Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 01/07/2009

Cinemaison

06/07 - Não haverá sessão do Cinemaison

06/07 - Não haverá sessão do Cinemaison

Não haverá sessão do Cinemaison no dia 06/07, em razão de indisponibilidade do Teatro Maison de France.

Retornaremos no dia 13/07 com uma surpresa!



Destaques da semana

COLÓQUIO CINEMA, TECNOLOGIA E PERCEPÇÃO

COLÓQUIO CINEMA, TECNOLOGIA E PERCEPÇÃO

Em 30 de junho e nos dias 01 e 02 de julho, será realizado o "Colóquio Internacional Novos Diálogos: Cinema / Tecnologia / Percepção" no Museu de Arte Moderna – MAM do Rio de Janeiro.

Organizado pela Université de Paris 8 e pela UFF, será apresentada uma série de conferências sobre o pensamento e a imagem cinematográfica; o lugar do cinema na reestruturação contemporânea das técnicas, representações e narratividade da imagem. O evento também contará com uma mostra de filmes entre os dias 03 e 05 de julho.

Com tradução simultânea, o Colóquio é gratuito e as vagas são limitas.

Para mais informações: http://seminariocinema2009.wordpress.com

O MAM localiza-se na Avenida infante Dom Henrique, 85 - Parque do flamengo - Rio De Janeiro.

Tel: (21) 2240 4944

> Veja mais

EXPOSIÇÃO REBOBINE, POR FAVOR

EXPOSIÇÃO REBOBINE, POR FAVOR

A exposição "Rebobine, Por Favor" , com cenários que foram pensados pelo cineasta vencedor do Oscar Michel Gondry chega ao Rio de Janeiro depois de uma temporada de sucesso em Nova York e São Paulo, no ano passado. A exposição, apresentada pelo Banco do Brasil, acontece de 09 de junho a 09 de agosto de 2009, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Durante os dois meses da exposição, o filme Rebobine, Por Favor, que inspirou a exposição, ficará em cartaz no CCBB. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

Ano da França no Brasil

RETROSPECTIVA EMILE COHL

RETROSPECTIVA EMILE COHL

Com o apoio do programa França-Brasil, no âmbito do Ano da França no Brasil, a Cinemateca Brasileira, em parceria com o Forum des Images apresenta de 04 de julho a 02 de agosto uma retrospectiva inédita dedicada ao cineasta Emile Cohl. Concebida pelo Forum des Images, em colaboração com a Gaumont Pathé Archives e com Les Archives françaises du film du CNC, a RETROSPECTIVA EMILE COHL reúne todas as obras preservadas e restauradas do artista. A mostra é composta por seis programas, organizados em ordem cronológica, e acompanhados de música original do jazzista Bernard Lubat.

Pioneiro do cinema de animação, Emile Cohl (França, 1857-1938) foi um verdadeiro "inventor". Sua prodigiosa imaginação, pautada por uma incrível liberdade formal, fez com que aplicasse inúmeras técnicas e formas na composição de seus filmes. Caricaturista consagrado, e já com mais de 50 anos, realizou seu primeiro filme pela Gaumont. A partir daí, continuou sua atividade na Pathé e na Éclair, para a qual trabalhou alguns anos nos Estados Unidos. Em 1923, quando abandonou as câmeras, Emile Cohl tinha realizado mais de 300 curtas-metragens. Cem anos depois de Fantasmagorie, no momento em que a animação se tornou um dos domínios mais criativos do cinema, e ocupa um novo lugar na Sétima Arte, a força poética da obra de Emile Cohl permanece intacta.

> Veja mais

MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS

MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS

A 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que este ano integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil, será realizada de 26 de junho a 12 de julho no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo, na rodovia SC-401. Serão exibidos mais de 80 filmes, entre longas, médias e curtas, raramente difundidos em circuito comercial e que contam histórias de paz, amizade, brincadeiras, tolerância, e respeito.

Entre os convidados desta edição, o cineasta francês Michel Ocelot, criador do personagem Kirikou; a atriz Dira Paes, que lança livro; o secretário do audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin; o diretor Paulo Nascimento, que vem para a sessão de pré-estreia de seu longa-metragem A Casa Verde, e o pernambucano Wildes Sampaio, da Ong WSP Brasil, que promove projetos sociais de produção audiovisual para crianças e adolescentes.

> Veja mais

ANIMA MUNDI

ANIMA MUNDI

O festival de cinema de animação Anima Mundi acontecerá entre 10 e 19 de julho no Rio de Janeiro e de 22 a 26 de julho em São Paulo. Criado em 1993, o festival se tornou responsável por popularizar e incentivar o cinema de animação no Brasil, com fóruns de debates, encontros, palestras, oficinas e a aguardada mostra de filmes, com um panorama da produção mundial. No âmbito das comemorações do Ano da França no Brasil, Anima Mundi receberá a visita do diretor francês Michel Ocelot (Azur e Asmar, Kirikou e a Feiticeira) para um Papo Animado.

> Veja mais

CINEMA AO LUAR - AUDITÓRIO IBIRAPUERA

CINEMA AO LUAR - AUDITÓRIO IBIRAPUERA

As noites de julho terão um charme a mais em São Paulo este ano. O hábito parisiense do cinema ao ar livre será transportado para a parte externa do Auditório Ibirapuera, de 24 e 26 de julho. Inspirada nos festivais de cinema ao ar livre do parque La Villette e Cinema au Clair de Lune, em Paris, a iniciativa tem o objetivo de promover, de maneira gratuita, o cinema francês e a música brasileira. Além da projeção de filmes franceses em 35mm na parede da platéia externa do Auditório Ibirapuera, que acomoda até 10 mil pessoas, o projeto contempla também apresentações de música instrumental brasileira antes de cada sessão de cinema.

> Veja mais

MOSTRA JEAN ROUCH EM BELO HORIZONTE

MOSTRA JEAN ROUCH EM BELO HORIZONTE

Um dos criadores mais produtivos e influentes da segunda metade do século 20 na França ganha a partir de junho sua maior retrospectiva no país com a MOSTRA JEAN ROUCH, realizada em quatro estados brasileiros. A mostra chega agora em Belo Horizonte e será realizada entre 22 de junho e 21 de julho no Cine Humberto Mauro. O evento reúne 78 filmes [entre curtas, médias e longas] do "antropólogo-cineasta", como se definia, além de 14 outros sobre ele, com 102 sessões apenas em São Paulo.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

Cuiabá voit la France - Cuiabá (MT)

Cuiabá voit la France - Cuiabá (MT)

O secretaria do Estado de Cultura de Mato Grosso em conjunto com a Embaixada da França através da Cinemateca Francesa promovem Cuiabá voit la France - Panorama do Cinema Jovem Francês.

Mia Hansen-Love, Djamila Sahraoui, Carine Tardieu, Magaly Richard-Serrano e Jean-Pascal Hattu.

Quatro mulheres e um homem, profissão: cineasta. Cinco filmes, cinco estreantes. Estes diretores novatos, cada um a sua maneira, tiveram diferentes trajetórias antes de chegar neste primeiro filme. A maioria fez muitos curtas, alguns estudaram cinema e todos enfrentaram o desafio de contar uma história em possíveis 90 minutos.

As sessões ocorrem no Cine Teatro Cuiaba todas as terças feiras as 20 horas a partir do dia 7 de julho.

Os ingressos serão distribuidos 02 horas antes do início da sessão na bilheteria do Cine Teatro Cuiaba.

Organização e Curadoria: Gerência de Audio Visual - Coordenadoria de Ações Artístico Culturais

Informações: (65) 3613-0204



Na França

O filme de Esmir Filho selecionado em festivais

O filme de Esmir Filho selecionado em festivais

"Os famosos e os duendes da morte", do diretor brasileiro Esmir Filho, filme apoiado pelo Fonds Sud Cinema em 2008 foi selecionado pela 18° ediçao do Festival de Biarritz Cinémas et Cultures d'Amérique Latine que acontecerá de 28 setembro a 4 outubro 2009. O filme foi também selecionado para a competição oficial do Festival de Locarno na Suíça que acontecerá de 5 a 15 agosto 2009.



Sistema de apoio

NOVO PROGRAMA MEDIA MUNDUS

A Comissão Européia adotou um amplo programa de cooperação internacional no setor audiovisual, chamado MEDIA Mundus, para intensificar as relações culturais e comerciais entre a cinematografia européia e os criadores de outros países. Sob reserva da adoção do programa MEDIA Mundus pelo Conselho e o Parlamento Europeu, a União Européia dedicaria 15 milhões de euros a projetos de profissionais do audiovisual vindo da Europa e de outros países durante o período de 2011 a 2013. A cooperação com a indústria cinematográfica européia suscita uma forte demanda no mundo inteiro, como comprovam os primeiros resultados positivos da ação preparatória MEDIA Internacional, que prevê uma contribuição financeira de 2 milhões de euros para 18 projetos envolvendo parceiros internacionais.

O novo programa MEDIA Mundus, cobrindo o período de 2011 a 2013, aproveitará esse entusiasmo cada vez mais forte para explorar as possibilidades ofertas pela cooperação cinematográfica internacional. Ele ampliará a escolha dos consumidores propondo nos mercados europeus e internacionais produtos mais diversificados na área cultural e abrirá novas perspectivas aos profissionais do audiovisual da Europa e do mundo inteiro.

Para quaisquer informações complementares, favor entrar em contato com:

Irina ORSSICH Tel: +32 2 299 67 98

Emmanuel COCQ Tel: +32 2 296 97 80

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Agora nas salas Há tanto tempo que te amo, o primeiro longa metragem de Philippe Claudel, apresentado no âmbito do Panorama do cinema francês 2009, com Kristine Scott Thomas e Elsa Zilberstein. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil!

> Veja mais

Na TV

Na TV

Essa semana no Telecine Premium, não perca o filme Antony Zimmer - A caçada de Jérôme Salle, com Sophie Marceau et Yvan Attal. Veja a programação aqui!

> Veja mais