Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 08/10/2009


Ano da França no Brasil

OPERA NA TELA - RIO, MANAUS, BELEM, SAO PAULO

OPERA NA TELA - RIO, MANAUS, BELEM, SAO PAULO

Primeira manifestação do gênero no mundo, Ópera na Tela tem a ambição de oferecer ao público brasileiro uma seleção das melhores adaptações de ópera para o cinema, assim como óperas filmados recentemente, nos grandes teatros e festivais europeus, permitindo descobrir ou reencontrar os cantores, orquestras e diretores mais destacados da atualidade lírica mundial.

Esta primeira edição, que ocorrerá no Rio de Janeiro (16-29 de outubro), Manaus (19-25 de outubro), Belém (9-15 de novembro) e São Paulo (23-29 de novembro), foi inicialmente concebida como uma homenagem ao célebre produtor francês Daniel Toscan du Plantier, brilhante embaixador do cinema e da ópera, suas duas paixões, a quem devemos a maior parte das obras cinematográficas apresentadas nesta seleção.

Em seguida, em parceria com o canal cultural franco-alemão Arte, foi montado um suntuoso programa composto de captações audiovisuais de óperas e ballets recentes, assim como de documentários de divulgação da música clássica. Ao público será permitido assistir, com uma diferença de poucos dias, a abertura da temporada 2009-2010 da Ópera de Paris, com Mireille, uma obra rara de Charles Gounod, filmada no último dia 14 de setembro, na Ópera Garnier.

O festival tem como prioridade contribuir para a democratização da ópera, que se transformou, por equívoco, numa arte reservada à elite. Deliberadamente acessível, Ópera na Tela oferece uma ocasião rara ao público jovem e popular de serem tocados pela sua magia. O gênero, na sua concepção inicial, dirigia-se a uma ampla audiência como espetáculo visual e lúdico. É com essa tradição popular que Ópera na Tela pretende reatar hoje.

É sob essa ótica que o festival propõe igualmente um projeto educativo de iniciação à ópera, ministrado com muito entusiasmo pelo maestro Ricardo Prado, cujo objetivo é sensibilizar o público jovem e apresentar algumas chaves indispensáveis à compreensão e à apreciação das obras apresentadas.

O festival organiza tambem o seminário profissional Filmar as Artes. Este permitirá a abordagem das técnicas de captação e difusão de espetáculos, na presença dos maiores especialistas da Europa e do Brasil, em parceria com escolas de cinema, e com o canal Arte.

> Veja mais

CINEBH DISCUTE A CO-PRODUÇÃO - BELO HORIZONTE

CINEBH DISCUTE A CO-PRODUÇÃO - BELO HORIZONTEA terceira edição da Mostra CineBH acontecerá de 15 a 20 de outubro de 2009 na capital mineira. Chancelada como evento oficial do Ano da França no Brasil, a Mostra CineBH proporá como temática central enfocar a co-produção internacional e o diálogo com a França em filmes e debates.

No total, a Mostra CineBH 2009 exibirá 77 filmes, sendo 24 longas-metragens, 7 médias e 46 filmes de curta duração, divididos em 46 sessões ao longo dos seis dias de programação oferecida gratuitamente ao público.

A principal novidade da Mostra CineBH 2009 é sua programação internacional, dedicada a discutir o papel da França como principal co-produtora de diversas cinematografias pelo mundo. Nela, serão exibidas co-produções contemporâneas realizadas com países tão diversos como EUA, Filipinas, Holanda, Alemanha, Argentina, Espanha, além do próprio Brasil.

O 3º Seminário do Cinema Brasileiro: perspectivas de mercado e linguagens, parte integrante da programação da Mostra CineBH 2009, abre espaço para que cineastas, críticos, produtores e pesquisadores, franceses e brasileiros, discutam as características, dificuldades e desafios que a co-produção internacional impõe à realidade do mercado audiovisual brasileiro.

Na mesa "Co-Produção: Caminhos e Critérios", Andrea Barata Ribeiro, produtora e sócia-fundadora da O2 Filmes discute os caminhos da co-produção internacional com Rachel Monteiro (Programa Cinema do Brasil), Heitor Dhalia, Antoine Segóvia (produtor do longa Independência), Eva Kihn (Programa Cinema en Développement do Festival de Toulouse) e Georges Goldenstern (Cinefondation do Festival de Cannes).

O Brasil como cenário para produções estrangeiras, assunto cada vez mais em pauta, será tema da mesa "Destino: Brasil", que contará com a participação dos produtores Fabiano Gullane e Elisa Tolomelli; do presidente da Riofilme, Sergio Sá Leitão; da assessora de assuntos internacionais da Ancine, Letícia Godinho; da diretora executiva da Minas Film Commission, Carolina Gontijo; e do presidente da recém-criada Rio Film Commission, Steve Solot.

Em "A TV como Aliada" , será a vez de discutir como a TV pode atuar no fomento e difusão da produção cinematográfica. Farão parte dessa mesa Cadu Rodrigues, diretor da Globo Filmes; Gabriel Priolli, coordenador do Núcleo de Conteúdo e Qualidade da TV Cultura; Octavio Penna Pieranti, coordenador de TV e Plataformas Digitais da Secretaria do Audiovisual; Paulo Mendonça, diretor do Canal Brasil; Susy dos Santos, professora da UFRJ; e Bruno Deloye, diretor dos canais Cinécinéma Classic, Club e Famiz da rede Canal Plus, da França.

Por último, a mesa "O Mercado Audiovisual e as Políticas Públicas para o Setor no Brasil e na França" pretende traçar um paralelo entre as ações governamentais que estão sendo desenhadas nessa área no Brasil e na França, com especial atenção à produção independente e de baixo orçamento. Para isso, foram convidados para a discussão Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine; Silvio Da-Rin, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura; Brigitte Veyne, Adida Audiovisual da Embaixada da França no Brasil; e Joël Augros, professor e pesquisador da Universidade Paris 8.

> Veja mais

MOSTRA INTERNACIONAL DE SAO PAULO - SP

MOSTRA INTERNACIONAL DE SAO PAULO - SP

A Mostra de São Paulo acontecerá de 23 de outubro a 5 de novembro e vai dar especial importancia a França no ambito do Ano da França no Brasil: mais de 60 filmes de produção francesa ou coprodução francesa vão ser exhibidos. Entre os filmes mais esperados London River de Rachid Bouchareb (Urso de ouro do melhor ator no Festival de Berlin 2009), Ervas daninhas de Alain Resnais (Prêmio Excepcional do Festival de Cannes 2009) aou ainda Ricky de François Ozon. A grande atriz FANNY ARDANT estará presente de 1º a 4 de novembro; uma restrospectiva de seus filmes será organizada pela Mostra nessa ocasião.



A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

Aliança Francesa de João Pessoa

Aliança Francesa de João Pessoa

Estação França com a Aliança Francesa de João Pessoa:

O PEQUENO TENENTE - Le petit lieutenant (França, 2004)

Quinta-Feira 15 de outobro - 19h - Estação Cabo Branco

Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes

Av. João Cirilo Silva, S/N, Altiplano Cabo Branco- João Pessoa - PB

> Veja mais

Cinemaison

12/10 - Não haverá sessão!

12/10 - Não haverá sessão!

Em razão do feriado, não haverá sessão no Cinemaison no dia 12 de outubro.
Aguarde a programação de 19/10.



Na França

Formação e de Aperfeiçoamento em Jornalismo

Formação e de Aperfeiçoamento em Jornalismo

O Centro Internacional de Formação e de Aperfeiçoamento em Jornalismo (CFPJ) organiza todo ano umas sessões de formação em Paris voltadas para jornalistas e estudantes em jornalismo estrangeiros. Cinco sessões serão propostas para o ano 2010:

- Jornalista de televisão: de 5 a 30 de julho de 2010

- Jornalista repórter de imagens: de 5 a 30 de julho 2010

- Jornalista de rádio: de 5 a 30 de julho de 2010

- As bases do jornalismo web: de 27 de setembro a 22 de outubro de 2010

- Rigor profissional e deontologia: de 27 de setembro a 22 de outubro de 2010

Todo o material pedagógico e técnico assim como os estúdios de escola de jornalismo estão colocados à disposição dos estagiários durante essas sessões. Cada formação é ministrada por vários jornalistas-formadores e visitas da mídia francesa estão organizadas. O CFPJ International pode também sob pedido, encontrar um estágio na mídia francesa. Esse ano, vários jornalistas estrangeiros integraram uma redação francesa durante um mês: France 24, Euronews, i Télé, France 2, France Inter, Ouest-France, Mediapart.

> Veja mais

Sistema de apoio

Festival "EntreVues": apoio para pós produção som

Festival "EntreVues": apoio para pós produção som

O Festival Internacional do filme de Belfort «EntreVues» acontecerá de 28 de novembro a 6 de dezembro. No âmbito das jornadas profissionais que reúnem cineastas, distribuidores, exploradores de salas e vendedores internacionais para visionar filmes em fase final de montagem, o festival lança um concurso para obtenção de um apoio para pós produção som.

Trata-se de prestações técnicas, graças ao apoio de empresas independentes, Poly Son e Gomedia. Está aberto aos 1ºs, 2ºs e 3ºs longa metregens internacionais em fase de montagem. 4 ou 6 filmes serão escolhidos pelo júri e projetados dias 2 e 3 de dezembro e depois um filme receberá o apoio à pós produção. A lista dos contemplados será divulgada no dia 5 de dezembro de 2009.

Data limite para entregue das candidaturas: 15 de outubro de 2009.

> Veja mais

7ª edição do Berlinale Co-Production Market

7ª edição do Berlinale Co-Production Market

Estão abertas até o dia 29 de outubro as inscrições para o mercado de coprodução do festival de Berlim. A 7ª edição do Berlinale Co-Production Market acontece durante o festival de cinema na Alemanha, de 14 a 16 de fevereiro. Serão aceitas as inscrições de projetos de longas-metragens de ficção com orçamento entre 2 e 10 milhões de euros e o mínimo de 30% já captado. As produtoras devem ter no mínimo um coprodutor internacional para participar do mercado. A organização do Berlinale Co-Production Market organiza reuniões individuais com potenciais coprodutores e financiadores para os projetos selecionados. Mais informações aqui.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Agora em cartaz, Algo que você precisa saber, de Cécile Tlerman com Charlotte Rampling, Mathilde Seigner e Olivier Marchal. Veja aqui a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil!

> Veja mais