Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au Brésil Cinemaison

29/03/2011

Eventos Especiais

O "AMOR À FRANCESA" NO MAM DO RIO EM ABRIL

O "AMOR À FRANCESA" NO MAM DO RIO EM ABRILO Serviço audiovisual do Consulado da França e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro apresentam de 1 a 30 de abril a mostra “AMOR À FRANCESA, uma temática clássica e sempre atual na história do cinema. A retrospectiva traz 22 filmes. São romances felizes, trágicos, dramáticos, convencionais, anti-convencionais, abrangendo as várias facetas do amor. 
Alegrias e Tristezas desde sempre acompanhadas pelo cinema francês com paixão e sob todas as formas e todos os gêneros: o amor manipulado, o amor perdido, o amor de época, o amor em canções, o ménage à trois, a paixão destruidora, o pecado do amor, o amor da mulher, a atração dos opostos…

Confira a programação toda aqui.


les parapluies    venusbeauteinstitut   

Destaques da semana

JULIA MURAT PREMIADA NO CINEMA EN CONSTRUCTION

JULIA MURAT PREMIADA NO CINEMA EN CONSTRUCTION A primeiro filme da diretora brasileira Julia Murat, Histórias que só existem quando lembradas (Brasil/França/Argentina), apresentado na França durante o evento "Cinéma en construction" (24 e 25 de março) em Toulouse, recebeu o prêmio "Spécial CineCinema" en Construction e o prêmio Titra. O filme da J. Murat recebeu o apoio do Fonds Sud. "Cinema em construção" é dedicado à apoiar filmes que têm dificuldades de financiamento no momento da pós-produção. Mais informação sobre o evento aqui.

INSCRIÇÃO AOS ENCONTROS HENRI LANGLOIS

INSCRIÇÃO AOS ENCONTROS HENRI LANGLOISDe 25 de novembro a 4 de dezembro, acontecerão os Encontros Henri Langlois, dedicados aos trabalhos audiovisuais feitos pelas escolas de cinema do mundo inteiro. As inscrições para mandar filmes estão abertas até 15 de julho. Mais informação à respeito do Festival Internacional das Escolas de Cinema aqui.

CURTAS BRASILEIRAS PREMIADAS NO ARCALT

CURTAS BRASILEIRAS PREMIADAS NO ARCALTOs Encontros do Cinema da América Latina de Toulouse (Rencontres du Cinéma d'Amérique Latine - ARCALT), que aconteceram de 18 a 27 de março, premiaram curtas brasileiras : Ensolarado de Ricardo Targino recebeu o Prêmio Courtoujours e o Signis dos curtas metragens e Handbol de Anita Rocha da Silveira recebeu uma menção especial do júri Courtoujours. Confira os resultados do ARCALT de 2011 aqui.

NOVIDADE : EYE ON FILMS

NOVIDADE : EYE ON FILMSEoF, criado em janeiro de 2011, com o apoio do programa MEDIA MUNDUS, é uma rede de profissionais que querem desenvolver a circulação de uma seleção de longas metragens nos festivais europeios parceiros e nos outros países participantes, também como a exibição comercial destes filmes pelos distribuidores parceiros em todo o mundo. A distribuidora Imovision e o Festival do Rio são parceiros dessa iniciativa no Brasil. O lançamento da primeira edição de Eye On Films occurreu no dia 14 de março. Mais informação sobre o programa e para participar aqui.

Cinemaison

RIO DE JANEIRO: 04/04: AMOR À FRANCESA

Acompanhando a programação da Mostra "AMOR À FRANCESA", organizada no MAM durante todo o mês de abril, o Cinemaison apresenta dois grandes clássicos da Nouvelle Vague, perpassados pelo tema. As duas sessões serão apresentadas com cópias em 35mm!

AS 18H: HIROSHIMA MEU AMOR

AS 18H: HIROSHIMA MEU AMORHIROSHIMA MON AMOUR (França/Japão, 1959). De Alain Resnais. Com Bernard Fresson, Eiji Okada, Emmanuelle Riva, Pierre Barbaud, Stella Dassas. Drama em Preto e branco/90’.

Participando de um filme sobre a paz em Hiroshima nos anos 50, atriz francesa passa a noite com um arquiteto japonês às margens do Rio Oda. Tudo isso traz lembranças de sua juventude na cidade de Nevers durante a Segunda Guerra Mundial, período no qual foi perseguida, quando se apaixonou por um soldado alemão.

Mais informação aqui.


AS 20H: ACOSSADO

AS 20H: ACOSSADOÀ BOUT DE SOUFFLE (França, 1960). De Jean-Luc Godard. Com Jean Seberg e Jean-Paul Belmondo. Drama em Preto e branco/80’.

Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard segue Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade. Em Paris, ele persuade a relutante Patricia Franchisi, uma estudante americana com quem se envolveu, a escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem.

Mais informação aqui.


11/04 : NOITE CLAUDE CHABROL

Através de NEGÓCIOS À PARTE, um de seus filmes cults, e de um documentário sobre um periodo de sua vida, o Cinemaison presta homenagem ao Claude Chabrol, grande nome do cinema francês que faleceu em setembro passado.

AS 18H : NEGÓCIOS À PARTE

AS 18H : NEGÓCIOS À PARTE

RIEN NE VA PLUS (França, 1997) de Claude Chabrol. Com François Cluzet, Isabelle Huppert e Michel Serrault. Drama em Cores/105’.

"Pequenas ações de roubo para não despertar muito a atenção da polícia", é o lema do escroque Victor, que conta com a ajuda de sua amiga Betty. Quando entra em cena outro jovem, o plano fracassa...
Mais informação aqui.

AS 20H : CLAUDE CHABROL, O ENTOMOLOGISTA

AS 20H : CLAUDE CHABROL, O ENTOMOLOGISTA

CLAUDE CHABROL, L'ENTOMOLOGISTE (França, 1991) de André S. Labarthe e Janine Bazin. Documentário em Cores/52’.

Em uma tranquila residência às margens do Loire, Claude Chabrol trabalha na adaptação de Betty, romance de Georges Simenon. Conversando com Jean Douchet, ele afirma sua recusa ao romantismo e à manipulação das emoções, assim como seu gosto pela encenação clássica.
Mais informação aqui.

BRASILIA: 13/04: AS OFICINAS DE DEUS

BRASILIA: 13/04: AS OFICINAS DE DEUS LES BUREAUX DE DIEU (França, 2007). De Claire Simon. Com Béatrice Dalle, Isabelle Carré, Michel Boujenah, Nathalie Baye, Nicole Garcia, Rachida Brakni. Documentário em Cores/122’.
Anne, Denise, Marta, Yasmine e Milena são conselheiras do Centro de Planejamento Familiar. Elas ouvem moças e mulheres que anseiam por liberdade sexual e procuram informações sobre métodos contraceptivos e aborto.
13:04, às 19h. Seguido por um debate com Sergio Moriconi. Mais informação sobre a programação do Cinemaison de Brasília aqui.


A Cinemateca

NOSSOS PARCEIROS PROGRAMAM

A Cinemateca da Embaixada da França, graças ao Institut Français, empresta filmes gratuitamente para cerca de 560 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra duas vezes por mês em MEDIACINE a programação dos filmes da Cinemateca em todo o Brasil. Veja aqui como funciona a Cinemateca.

RIO DE JANEIRO : AMOR À FRANCESA NO MAM

RIO DE JANEIRO : AMOR À FRANCESA NO MAMDe 1 a 30 de abril, descubrem o "Amor à francesa" no Museu de Arte Moderna do Rio. De As Damas do Bosque de Boulogne (Robert Bresson, 1945) até Má Fé (Roschdy Zem, 2006), passando por As Duas Inglesas e o Continente (François Truffaut, 1971), E Deus Criou a Mulher (Roger Vadim, 1956) ou A Discreta Intimidade de uma Mulher (Christian Vincent, 1996), a programação aborda todas as emoções que o amor pode provocar, atraves 22 longas metragens. Mais informação aqui.

SÃO PAULO : MOSTRA ROBERT BRESSON

SÃO PAULO : MOSTRA ROBERT BRESSONDia 11 de abril, o Cinusp, em São Paulo, abrirá uma mostra dedicada ao famoso diretor francês Robert Bresson, com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França. Confira toda a programação aqui.

FILMES FRANCESES NAS ALIANÇAS FRANCESAS

FILMES FRANCESES NAS ALIANÇAS FRANCESAS

E AINDA MAIS FILMES


Em cartaz

NOS CINEMAS

NOS CINEMAS

Em cartaz, FELIZ QUE A MINHA MÂE ESTEJA VIVA (França, 2009). De Claude Miller. Drama policial em Cores/90’.

Aos quatro anos, Thomas foi abandonado pela mãe adolescente junto com seu irmão mais novo, ainda bebê. Os dois meninos foram adotados por um casal disposto a fazer com que o passado deles ficasse para trás.

Mais informações sobres os filmes franceses em cartaz nas salas de cinema do país aqui.


NA RFI

NA RFI
A partir desse domingo, 27 de março, quando a Europa entrou no horário de verão, a programação da Rádio França Internacional para o Brasil e para os países africanos de língua portuguesa foi alterada. Mais informação aqui.

OS DVDs

OS DVDs
Descubra o lindo filme MADEMOISELLE CHAMBON (França, 2009) de Stéphane Brizé. Com Aure Atika, Sandrine Kiberlain, Vincent Lindon. Romance dramática em Cores/ 101’. Conheça os novos lançamentos de DVDs franceses do mês aqui.

NA TELEVISÃO

NA TELEVISÃO
No canal Telecine Touch, dia 30 de março, não perca UM LUGAR NA PLATEIA (França, 2005). De Danièle Thompson e com Cécile de France, Claude Brasseur, Valérie Lemercie, Albert Dupontel e muitos outros! Comédia romântica em Cores/105'. Descubra toda a programação TV francesa da semana aqui!



Na França

INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL PARIS CINEMA

INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL PARIS CINEMAAs inscrições para o Festival Paris Cinéma (2 au 13 juillet 2011) e Paris Project (4 a 7 de julho) estão abertas até 15 de abril. O Festival é internacional e dedicado à todos os cinemas e Paris Project é uma plataforma dedicada ao desenvolvimento de coproduções entre a França e o resto do mundo à partir da apresentação de roteiros estrangeiros para produtores franceses. Mais informações aqui.

INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL DE BIARRITZ

INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL DE BIARRITZAs inscrições para participar da 20a edição do Festival Biarritz Amérique latine (26 de setembro a 2 de outubro), estão abertas até 15 de julho. Serão escolhidos 15 filmes para participar da Mostra Competitiva e concorrer ao Prêmio União Latina, no valor de 3000 euros. Mais informações aqui.


Formações audiovisuais

INSCRIÇÕES PARA INA SUP

INSCRIÇÕES PARA INA SUPO Ina, Instituto Nacional de Audiovisual francês, se baseia nas suas competências de conservação de arquivos da rádio e da televisão, de produção audiovisual e de formação para criar duas formações de nível máster, correspondendo a novos desafios do mundo digital, da televisão e da Web. As inscrições ao concurso 2011 estão abertas até dia 31 de março de 2011. Mais informações aqui.

INSCRIÇOES PARA LE FRESNOY

INSCRIÇOES PARA LE FRESNOYO estúdio nacional de formação artística audiovisual Le Fresnoy aceita candidaturas de estudantes estrangeiros até 13 de maio. Mais informações à propósito de Le Fresnoy aqui.


Sistema de apoio

APOIO DA FONDATION AUDIENS GENERATIONS

APOIO DA FONDATION AUDIENS GENERATIONSAs inscrições para a Fondation Audiens Générations estão abertas até 30 de abril. A Fondation apoia projetos ou obras dedicadas ao desenvolvimento da solidariedade ou à ação social. O concurso dá acesso à 3 prêmios : de excelência (30000 euros), de incentivo (10000 euros) e especial do júri (20000 euros). Mais informação em francês aqui.