Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 10/09/2009

Destaques da semana

Colóquio Representações Recíprocas - Rio de Janeiro

Colóquio Representações Recíprocas - Rio de Janeiro

O Colóquio Representações Recíprocas nos discursos francófonos e lusófonos, que faz parte do programa do Ano da França no Brasil, acontecerá no Rio de Janeiro do 14 ao 16 de setembro e contará com a presença de importantes escritores franceses e brasileiros. No dia 14/09, o colóquio acontecerá no Teatro da Maison de France, das 10h às 18h, na presença de Olivier Compagnon (professor da universidade Paris III), Godofredo de Oliveira Neto (autor de"Bruxo do Contestado"), Sébastien Lapaque (autor de uma antologia literária sobre o Rio de Janeiro), Antonio Torres (autor de "Essa Terra" e "Um Táxi para Viena D’Áustria"), Jean-Paul Delfino ("Corcovado"), Jean-Yves Loude ("Fantasma do Tarrafal") e Jean-Christophe Ruffin (autor de "Vermelho Brasil"). O dia será seguido de uma sessão especial do Cinemaison, que contará com a projeção de dois filmes: Olhar Estrangeiro na presença de Lucia Murat e Saravah de Pierre Barouh. Entrada Franca.

Veja aqui para mais informações e inscrições.

> Veja mais

CINEFRANCE ESTÁ NO TWITTER !

CINEFRANCE ESTÁ NO TWITTER !

Faça sua inscrição aqui para receber as notícias regulares do cinema francês no Brasil, da cinemateca da Embaixada, e muito mais !

> Veja mais

INDIE FESTIVAL 2009

INDIE FESTIVAL 2009

A Mostra INDIE 2009 acontecerá de 10 e 17 de setembro em São Paulo. A Mostra é dedicada à exibição de filmes nacionais e internacionais de longa e média-metragem. O INDIE 2009 estará dividido em vários programas como Mostra Mundial, Indie Brasil, Retrospectivas, Kino para Crianças, Dark Matinée, Música do Underground, entre outros. O cinema francês estará em destaque com uma retrospectiva dos filmes de Philippe Grandrieux. Além disso 5 filmes franceses serão apresentados na seção Mostra Mundial, e 4 na Mostra Indie Retro. O festival é apoiado pelo Serviço audiovisual da Embaixada da França.

> Veja mais

O É Tudo Verdade Homenageia Louis Malle

O É Tudo Verdade Homenageia Louis Malle

O festival É Tudo Verdade / Mostras Especiais, que acontece no Rio de Janeiro de 4 a 12 de setembro, apresenta neste ano uma retrospectiva inédita do Louis Malle documentarista, com a exibição de 5 filmes do diretor francês. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

Ano da França no Brasil

CINEMA FRANCÊS: A MINHA PAIXÃO - RIO

CINEMA FRANCÊS: A MINHA PAIXÃO - RIO

No âmbito do Ano da França no Brasil, começa dia 18 de agosto o curso "Cinema francês: a minha paixão" com mais de 100 alunos matriculados na PUC, UERJ, UFRJ e UFF, em parceria com o Serviço Audiovisual da Embaixada da França. O curso acontecerá todas as terças-feiras, das 14h00 às 18:00 horas, entre 18 de agosto e 8 de dezembro, totalizando 16 encontros, na PUC Rio. Baixar o programa do curso aqui.

> Veja mais

A TELENOVELA "VIVER A VIDA" ESTREIA DIA 14/09

A TELENOVELA "VIVER A VIDA" ESTREIA DIA 14/09

A Rede Globo homenageia o Ano da França no Brasil a sua maneira, com Viver a Vidaa nova telenovela das 8h na Globo, escrita por Manoel Carlos, estréia dia 14 de setembro. Uma parte do enredo acontece em Paris, nos lugares míticos da capital francesa, onde toda equipe esteve durante a filmagem.

> Veja mais

RETROSPECTIVA ISABELLE HUPPERT - SÃO PAULO

RETROSPECTIVA ISABELLE HUPPERT - SÃO PAULO

O SESC São Paulo em parceria com o Serviço audiovisual da Embaixada da França, homenageia Isabelle Huppert, organizando uma retrospectiva de 19 dos filmes da atriz francesa, que estará presente em São Paulo nessa ocasião. Isabelle Huppert é uma das mais importantes atrizes francesas, que já atuou em mais de 80 filmes, sem falar dos filmes para televisão. Os seus prêmios são inumeráveis, tanto em concorrências nacionais como nos Cesars e em todos os grandes festivais internacionais de cinema. A retrospectiva acontecerá no CineSESC de 11 a 17 de setembro. O CineSESC apresenta também uma exposição do Ministério das Relações Exteriores francês - 17 retratos da atriz estarão exposados no cinema a partir de 14 de setembro.

> Veja mais

WORKSHOP "VÍDEO-CORRESPONDÊNCIAS" - SÃO PAULO

WORKSHOP "VÍDEO-CORRESPONDÊNCIAS" - SÃO PAULO

Do 11 a 13 de setembro, o Centro Cultural da Juventud de São Paulo acolhe o Workshop "Vídeo-correspondências".O projeto consiste na ativação de um diálogo entre jovens na França e no Brasil através da realização de filmes com telefones celulares a modo de vídeo-correspondências, produzindo cartas em vídeo intercambiadas em um website colaborativo. Os participantes se iniciarão na realização de filmes de curta duração, experimentando as possíveis formas de diálogo que podem estabelecer com seus interlocutores.

> Veja mais

O BRASIL VISTO PELA TELEVISÃO FRANCESA

O BRASIL VISTO PELA TELEVISÃO FRANCESA

A Cinemateca Brasileira e o INA apresentam, de 16 a 27 de setembro, o seminário e a mostra "O Brasil visto pela televisão francesa", uma oportunidade para o público conhecer parte do acervo e do trabalho do Instituto. O INA – Institut National de l'Audiovisuel, é um dos maiores e mais importantes centros de seu gênero no mundo, responsável pela preservação e a difusão da memória audiovisual francesa. A mostra reunirá uma série de documentários veiculados entre os anos 1960 e 1991 sobre os aspectos da cultura e da sociedade brasileiras. Três representantes do INA estarão presentes durante o seminário.

> Veja mais

RECINE - O CINEMA NAS ONDAS DO RÁDIO

RECINE - O CINEMA NAS ONDAS DO RÁDIO

O Festival Internacional de Cinema de Arquivo – REcine é um evento anual que acontece nas instalações do Arquivo Nacional, na cidade do Rio de Janeiro. Em sua oitava edição, o REcine 2009 acontecerá de 21 a 25 de setembro, com o tema "O Cinema nas Ondas do Rádio". É parte da celebração do Ano da França no Brasil, fortalecendo uma parceria entre os dois países que se manifesta no festival desde 2004, com a presença de diversos palestrantes franceses em suas edições. O projeto em andamento consiste em promover uma extensa programação de filmes e vídeos, bem como a exposição de fotos e objetos, a publicação de artigos na Revista REcine, a promoção de debates e palestras sobre a importância do rádio na história. Estarão presentes representantes franceses do INA, da RFI e do Consortuim DRM (standard de rádio digital).

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

CCBB Rio - Paisagens Coreográficas Contemporâneas

CCBB Rio - Paisagens Coreográficas Contemporâneas

O CCBB de Rio de Janeiro programa a Mostra de Filmes Paisagens Coreográficas Contemporâneas, de 08 a 20 de setembro, com 14 programas diferentes. Veja aqui a programação completa.

> Veja mais

MIS de MS realiza mostra de cinema “França Global”

MIS de MS realiza mostra de cinema “França Global”

O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul, unidade da Fundação de Cultura de MS, promove de 14 a 18 de setembro, a mostra de cinema "França Contemporânea", com curadoria de Rodrigo de Oliveira (RJ). Uma parceria com a Cinemateca da Embaixada da França e a Aliança Francesa de Campo Grande. A mostra integra a programação do MIS para o Ano da França no Brasil. As sessões acontecem na sala de projeção do museu, com entrada gratuita.


Mostra Viver Juntos - Cine Arte UFF

Mostra Viver Juntos - Cine Arte UFF

O Cine Arte UFF em Niterói apresenta, de 11 a 17 de setembro, a mostra Viver Juntos, com sete filmes sobre a sociedade francesa e suas divisões. A mostra comemora os 41 anos do Cine Arte UFF e o Ano da França no Brasil, em parceria com a Cinemateca do Consulado Francês e a Aliança Francesa de Niterói.

> Veja mais

Cinemaison

14/09 - SESSÃO ESPECIAL - REPRESENTAÇÕES RECÍPROCAS

14/09 - SESSÃO ESPECIAL - REPRESENTAÇÕES RECÍPROCAS

Em parceria com o colóquio "Representações Recíprocas nos discursos francófonos e lusófonos", o Cinemaison apresenta 2 filmes relacionados com esse tema, e convida a cineasta Lucia Murat a falar sobre seu filme.

> Veja mais

18h: Olhar Estrangeiro

18h: Olhar Estrangeiro

Olhar estrangeiro, de Lucia Murat ( Brasil, 2006). Documentário. 70 min.

"Olhar estrangeiro" é um filme sobre os clichês e as fantasias que se avolumam mundo afora sobre o Brasil. Baseado no livro "O Brasil dos gringos", de Tunico Amancio, o documentário mostra a visão que o cinema mundial tem do país. Filmado na França (Lyon e Paris), Suécia (Estocolmo) e Estados Unidos (Nova York e Los Angeles), o filme desvenda os mecanismos que produzem esses clichês através de entrevistas com diretores, roteiristas e atores, como Michael Caine, Hope Davis e Philipe de Broca entre outros.

NA PRESENÇA DA DIRETORA


20h: Saravah

20h: Saravah

Saravah, de Pierre Barouh (Brasil, 1972). Documentário. 60 min.

"Saravah" é o registro da viagem do diretor/ator francês Pierre Barouh ao Brasil. Em fevereiro de 1969, em pleno desfile da Mangueira, Barouh desembarcou no Rio de Janeiro para registrar em película momentos da música brasileira. O olhar do estrangeiro capturou imagens que durante 36 anos permaneceram desconhecidas no país. O filme é resultado das sessões de filmagem de Barouh com os ancestrais Pixinguinha e João da Baiana, então octagenários, os jovens Maria Bethânia (aos 21 anos) e Paulinho da Viola, tendo Baden Powell como elo entre gerações tão distantes e fundamentais da arte brasileira.


Com apoio de TAIGA FILMES e BISCOITO FINO

Na França

LES ATELIERS VARAN

LES ATELIERS VARAN

Os « Ateliers Varin » oferecem um estágio « Realização de filmes documentários », que acontecerá de 1º de fevereiro a 24 de abril de 2010 (12 semanas). O estágio é uma aprendizagem das técnicas de vídeo para a realização de um curta-metragem documentário, de 10 a 20 minutos. Trata-se de abordar, pela prática, o que envolve intelectualmente, moralmente e esteticamente o ato de filmar. Esse estágio intensivo, de duração de 12 semanas requer uma grande disponibilidade e uma real motivação. O número de participantes é fixado a 12 estagiários realizadores. As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro. Mais informações no site dos « Ateliers Varan »

> Veja mais

Sistema de apoio

FONDS SUD CINEMA - 4a COMISSÃO

FONDS SUD CINEMA - 4a COMISSÃO

O Fonds Sud Cinéma é um Fundo relativo a projetos de filmes de ficção, animação ou documentários de criação destinados à exibição em salas comerciais na França e no exterior. O Fonds Sud Cinéma propõe 3 tipos de apoio: à produção, à finalização, à roteirização. A próxima data de entrega das candidaturas está programada para 18 de setembro. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

PRIMER CORTE - VENTANA SUR - BUENOS AIRES

PRIMER CORTE - VENTANA SUR - BUENOS AIRES

Primer Corte surge como uma iniciativa nova e distinta, com o intuito de mostrar e dar um marco de especial prestígio a todos aqueles filmes que se encontram no clímax de sua produção, ou seja, o primeiro corte. Esse momento em que o filme apresenta esse "valor adicional" da novidade para os compradores, distribuidores, programadores de festivais, novos produtores e outros protagonistas do cinema como indústria. Durante as jornadas de Ventana Sur, primeiro mercado de Cinema de Buenos Aires, Argentina, organizado em conjunto pelo INCAA e o Marché du Film del Festival de Cannes, Primer Corte oferecerá uma série de exibições, especialmente escolhidas e selecionadas, dos melhores longas-metragens da América Latina de ficção, mas também de documentários, que já tenham alcançado seu primeiro corte e se encontram na sua fase final de pós-produção. As inscrições estão abertas atè dia 5 de Outubro de 2009.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Agora nas salas Paris de Cédric Klapisch, com Juliette Binoche, Romain Duris, Fabrice Luchini, Albert Dupontel. Veja aqui a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil!

> Veja mais

Na TV

Na TV

Essa semana no HBOPiaf - um hino ao amor (La Môme), de Olivier Dahan, com Marion Cotillard e Gérard DepardieuVeja toda a programação aqui!

> Veja mais