Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 24/09/2009

Destaques da semana

ANO DA FRANÇA HOMENAGEADO NO FESTIVAL DO RIO

ANO DA FRANÇA HOMENAGEADO NO FESTIVAL DO RIO

A França sempre foi um país muito presente no Festival do Rio, 20 a 25% dos filmes exibidos são habitualmente produções ou co-produções francesas. Na ocasião do Ano de França no Brasil, a presença francesa será ainda mais forte! 96 filmes franceses estão programados: 36 de produção francesa e 59 co-produzidos pela França (ou seja, 50% a mais de filmes franceses do que no ano passado). Entre os filmes mais esperados, podemos citar: Séraphine de Martin Provost, dois filmes sobre Coco Chanel Coco avant Chanel de Anne Fontaine e Coco Chanel et Igor Stravinsky de Jan Kounen, Les herbes folles d’Alain Resnais, La journée de la jupe de Jean-Paul Lilienfeld et 35 rhums de Claire Denis.

Jeanne MOREAU, uma das atrizes mais importantes do nosso cinema é a convidada de honra do festival. Na abertura do festival, Jeanne Moreau receberá um Prêmio homenageando toda a sua carreira. Uma homenagem será tambem organizado pelo Consulado da França no Rio, dia 28 de setembro, com a projeção do filme de Caca Diegues no qual atuou "Joana Francesa" (1975). 

Agnès VARDA também estará presente no Festival, de 24 a 27 de setembro, para a apresentação do seu último e aclamado filme Les plages d’Agnès (Prêmio de melhor documentário - César 2009), na seção Panorama, no dia 25 de setembro.

A renomada rede franco-alemã de televisão ARTE, símbolo de qualidade televisiva, apresenta um programa especial com 14 filmes (fora os outros 30 filmes com participação da rede no resto da programação) com a presença de representantes importantes do canal: Michel Reilhac, Diretor de cinema na Arte France, Ana Maria Lodato, Assessora de comunicação e François Sauvagnargues, Diretor dos programas de ficção, que fará também parte do Júri do Festival. Dia 1 de outubro, uma noite de gala Arte apresentará o filme London River de Rachid Bouchareb, apresentado no Panorama (Urso de Prata no Festival de Berlim em 2009).

O Forum des Images oferece uma nova seleção de Pocket Filmes, com 19 filmes. No programa também uma homenagem à atriz Isabelle Huppert com a apresentação de 7 filmes, assim como uma retrospectiva dos filmes de Asterix e Obelix organizada para o público jovem. O Festival vai contar também com a presença de Karim Dridi (para a apresentação do seu filme Khamsa, na seção Panorama).  O Rio Market acontecerá de 25 de setembro a 6 de outubro e contará com a participação de profissionais internacionais da indústria, como Eléonore de Prunele, responsável por aquisições da EuropaCorp, Julie Walter, diretora de mercado e aquisições da Films Distribution, Sebastien Chesneau do Rezo Films et Ilann Girard de Arsam.

Em breve, a programação francesa do Festival no site: www.cinefrance.com.fr

> Veja mais

ENCONTRO COM JEANNE MOREAU

ENCONTRO COM JEANNE MOREAU

Jeanne Moreau, uma das atrizes mais importantes do nosso cinema é a convidada de honra do Festival do Rio. Ela estará no Rio de 22 de setembro a 1 de outubro. No dia 26 de setembro, às 10h45, Jeanne Moreau tem um encontro marcado com estudantes universitários e fãs, no Cinema Odéon Petrobras. O bate-papo será conduzido pelo cineasta Cacá Diegues.


PREMIO AIRSTAR - FESTIVAL DO RIO 2009

PREMIO AIRSTAR - FESTIVAL DO RIO 2009

O "Prêmio Airstar de fotografia" da AIRSTAR DO BRASIL é uma forma de retribuir e incentivar o talento dos profissionais do mercado de filmagem. Todo ano o prêmio tem novidades. Na sua edição 2009 terá três categorias.

- Na categoria de longa metragem o prêmio será atribuído através do Festival do Rio 2009. Os filmes selecionados pelo festival estarão concorrendo ao prêmio, que será dado pela organização do festival. A premiação tem um valor de R$ 40.000,00 em equipamentos da linha GAFFAIR.

- Um segundo prêmio será dado a uma pessoa fisica que se candidate ao prêmio. O prêmio é aberto à todos sendo os profissionais eletricistas, maquinistas, fotógrafos e assistentes de produção do mercado incentivados a participar. Um júri de profissionais irá reúnir-se para escolher o candidato vencedor do premio. O vencedor ganha uma passagem para Los Angeles para conhecer o CINEGEAR, Hollywood e seus estúdios e a filial da Airstar em L.A.

- Um terceiro prêmio será atribuído a um profissional fotógrafo (não de filmagem, de fotografia). O prêmio é aberto a todos os fotógrafos profissionais do mercado. O vencedor desse terceiro prêmio ganha o valor de R$ 2.000,00 em equipamentos da linha GAFFAIR.

Veja mais informações aqui.

> Veja mais

SEMINÁRIO CAPACITAÇÃO PARA PRODUTORES

Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, a Latin American Training Center (LATC)  e a Entidad de Gestión de Derechos de los Productores Audiovisuales (EGEDA) realizaram o terceiro módulo do Seminário Capacitação para Produtores Audiovisuais – Brasil, no Pavilhão do Festival do Rio. O curso é dividido em três módulos, sendo que o primeiro e o terceiro são presenciais (com duração de três dias cada) e o segundo realizado via web. Com enfoque no mercado audiovisual europeu, o programa, que também acontecerá no México e na Argentina, oferece formação prática abordando temas como desenvolvimento de projetos, co-produções internacionais, aplicação de leis de incentivo fiscal de países latinos e europeus, contratação e direitos na produção e distribuição de conteúdos audiovisuais, os novos modelos de negócios surgidos com as novas tecnologias, entre outros. Um dos destaques do Seminário é o acompanhamento durante dois meses dos projetos audiovisuais dos alunos por experientes profissionais da indústria audiovisual. O Seminário é realizado com o patrocínio do Programa Media International e o apoio do Festival do Rio e da Embaixada da França. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

Ano da França no Brasil

SEMINARIO CHRIS MARKER - PUC RIO

SEMINARIO CHRIS MARKER - PUC RIO

Nos próximos dias 28 e 29 de setembro, o ensaísta e critico de cinema Robert Grélier dará um seminário, a convite do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, sobre Chris Marker, um dos mais importantes documentaristas da história do cinema. Durante as aulas, serão também exibidas cenas significativas da obra do cineasta francês. Grélier vem se dedicando ao estudo do cinema de Chris Marker há mais de duas décadas e é o autor e organizador de um dos raros livros em português sobre o documentarista, traduzido e editado em Portugal, em 1986, sob o título O Bestiário de Chris Marker. Recentemente, realizou-se no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo uma retrospectiva parcial de seus trabalhos. A sua obra vem despertando grande interesse no mundo acadêmico, assim como seus filmes e produções têm recebido versões em formatos variados. O seminário de Robert Grélier será no dia 28 de setembro, de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas, na sala 102K, e na mesma sala, no dia 29, das 11 às 14 horas. Este encontro com o ensaísta francês destina-se aos alunos de graduação e pós-graduação que terão uma oportunidade única de um contato mais próximo com um dos mais instigantes cineastas contemporâneos e ainda pouco conhecido no Brasil.


O BRASIL VISTO PELA TELEVISÃO FRANCESA

O BRASIL VISTO PELA TELEVISÃO FRANCESA

A Cinemateca Brasileira e o INA apresentam, de 16 a 27 de setembro, o Seminário INA-CINEMATECA BRASILEIRA e a Mostra O Brasil visto pela televisão francesa, uma oportunidade para o público conhecer parte do acervo e do trabalho do Instituto. O INA – Institut National de l'Audiovisuel, é um dos maiores e mais importantes centros de seu gênero no mundo, responsável pela preservação e a difusão da memória audiovisual francesa. A mostra reunirá uma série de documentários veiculados entre os anos 1960 e 1991 sobre os aspectos da cultura e da sociedade brasileiras. Três representantes do INA -Eric Rault, Valérie Chaumelle Serrus e Christine Barbier-Bouvet- participarão do Seminário no qual serão abordados diversos aspectos da atividade do Instituto, responsável pela coleta e preservação da memória audiovisual francesa. Veja o programa aqui.

> Veja mais

RECINE - O CINEMA NAS ONDAS DO RÁDIO

RECINE - O CINEMA NAS ONDAS DO RÁDIO

O Festival Internacional de Cinema de Arquivo – REcine é um evento anual que acontece nas instalações do Arquivo Nacional, na cidade do Rio de Janeiro. Em sua oitava edição, o REcine 2009 acontecerá de 21 a 25 de setembro, com o tema "O Cinema nas Ondas do Rádio". É parte da celebração do Ano da França no Brasil, fortalecendo uma parceria entre os dois países que se manifesta no festival desde 2004, com a presença de diversos palestrantes franceses em suas edições. O projeto em andamento consiste em promover uma extensa programação de filmes e vídeos, bem como a exposição de fotos e objetos, a publicação de artigos na Revista REcine, a promoção de debates e palestras sobre a importância do rádio na história.

Valérie Chaumelle Serrus do Institut National de l'Audiovisuel (INA) participará do debate Rádio: preservação de acervos de áudio, quarta-feira 23 de setembro às 14h. Maria Emília Alencar de Radio France Internationale (RFI) e Michel Penneroux do Consórcio Europeu de Radio Digital (DRM) participarão do debate sobre a rádio do Futuro quinta-feira 24 de setembro às 16h.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

4° Salão do Livro, Ipatinga - MG

4° Salão do Livro, Ipatinga - MG

Em Ipatinga - MG, no âmbito do 4° Salão do Livro que ocorrerá de 1 a 4 de outubro, haverá uma mostra de curta-metragens "Viagens em Curtas" e "Decididamente Animados" em homenagem ao Ano da França no Brasil

> Veja mais

Cinemaison

28/09 - Homenagem à atriz Jeanne Moreau

Sessão especial somente para convidados, com exibição de Jeanne M. um retrato intimo de Josée Dayan e Joanna Francesa de Carlos Diegues, na presença da atriz. 


Sistema de apoio

PROGRAMA MEDIA INTERNATIONAL

No dia 18 de setembro, a Comissão européia anunciou um financiamento de 5 milhões de euros em 2009 para reforçar as relações culturais e comerciais entre a cinematografia européia e os criadores do mundo inteiro.  Trata-se de projetos no domínio da formação conjunta, da promoção recíproca, da distribuição e da exibição de filmes, e de outras ações destinadas a incentivar o público na Europa e fora dela a descobrir a cinematografia de outros países. Esse financiamento faz parte do programa MEDIA International iniciativa lançada em 2008 pela União européia para apoiar financeiramente a cooperação cinematográfica internacional. Este ano, a verba e o número de projetos selecionados dobraram em relação a 2008, graças ao Parlamento europeu que votou em dezembro um aumento dos recursos a favor da cooperação internacional na área cinematográfica.

A Comissão Europeia anunciou em setembro os 40 projetos selecionados dos 95 que se candidataram. O projeto brasileiro Film Business Scholl Latin America organizado pela firma de treinamento e consultoria regional Latin American Training Center (LATC) sediado no Rio de Janeiro foi o único projeto brasileiro selecionado. Esse projeto ja recebeu o apoio do Programa Media International para organização do FBS-LA que será realizado de 10 a 13 de novembro de 2009 no Rio de Janeiro. Trata-se de um workshop intensivo de 4 dias sobre financiamento internacional, co-produção e distribuição, com foco nas necessidades e demandas do mercado audiovisual latino-americano e sua relação com o mercado europeu. Veja mais informaçoes aqui.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Ainda em cartaz, Bem Vindo, de Philippe Lioret com Vincent Lindon e Firat Ayverdi. Veja aqui a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil!

> Veja mais

Na TV

Na TV

Essa semana no Telecine Premium, não perca MR73 de Olivier Marchal com Daniel Auteuil, Olivia BonamyVeja aqui a programação detalhada dos filmes franceses na televisão!

> Veja mais