Lucien Cordier não goza de nenhuma autoridade para exercer seu cargo. Dominado pela mulher e ridicularizado por marginais, ele busca conforto nos braços de sua amante, Rose. Quando policiais da cidade vizinha lhe mostram o quanto ele é medíocre, Lucien embarca num impulso assassino, dando cabo de todos que lhe fizeram mal. Os cadáveres vão se amontoando, mas Lucien, ainda motivo de escárnio, permanece acima de qualquer suspeita. Baseado no romance Pop. 1280, de Jim Thompson.

Indicado ao Oscar e ao César

35mm.

Na França

Festival da Grande Reportagem de Atualidade

Festival da Grande Reportagem de Atualidade

O FIGRA (Festival Internacional da Grande Reportagem de Atualidade e do Documentário de Sociedade) acontecerá na cidade do Touquet de 24 a 28 de março de 2010. Podem propor seus filmes à competição: os jornalistas repórteres independentes e os cineastas franceses e estrangeiros, as redações de informação dos canais de televisão francesa e estrangeiras, as agências de televisão francesas e estrangeiras assim como as produções privadas francesas e estrangeiras.

Os filmes propostos devem ter sido realizados ente 15 de outubro de 2008 e 30 de outubro de 2009. Vários prêmios serão atribuídos no encerramento do evento: 2 Grandes Prêmios, o Prêmio Especial do Júri, o Prêmio da Melhor Investigação, o Prêmio Olivier Quemener - Repórteres Sem Fronteiras, o Prêmio da Melhor Imagem, o Prêmio da Melhor Montagem, o Prêmio do Jovem Público, O Prêmio Terra(s) de História - INA, o Prêmio Visto de Outra Maneira e o Prêmio Incentivo.

Data limite de envio dos dossiês de inscrição: 30 de outubro de 2009.

> Veja mais

Festival de Films de Femmes de Créteil

Festival de Films de Femmes de Créteil

A edição 2010 do Festival International de Films de Femmes de Créteil apresentará de 2 a 11 de abril uma programação de longas metragens internacionais (ficções e documentários) realizados por mulheres. O enfoque da próxima edição será a temática Trans-Europa-Africa e acolherá cineastas mulheres do continente africano que apresentarão mais de 50 filmes. Três seções estão abertas à competição: longas metragens, documentários e curtas metragens recompensadas pelo Prêmio do Júri, Prêmio do Público e o Prêmio Anna Politkovskaia. Os filmes longas metragens, documentários e curtas metragens, realizados por uma mulher ou por uma equipe mista, inéditos na França e realizados desde novembro de 2008, podem ser enviados antes do dia 30 de novembro de 2009. Ver as condições no site do festival.

Contato:

Mathilde ANGELIBERT

Festival International de Films de Femmes de Créteil et du Val de Marne (AFIFF)

Place Salvador Allende - 94000 - Créteil

Tel: 01.49.80.38.98

Email: filmsfemmes@wanadoo.fr

> Veja mais


Sistema de apoio

Cinema em Construção 17

Cinema em Construção 17

Cinema em Construção, iniciativa organizada junto com as Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse (França) e o Festival de San Sebastián, se tornou uma ferramenta concreta do apoio à diversidade da produção graças à participação e à intervenção de vários profissionais europeus na fase da pós-produção. Tem por objetivo facilitar a finalização dos filmes selecionados, longas de ficção, que encontram dificuldades na fase de pós-produção. Uma seleção de filmes latino-americanos ainda na fase provisória é apresentada exclusivamente aos profissionais - produtores, distribuidores, exibidores, empresas de vendas, emissoras de televisão, indústrias técnicas, fundos de apoio, instituições e festivais - que podem contribuir de maneira decisiva para que tais obras alcancem o público. O próximo "Cinema em Construção 17" acontecerá dia 25 e 26 de março de 2010,em toulouse. Os requerentes poderão apresentar as propostas até o dia 25 de janeiro.

> Veja mais

Mercado Internacional do Filme latino-americano

Mercado Internacional do Filme latino-americano

Pela primeira vez, o INCAA, instituto do cinema argentino, em parceria com o Mercado do Filme de Cannes, organiza um Mercado internacional do filme latino-americano em Buenos Aires de 27 a 30 de novembro. O mercado do filme será acompanhado de um Fórum internacional de co-produção documentária, o Doc Buenos Aires/Latin Side of the Doc de 23 a 27 de novembro, e de um mercado internacional de filme de animação, Expotoons de 25 a 28 de novembro. Mais de 150 compradores internacionais, entre eles, 35 franceses, de toda Europa, dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália estão esperados para encontros com os profissionais do filme latino americano. Entre os compradores franceses confirmados até hoje: Thierry DECOURCELLE de TF1 INTERNATIONAL, Jean-David LEVY de UGC Images, Adeline FALAMPIN de UGC International, Frédéric CORVEZ de UMEDIA, Loïc MAGNERON, Anaïs CLANET e Gaël NOUAILLE de WIDE MANAGEMENT. Cerca de 300 filmes de toda América latina serão digitalizados e acessíveis nas 40 telas plasma colocadas à disposição dos compradores. 45 filmes latino-americanos foram selecionados para serem projetados em sessões excepcionais em 6 salas do Cinémark em Puerto Madero. Paralelamente à seleção latino-americana, um panorama de filmes Europeus será apresentado por Thierry FREMAUX, delegado geral do Festival de Cannes.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Agora em cartaz, Algo que você precisa saber, de Cécile Telerman com Charlotte Rampling, Mathilde Seigner e Olivier Marchal. Veja aqui a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil!

> Veja mais

Na TV

Na TV

Essa semana no Tele Cine Cult, não perca Beija quem você quiser de Michel Blanc com Charlotte Rampling, Jacques Dutronc e Carole BouquetVeja aqui a programação detalhada dos filmes franceses na televisão!

> Veja mais