Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 24/06/2009

Cinemaison

29/06 HOME E A BIODIVERSIDADE EM DEBATE

29/06 HOME E A BIODIVERSIDADE EM DEBATE

 Cinemaison acolhe o evento "Ciência à la carte", o ciclo de debates da Mediateca da Maison de France sobre as grande questões atuais da ciência. Após a projeção do filme Home, Nossa planeta, Nossa casa (França, 2009), de Yann Arthus-Bertrand, um debate sobre biodiversidade e mudanças climáticas, com os pesquisadores Marta de Azevedo Irving e Abdellatif Sifedine. Mais do que um filme, Home - Nosso Planeta, Nossa casa é um grande evento: O objetivo do diretor Yann Arthus-Bertrand é atingir a maior audiência possível e convencer a todos de nossas responsabilidades individuais e coletivas com relação ao planeta.

> Veja mais

18h: HOME, NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

18h: HOME, NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

Título original: Home
De Yann Arthus-Bertrand (França, 2009) Documentário. Duração 93’.Leg.em port.

Em algumas poucas décadas, a humanidade interferiu no equilíbrio estabelecido no planeta há aproximadamente quatro bilhões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista. A humanidade tem somente dez anos para reverter essa situação, observar atentamente à extensão da destruição das riquezas da Terra e considerar mudanças em seus padrões de consumo. Ao longo de uma seqüência única através de 54 países e em 120 locações, toda filmada dos céus, Yann Arthus-Bertrand divide conosco sua admiração e preocupação com o planeta e finca a pedra fundamental para mostrar que, juntos, precisamos reconstruí-lo.

O filme foi lançado mundialmente em 5 de junho em 50 países, com dublagem em 14 línguas.

> Veja mais

19h30: Debate biodiversidade/mudanças climáticas

19h30: Debate biodiversidade/mudanças climáticas

Com Marta de Azevedo Irving pesquisadora em Ecologia social na UFRJ e Abdelfettah Sifeddine, pesquisador em climatologia e mudanças climáticas pelo IRD, na Geoquímica da UFF.



Destaques da semana

MOSTRA "À PELE DA PELICULA "

MOSTRA "À PELE DA PELICULA "

A Mostra "À Pele da Pelicula: Cinema, Tecnologia e Percepção" acontecerá na Caixa Cultural no Rio de Janeiro entre os dias 16 a 28 de Junho. A Mostra vai apresentar as abordagens mais recentes sobre as relações entre cinema e as novas tecnologias através de exibição de filmes, conferências de pensadores que têm contribuído para a construção de importantes relexões sobre os atuais caminhos da imagem cinematográfica".

O colóquio "Cinema, Tecnologia e Percepção: novos diálogos", evento do Ano da França, é um projeto da Universidade Federal Fluminense (UFF) em conjunto com a Université Vincennes - St. Denis - Paris VIII, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). O evento será realizado nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho de 2009, no auditório do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.

> Veja mais

TV5MONDE lança TiVi5MONDE PLUS

TV5MONDE lança TiVi5MONDE PLUS

Dia 23 de junho, TV5MONDE lança TiVi5MONDE PLUS a primeira WEB TV juventude francófona internacional: WWW.TIVI5MONDEPLUS.COM

Visando um público de crianças francófonas entre 3 e 12 anos de idade, TiVi5MONDEPLUS é a primeira oferta ludo educativa na Internet totalmente gratuita e accessível na Europa não francófona, África, América Latina, Ásia e mundo árabe. Esse serviço inovador permitirá às famílias francófonas assim como a todos os públicos admiradores da França, desejando iniciar seus filhos à pratica do francês, o acesso a programas de juventude de qualidade sem nenhuma restrição de fuso horário. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

EXPOSIÇÃO REBOBINE, POR FAVOR

EXPOSIÇÃO REBOBINE, POR FAVOR

A exposição "Rebobine, Por Favor" , com cenários que foram pensados pelo cineasta vencedor do Oscar Michel Gondry chega ao Rio de Janeiro depois de uma temporada de sucesso em Nova York e São Paulo, no ano passado. A exposição, apresentada pelo Banco do Brasil, acontece de 09 de junho a 09 de agosto de 2009, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Durante os dois meses da exposição, o filme Rebobine, Por Favor, que inspirou a exposição, ficará em cartaz no CCBB. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

CURSO INICIAÇÃO AO DOCUMENTÁRIO DE CRIAÇÃO

O documentarista franco-argentino Gualberto Ferrari estará ministrando um curso de "Iniciação ao Documentário de Criação", de 28 de junho a 03 de julho na cidade de Natal/RN - Brasil. O referido curso será realizado pelo Núcleo de Produção Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto, e com o apoio da Embaixada da França.

Para mais informações:

Geraldo Cavalcanti
Assesoria para o Audiovisual da Fundação José Augusto
(84) 3232-5352


Ano da França no Brasil

CINEMA AO LUAR - AUDITÓRIO IBIRAPUERA

CINEMA AO LUAR - AUDITÓRIO IBIRAPUERA

As noites de julho terão um charme a mais em São Paulo este ano. O hábito parisiense do cinema ao ar livre será transportado para a parte externa do Auditório Ibirapuera, de 24 e 26 de julho. Inspirada nos festivais de cinema ao ar livre do parque La Villette e Cinema au Clair de Lune, em Paris, a iniciativa tem o objetivo de promover, de maneira gratuita, o cinema francês e a música brasileira. Além da projeção de filmes franceses em 35mm na parede da platéia externa do Auditório Ibirapuera, que acomoda até 10 mil pessoas, o projeto contempla também apresentações de música instrumental brasileira antes de cada sessão de cinema.

> Veja mais

MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS

MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS

A 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que este ano integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil, será realizada de 26 de junho a 12 de julho no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo, na rodovia SC-401. Serão exibidos mais de 80 filmes, entre longas, médias e curtas, raramente difundidos em circuito comercial e que contam histórias de paz, amizade, brincadeiras, tolerância, e respeito.

Entre os convidados desta edição, o cineasta francês Michel Ocelot, criador do personagem Kirikou; a atriz Dira Paes, que lança livro; o secretário do audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin; o diretor Paulo Nascimento, que vem para a sessão de pré-estreia de seu longa-metragem A Casa Verde, e o pernambucano Wildes Sampaio, da Ong WSP Brasil, que promove projetos sociais de produção audiovisual para crianças e adolescentes.

> Veja mais

2° MOSTRA AUDIOVISUAL ISRAELENSE

2° MOSTRA AUDIOVISUAL ISRAELENSE

O Centro da Cultura Judaica presenteia o público com uma seleção de filmes israelenses contemporâneos e inéditos no Brasil de 23 a 28 de junho. Para esta segunda edição serão apresentados alguns programas especiais como: exibição de filmes co-produzidos em conjunto com a França, EUA, Alemanha, Etiópia e Rússia, panorama Tel-Aviv 100 anos, debate com a presença de convidado especial israelense e projeção permanente de curtas de animação da Academia Bezalel de Artes e Design de Jerusalém.

> Veja mais

4ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

4ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

Chancelada no calendário oficial das comemorações do Ano da França no Brasil, a 4ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto deu início dia 18 de junho à programação dedicada ao evento, com a apresentação em estréia nacional do cine-concerto Le Rendez-Vous du Sam’di Soir. O evento consistiu da exibição de três clássicos curta-metragens franceses – Sur un Air de Charleston (1926) e La Petite Marchande d’Allumettes (1928), de Jean Renoir, e Entr’acte (1924), de René Clair – com acompanhamento musical ao vivo por Marco Pereira das Neves, Celine Benezeth e Máxime Roman, em uma sessão que remeteu à tradição do cinema mudo do início do século XX e que já havia sido realizada com sucesso em diversas cidades francesas.

> Veja mais

SEMINÁRIO AUDIOVISUAL IMAGEM DOS POVOS

SEMINÁRIO AUDIOVISUAL IMAGEM DOS POVOS

Já estão abertas as inscrições para o V Seminário Internacional Audiovisual Imagem dos Povos. Se você tem um filme ou roteiro e esta buscando apoio, inscreva-se no Seminário. O formulário encontra se no site www.imagemdospovos.com.br. Os principias fundos franceses estarão aqui em Minas para expor seus mecanismos e possibilidades de financiamento. As vagas são limitadas. Serão selecionados 40 participantes para cada sessão que acontecerá de 15 a 17 de julho em Belo Horizonte no Centro de Cultura da PBH. As inscrições estarão abertas até 27 de junho.

> Veja mais

MOSTRA CHRIS MARKER: BRICOLEUR MULTIMEDIA

MOSTRA CHRIS MARKER: BRICOLEUR MULTIMEDIA

A mostra Chris Marker: Bricoleur Multimedia apresenta, pela primeira vez no país, parte primordial da produção audiovisual do artista francês Chris Marker, um dos nomes mais importantes do cinema e audiovisual contemporâneos e um grande desconhecido no Brasil. A mostra acontecerá de 16 a 28 de junho de 2009 no CCBB Brasília.

> Veja mais

A MOSTRA JEAN ROUCH CHEGA EM BELO HORIZONTE

A MOSTRA JEAN ROUCH CHEGA EM BELO HORIZONTE

Um dos criadores mais produtivos e influentes da segunda metade do século 20 na França ganha a partir de junho sua maior retrospectiva no país com a MOSTRA JEAN ROUCH, realizada em quatro estados brasileiros. A mostra chega agora em Belo Horizonte e será realizada entre 22 de junho e 21 de julho no Cine Humberto Mauro. O evento reúne 78 filmes [entre curtas, médias e longas] do "antropólogo-cineasta", como se definia, além de 14 outros sobre ele, com 102 sessões apenas em São Paulo.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

Cine Santander em Porto Alegre

Cine Santander em Porto Alegre

Em 30/06, o Cine Santander em Porto Alegre exibe Monsieur N. de Antoine de Caunes, em uma sessão comentada, numa parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre.

> Veja mais

Na França

O filme de Esmir Filho selecionado em festivais

O filme de Esmir Filho selecionado em festivais

"Os famosos e os duendes da morte", do diretor brasileiro Esmir Filho, filme apoiado pelo Fonds Sud Cinema em 2008 foi selecionado pela 18° ediçao do Festival de Biarritz Cinémas et Cultures d'Amérique Latine que acontecerá de 28 setembro a 4 outubro 2009. O filme foi também selecionado para a competição oficial do Festival de Locarno na Suíça que acontecerá de 5 a 15 agosto 2009.


Um projeto brasileiro selecionado no PARIS PROJECT

Um projeto brasileiro selecionado no PARIS PROJECT

Constando com 220 participantes em 2008 (com 24 países representados), Paris Project prepara sua 7ª edição que acontecerá na MK2 Bibliothèque de 6 a 9 de julho de 2009, no âmbito do Festival Paris Cinéma (3 –14 de julho de 2009). Durante esses quatro dias, profissionais do mundo inteiro estão convidados a se reencontrar e beneficiam de avaliações nas áreas de financiamento, aquisições e legislações européias. O projeto brasileiro Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra, produzido por Sara Silveira de Dezenove Som e Imagens faz parte dos filmes selecionados este ano no Paris Project. Veja mais informações sobre o site do festival.

> Veja mais

Sistema de apoio

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

O Prémio União Latina-Festival de Biarritz do Filme Documentário é organizado pela União Latina e o Festival Biarritz Amérique latine, Cinémas et Cultures, e foi criado para promover a produção de documentários latinos nos meios de difusão e comunicação bem como junto do grande público. Os filmes seleccionados concorrem ao Prémio União Latina - Festival de Biarritz do Filme Documentário. Os documentários deverão apresentar uma visão original da diversidade das culturas e das realidades da América Latina. As inscrições estão abertas até 30 de junho de 2009.

> Veja mais

NOVO PROGRAMA MEDIA MUNDUS

A Comissão Européia adotou um amplo programa de cooperação internacional no setor audiovisual, chamado MEDIA Mundus, para intensificar as relações culturais e comerciais entre a cinematografia européia e os criadores de outros países. Sob reserva da adoção do programa MEDIA Mundus pelo Conselho e o Parlamento Europeu, a União Européia dedicaria 15 milhões de euros a projetos de profissionais do audiovisual vindo da Europa e de outros países durante o período de 2011 a 2013. A cooperação com a indústria cinematográfica européia suscita uma forte demanda no mundo inteiro, como comprovam os primeiros resultados positivos da ação preparatória MEDIA Internacional, que prevê uma contribuição financeira de 2 milhões de euros para 18 projetos envolvendo parceiros internacionais.

O novo programa MEDIA Mundus, cobrindo o período de 2011 a 2013, aproveitará esse entusiasmo cada vez mais forte para explorar as possibilidades ofertas pela cooperação cinematográfica internacional. Ele ampliará a escolha dos consumidores propondo nos mercados europeus e internacionais produtos mais diversificados na área cultural e abrirá novas perspectivas aos profissionais do audiovisual da Europa e do mundo inteiro.

Para quaisquer informações complementares, favor entrar em contato com:

Irina ORSSICH Tel: +32 2 299 67 98

Emmanuel COCQ Tel: +32 2 296 97 80

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Agora nas salas Há tanto tempo que te amo, o primeiro longa metragem de Philippe Claudel, apresentado no âmbito do Panorama do cinema francês 2009, com Kristine Scott Thomas e Elsa Zilberstein. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil!

> Veja mais

Na TV

Na TV

Na ocasião do Ano da França no Brasil, Telecine Cult programa um filme francês toda quinta-feira às 22h. Não perca dia 25 de junho A questão humana de Nicolas Klotz, Melhor filme da Crítica na Mostra de São Paulo 2007. Veja a programação aqui!

> Veja mais