Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 30/04/2009


Cinemaison

04/05 - ESTRÉIA ESPECIAL: NOVO COSTA-GAVRAS

04/05 - ESTRÉIA ESPECIAL: NOVO COSTA-GAVRAS

Direto da sua estréia brasileira no Festival Cine PE em Recife, o Cinemaison apresenta Eden à L’Ouest o novo filme de Costa-Gavras, emblema mundial do cinema político. Fiel aos temas engajados, ele traz sua visão particular de um difícil problema contemporâneo, o da imigração na Europa. Costa-Gavras é autor de grandes sucessos do cinema político, como Z, Estado de Sítio e Missing. Também exibimos O Corte, que fez sucesso nas cinemas do país. Sobre este filme Costa-Gavras disse que quis seguir a dica do diretor Jacques Tati: para fazer comédia basta retratar a sociedade como ela é.


As 18h: Eden à l'Ouest

As 18h: Eden à l'Ouest

Eden à l’Ouest de Costa-Gavras

(França/ Grécia/ Italia, 2009) Ficção em cores. 110’. Leg.em port. Com Riccardo Scamarcio,Juliane Koelhler, Ulrich Tukur, Eric Caravaca, Anny Duperey

Um drama sobre a realidade dos imigrantes ilegais na União Européia. Como Ulysses na Odisséia, Elias, o personagem principal do filme, atravessa o mar, com várias provas e tempestades, e enfrenta monstros e mitos. Apôs uma escala no céu e outra no inferno, sua estória épica acaba de forma magnífica em Paris.

Com o apóio do Festival Cine PE em Recife e da Europa Filmes


As 20h: O Corte

As 20h: O Corte

Le Couperet, de Costa-Gavras.

(França/ Bélgica/ Espanha, 2005) Ficção em cores 122’. Leg. em port. Com José Garcia, Karin Viard, Olivier Gourmet.

Vítima da onda de terceirização nas empresas, homem que ocupava um cargo executivo perde o emprego. Dois anos depois, ainda desempregado, ele encontra uma solução: literalmente eliminar a concorrência.

Com o apóio do Pandora Filmes.



Ano da França no Brasil

O MUNDO DE TATI

O MUNDO DE TATI

A mostra O Mundo de Tati acontecerá de 28 de abril até 3 de maio de 2009 no CCBB do Rio de Janeiro. Um mundo onde a perfeição não evita o inusitado e a crítica e sentimentos alegres e felizes não são exclusivos às crianças. Um tempo-espaço no qual o social encontra o lúdico: este é o universo do diretor francês, ícone de gerações, Jacques Tati. Na mostra O Mundo de Tati, uma parceria com a Cinemateca da Embaixada da França, serão exibidos todos os longas de ficção de Tati, dois curtas dirigidos por ele e também o raríssimo "Sparring por um dia", primeiro filme escrito por Tati e que traz sua primeira aparição na grande tela.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

Centro Cultural São Paulo

Centro Cultural São Paulo

Esta mostra, uma parceria com a Cinemateca da Embaixada da França, apresenta 16 produções - entre curtas, média e longas-metragens - de grandes cineastas africanos. Os filmes foram restaurados pela Cinémathèque Afrique, entidade que incentiva a produção e a difusão cinematográfica na África e que faz parte do CulturesFrance, órgão de promoção e cooperação cultural francês.

> Veja mais

Na França

LE FRESNOY

LE FRESNOY

Le Fresnoy, Studio national des arts contemporains, é uma instituição de formação artística audiovisual de alto nível cujo objetivo é de permitir a jovens criadores realizarem suas obras com meios técnicos e profissionais, sob a orientação de artistas de renome. Para os brasileiros, as inscrições estão abertas até dia 15 de maio de 2009.

> Veja mais

FESTIVAL DE BIARRITZ 2009

FESTIVAL DE BIARRITZ 2009

A próxima edição do Festival de Biarritz, Cinemas e Culturas de America Latina, acontecerá de 28 setembro a 4 outubro 2009. As inscrições para as diferentes seções oficiais em competição (longas metragens, curtas metragens, documentários e jovens diretores) estão abertas até 30 de junho. As inscrições podem ser efetuadas através do site do Festival.

> Veja mais

Sistema de apoio

PROGRAMA IBERMEDIA

PROGRAMA IBERMEDIA

O Fundo Ibero-americano de ajuda IBERMEDIA foi criado em Novembro de 1997 sob as bases das decisões adotadas pela Cimeira Ibero-americana dos Chefes de Estado e de Governo realizada em Margarita, Venezuela, relativa à execução de um programa de estímulo à co-produção de filmes para cinema e televisão em Ibero-América; à montagem inicial de projectos cinematográficos; à distribuição e promoção de filmes no mercado regional e à formação de recursos humanos para a indústria audiovisual.  IBERMEDIA, através das convocatórias, tem o objetivo de promover em seus Estados-Membros e por meio de ajudas financeiras a criação de um espaço audiovisual ibero-americano. IBERMEDIA concentra a sua actuação sobre quatro programas de ajudas: Coprodução, Desenvolvimento, Distribuição e Promoção, e Formação. Os requerentes podem apresentar as propostas desde o dia 17 de Abril de 2009 ao dia 15 de Junho de 2009. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

PROGRAMA MEDIA MUNDUS

PROGRAMA MEDIA MUNDUSA Comissão Europeia adoptou um novo programa MEDIA MUNDUS, uma vasta iniciativa de cooperação internacional no domínio do audiovisual com vista a reforçar as relações culturais e comerciais entre a indústria cinematográfica europeia e os cineastas de países terceiros. Consulta aqui o convite à apresentação de propostas 2009. As inscrições estão abertas a entidades jurídicas brasileiras até dia 2 de junho. Veja mais informações sobre o programa.

> Veja mais

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

O Prémio União Latina-Festival de Biarritz do Filme Documentário é organizado pela União Latina e o Festival Biarritz Amérique latine, Cinémas et Cultures, e foi criado para promover a produção de documentários latinos nos meios de difusão e comunicação bem como junto do grande público. Os filmes seleccionados concorrem ao Prémio União Latina - Festival de Biarritz do Filme Documentário. Os documentários deverão apresentar uma visão original da diversidade das culturas e das realidades da América Latina. As inscrições estão abertas até 30 de junho de 2009.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Não perca o segundo longa metragem de Valeria Bruni Tedeschi Atrizes (Actrices), Prêmio do Juri "Un certain regard" no Festival de Cannes 2007. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses nos cinemas em todo o Brasil.

> Veja mais

Na TV

Na TV

Na ocasião do Ano da França no Brasil, Telecine Cult programara um filme francês toda quinta-feira às 22h, a partir do dia 28 de maio. Veja a programação aqui !

> Veja mais