Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 30/07/2009

Cinemaison

03/08 - NOITE ROBERT GUEDIGUIAN INÉDITO !

03/08 - NOITE ROBERT GUEDIGUIAN INÉDITO !

O Cinemaison traz dois filmes de Robert Guédiguian inéditos no Brasil. Com Deus Vomita Covardes (Dieu vomit les tièdes, 1989) e Dinheiro Traz Felicidade (L'argent fait le bonheur, 1993), ambos disponíveis através de download no sistema Universciné, teremos uma mostra da cinematografia de Guédiguian no começo de sua carreira. Já estão em cena seus atores fetiches, que podemos acompanhar em quase todos os seus filmes: Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin e Gérard Meylan.


18h: Deus vomita covardes

18h: Deus vomita covardes

 Dieu vomit les tièdes, de Robert Guédiguian (França, 1989). Com Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin. 

Comédia dramática em cores. 95’. Leg. em port.

Era uma vez uma cidade no Sul da França, três meninos e uma menina que jamais poderiam esquecer o que eram: "filhos de pobres". Vinte anos depois, Cochise volta a seu país. A cidade de sua infância estava estranha: prepara calorosamente a comemoração do bicentenário da Revolução e... o mar leva regularmente cadáveres à margem.


20h: O Dinheiro traz a felicidade

20h: O Dinheiro traz a felicidade

L'argent fait le bonheur, de Robert Guédiguian (França, 1993). Com Ariane Ascaride et Jean-Pierre Darroussin.

Comédia Dramática em cores. 90’. Leg. em port.

Miséria, desemprego, delinqüência e drogas, este é o lote de uma cidade na periferia de Marseille. Contra a descida aos infernos, apenas um padre luta. Mas o que ele pode fazer além de distribuir sermões, seringas e preservativos? São as mães de família que encontram a solução: "Ensinem a lhes roubar como é preciso: roubar os ricos, a burguesia, como em outras épocas..."



Destaques da semana

PANORAMA DO CINEMA FRANCÊS EM BRASILIA

PANORAMA DO CINEMA FRANCÊS EM BRASILIA

O Cine Academia em Brasília recebe, de 28 de julho a 2 de agosto, o PANORAMA DO CINEMA FRANCÊS, que reúne filmes assinados por jovens realizadores, muitos deles premiados em Cannes. PANORAMA DO CINEMA FRANCÊS apresenta títulos que foram exibidos durante o Panorama do Cinema Francês Unifrance, realizado em São Paulo e Rio de Janeiro. A mostra chega agora a Brasília, numa parceria entre o Cinema Academia, a Embaixada da França no Brasil e a Unifrance.

> Veja mais

FILMES FRANCESES PREMIADOS NO ANIMA MUNDI

FILMES FRANCESES PREMIADOS NO ANIMA MUNDI

O cinema de animação francês esta em destaque no Anima Mundi 2009! A lista dos premiados pelo Júri Profissional e pelos Júris Populares do Rio de Janeiro e de São Paulo foram divulagadas.  Entre os 56 filmes franceses programados -a maior representação estrangera do festival- os filmes premiados pelo Júri Popular de São Paulo são : 

Júri popular SP:

Melhor Curta metragem

Mon Chinois, de Cédric Villain (França)

Melhor Filme de Estudante

1º Lugar – For Sock’s Sake, de Carlo Vogele (França/Estados Unidos)

3º Lugar – Seconde Classe, de Boris Belghiti (França)

Melhor Longa Metragem

1º Lugar – Mia et le Migou, de Jacques Rémy Girerd (França)

> Veja mais

Ano da França no Brasil

PRESENCE ET PASSE DU CINEMA FRANCAIS - RECIFE

PRESENCE ET PASSE DU CINEMA FRANCAIS - RECIFE

A Bem-te-vi organiza, juntamente com a produtora e distribuidora Armazém Du Film, o projeto "Présence et Passé du Cinéma Français", cujo objetivo é apresentar ao público brasileiro um panorama do cinema francês dos últimos cinqüenta anos. O início do festival se dará em 20 de agosto ne cidade do Recife. Daí em diante, o caráter itinerante do festival o levará a diversas outras cidades brasileiras.

> Veja mais

FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITARIO

FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITARIO

O 14º Festival Brasileiro de Cinema Universitário acontecerá entre os dias 29 de julho e 9 de agosto de 2009, no Rio de Janeiro, e entre 11 e 16 de agosto de 2009, em São Paulo. Este ano o Festival está inserido dentro das comemorações do Ano da França no Brasil e realizará uma série de atividades em parceria com o Rencontres Henri Langlois – Festival International des Écoles de Cinema.

O Festival possui caráter competitivo, nacional e internacional, voltado para curtas-metragens realizados por estudantes universitários e finalizados em qualquer formato e chega a sua décima quarta edição plenamente consolidado como o principal evento no Brasil totalmente voltado para o audiovisual produzido nas universidades brasileiras e estrangeiras.

> Veja mais

RETROSPECTIVA EMILE COHL EM SÃO PAULO

RETROSPECTIVA EMILE COHL EM SÃO PAULO

Com o apoio do programa França-Brasil, no âmbito do Ano da França no Brasil, a Cinemateca Brasileira, em parceria com o Forum des Images apresenta de 04 de julho a 02 de agosto uma retrospectiva inédita dedicada ao cineasta Emile Cohl. Concebida pelo Forum des Images, em colaboração com a Gaumont Pathé Archives e com Les Archives françaises du film du CNC, a RETROSPECTIVA EMILE COHL reúne todas as obras preservadas e restauradas do artista. A mostra é composta por seis programas, organizados em ordem cronológica, e acompanhados de música original do jazzista Bernard Lubat.

> Veja mais

RETROSPECTIVA GODARD - SEMCINE

RETROSPECTIVA GODARD - SEMCINE

O Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, que acontecerá de 27 de julho a 1° de augosto em Salvador (BA) homenageia a Jean-Luc Godard, um dos maiores ícones da cultura do século XX, que influenciou no Brasil toda uma geração de realizadores do cinema novo. O objetivo da "Retrospectiva Godard", que fica em cartaz até o dia 28 de setembro no Teatro Castro Alves em Salvador é apresentar o conjunto de sua obra e possibilitar o debate e a reflexão sobre a contribuição desse artista polêmico que revolucionou a linguagem cinematográfica.

> Veja mais

MOSTRA DE CINEMA COMENTADO - BELO HORIZONTE

MOSTRA DE CINEMA COMENTADO - BELO HORIZONTE

A Mostra de Cinema Comentado "Diversidade cultural e escola: desafios na França" acontecerá na PUC Minas em Belo Horizonte de 4 a 7 de agosto. O projeto foca a temática da diversidade cultural na escola por meio da realização de sessões de cinema, na quais serão exibidas e comentadas por estudiosos do campo da educação e cinema, dentre eles o Prof. Alain Bergala, quatro produções cinematográficas francesas que abordam a temática diversidade cultural e a educação escolar.

> Veja mais

MOSTRA JEAN ROUCH - RIO DE JANEIRO

MOSTRA JEAN ROUCH - RIO DE JANEIRO

Um dos criadores mais produtivos e influentes da segunda metade do século 20 na França ganha a partir de junho sua maior retrospectiva no país com a MOSTRA JEAN ROUCH, realizada em quatro estados brasileiros. A mostra chega agora no Rio de Janeiro de 18 de julho a 22 de agosto no Instituto Moreira Salles e na Cinemateca do MAM. O evento reúne 78 filmes (entre curtas, médias e longas) do "antropólogo-cineasta", como se definia, além de 14 outros sobre ele.

> Veja mais

A Cinemateca

14 NOVOS TÍTULOS UNIVERSCINE

14 NOVOS TÍTULOS UNIVERSCINE

O Ministério das Relações Exteriores implantou, junto com a empresa «Le meilleur du cinéma français» o site www.mae.universcine.com que disponibiliza filmes franceses via download para a rede cultural francesa e os parceiros culturais brasileiros. A coleção enriquece com 14 novos títulos! Veja más informações aqui.

> Veja mais

HOME - NOSSA PLANETA, NOSSA CASA

HOME - NOSSA PLANETA, NOSSA CASA

Em parceria com a Europa Filmes, distribuidor do filme Home - Nosso Planeta, Nossa Casa, a Cinemateca disponibiliza para seus parceiros copias dubladas em DVD deste filme para exibições gratuitas no Brasil.


Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

SALA WALTER DA SILVEIRA - SALVADOR

SALA WALTER DA SILVEIRA - SALVADOR

A Sala Walter da Silveira em Salvador programa animação francesa no festival Animaí de 3 a 9 de agosto.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia/FUNCEB, através da DIMAS e de diversas parcerias, promove o ANIMAÍ! III ENCONTRO BAIANO DE ANIMAÇÃO.

O evento vem contribuindo a cada edição para o crescimento da linguagem na Bahia e, em 2009, oferece diversas atividades como mostras, exposições, oficina, seminário para os interessados no gênero.

> Veja mais

Na França

FESTIVAL DU DOC ETUDIANT

FESTIVAL DU DOC ETUDIANT

A associação Les Impatientes organiza em novembro a 2ª edição do Festival du Doc Étudiant (Festival do Documentário de Estudantes), o primeiro evento do gênero na França, exclusivamente dedicado aos documentários de estudantes.

O Festival é aberto a obras cinematográficas, audiovisuais e sonoras realizadas durante o período de formação do realizador (escola ou universidade), sem restrição de data de produção ou realização, nem de suporte de origem, assunto ou duração. As inscrições são abertas a realizadores de qualquer nacionalidade, até 15 de agosto de 2009. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

PRODUIRE AU SUD - NANTES: INSCRIÇÕES ABERTAS

PRODUIRE AU SUD - NANTES: INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para a Oficina Produire au Sud em Nantes!

Produire au Sud, seminário sobre coprodução cinematográfica internaciona, acontecerá em Nantes, no âmbito do próximo Festival des 3 Continents, de 25 de novembro a 1° de dezembro 2009. As inscrições estão abertas de 22 de junho a 31 de agosto, no site da associação Les 3 Continents.

> Veja mais

Sistema de apoio

FUNDO DO FESTIVAL DE AMIENS

FUNDO DO FESTIVAL DE AMIENS

O apoio ao desenvolvimento do roteiro do Festival Internacional do filme de Amiens pretende financiar o desenvolvimento da escritura dos melhores projetos de longa metragem do Sul e ajudar os autores a defender ainda melhor seus projetos. Os requerentes poderão entregar suas propostas até o dia 15 de agosto.

> Veja mais

Dados sobre o setor

Mídia França

Mídia FrançaEncontra a última edição de Mídia França, uma newsletter do Serviço Audiovisual da Embaixada da França, que apresenta em português as mais recentes informações sobre o PAF (Panorama Audiovisual Francês). > Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Agora nas salas Enquanto o Sol não Vem, da diretora e atriz Agnès Jaoui, com Agnès Jaoui, Jean-Pierre Bacri e Jamel Debbouze. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil!

> Veja mais

Na TV

Na TV

Essa semana no Telecine Cult, não perca o filme Em direção ao Sul de Laurent Cantet, o diretor do filme Entre os muros da Escola, vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2008. Com Charlotte Rampling, Karen Young. Veja a programação aqui!

> Veja mais