Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 14/08/2009

Destaques da semana

A programação do CINEMAISON está mais abaixo.

RFI disponível na AGENCIA RADIOWEB

RFI disponível na AGENCIA RADIOWEB

RFI inaugurou nessa segunda-feira 27 de julho uma nova forma de distribuição de seus programas em português no Brasil, em parceria com AGENCIA RADIOWEB a maior agência fornecendo conteúdos de rádio pela Internet nesse país.

Os programas de RFI, devidamente identificados, farão assim parte de mais de 50 programas jornalísticos que a AGENCIA RADIO disponibiliza diariamente nas suas 1800 rádios parceiras FM e AM (comercial, públicas e comunitárias), transmitindo em mais de 1100 municipalidades brasileiras e abrangendo uma população de quase 110 milhões de habitantes.

Num primeiro momento, AGENCIA RADIOWEB oferecerá às mais de 1800 rádios parceiras brasileiras os conteúdos de RFI (em português) seguintes:

1. JORNAL de 09h30 (entre 13 minutos e 15 minutos). Na terça-feira (disponível durante 3 horas a penas).

2. MUNDO AGORA (5 minutos). Na quarta-feira (disponível durante 48 horas).

3. ENFOQUE / ZOOM (3 minutos). Na quarta-feira na quinta-feira e na sexta-feira (disponível durante 24 horas cada vez)

4. MULTIMÍDIA (10 minutos) e EVOLUÇÃO (10 minutos): Na sexta-feira (disponíveis durante 7 dias).

Essa oferta da RFI na plataforma da AGENCIA RADIOWEB evoluirá em função da resposta das rádios assinantes.

> Veja mais

V° Festival de Cinema Judaico - RIO DE JANEIRO

V° Festival de Cinema Judaico - RIO DE JANEIRO

La V° edição do FESTIVAL DE CINEMA JUDAICO acontecerá do 15 a 20 agosto no no Unibanco Arteplex, Praia de Botafogo - Rio de Janeiro. Três filmes franceses fazem parte da programação: Um segredo de Claude Miller (2007), Dans la vie de Philippe Faucon (2007), e Mais tarde você vai entender de Amos Gitaï (2008). Veja toda a programação aqui.

> Veja mais

Ano da França no Brasil

ARTE E CULTURA - CEARÁ

ARTE E CULTURA - CEARÁ

De 12 a 17 de agosto, a Vila das Artes e os equipamentos culturais da Universidade Federal do Ceará – UFC (Mauc, Casa Amarela e Reitoria) serão ocupados por videoarte, cinema, palestras e mesa-redondas sobre a produção cultural contemporânea da França e do Ceará. A programação realizada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura, tem promoção da ONG Quatro Varas e Association Solidarité Provence Amérique du Sud, fazendo parte da programação estadual do Ano da França no Brasil, que apresenta outros dez projetos até novembro de 2009.

O projeto pretende mostrar a vida cultural da região Provence-Alpes-Côte d'Azur (Região PACA), cuja capital é Marselha, com intenção de estabelecer um intercâmbio cultural entre o sul da França e o Ceará. Veja a programação aqui.

> Veja mais

CINE MUNDO - 2009

CINE MUNDO - 2009

No âmbito do Ano da França no Brasil o Cinema Nosso se une mais uma vez à Secretaria Municipal da Juventude de Aubervilliers (OMJA, em francês), cidade da periferia de Paris, para realizar a edição do Cine Mundo Brasil – França 2009. Jovens cineastas brasileiros e franceses, das duas instituições, se reúnem entre os dias 11 e 14 de agosto para realizarem uma produção audiovisual em conjunto. O resultado será exibido junto com outros filmes, do Cinema Nosso e da OMJA, na Mostra Cine Mundo, que acontece nos dias 14 e 15 de agosto, às 19h, no espaço Cinema Nosso, Rua do Rezente, 80, Lapa, Rio de Janeiro.

> Veja mais

PRESENCE ET PASSE DU CINEMA FRANCAIS - RECIFE

PRESENCE ET PASSE DU CINEMA FRANCAIS - RECIFE

A Bem-te-vi organiza, juntamente com a produtora e distribuidora Armazém Du Film, o projeto "Présence et Passé du Cinéma Français", cujo objetivo é apresentar ao público brasileiro um panorama do cinema francês dos últimos cinqüenta anos. O início do festival se dará em 20 de agosto ne cidade do Recife. Daí em diante, o caráter itinerante do festival o levará a diversas outras cidades brasileiras.

> Veja mais

FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITARIO

FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITARIO

O 14º Festival Brasileiro de Cinema Universitário acontecerá entre 11 e 16 de agosto de 2009, em São Paulo. Este ano o Festival está inserido dentro das comemorações do Ano da França no Brasil e realizará uma série de atividades em parceria com o Rencontres Henri Langlois – Festival International des Écoles de Cinema.

O Festival possui caráter competitivo, nacional e internacional, voltado para curtas-metragens realizados por estudantes universitários e finalizados em qualquer formato e chega a sua décima quarta edição plenamente consolidado como o principal evento no Brasil totalmente voltado para o audiovisual produzido nas universidades brasileiras e estrangeiras.

> Veja mais

IMAGEM DOS POVOS - BELO HORIZONTE - OURO PRETO

IMAGEM DOS POVOS - BELO HORIZONTE - OURO PRETO

IMAGEM DOS POVOS é uma Mostra Audiovisual que anualmente reúne as produções de lugares distintos, países e/ou regiões do Brasil e do mundo, para um diálogo em Minas Gerais, com a cultura brasileira, os criadores e o público brasileiro. IMAGEM DOS POVOS 2009 acontecera de 21 a 27 de agosto no Palácio das Artes de Belo Horizonte e de 28 a 30 de agosto no Cine Vila Rica em Ouro Preto. Em 2009 o foco é a França e suas co-produções com a África, Brasil e Caribe. IMAGEM DOS POVOS pretende apresentar, ao público, a produção contemporânea de regiões do mundo cujo acesso é restrito no Brasil. Esta apresentação visa ampliar o conhecimento das diferentes culturas e das formas com as quais seus criadores utilizam os meios audiovisuais para expressá-la.

> Veja mais

SOCIAL EM MOVIMENTOS - FRANÇA EM FOCO

SOCIAL EM MOVIMENTOS - FRANÇA EM FOCO

Evento oficial do Ano da França no Brasil, a mostra Social em Movimentos 2009 – França em foco acontecerá em Rio de Janeiro de 20 a 23 de agosto no CCBB. Serão exibidos documentários que servirão como ponto de partida para debates ou encontros com os diretores. O objetivo é confrontar as realidades e debater soluções para os desafios sociais que marcam o Brasil e a França. Mais do que uma apresentação de documentários brasileiros e franceses, o projeto tem a intenção de ampliar o intercâmbio cultural entre os dois países, promovendo uma discussão sobre as experiências e a solução de problemas sociais nos dois países. Após cada dia de exibição, o público será convidado a discutir os temas sociais colocados em pauta pelos filmes apresentados, como trabalho, direito à moradia, imigração, justiça, entre outros.

> Veja mais

JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO

JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO

De 7 a 16 de agosto próximo será realizada, na Cinemateca Brasileira, a terceira edição da Jornada Brasileira de Cinema Silencioso. Como nas edições anteriores, uma cinematografia nacional do período silencioso será privilegiada, de forma a destacar os trabalhos dos arquivos de filme de um determinado país. Nesta terceira edição, aliando-se às manifestações relativas ao Ano da França no Brasil, a III Jornada receberá o cinema silencioso francês através da contribuição vinda dos Arquivos Franceses do Filme/Centro Nacional de Cinematografia, da Cinemateca Francesa e dos Arquivos Albert Kahn.

> Veja mais

MOSTRA JEAN ROUCH - RIO DE JANEIRO

MOSTRA JEAN ROUCH - RIO DE JANEIRO

Um dos criadores mais produtivos e influentes da segunda metade do século 20 na França ganha a partir de junho sua maior retrospectiva no país com a MOSTRA JEAN ROUCH, realizada em quatro estados brasileiros. A mostra chega agora no Rio de Janeiro de 18 de julho a 22 de agosto no Instituto Moreira Salles e na Cinemateca do MAM. O evento reúne 78 filmes (entre curtas, médias e longas) do "antropólogo-cineasta", como se definia, além de 14 outros sobre ele.

> Veja mais

20° CURTA KINOFORUM

20° CURTA KINOFORUM

O 20° Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo acontecerá de 20 a 28 de agosto de 2009. O Festival é um ponto de encontro entre a produção latino-americana e internacional, promovendo o intercâmbio de experiências culturais, econômicas e políticas relacionadas ao curta-metragem. A programação é composta por uma instigante seleção da mais recente produção internacional e latino-americana além da maior projeção anual da produção nacional, tendo superado a marca de 2.500 espectadores em 2008.

> Veja mais

MACHINIMAS - ITAU CULTURAL SÃO PAULO

MACHINIMAS - ITAU CULTURAL SÃO PAULO

De 19 a 23 de agosto, o Itaú Cultural apresenta a mostra Machinimas, que são pequenos filmes, com roteiro, personagens e narrativa e linguagem próprios, criados a partir de jogos de videogame como The Sims 2 e The Movies, ou do espaço do Second Life. O eixo curatorial é da francesa Isabelle Arvers, especialista em vídeo, jogos de computador, animações para web e cinema digital,que no dia da abertura, às 20h, dará uma palestra sobre esse tipo de produção e apresentará uma seleção especial de filmes, que anunciará na ocasião. No total, entre curtas, médias e longas-metragens, a programação apresenta 38 obras.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

Sessão de aniversário do Cachaça Cinema Clube

Sessão de aniversário do Cachaça Cinema Clube

Na sessão de aniversário de 7 anos do Cachaça Cinema Clube, serão apresentados alguns curtas franceses da Cinemateca:

O canto do estireno, de Alain Resnais, 1958, 14'

Um minuto para uma imagem, de Agnès Varda, 1983, 20'

Tio Yanco, de Agnès Varda, 1967, 18'

Dia 19 de agosto, no Cinema Odeon Petrobras, às 21h

Praça Floriano, 7 - Cinelândia - Rio de Janeiro - RJ

Preço: 10 reais (inteira) / 5 reais (meia)

> Veja mais

Cinemaison

17/08 - Abertura da Mostra Social em Movimentos

17/08 - Abertura da Mostra Social em Movimentos

O Cinemaison acolhe a abertura da mostra "Social em Movimentos – França em Foco", na presença do Sr. Hugues Goisbault, Consul Geral da França, Erika campello, diretora de Autres Brésils e Gilles Rousseau, representante do Forum des Images, parceiro da mostra. O evento, que faz parte da programação oficial do Ano da França no Brasil, acontece de 20 a 23 de agosto, no CCBB, e traz documentários raros e inéditos no Rio de Janeiro, seguidos de debates com diretores.

> Veja mais

18h: A Travessia

18h: A Travessia

La Traversée de Elizabeth Leuvrey (França 2006). Na Presencia da diretora

Cores 55’ leg. em port.

A cada verão, eles são muitos a atravessar o mar entre a França e a Argélia, principalmente entre Marselha e Argel. Pacotes, homens e mulheres carregados de sacolas e histórias. No mar, não estamos nem na França nem na Argélia. Neste "entre-dois" - entre duas margens, entre dois países - se expressa uma palavra que emerge muitas vezes por necessidade. Neste recinto peculiar que é o barco, a Travessia coloca em cena estes homens e mulheres falando de sua história.


20h: Abertura oficial da mostra

20h: Abertura oficial da mostra

Na presença do Sr. Hugues Goisbault, Consul Geral da França, Erika campello, diretora de Autres Brésils e Gilles Rousseau, representante do Forum des Images, parceiro da mostra.

Projeção em DVCAM de:

- "La zone, au pays des chiffonniers " , (A zona, no país dos catadores) de Georges Lacombe (FR-1928)

Um apaixonante ensaio sob forma de crítica social sobre o trabalho e o cotidiano dos catadores no inicio do século 20, em Paris. A recuperação de lixo e o mercado de pulgas de Clignancourt são particularmente impressionantes.

- "L’amour existe", (O Amor existe) de Maurice Pialat (FR-1960)

Aubervilliers, Pantin, Courbevoie, Nanterre… Uma viagem pelos subúrbios parisienses no fim dos anos 50. A degradação da paisagem, o fracasso e a devastação provocados pela urbanização, a condição de vida dos trabalhadores e dos imigrantes a dois passos da avenida Champs-Elysées.


Com apoio de YOULE> Veja mais

Na França

FESTIVAL DU DOC ETUDIANT

FESTIVAL DU DOC ETUDIANT

A associação Les Impatientes organiza em novembro a 2ª edição do Festival du Doc Étudiant (Festival do Documentário de Estudantes), o primeiro evento do gênero na França, exclusivamente dedicado aos documentários de estudantes.

O Festival é aberto a obras cinematográficas, audiovisuais e sonoras realizadas durante o período de formação do realizador (escola ou universidade), sem restrição de data de produção ou realização, nem de suporte de origem, assunto ou duração. As inscrições são abertas a realizadores de qualquer nacionalidade, até 15 de agosto de 2009. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

PRODUIRE AU SUD - NANTES: INSCRIÇÕES ABERTAS

PRODUIRE AU SUD - NANTES: INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para a Oficina Produire au Sud em Nantes!

Produire au Sud, seminário sobre coprodução cinematográfica internaciona, acontecerá em Nantes, no âmbito do próximo Festival des 3 Continents, de 25 de novembro a 1° de dezembro 2009. As inscrições estão abertas até dia 31 de agosto, no site da associação Les 3 Continents.

> Veja mais

Dados sobre o setor

Média Brésil

Média Brésil

Encontra a última edição de Média Brésil, uma newsletter do Serviço Audiovisual da Embaixada da França, que apresenta em francês as mais recentes informações sobre setor audiovisual no Brasil.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Agora nas salas O Nome dela é Sabine, um documentário da atriz Sandrine Bonnaire sobre a irmã autista. Veja aqui a programação dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil!

> Veja mais

Na TV

Na TV

Essa semana no Telecine Cult, não perca o filme Paranoid Park de Gus Van Sant, vencedor de 4 prêmios internacionais. Com Gabe Nevins and Daniel Liu. Veja toda a programação aqui!

> Veja mais