Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 16/07/2009

Cinemaison

20/07 - MICHEL OCELOT NO CINEMAISON!

Em parceria com o Festival Anima Mundi e com a Mediateca, o Cinemaison recebe o renomado cineasta de animação Michel Ocelot, para apresentação de 3 filmes cults, referências da animação mundial.

Michel Ocelot tambem dará palestra no dia 17/07 às 19h30 no CCBB Rio no âmbito do Anima Mundi.

18h: Kiriku e a feiticeira

18h: Kiriku e a feiticeira

Kirikou et la sorcière, de Michel Ocelot

(França, 1998) Animação em Cores. 71’. Classificação etária Livre. Leg.em port.

Exemplar sofisticado da animação européia contemporânea, este desenho animado traz o fascínio da tradição africana numa história que celebra a coragem, a curiosidade e a astúcia. Baseado num conto da África Ocidental sobre uma comunidade subjulgada por uma terrível feiticeira contra a qual o pequeno Kiriku luta para preservar sua aldeia das forças do mal.

Um gênero inovador, oposto aos estúdios Disney, com imagem e música originais.

Grande Prêmio do Festival international du film d'animation de Annecy em 1999.

O diretor estará presente para um comentário sobre o filme e um bate-papo com o público.

Em seguida : Os três Inventores

Les trois inventeurs, de Michel Ocelot 

(França, 1980) Animação em Cores. 13’. Leg.em port.

Em um mundo de renda branca, três inventores inventam belas máquinas muito úteis, mas as pessoas não entendem, e acham que os inventores são bruxos.

O diretor fará comentários sobre o filme e apresentará o longa "As aventuras de Azur e Asmar"


20h: As Aventuras de Azur e Asmar

20h: As Aventuras de Azur e Asmar

Azur et Asmar, de Michel Ocelot.

(França, 2006) Animação em Cores. 99’. Classificação etária Livre. Dublado em português

Quando Azur e Asmar eram pequenos, foram amamentados pela mesma mulher, a mãe de Asmar e babá de Azur. Ela sempre contava a história da Fada dos Djins, aprisionada, numa gruta de luz, esperando por um salvador. Educados como dois irmãos, eles foram cruelmente separados e só se encontram já crescidos como rivais, quando partem em busca da fada.



Destaques da semana

14 NOVOS TÍTULOS UNIVERSCINE

14 NOVOS TÍTULOS UNIVERSCINE

O Ministério das Relações Exteriores implantou, junto com a empresa «Le meilleur du cinéma français» o site www.mae.universcine.com que disponibiliza filmes franceses via download para a rede cultural francesa e os parceiros culturais brasileiros. A coleção enriquece com 14 novos títulos! Veja más informações aqui.

> Veja mais

A "EXPOSIÇÃO REBOBINE, POR FAVOR" CONTINUA!

A "EXPOSIÇÃO REBOBINE, POR FAVOR" CONTINUA!

A exposição "Rebobine, Por Favor" , com cenários que foram pensados pelo cineasta vencedor do Oscar Michel Gondry chega ao Rio de Janeiro depois de uma temporada de sucesso em Nova York e São Paulo, no ano passado. A exposição, apresentada pelo Banco do Brasil, acontece de 09 de junho a 09 de agosto de 2009, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Durante os dois meses da exposição, o filme Rebobine, Por Favor, que inspirou a exposição, ficará em cartaz no CCBB. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

Ano da França no Brasil

ANIMA MUNDI 2009 - RIO/SÃO PAULO

ANIMA MUNDI 2009 - RIO/SÃO PAULO

O festival de cinema de animação Anima Mundi acontecerá entre 10 e 19 de julho no Rio de Janeiro e de 22 a 26 de julho em São Paulo. Criado em 1993, o festival se tornou responsável por popularizar e incentivar o cinema de animação no Brasil, com fóruns de debates, encontros, palestras, oficinas e a aguardada mostra de filmes, com um panorama da produção mundial. No âmbito das comemorações do Ano da França no Brasil, Anima Mundi receberá a visita do diretor francês Michel Ocelot (Azur e Asmar, Kirikou e a Feiticeira) para um Papo Animado.

> Veja mais

RETROSPECTIVA EMILE COHL EM SÃO PAULO

RETROSPECTIVA EMILE COHL EM SÃO PAULO

Com o apoio do programa França-Brasil, no âmbito do Ano da França no Brasil, a Cinemateca Brasileira, em parceria com o Forum des Images apresenta de 04 de julho a 02 de agosto uma retrospectiva inédita dedicada ao cineasta Emile Cohl. Concebida pelo Forum des Images, em colaboração com a Gaumont Pathé Archives e com Les Archives françaises du film du CNC, a RETROSPECTIVA EMILE COHL reúne todas as obras preservadas e restauradas do artista. A mostra é composta por seis programas, organizados em ordem cronológica, e acompanhados de música original do jazzista Bernard Lubat.

Pioneiro do cinema de animação, Emile Cohl (França, 1857-1938) foi um verdadeiro "inventor". Sua prodigiosa imaginação, pautada por uma incrível liberdade formal, fez com que aplicasse inúmeras técnicas e formas na composição de seus filmes. Caricaturista consagrado, e já com mais de 50 anos, realizou seu primeiro filme pela Gaumont. A partir daí, continuou sua atividade na Pathé e na Éclair, para a qual trabalhou alguns anos nos Estados Unidos. Em 1923, quando abandonou as câmeras, Emile Cohl tinha realizado mais de 300 curtas-metragens. Cem anos depois de Fantasmagorie, no momento em que a animação se tornou um dos domínios mais criativos do cinema, e ocupa um novo lugar na Sétima Arte, a força poética da obra de Emile Cohl permanece intacta.

> Veja mais

RETROSPECTIVA GODARD - SEMCINE

RETROSPECTIVA GODARD - SEMCINE

O Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, que acontecerá de 27 de julho a 1° de augosto em Salvador (BA) homenageia a Jean-Luc Godard, um dos maiores ícones da cultura do século XX, que influenciou no Brasil toda uma geração de realizadores do cinema novo. O objetivo da "Retrospectiva Godard", que fica em cartaz até o dia 28 de setembro no Teatro Castro Alves em Salvador é apresentar o conjunto de sua obra e possibilitar o debate e a reflexão sobre a contribuição desse artista polêmico que revolucionou a linguagem cinematográfica.

> Veja mais

MOSTRA DE CINEMA COMENTADO - BELO HORIZONTE

MOSTRA DE CINEMA COMENTADO - BELO HORIZONTE

A Mostra de Cinema Comentado "Diversidade cultural e escola: desafios na França" acontecerá na PUC Minas em Belo Horizonte de 4 a 7 de agosto. O projeto foca a temática da diversidade cultural na escola por meio da realização de sessões de cinema, na quais serão exibidas e comentadas por estudiosos do campo da educação e cinema, dentre eles o Prof. Alain Bergala, quatro produções cinematográficas francesas que abordam a temática diversidade cultural e a educação escolar. Veja a programação aqui.

> Veja mais

SEMINÁRIO AUDIOVISUAL IMAGEM DOS POVOS

SEMINÁRIO AUDIOVISUAL IMAGEM DOS POVOS

Assista agora a transmissão on line do V Seminário Internacional Audiovisual Imagem dos Povos . Entre no www.imagemdospovos.com.br , cadastre e assista !

Entre os dias 15 e 17, o encontro irá reunir em Belo Horizonte, cineastas e produtores brasileiros com interesse em conhecer os fundos franceses de incentivo ao audiovisual.

> Veja mais

MOSTRA JEAN ROUCH - BELO HORIZONTE/RIO DE JANEIRO

MOSTRA JEAN ROUCH - BELO HORIZONTE/RIO DE JANEIRO

Um dos criadores mais produtivos e influentes da segunda metade do século 20 na França ganha a partir de junho sua maior retrospectiva no país com a MOSTRA JEAN ROUCH, realizada em quatro estados brasileiros. A mostra chega agora em Belo Horizonte e será realizada entre 22 de junho e 21 de julho no Cine Humberto Mauro. A mostra acontecerá depois no Rio de Janeiro de 18 de julho a 22 de agosto no Instituto Moreira Salles e na Cinemateca do MAM. O evento reúne 78 filmes [entre curtas, médias e longas] do "antropólogo-cineasta", como se definia, além de 14 outros sobre ele.

Completando a vasta retrospectiva, um Colóquio Internacional Jean Rouch organizado pelos curadores da mostra, o filósofo e ensaísta de cinema Mateus Araújo e o antropólogo Andrea Paganini, será realizado no Rio de Janeiro no Instituto Moreira Salles de 7 a 11 de julho. Durante 4 dias, pensadores e estudiosos do Brasil, da França e do mundo francófono, especialistas em cinema ou em antropologia e rouchianos de envergadura estarão reunidos em 8 mesas temáticas para re-examinar uma série de aspectos da obra e do legado de Rouch

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

Mostra "França Contemporânea" - Campo Grande MS

Mostra "França Contemporânea" - Campo Grande MS

O Museu da Imagem e do Som, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza de 20 a 24 de julho, a mostra de cinema "França Contemporânea", com curadoria de Rodrigo de Oliveira (RJ). Uma parceria com a Cinemateca da Embaixada da França (RJ) e a Aliança Francesa de Campo Grande, a mostra apresentará obras de diretores como Xavier Beauvois, Serge Bozon, Christophe Honoré, Claire Denis, Jean-Marie e Arnaud Larrieu, Phillipe Garrel, Jean-Pierre e Luc Dardenne, François Ozon, Olivier Assays e Eugène Green. Mais informações no site da fundação.

> Veja mais

MOSTRA VIAGEM AOS CURTAS - BRASILIA (DF)

MOSTRA VIAGEM AOS CURTAS - BRASILIA (DF)

A idéia da mostra Viagem os curtas é apresentar uma parte da produção francesa de curtas metragens, dividida em séries temáticas. Ao longo de uma semana, será possível conferir 40 filmes dedicados ao público adulto e infantil, em sessões únicas, diárias, realizadas no Museu Nacional da República em Brasília. A mostra acontece de 15 a 19 de julho, no Auditório 2, com entrada franca e classificação indicativa livre. Sessões, de quarta a sábado, às 19h, e no domingo, às 17h. Na abertura, no dia 15, programação dedicada aos Curtas do Mundo.

Local: Auditório 2 do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República



Na França

PRODUIRE AU SUD - NANTES: INSCRIÇÕES ABERTAS

PRODUIRE AU SUD - NANTES: INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para a Oficina Produire au Sud em Nantes!

Produire au Sud, seminário sobre coprodução cinematográfica internaciona, acontecerá em Nantes, no âmbito do próximo Festival des 3 Continents, de 25 de novembro a 1° de dezembro 2009. As inscrições estão abertas de 22 de junho a 31 de agosto, no site da associação Les 3 Continents.

> Veja mais

Sistema de apoio

FUNDO DO FESTIVAL DE AMIENS

FUNDO DO FESTIVAL DE AMIENS

O apoio ao desenvolvimento do roteiro do Festival Internacional do filme de Amiens pretende financiar o desenvolvimento da escritura dos melhores projetos de longa metragem do Sul e ajudar os autores a defender ainda melhor seus projetos. Os requerentes poderão entregar suas propostas até o dia 15 de agosto.

> Veja mais

GANHADORES BRASILEIROS IBERMEDIA

GANHADORES BRASILEIROS IBERMEDIA

4 projetos brasileiros irão beneficiar-se com o apoio do programa Ibermedia. No campo da coprodução, o Ibermedia ajudará o filme Pesso da Massa, levez po pao. Dois projetos foram escolhidos para o apoio ao desenvolvimento: A marcha e Getulio, meu pai. O filme Tropa de Elite vai beneficiar-se com um apoio para a distribução. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Agora nas salas Mesrine – o inimigo público, de Jean-François Richet, A 1ª parte da vida do gângster Jacques Mesrine, apresentado no âmbito do Panorama do cinema francês 2009, com Vincent Cassel e Gilles Lelouche. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil!

> Veja mais

Na TV

Na TV

Essa semana no Telecine Cult, não perca o filme Ao lado da pianista (La Tourneuse de pages), de Denis Dercourt, com Catherine Frot e Déborah François. Veja a programação aqui!

> Veja mais