Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 06/05/2009


Cinemaison

11/05 Estréia UMA VOLTA PELA EUROPA EM 27 CURTAS

11/05 Estréia UMA VOLTA PELA EUROPA EM 27 CURTAS

Eurochannel, a Embaixada da França no Brasil, a Aliança Francesa, o Istituto Italiano di Cultura, o Instituto Cervantes, o Goethe Institut e o British Council convidam para a estréia no Rio de Janeiro de Uma Volta pela Europa em 27 curtas-metragens.

Horário Especial 19h00!

Sessão inaugural com curtas da França, Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido, em presença dos responsáveis pelos centros culturais europeus do Rio de Janeiro.

> Veja mais

As 19h: Sessão inaugural

As 19h: Sessão inaugural

ATENDE O TELEFONE de Manuel Schapira (França, 2006) 16 min, DVD leg. em port.

Do seu apartamento, uma jovem muito tímida liga para o telefone público localizado em frente ao seu prédio. O objetivo é seduzir os homens que atendem.

Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim 2007.

DIGA ALGO de Luis Deltell (Espanha, 2004) 14 min, DVD, leg. em port.

Uma bela jovem vidente se apaixona pela voz de um leitor de livros para cegos.

LACREME NAPULITANE de Francesco Satta (Itália, 2006), 18 min, DVD, leg. em port.

Dois homens de personalidades opostas se enfrentam em um trem Nápoles- Milão na véspera do Natal.

Menção Especial no Festival de Veneza 2007.

PEDAÇOS DO MEU CORAÇÃO de Peter Stauch (Alemanha, 2000) 15 min, DVD, leg. em port.

A funcionária Sarah e o desenhista de paginas WEB Stefan são jovens, audazes e estão namorando, vivendo uma relação passional. Para eles não existe nada mais que o amor de um pelo outro.

GRAVIDADE BARATA de Bill Scott (Reino Unido, 2002) 10 min, DVD leg. em port

Harvey e Elsie vivem em um mundo sem gravidade. Quando Elsie organiza jantares importantes, pede a Harvey para comprar um pouco de gravidade.

> Veja mais

Destaques da semana

PRESENÇA BRASILEIRA NO FESTIVAL DE CANNES 2009

PRESENÇA BRASILEIRA NO FESTIVAL DE CANNES 2009

O 62º Festival de Cannes acontecerá de 13 a 24 de maio.

À Deriva, de Heitor Dahlia, único longa-metragem brasileiro selecionado para Cannes, será exibido na seção Um Certo Olhar. Dois curtas brasileiros da diretora Vera Egito serão exibidos em sessões especiais na mostra paralela A semana da Critica. A Quinzena dos Realizadores terá um curta de uma diretora brasileira: Superbarraco, de Renata Pinheiro.

> Veja mais

Ano da França no Brasil

MARGUERITE DURAS: ESCREVER IMAGENS

MARGUERITE DURAS: ESCREVER IMAGENS

O Ciclo de projeções de filmes dirigidos por Marguerite Duras acontecerá em Porto Alegre, Sala PF Gastal, de 01 a 07 de maio e em São Paulo, no Cinusp Paulo Emílio Salles Gomes, de 18 a 29 de maio. Com curadoria de Mauricio Ayer, estudioso da autora, a Mostra apresentará filmes dirigidos pela autora, além de outras obras audiovisuais relacionadas ao seu universo ou sobre sua obra.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

SESC - NOVO IGUAÇU - RIO DE JANEIRO

SESC - NOVO IGUAÇU - RIO DE JANEIRO

Em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França, O SESC Novo Iguaçu programa o ciclo "Viagens em curta" dia 12 de maio de 19h às 22h.

> Veja mais

Na França

LE FRESNOY

LE FRESNOY

Le Fresnoy, Studio national des arts contemporains, é uma instituição de formação artística audiovisual de alto nível cujo objetivo é de permitir a jovens criadores realizarem suas obras com meios técnicos e profissionais, sob a orientação de artistas de renome. Para os brasileiros, as inscrições estão abertas até dia 15 de maio de 2009.

> Veja mais

FESTIVAL DE BIARRITZ 2009

FESTIVAL DE BIARRITZ 2009

A próxima edição do Festival de Biarritz, Cinemas e Culturas de America Latina, acontecerá de 28 setembro a 4 outubro 2009. As inscrições para as diferentes seções oficiais em competição (longas metragens, curtas metragens, documentários e jovens diretores) estão abertas até 30 de junho. As inscrições podem ser efetuadas através do site do Festival.

> Veja mais

Sistema de apoio

PROGRAMA MEDIA MUNDUS

PROGRAMA MEDIA MUNDUSA Comissão Europeia adoptou um novo programa MEDIA MUNDUS, uma vasta iniciativa de cooperação internacional no domínio do audiovisual com vista a reforçar as relações culturais e comerciais entre a indústria cinematográfica europeia e os cineastas de países terceiros. Consulta aqui o convite à apresentação de propostas 2009. As inscrições estão abertas a entidades jurídicas brasileiras até dia 2 de junho. Veja mais informações sobre o programa.

> Veja mais

FONDS SUD CINEMA

FONDS SUD CINEMA

O Fonds Sud Cinema é um Fundo relativo a projetos de filmes de ficção, animação ou documentários de criação destinados à exibição em salas comerciais na França e no exterior.

O Fonds Sud cinéma propõe 3 tipos de apoio: à produção, à finalização, à roteirização

A próxima data de entrega das candidaturas está programada para 6 de junho.

> Veja mais

PROGRAMA IBERMEDIA

PROGRAMA IBERMEDIA

O Fundo Ibero-americano de ajuda IBERMEDIA foi criado em Novembro de 1997 sob as bases das decisões adotadas pela Cimeira Ibero-americana dos Chefes de Estado e de Governo realizada em Margarita, Venezuela, relativa à execução de um programa de estímulo à co-produção de filmes para cinema e televisão em Ibero-América; à montagem inicial de projectos cinematográficos; à distribuição e promoção de filmes no mercado regional e à formação de recursos humanos para a indústria audiovisual.  IBERMEDIA, através das convocatórias, tem o objetivo de promover em seus Estados-Membros e por meio de ajudas financeiras a criação de um espaço audiovisual ibero-americano. IBERMEDIA concentra a sua actuação sobre quatro programas de ajudas: Coprodução, Desenvolvimento, Distribuição e Promoção, e Formação. Os requerentes podem apresentar as propostas desde o dia 17 de Abril de 2009 ao dia 15 de Junho de 2009. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

O Prémio União Latina-Festival de Biarritz do Filme Documentário é organizado pela União Latina e o Festival Biarritz Amérique latine, Cinémas et Cultures, e foi criado para promover a produção de documentários latinos nos meios de difusão e comunicação bem como junto do grande público. Os filmes seleccionados concorrem ao Prémio União Latina - Festival de Biarritz do Filme Documentário. Os documentários deverão apresentar uma visão original da diversidade das culturas e das realidades da América Latina. As inscrições estão abertas até 30 de junho de 2009.

> Veja mais

CINEMA EM CONSTRUÇÃO

CINEMA EM CONSTRUÇÃO

Cinema em Construção, iniciativa organizada junto com as Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse e o "Festival de San Sebastián", se tornou uma ferramenta concreta do apoio à diversidade da produção graças à participação e à intervenção de vários profissionais europeus na fase da pós-produção. Tem por objetivo facilitar a finalização dos filmes selecionados, longas de ficção, que encontram dificuldades na fase de pós-produção.

O próximo "Cinema em Construção 16" acontecerá em 22 e 23 de setembro de 2009, no evento do 57° Festival de San Sebastián.

Os requerentes poderão apresentar as propostas até o dia 30 de junho de 2009.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Não perca o segundo longa metragem de Valeria Bruni Tedeschi Atrizes (Actrices), Prêmio do Juri "Un certain regard" no Festival de Cannes 2007. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil.

> Veja mais

Na TV

Na TV

Na ocasião do Ano da França no Brasil, Telecine Cult programara um filme francês toda quinta-feira às 22h, a partir do dia 28 de maio. Veja a programação aqui !

> Veja mais