Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 22/07/2009

Cinemaison

27/07 - HOMENAGEM A JEAN COCTEAU

27/07 - HOMENAGEM A JEAN COCTEAU

O Cinemaison dá carta branca ao jornalista Rodrigo FONSECA numa homenagem ao cineasta Jean Cocteau, na ocasião da comemoração de 120 anos de seu nascimento. Rodrigo Fonseca apresentará duas obras-primas do cineasta, com um bate-papo sobre a obra de Cocteau e a busca da poesia e da transcendência através do cinema.


18h: A Bela e a Fera

18h: A Bela e a Fera 

La belle et la bête, de Jean Cocteau (França, 1946). Com Jean Marais, Josette Day, Marcel André

Fantástico em PB. 93’. Leg. em port.

Era uma vez, um mercador arruinado que vivia com suas três filhas, as orgulhosas Félicie e Adelaide, e a doce e bondosa Bela. Certa noite, o mercador perdeu-se na floresta e roubou, para oferecê-la à Bela, uma das rosas da propriedade da Fera, de aparência e estatura nobre, mas com o rosto e as mãos animalescos. Surpreso pela Fera, o mercador submete-se à sua imposição ; para que sua vida seja salva, uma de suas filhas deve ser sacrificada. A Fera descobrirá a Bela, e sob os olhos dela será transformado num príncipe encantado.

Este clássico francês é muito mais que um simples filme. O diretor Jean Cocteau o escreveu para ser contado e recontado por várias gerações.

Seguido de um bate-papo sobre o filme com Rodrigo Fonseca


20h: O Sangue de um Poeta

20h: O Sangue de um Poeta

Le Sang d’un Poète, de Jean Cocteau (França, 1930).

PB. 55’. Leg. em port.

Primeiro filme de Jean Cocteau. "O Sangue de um Poeta" estabelece a transição entre o cinema de vanguarda feito em Paris e aquele que será dominado pelos cineastas americanos. De todas as obras do cinema independente europeu, foi este filme que exerceu a maior influência sobre os que quiseram reviver o cinema de vanguarda no fim da segunda guerra mundial.

O filme será seguido de um bate-papo sobre a obra do cineasta



Destaques da semana

PANORAMA DO CINEMA FRANCÊS EM BRASILIA

PANORAMA DO CINEMA FRANCÊS EM BRASILIA

O Cine Academia em Brasília recebe, de 28 de julho a 2 de agosto, o PANORAMA DO CINEMA FRANCÊS, que reúne filmes assinados por jovens realizadores, muitos deles premiados em Cannes. PANORAMA DO CINEMA FRANCÊS apresenta títulos que foram exibidos durante o Panorama do Cinema Francês Unifrance, realizado em São Paulo e Rio de Janeiro. A mostra chega agora a Brasília, numa parceria entre o Cinema Academia, a Embaixada da França no Brasil e a Unifrance.

> Veja mais

FILMES FRANCESES PREMIADOS NO ANIMA MUNDI

FILMES FRANCESES PREMIADOS NO ANIMA MUNDI

O cinema de animação francês esta em destaque no Anima Mundi 2009! A lista dos premiados pelo Júri Profissional e pelo Júri Popular do Rio de Janeiro foi divulagada.  Entre os 56 filmes franceses programados -a maior representação estrangera do festival- os filmes premiados são : 

Júri Profissional RJ

Melhor Direção de Arte: French Roast de Fabrice O. Joubert - França

Melhor Roteiro: Skhizein de Jeremy Clapin – França

Melhor Trilha Sonora: Le Petit Dragon de Bruno Collet – França

Júri Popular RJ

Melhor Curta-Metragem: 1º Lugar - Mon chinois de Cédric Villain (França)

Melhor Filme de Estudante:

2º lugar - For sock’s sake de Carlo Vogele - (França/Estados Unidos)

3º lugar - Seconde classe de Boris Belghiti - (França)

Melhor Longa-Metragem:

1º Lugar - Mia et le Migou - Jacques Rémy Girerd (França)

Aguarde dentro de alguns dias a premiação do júri de São Paulo!

> Veja mais

Sucesso do Novo Cinema Brasileiro no Fonds Sud!

Sucesso do Novo Cinema Brasileiro no Fonds Sud!

Julia Murat acaba de ser selecionada pelo comitê do Fonds Sud para receber um apoio de 100 mil euros para rodar o seu primeiro longa-metragem : Peso da massa, leveza do pão, uma produçao Taiga Filmes que também recebeu o apoio de Ibermedia. A diretora Julia Murat já trabalhou como editora e assistente de direção e já dirigiu vários curtas (entre os quais 'Dia dos Pais' e 'Ausência').

Vale lembrar que em outubro de 2008, o diretor Esmir Filhos, também recebeu o Fonds Sud (140 mil euros) para o seu primeiro longa-metragem Os Famosos e os duendes da morte, baseado em um livro de Ismael Caneppele. O filme está sendo apresentado no Festival de Locarno.

O Fonds Sud Cinéma, fundo francês do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Cultura e da Comunicação (Centro Nacional de Cinematografia), já ajudou mais de 400 projetos e conta com inúmeras revelações internacionais premiadas em festivais consagrados.

Outros brasileiros já beneficiaram deste fundo : Karim Ainouz (Madame Satã), Walter Salles (Central do Brasil), Nelson Perreira dos Santos (A terceira Margem) e Lucia Murat (Quase dois Irmãos).

O Fonds Sud representa uma ótima oportunidade para que os filmes brasileiros entrem na cena internacional.

A Embaixada da França deseja muito sucesso para estes dois novos talentos do cinema brasileiro !



Ano da França no Brasil

CINEMA AO LUAR - AUDITÓRIO IBIRAPUERA

CINEMA AO LUAR - AUDITÓRIO IBIRAPUERA

As noites de julho terão um charme a mais em São Paulo este ano. O hábito parisiense do cinema ao ar livre será transportado para a parte externa do Auditório Ibirapuera, de 24 e 26 de julho. Inspirada nos festivais de cinema ao ar livre do parque La Villette e Cinema au Clair de Lune, em Paris, a iniciativa tem o objetivo de promover, de maneira gratuita, o cinema francês e a música brasileira. Além da projeção de filmes franceses em 35mm na parede da platéia externa do Auditório Ibirapuera, que acomoda até 10 mil pessoas, o projeto contempla também apresentações de música instrumental brasileira antes de cada sessão de cinema.

> Veja mais

ANIMA MUNDI 2009 - SÃO PAULO

ANIMA MUNDI 2009 - SÃO PAULO

O festival de cinema de animação Anima Mundi acontecerá de 22 a 26 de julho em São Paulo. Criado em 1993, o festival se tornou responsável por popularizar e incentivar o cinema de animação no Brasil, com fóruns de debates, encontros, palestras, oficinas e a aguardada mostra de filmes, com um panorama da produção mundial. No âmbito das comemorações do Ano da França no Brasil, Anima Mundi receberá a visita do diretor francês Michel Ocelot (Azur e Asmar, Kirikou e a Feiticeira) para um Papo Animado.

> Veja mais

RETROSPECTIVA EMILE COHL EM SÃO PAULO

RETROSPECTIVA EMILE COHL EM SÃO PAULO

Com o apoio do programa França-Brasil, no âmbito do Ano da França no Brasil, a Cinemateca Brasileira, em parceria com o Forum des Images apresenta de 04 de julho a 02 de agosto uma retrospectiva inédita dedicada ao cineasta Emile Cohl. Concebida pelo Forum des Images, em colaboração com a Gaumont Pathé Archives e com Les Archives françaises du film du CNC, a RETROSPECTIVA EMILE COHL reúne todas as obras preservadas e restauradas do artista. A mostra é composta por seis programas, organizados em ordem cronológica, e acompanhados de música original do jazzista Bernard Lubat.

> Veja mais

RETROSPECTIVA GODARD - SEMCINE

RETROSPECTIVA GODARD - SEMCINE

O Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, que acontecerá de 27 de julho a 1° de augosto em Salvador (BA) homenageia a Jean-Luc Godard, um dos maiores ícones da cultura do século XX, que influenciou no Brasil toda uma geração de realizadores do cinema novo. O objetivo da "Retrospectiva Godard", que fica em cartaz até o dia 28 de setembro no Teatro Castro Alves em Salvador é apresentar o conjunto de sua obra e possibilitar o debate e a reflexão sobre a contribuição desse artista polêmico que revolucionou a linguagem cinematográfica.

> Veja mais

MOSTRA DE CINEMA COMENTADO - BELO HORIZONTE

MOSTRA DE CINEMA COMENTADO - BELO HORIZONTE

A Mostra de Cinema Comentado "Diversidade cultural e escola: desafios na França" acontecerá na PUC Minas em Belo Horizonte de 4 a 7 de agosto. O projeto foca a temática da diversidade cultural na escola por meio da realização de sessões de cinema, na quais serão exibidas e comentadas por estudiosos do campo da educação e cinema, dentre eles o Prof. Alain Bergala, quatro produções cinematográficas francesas que abordam a temática diversidade cultural e a educação escolar.

> Veja mais

MOSTRA JEAN ROUCH - RIO DE JANEIRO

MOSTRA JEAN ROUCH - RIO DE JANEIRO

Um dos criadores mais produtivos e influentes da segunda metade do século 20 na França ganha a partir de junho sua maior retrospectiva no país com a MOSTRA JEAN ROUCH, realizada em quatro estados brasileiros. A mostra chega agora no Rio de Janeiro de 18 de julho a 22 de agosto no Instituto Moreira Salles e na Cinemateca do MAM. O evento reúne 78 filmes (entre curtas, médias e longas) do "antropólogo-cineasta", como se definia, além de 14 outros sobre ele.

> Veja mais

A Cinemateca

14 NOVOS TÍTULOS UNIVERSCINE

14 NOVOS TÍTULOS UNIVERSCINE

O Ministério das Relações Exteriores implantou, junto com a empresa «Le meilleur du cinéma français» o site www.mae.universcine.com que disponibiliza filmes franceses via download para a rede cultural francesa e os parceiros culturais brasileiros. A coleção enriquece com 14 novos títulos! Veja más informações aqui.

> Veja mais

HOME - NOSSA PLANETA, NOSSA CASA

HOME - NOSSA PLANETA, NOSSA CASA

Em parceria com a Europa Filmes, distribuidor do filme Home - Nosso Planeta, Nossa Casa, a Cinemateca disponibiliza para seus parceiros copias dubladas em DVD deste filme para exibições gratuitas no Brasil.


Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM - SÃO PAULO

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM - SÃO PAULO

Em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França, o Museu da Imagem e do Som programa O Rei e o Pássaro (Le Roi et l'Oiseau), de Paul Grimault domingo 26 julho as 15h. Depois da sessão: Oficina de Trilha Sonora. A proposta é fazer com que o público tenha contato com a importância da música dentro do cinema, por meio de trilhas sonoras e trechos de filmes previamente escolhidos, e mostrar como em uma mesma cena, trilhas sonoras diferentes podem ganhar um sentido totalmente novo.

> Veja mais

Na França

PRODUIRE AU SUD - NANTES: INSCRIÇÕES ABERTAS

PRODUIRE AU SUD - NANTES: INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para a Oficina Produire au Sud em Nantes!

Produire au Sud, seminário sobre coprodução cinematográfica internaciona, acontecerá em Nantes, no âmbito do próximo Festival des 3 Continents, de 25 de novembro a 1° de dezembro 2009. As inscrições estão abertas de 22 de junho a 31 de agosto, no site da associação Les 3 Continents.

> Veja mais

Sistema de apoio

FUNDO DO FESTIVAL DE AMIENS

FUNDO DO FESTIVAL DE AMIENS

O apoio ao desenvolvimento do roteiro do Festival Internacional do filme de Amiens pretende financiar o desenvolvimento da escritura dos melhores projetos de longa metragem do Sul e ajudar os autores a defender ainda melhor seus projetos. Os requerentes poderão entregar suas propostas até o dia 15 de agosto.

> Veja mais

Dados sobre o setor

Mídia França

Mídia FrançaEncontra a última edição de Mídia França, uma newsletter do Serviço Audiovisual da Embaixada da França, que apresenta em português as mais recentes informações sobre o PAF (Panorama Audiovisual Francês). > Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Agora nas salas Mesrine – o inimigo público, de Jean-François Richet, A 1ª parte da vida do gângster Jacques Mesrine, apresentado no âmbito do Panorama do cinema francês 2009, com Vincent Cassel e Gilles Lelouche. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil!

> Veja mais

Na TV

Na TV

Essa semana no Telecine Cult, não perca o filme Um lugar na plateia de Daniel Thompson, com Valérie Lemercier, Cécile De France, Albert Dupontel. Veja a programação aqui!

> Veja mais