Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 17/06/2009

Cinemaison

22/06 Não haverá sessão do CINEMAISON

22/06 Não haverá sessão do CINEMAISON

Não haverá sessão do CINEMAISON no dia 22 de junho em razão de uma homenagem a Apolônio e Renée de Carvalho organizada pelos Comissariados do Ano da França no Brasil, na presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Como esta ceremônia não estará aberta ao publico, para compensar, convidamos os sócios do Cinemaison a uma master class com a cineasta Christophe Barratier no dia 19 de junho às 10h no Espaço de cinema Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo.

Para participar, escreva seu nome e RG para concurso@cinefrance.com.br

As 50 primeiras respostas receberão uma confirmação por e mail.



Destaques da semana

PANORAMA DO CINEMA FRANCÊS 2009

PANORAMA DO CINEMA FRANCÊS 2009

A UNIFRANCE apresenta a 2ª Edição do Panorama do Cinema Francês no Brasil, de 16 a 25 de junho em São Paulo (Reserva Cultural) e de 19 a 25 de junho no Rio de Janeiro (Odeon-Espaço de Cinema), como parte da programação do Ano da França no Brasil. O evento traz grandes produções do cinema francês, premiadas em vários festivais: Há Tanto Tempo que Te Amo, de Philippe Claudel; Faubourg 36, de Cristophe Barratier; Horas de Verão, de Olivier Assayas; Bem-Vindo, de Philippe Lioret; Inimigo Público Nº 1 – Instinto de Morte, de Jean-François Richet; OSS 117, Rio ne répond plus, de Michel Hazanavicius; e Paris, do diretor Cédric Klapisch.

Para a realização do Panorama, estão confirmadas as presenças de nomes renomados do cinema contemporâneo francês, como o ator Vincent Cassel, protagonista de Inimigo Público Nº 1 – Instinto de Morte, e o diretor do filme, Jean-François Richet. Também estará presente a atriz vencedora do César 2009 de melhor atriz coadjuvante, Elsa Zylberstein, e o ator Charles Berling, um dos protagonistas de Horas de Verão. O ator Gilles Lellouche vem ao país como representante de dois filmes do evento, Inimigo Público Nº 1–Instinto de Morte e Paris, longa do diretor Cédric Klapisch, que também estará no Panorama. Do filme Bem-Vindo, está cotado o diretor Philippe Lioret. Completa a lista o diretor de Faubourg 36, Christophe Barratier.

ABERTURA DO PANORAMA NO RIO: dia 19 de junho às 20h30 no Cine Odéon Petrobras - Cinelândia Centro

No ambito do Panorama 2009 a Unifrance e a Embaixada da França no Brasil apresentam também a primeira edição do programa ‘On set with French cinema’ no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os diretores franceses Cédric Klapisch e Christophe Barratier irão dividir suas experiências como cineastas com estudantes.

Veja a programação aqui.

> Veja mais

1° ENCONTRO DE PRODUTORES BRASIL-FRANÇA

No dia 20 de junho, será realizado o 1° Encontro de Produtores Brasil-França, no Rio de Janeiro, uma iniciativa que conta com o apoio da Agência Nacional do Cinema, da Divisão de Promoção do Audiovisual do Ministério das Relações Exteriores, do Programa Cinema do Brasil, da Rio Filme, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da Unifrance, do Serviço Audiovisual da Embaixada Francesa no Brasil e de « França.Br 2009". Durante o evento, produtores do Brasil e da França apresentarão seus projetos de obra cinematográfica de longa-metragem aos seus congêneres presentes. Entre os selecionados há um projeto de animação, um de documentário e oito de ficção.

Do lado francês estão confirmadas, entre outras, as presenças dos produtores Nicolas Altmayer (Mandarin Cinema) e Julien Ezanno (CNC) e de agentes de venda de empresas como Celluloid Dreams e Wild Bunch. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

TV5MONDE lança TiVi5MONDE PLUS

TV5MONDE lança TiVi5MONDE PLUS

Dia 23 de junho, TV5MONDE lança TiVi5MONDE PLUS a primeira WEB TV juventude francófona internacional: WWW.TIVI5MONDEPLUS.COM

Visando um público de crianças francófonas entre 3 e 12 anos de idade, TiVi5MONDEPLUS é a primeira oferta ludo educativa na Internet totalmente gratuita e accessível na Europa não francófona, África, América Latina, Ásia e mundo árabe. Esse serviço inovador permitirá às famílias francófonas assim como a todos os públicos admiradores da França, desejando iniciar seus filhos à pratica do francês, o acesso a programas de juventude de qualidade sem nenhuma restrição de fuso horário. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

EXPOSIÇÃO REBOBINE, POR FAVOR

EXPOSIÇÃO REBOBINE, POR FAVOR

A exposição "Rebobine, Por Favor" , com cenários que foram pensados pelo cineasta vencedor do Oscar Michel Gondry chega ao Rio de Janeiro depois de uma temporada de sucesso em Nova York e São Paulo, no ano passado. A exposição, apresentada pelo Banco do Brasil, acontece de 09 de junho a 09 de agosto de 2009, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Durante os dois meses da exposição, o filme Rebobine, Por Favor, que inspirou a exposição, ficará em cartaz no CCBB. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

CURSO INICIAÇÃO AO DOCUMENTÁRIO DE CRIAÇÃO

O documentarista franco-argentino Gualberto Ferrari estará ministrando um curso de "Iniciação ao Documentário de Criação", de 28 de junho a 03 de julho na cidade de Natal/RN - Brasil. O referido curso será realizado pelo Núcleo de Produção Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto, e com o apoio da Embaixada da França.

Para mais informações:

Geraldo Cavalcanti
Assesoria para o Audiovisual da Fundação José Augusto
(84) 3232-5352


Ano da França no Brasil

2° MOSTRA AUDIOVISUAL ISRAELENSE

2° MOSTRA AUDIOVISUAL ISRAELENSE

O Centro da Cultura Judaica presenteia o público com uma seleção de filmes israelenses contemporâneos e inéditos no Brasil de 23 a 28 de junho. Para esta segunda edição serão apresentados alguns programas especiais como: exibição de filmes co-produzidos em conjunto com a França, EUA, Alemanha, Etiópia e Rússia, panorama Tel-Aviv 100 anos, debate com a presença de convidado especial israelense e projeção permanente de curtas de animação da Academia Bezalel de Artes e Design de Jerusalém.

> Veja mais

SEMINÁRIO AUDIOVISUAL IMAGEM DOS POVOS

SEMINÁRIO AUDIOVISUAL IMAGEM DOS POVOS

Já estão abertas as inscrições para o V Seminário Internacional Audiovisual Imagem dos Povos. Se você tem um filme ou roteiro e esta buscando apoio, inscreva-se no Seminário. O formulário encontra se no site www.imagemdospovos.com.br. Os principias fundos franceses estarão aqui em Minas para expor seus mecanismos e possibilidades de financiamento. As vagas são limitadas. Serão selecionados 40 participantes para cada sessão que acontecerá de 15 a 17 de julho em Belo Horizonte no Centro de Cultura da PBH. As inscrições estarão abertas até 27 de junho.

> Veja mais

MOSTRA CHRIS MARKER: BRICOLEUR MULTIMEDIA

MOSTRA CHRIS MARKER: BRICOLEUR MULTIMEDIA

A mostra Chris Marker: Bricoleur Multimedia apresenta, pela primeira vez no país, parte primordial da produção audiovisual do artista francês Chris Marker, um dos nomes mais importantes do cinema e audiovisual contemporâneos e um grande desconhecido no Brasil. A mostra acontecerá de 16 a 28 de junho de 2009 no CCBB Brasília.

> Veja mais

MOSTRA JEAN ROUCH

MOSTRA JEAN ROUCH

Um dos criadores mais produtivos e influentes da segunda metade do século 20 na França ganha a partir de junho sua maior retrospectiva no país com a MOSTRA JEAN ROUCH, realizada em quatro estados brasileiros. A mostra será aberta na quarta-feira, 3 de junho, na Cinemateca Brasileira, onde se mantém ao longo de todo o mês. O evento reúne 78 filmes [entre curtas, médias e longas] do "antropólogo-cineasta", como se definia, além de 14 outros sobre ele, com 102 sessões apenas em São Paulo.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

Múltiplos olhares sobre a Diáspora Africana - SP

Múltiplos olhares sobre a Diáspora Africana - SP

Com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França, a Mostra de Vídeo: Múltiplos olhares sobre a Diáspora Africana, organizada pelo IDDAB -Instituto de Desenvolvimento da Diáspora Africana do Brasil e o CECISP - Centro de Cineclubista de São Paulo-  acontecerá no Centro de Cineclubista de São Paulo (Rua Augusta, 1239 - Conjunto 13E 14) de 17 a 21 de junho.

Para mais informações: (11) 3214-3906



Na França

Um projeto brasileiro selecionado no PARIS PROJECT

Um projeto brasileiro selecionado no PARIS PROJECT

Constando com 220 participantes em 2008 (com 24 países representados), Paris Project prepara sua 7ª edição que acontecerá na MK2 Bibliothèque de 6 a 9 de julho de 2009, no âmbito do Festival Paris Cinéma (3 –14 de julho de 2009). Durante esses quatro dias, profissionais do mundo inteiro estão convidados a se reencontrar e beneficiam de avaliações nas áreas de financiamento, aquisições e legislações européias. O projeto brasileiro Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra, produzido por Sara Silveira de Dezenove Som e Imagens faz parte dos filmes selecionados este ano no Paris Project. Veja mais informações sobre o site do festival.

> Veja mais

LES ECRANS DOCUMENTAIRES

LES ECRANS DOCUMENTAIRES

O festival se propõe a oferecer mais visibilidade para os documentários que muitas vezes permanecem pouco tempo em cartaz. As competições estão abertas para documentários de longas e curtas metragens produzidos a partir do 1° de janeiro de 2008 até dia 22 de junho. Veja mais informações no site do festival.

> Veja mais

Sistema de apoio

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

O Prémio União Latina-Festival de Biarritz do Filme Documentário é organizado pela União Latina e o Festival Biarritz Amérique latine, Cinémas et Cultures, e foi criado para promover a produção de documentários latinos nos meios de difusão e comunicação bem como junto do grande público. Os filmes seleccionados concorrem ao Prémio União Latina - Festival de Biarritz do Filme Documentário. Os documentários deverão apresentar uma visão original da diversidade das culturas e das realidades da América Latina. As inscrições estão abertas até 30 de junho de 2009.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Não perca Caramelo, o primeiro longa metragem de Nadine Labaki, selecionado na Quinzaine des Réalisateurs do Festival de Cannes 2007, com Nadine Labaki e Yasmine Al Masri. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil!

> Veja mais

Na TV

Na TV

Na ocasião do Ano da França no Brasil, Telecine Cult programa um filme francês toda quinta-feira às 22h. Veja a programação aqui!

> Veja mais