Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

08/04/2011

Eventos Especiais

O "AMOR À FRANCESA" NO MAM DO RIO EM ABRIL

O "AMOR À FRANCESA" NO MAM DO RIO EM ABRILAté 30 de abril, o Serviço audiovisual do Consulado da França e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro apresentam a mostra “AMOR À FRANCESA, uma temática clássica e sempre atual na história do cinema. A retrospectiva traz 22 filmes. São romances felizes, trágicos, dramáticos, convencionais, anti-convencionais, abrangendo as várias facetas do amor. 
Alegrias e Tristezas desde sempre acompanhadas pelo cinema francês com paixão e sob todas as formas e todos os gêneros: o amor manipulado, o amor perdido, o amor de época, o amor em canções, o ménage à trois, a paixão destruidora, o pecado do amor, o amor da mulher, a atração dos opostos…

Confira a programação toda aqui.


les parapluies    venusbeauteinstitut   

Cinemaison

11/04 : NOITE CLAUDE CHABROL

Através de NEGÓCIOS À PARTE, um de seus filmes cults, e de um documentário sobre um periodo de sua vida, o Cinemaison presta homenagem ao Claude Chabrol, grande nome do cinema francês que faleceu em setembro passado.

AS 18H : NEGÓCIOS À PARTE

AS 18H : NEGÓCIOS À PARTE

RIEN NE VA PLUS (França, 1997) de Claude Chabrol. Com François Cluzet, Isabelle Huppert e Michel Serrault. Drama em Cores/105’.

"Pequenas ações de roubo para não despertar muito a atenção da polícia", é o lema do escroque Victor, que conta com a ajuda de sua amiga Betty. Quando entra em cena outro jovem, o plano fracassa...
Mais informação aqui.

AS 20H : CLAUDE CHABROL, O ENTOMOLOGISTA

AS 20H : CLAUDE CHABROL, O ENTOMOLOGISTA

CLAUDE CHABROL, L'ENTOMOLOGISTE (França, 1991) de André S. Labarthe e Janine Bazin. Documentário em Cores/52’.

Em uma tranquila residência às margens do Loire, Claude Chabrol trabalha na adaptação de Betty, romance de Georges Simenon. Conversando com Jean Douchet, ele afirma sua recusa ao romantismo e à manipulação das emoções, assim como seu gosto pela encenação clássica.
Mais informação aqui.

BRASILIA: 13/04: AS OFICINAS DE DEUS

BRASILIA: 13/04: AS OFICINAS DE DEUS LES BUREAUX DE DIEU (França, 2007). De Claire Simon. Com Béatrice Dalle, Isabelle Carré, Michel Boujenah, Nathalie Baye, Nicole Garcia, Rachida Brakni. Documentário em Cores/122’.
Anne, Denise, Marta, Yasmine e Milena são conselheiras do Centro de Planejamento Familiar. Elas ouvem moças e mulheres que anseiam por liberdade sexual e procuram informações sobre métodos contraceptivos e aborto.
13:04, às 19h. Seguido por um debate com Sergio Moriconi. Mais informação sobre a programação do Cinemaison de Brasília aqui.


A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

A Cinemateca da Embaixada da França, graças ao Institut Français, empresta filmes gratuitamente para cerca de 560 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra duas vezes por mês em MEDIACINE a programação dos filmes da Cinemateca em todo o Brasil. Veja aqui como funciona a Cinemateca.

SÃO PAULO : MOSTRA ROBERT BRESSON

SÃO PAULO : MOSTRA ROBERT BRESSONDia 11 de abril, o Cinusp, em São Paulo, abrirá uma mostra dedicada ao famoso diretor francês Robert Bresson, com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França. Confira toda a programação aqui.

Em cartaz

NOS CINEMAS

NOS CINEMAS

Em cartaz, FELIZ QUE A MINHA MÂE ESTEJA VIVA (França, 2009). De Claude Miller. Drama policial em Cores/90’.

Aos quatro anos, Thomas foi abandonado pela mãe adolescente junto com seu irmão mais novo, ainda bebê. Os dois meninos foram adotados por um casal disposto a fazer com que o passado deles ficasse para trás.

Mais informações sobres os filmes franceses em cartaz nas salas de cinema do país aqui.


CÓPIA FIEL

CÓPIA FIEL COPIE CONFORME (França/República Islâmica do Irã/Itália, 2009). De Abbas Kiarostami. Com Juliette Binoche. Drama em Cores/106’.
James Miller é um filósofo inglês que vai a uma pequena cidade da Toscana apresentar seu livro sobre o valor da cópia na arte. Chegando lá, encontra uma francesa. Ao mesmo tempo em que vão se conhecendo, começam a desenvolver um complexo jogo de interpretação de personagens, e, à medida que o jogo avança, deixamos de saber quem é quem.
Mais informação aqui.

RICKY

RICKY RICKY (França, 2009). De François Ozon. Com Sergi Lopez e Alexandra Lamy. Comédia dramatica em Cores. Duração 90’.
Katie é apenas uma mulher comum, que trabalha numa fábrica e luta para cuidar de sua pequena filha. Quando conhece Paco, também um homem comum, algo mágico acontece e eles se apaixonam. Do amor dos dois surge outro milagre: um bebê extraordinário chamado Ricky.
Mais informações aqui.

TURNE

TURNE TOURNEE (França, 2010). De e com Mathieu Amalric. Comédia dramatica em Cores. Duração 111’.
Joachim, ex-produtor de televisão francês, largou tudo para recomeçar a vida na América, onde formou um grupo de show-girls no estilo New Burlesque. Agora leva a turma numa grande turnê pela França. Vencedor do prêmio de direção em Cannes 2010.
Mais informação aqui.

NA TV COM A TV CULTURA

NA TV COM A TV CULTURA No âmbito da Mostra Internacional de Cinema apresentada pela TVCultura (de sinal aberto), vários títulos franceses serão programados : PROPRIEDADE PRIVADA de Joachim Lafosse, LADY CHATTERLEY de Pascale Ferran, EXÍLIOS de Tony Gatlif...
Descubrem toda a programação de filmes franceses nos canais de televisão brasileiros aqui.