Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 15/05/2009


Cinemaison

18/05 - CICLO JACQUES TATI

18/05 - CICLO JACQUES TATI

Divertido e poético, crítico e ingênuo, Jacques Tati ocupa um lugar de destaque na cinematografia mundial. Inventor de uma maneira de fazer cinema, Tati mesclava um olhar astuto para a sociedade com um imenso talento para o entretenimento. Aproveitando os filmes que a Embaixada da França trouxe ao Brasil para a mostra O Mundo de Tati nos CCBB de Rio e de São Paulo, hoje apresentamos dois dos últimos filmes dirigidos por Tati, junto com o curta-metragem Cuida da tua Esquerda de René Clément, com roteiro e atuação de Tati.

A Embaixada da França promove, de 18 a 23 de maio, uma retrospectiva com a obra completa em longa-metragem do realizador. Serão seis longas e três curtas-metragens, todos legendados em português, exibidos na Sala Le Corbusier (localizada na Embaixada da França, SES, Av. das Nações, Quadra 801, Lote 04), em sessões às 20h. A entrada é franca. No dia da abertura da mostra, o professor e cineasta Sérgio Moriconi fará uma palestra sobre a obra do diretor. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

As 18h: As Aventuras do Sr. Hulot no Trânsito Louco

As 18h: As Aventuras do Sr. Hulot no Trânsito Louco

Trafic de Jacques Tati (França, 1971) 97 min, 35mm leg. em port.

O Sr. Hulot, desenhista de um modesto fabricante de veículos, desenha um caminhão com várias inovações e decide levá-lo à Exposição Internacional do Automóvel de Amsterdã. Sobe à direção do veículo, seguido por a jovem responsável pelas relações públicas da fábrica, num carrinho esportivo. A viagem é interrompida por um problema de gasolina, uma cadeia que arrebenta, problemas na fronteira.

*Seleção de Melhores Filmes do ano pela Associação de Críticos de Cinema de Nova York e Convidado de Honra no Festival de Berlim 1971

> Veja mais

As 20h: Cuida da tua Esquerda - Parade

As 20h: Cuida da tua Esquerda - Parade

Soigne Ton Gauche de René Clément (França, 1936) 12 min, 35mm, leg. em port.

Este foi o primeiro filme escrito e a ser protagonizado por Jacques Tati. Ele interpreta um pacato e sonhador habitante de uma cidadezinha francesa, que sonha em ser lutador de boxe. Surpreendido um dia ao simular uma vitória, é descoberto e levado ao ringue.

Parade de Jacques Tati (França, 1974) 85 min, 35mm, leg. em port.

O filme mostra as aventuras de duas crianças por detrás da lona de um circo provinciano. O diretor também aparece como um dos artistas do espetáculo, entre saltimbancos, mágicos e espectadores encantados.

*Grande Prêmio do Cinema Francês, Palma de Ouro no Festival de Moscou, Prêmio no Festival de Londres 1975



Destaques da semana

UMA VOLTA PELA EUROPA EM 27 CURTAS

UMA VOLTA PELA EUROPA EM 27 CURTAS

Eurochannel, a Embaixada da França no Brasil, a Aliança Francesa, o Istituto Italiano di Cultura, o Instituto Cervantes, o Goethe Institut e o British Council apresentam Uma Volta pela Europa em 27 Curtas Metragens. O evento acontecerá no Rio de Janeiro de 13 a 15 de maio na Aliança Francesa de Botafogo e em São Paulo de 11 a 15 de maio no CINE SESC.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

> Veja mais

CANNES 2009: PAVILLON "LES CINEMAS DU MONDE"

CANNES 2009: PAVILLON "LES CINEMAS DU MONDE"

De 13 de maio a 24 de maio de 2009, no Village International du Festival de Cannes, produtores e cineastas de todos horizontes, orgões e profissionais da promoção de cinemas do mundo se encontram no Pavillon Les Cinémas du Monde. Favor consular a agenda e o catálogo no site du Pavillon Les Cinémas du Monde.

> Veja mais

I SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO PARA PRODUTORES - LATC

LATC, apoiado pelo programa MEDIA MUNDUS da União Europea, anuncia abertura de inscrições de seminário ministrado por reconhecidos profissionais da indústria audiovisual européia e brasileira. O LATC – Latin American Training Center – realiza no Rio a partir de 15 de junho em parceria com o grupo espanhol EGEDA (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais) e o apoio do Serviço Audioviosual da Embaixada da França o "I Seminário de Capacitação para Produtores Audiovisuais". Com enfoque no mercado audiovisual europeu, o programa oferece formação prática abordando temas como desenvolvimento de projetos, coproduções internacionais e aplicação de leis de incentivo fiscal de países latinos e europeus, contratação e direitos na produção e distribuição de conteúdos audiovisuais, os novos modelos de negócios surgidos com as novas tecnologias, entre outros. Um dos destaques do seminário é o acompanhamento por dois meses, via web, dos projetos audiovisuais dos alunos por profissionais da indústria audiovisual européia. Entre os tutores estrangeiros convidados está a advogada francesa Renate RGINAS, ex Secretária Executiva do Fundo Eurimages da União Europea.

> Veja mais

Ano da França no Brasil

DOIS EVENTOS LIGADOS A RÁDIO

DOIS EVENTOS LIGADOS A RÁDIO

RFI e a Embaixada da França no Brasil estão presentes em Brasília em dois eventos ligados a rádio: o Seminario Internacional de Rádio jornalismo público, co-organizado com EBC e ARPUB em Brasília, nos dias 18 e 19 de maio de 2009 e o 25° Congresso Brasileiro de Radiodifusão da ABERT, em Brasília, nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2009.

> Veja mais

MARGUERITE DURAS: ESCREVER IMAGENS

MARGUERITE DURAS: ESCREVER IMAGENS

O Ciclo de projeções de filmes dirigidos por Marguerite Duras acontecerá em Porto Alegre, Sala PF Gastal, de 01 a 07 de maio e em São Paulo, no Cinusp Paulo Emílio Salles Gomes, de 18 a 29 de maio. Com curadoria de Mauricio Ayer, estudioso da autora, a Mostra apresentará filmes dirigidos pela autora, além de outras obras audiovisuais relacionadas ao seu universo ou sobre sua obra.

> Veja mais

SOCIAL EM MOVIMENTOS 2009 - FRANÇA EM FOCO

SOCIAL EM MOVIMENTOS 2009 - FRANÇA EM FOCO

Evento oficial do Ano da França no Brasil, a mostra Social em Movimentos 2009 – França em foco acontecerá em Brasília de 26 a 30 de maio no CineTeatro SESC Presidente Dutra. Serão exibidos documentários que servirão como ponto de partida para debates ou encontros com os diretores. O objetivo é confrontar as realidades e debater soluções para os desafios sociais que marcam o Brasil e a França. Mais do que uma apresentação de documentários brasileiros e franceses, o projeto tem a intenção de ampliar o intercâmbio cultural entre os dois países, promovendo uma discussão sobre as experiências e a solução de problemas sociais nos dois países. Após cada dia de exibição, o público será convidado a discutir os temas sociais colocados em pauta pelos filmes apresentados, como trabalho, direito à moradia, imigração, justiça, entre outros.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

CINEMATECA BRASILEIRA - SÃO PAULO

CINEMATECA BRASILEIRA - SÃO PAULO

Durante os próximos meses, a Cinemateca Brasileira presta homenagem aos 50 anos da Nouvelle Vague com a realização de uma retrospectiva inédita "Mademoiselle Nouvelle Vague" que reconstitui o desenvolvimento da vanguarda francesa desde seus primeiros filmes. A mostra conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França. Neste primeiro mês, a programação se divide em "primeiros filmes" (com os longas-metragens de estréia dos grandes diretores da Nouvelle Vague e também o primeiro curta de François Truffaut), "cinefilia" (com os filmes que fizeram a cabeça dos cineastas de vanguarda e obras que tematizam o próprio cinema e seus realizadores) e "romance" (um dos temas mais caros aos cineastas do movimento).

CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207

próximo ao Metrô Vila Mariana

SÃO PAULO

> Veja mais

Na França

LES ECRANS DOCUMENTAIRES

LES ECRANS DOCUMENTAIRES

O Festival se propõe a oferecer mais visibilidade para os documentários que muitas vezes permanecem pouco tempo em cartaz. A competições estão abertas para documentários de longas e curtas metragens produzidos a partir do 1° de janeiro de 2008 até dia 22 de junho. Veja mais informações no site do festival.

> Veja mais

FESTIVAL DE BIARRITZ 2009

FESTIVAL DE BIARRITZ 2009

A próxima edição do Festival de Biarritz, Cinemas e Culturas de America Latina, acontecerá de 28 setembro a 4 outubro 2009. As inscrições para as diferentes seções oficiais em competição (longas metragens, curtas metragens, documentários e jovens diretores) estão abertas até 30 de junho. As inscrições podem ser efetuadas através do site do Festival.

> Veja mais

Sistema de apoio

FONDS SUD CINEMA

FONDS SUD CINEMA

O Fonds Sud Cinema é um Fundo relativo a projetos de filmes de ficção, animação ou documentários de criação destinados à exibição em salas comerciais na França e no exterior.

O Fonds Sud cinéma propõe 3 tipos de apoio: à produção, à finalização, à roteirização

A próxima data de entrega das candidaturas está programada para 6 de junho.

> Veja mais

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

O Prémio União Latina-Festival de Biarritz do Filme Documentário é organizado pela União Latina e o Festival Biarritz Amérique latine, Cinémas et Cultures, e foi criado para promover a produção de documentários latinos nos meios de difusão e comunicação bem como junto do grande público. Os filmes seleccionados concorrem ao Prémio União Latina - Festival de Biarritz do Filme Documentário. Os documentários deverão apresentar uma visão original da diversidade das culturas e das realidades da América Latina. As inscrições estão abertas até 30 de junho de 2009.

> Veja mais

CINEMA EM CONSTRUÇÃO

CINEMA EM CONSTRUÇÃO

Cinema em Construção, iniciativa organizada junto com as Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse e o "Festival de San Sebastián", se tornou uma ferramenta concreta do apoio à diversidade da produção graças à participação e à intervenção de vários profissionais europeus na fase da pós-produção. Tem por objetivo facilitar a finalização dos filmes selecionados, longas de ficção, que encontram dificuldades na fase de pós-produção.

O próximo "Cinema em Construção 16" acontecerá em 22 e 23 de setembro de 2009, no evento do 57° Festival de San Sebastián.

Os requerentes poderão apresentar as propostas até o dia 30 de junho de 2009.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Ainda está em cartaz a Bela Junie o último filme de Christophe Honoré. Não perca!  Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil.

> Veja mais

Na TV

Na TV

Na ocasião do Ano da França no Brasil, Telecine Cult programara um filme francês toda quinta-feira às 22h, a partir do dia 28 de maio. Veja a programação aqui !

> Veja mais