Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 10/06/2009

Cinemaison

15/06: CICLO JACQUES TATI III (FINAL)

15/06: CICLO JACQUES TATI III (FINAL)

Divertido e poético, crítico e ingênuo, Jacques Tati ocupa um lugar de destaque na cinematografia mundial. Finalizando o ciclo Jacques Tati iniciado em maio, mostramos o Carrossel da Esperança (1949), com o famoso curta Escola de Carteiros (1947). Em seguida, o também famoso As Férias do Sr. Hulot (1953), com o curta Curso Noturno de N. Ribowsky (1967), em que Tati desvenda os seus truques e no cenário do filme Playtime.


As 18h: Escola dos carteiros/Carrossel de esperança

As 18h: Escola dos carteiros/Carrossel de esperança

A Escola dos Carteiros

(L’Ecole des Facteurs) de Jacques Tati (França, 1947), 15 min, 35mm leg. em port.

Tati, depois de ter as primeiras lições de carteiro, arma a maior confusão no seu novo emprego.

Carrossel da Esperança

(Jour de Fête) De Jacques Tati (França, 1949) Versão Colorizada, 79 min.

Uma vez por ano, uma feira traz, para o pequeno vilarejo de Sainte-Sévère, no interior da França, atrações como um cinema ambulante. Numa das sessões, François, o carteiro do local, assiste à projeção de um documentário sobre o serviço postal norte-americano e decide colocar o método em prática para fazer o correio chegar mais rápido.

*Prêmio de melhor cenário do Festival de Veneza/1949 e Grande Prêmio do Cinema Francês/ 1953.


As 20h: Aula Noturna/As férias do Sr. Hulot

As 20h: Aula Noturna/As férias do Sr. Hulot

Aula Noturna

(Cours du Soir) de Nicolas Ribowsky (França, 1967) 27 min, 35mm, leg. em port.

Tati ministra treinamentos para executivos de uma grande empresa.

As Férias do Sr. Hulot

(Les Vacances de Monsieur Hulot), de Jacques Tati (França, 1953) 74 min, 35mm leg. em port.

O atrapalhado sr. Hulot vai passar férias em um hotel de veraneio onde provoca uma série de situações desastrosas e irresistivelmente cômicas. Mesmo causando uma grande agitação na rotina dos demais hóspedes, ele consegue fazer amizades e conquistar a simpatia de todos.

Prêmio Louis Delluc/1953 e Prêmio da Crítica Internacional do Festival de Cannes/1953



Destaques da semana

EXPOSIÇÃO REBOBINE, POR FAVOR

EXPOSIÇÃO REBOBINE, POR FAVOR

A exposição "Rebobine, Por Favor" , com cenários que foram pensados pelo cineasta vencedor do Oscar Michel Gondry chega ao Rio de Janeiro depois de uma temporada de sucesso em Nova York e São Paulo, no ano passado. A exposição, apresentada pelo Banco do Brasil, acontece de 09 de junho a 09 de agosto de 2009, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Durante os dois meses da exposição, o filme Rebobine, Por Favor, que inspirou a exposição, ficará em cartaz no CCBB. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

Ano da França no Brasil

PANORAMA DO CINEMA FRANCÊS 2009

PANORAMA DO CINEMA FRANCÊS 2009

A Unifrance apresenta a 2ª Edição do Panorama do Cinema Francês no Brasil, de 16 a 25 de junho em São Paulo (Reserva Cultural) e de 19 a 25 de junho no Rio de Janeiro (Odeon - Espaço de Cinema), como parte da programação do Ano da França no Brasil. O evento traz grandes produções do cinema francês, premiadas em vários festivais, que estarão nas telas dos cinemas brasileiros ao longo do ano. Com apoio da Embaixada da França no Brasil, o Panorama traz produções variadas, que incluem o drama Há Tanto Tempo que Te Amo, estreia na direção de Philippe Claudel; Faubourg 36, de Cristophe Barratier; Horas de Verão, do renomado Olivier Assayas; Bem-Vindo, de Philippe Lioret; o longa Inimigo Público Nº 1 – Instinto de Morte, de Jean-François Richet, que deu o César de melhor ator a Vincent Cassel; OSS 117, Rio ne répond plus, de Michel Hazanavicius; e Paris, do diretor Cédric Klapisch.

Para a realização do Panorama, estão confirmadas as presenças de nomes renomados do cinema contemporâneo francês, como o ator Vincent Cassel, protagonista de Inimigo Público Nº 1 – Instinto de Morte, e o diretor do filme, Jean-François Richet. Também estará presente a atriz vencedora do César 2009 de melhor atriz coadjuvante, Elsa Zylberstein, e o ator Charles Berling, um dos protagonistas de Horas de Verão. O ator Gilles Lellouche vem ao país como representante de dois filmes do evento, Inimigo Público Nº 1–Instinto de Morte e Paris, longa do diretor Cédric Klapisch, que também estará no Panorama. Do filme Bem-Vindo, está cotado o diretor Philippe Lioret. Completa a lista o diretor de Faubourg 36, Christophe Barratier. Veja a programação aqui.

> Veja mais

MOSTRA CHRIS MARKER: BRICOLEUR MULTIMEDIA

MOSTRA CHRIS MARKER: BRICOLEUR MULTIMEDIA

A mostra Chris Marker: Bricoleur Multimedia apresenta, pela primeira vez no país, parte primordial da produção audiovisual do artista francês Chris Marker, um dos nomes mais importantes do cinema e audiovisual contemporâneos e um grande desconhecido no Brasil. A mostra acontecerá de 16 a 28 de junho de 2009 no CCBB Brasília.

> Veja mais

MOSTRA JEAN ROUCH

MOSTRA JEAN ROUCH

Um dos criadores mais produtivos e influentes da segunda metade do século 20 na França ganha a partir de junho sua maior retrospectiva no país com a MOSTRA JEAN ROUCH, realizada em quatro estados brasileiros. A mostra será aberta na quarta-feira, 3 de junho, na Cinemateca Brasileira, onde se mantém ao longo de todo o mês. O evento reúne 78 filmes [entre curtas, médias e longas] do "antropólogo-cineasta", como se definia, além de 14 outros sobre ele, com 102 sessões apenas em São Paulo.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

CIRCUITO TRINACIONAL - FOZ DE IGUAÇU

No âmbito do "Circuito Trinacional", evento do Ano da França no Brasil organizado pela Associação de cultura franco-brasileira de Foz de Iguaçu, uma mostra de Cinema francês acontecerá em Foz do Iguaçu, no Shopping JL, de 10 a 14 de junho, em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França. Veja toda a programação aqui.

> Veja mais

Na França

LES ECRANS DOCUMENTAIRES

LES ECRANS DOCUMENTAIRES

O festival se propõe a oferecer mais visibilidade para os documentários que muitas vezes permanecem pouco tempo em cartaz. As competições estão abertas para documentários de longas e curtas metragens produzidos a partir do 1° de janeiro de 2008 até dia 22 de junho. Veja mais informações no site do festival.

> Veja mais

Sistema de apoio

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

O Prémio União Latina-Festival de Biarritz do Filme Documentário é organizado pela União Latina e o Festival Biarritz Amérique latine, Cinémas et Cultures, e foi criado para promover a produção de documentários latinos nos meios de difusão e comunicação bem como junto do grande público. Os filmes seleccionados concorrem ao Prémio União Latina - Festival de Biarritz do Filme Documentário. Os documentários deverão apresentar uma visão original da diversidade das culturas e das realidades da América Latina. As inscrições estão abertas até 30 de junho de 2009.

> Veja mais

PROGRAMA IBERMEDIA

PROGRAMA IBERMEDIA

O Fundo Ibero-americano de ajuda IBERMEDIA foi criado em Novembro de 1997 sob as bases das decisões adotadas pela Cimeira Ibero-americana dos Chefes de Estado e de Governo realizada em Margarita, Venezuela, relativa à execução de um programa de estímulo à co-produção de filmes para cinema e televisão em Ibero-América; à montagem inicial de projectos cinematográficos; à distribuição e promoção de filmes no mercado regional e à formação de recursos humanos para a indústria audiovisual. IBERMEDIA, através das convocatórias, tem o objetivo de promover em seus Estados-Membros e por meio de ajudas financeiras a criação de um espaço audiovisual ibero-americano. IBERMEDIA concentra a sua actuação sobre quatro programas de ajudas: Coprodução, Desenvolvimento, Distribuição e Promoção, e Formação. Os requerentes podem apresentar as propostas desde o dia 17 de Abril de 2009 ao dia 15 de Junho de 2009. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Não perca Caramelo, o primeiro longa metragem de Nadine Labaki, selecionado na Quinzaine des Réalisateurs do Festival de Cannes 2007, com Nadine Labaki e Yasmine Al Masri.

Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil.

> Veja mais

Na TV

Na TV

Essa semana, HBO 2 programará O Fabuloso Destino de Amélie Poulain de Jean Pierre Jeunet, com Audrey Tautou, César do Melhor Filme em 2002. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses na TV.

> Veja mais