Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França Ambassade de France au BrésilFrança.br 2009Cinemaison

Rio de Janeiro, 23/04/2009


Cinemaison

27/04 - EVENTO ESPECIAL MARGUERITE DURAS

27/04 - EVENTO ESPECIAL MARGUERITE DURAS

Aproveitando a mostra Marguerite Duras: Escrever Imagens realizada na Caixa Cultural com o apoio da Embaixada da França, a Cinemateca apresenta um ciclo sobre uma das principais autoras francesas do século XX. Em parceria com a Mediateca da Maison de France dentro do ciclo Mediateca em Letras, projetamos o filme "India Song", seguido duma mesa redonda com a presença de Mauricio Ayer, curador da mostra e Celina Mello, professora titular de língua e literatura francesa na UFRJ  e doutora em Ciência da Literatura, Semiologia, com a tese Marguerite Duras: o texto e sua travessia. Após a mesa redonda será servido na Mediateca um coquetel para sócios de Cinemaison e da Mediateca para comemorar o Ano da França no Brasil.


As 18h: India Song

As 18h: India Song

India Song de Marguerite Duras.

(França, 1974) Ficção em cores - 120’ - Leg.em port.

É a história de um amor, vivido nas Índias, nos anos 30, numa cidade superpopulosa às margens do Ganges. Dois dias dessa história de amor são evocados. A estação é a da monção de verão. Quatro Vozes – sem rosto – falam dessa história. India Song é um filme central na obra de Duras e representa a culminância de décadas de trabalho como escritora, dramaturga e diretora. Sem dúvida, é a obra que reúne mais referências a outras de suas obras, e em que ela consolida um modo totalmente particular de fazer cinema.


As 20h: Mesa Redonda

As 20h: Mesa Redonda

Com a participação de Mauricio Ayer e Celina Maria Moreira de Mello.

Maurício Ayer é doutor em Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo e Universidade de Paris 8, com tese sobre as conexões entre literatura, teatro, cinema e música na obra de Marguerite Duras. É professor no curso de Música da Faculdade Santa Marcelina e também atua como roteirista, tradutor e compositor. É curador da mostra "Marguerite Duras: Escrever imagens"
Celina Maria Moreira de Mello é  Professora Titular de Língua e Literatura Francesa da UFRJ, onde atua no Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas. É doutora em Ciência da Literatura, Semiologia, com a tese Marguerite Duras: o texto e sua travessia.



Ano da França no Brasil

MARGUERITE DURAS: ESCREVER IMAGENS

MARGUERITE DURAS: ESCREVER IMAGENS

O Ciclo de projeções de filmes dirigidos por Marguerite Duras acontecerá de 14 a 26 de abril na Caixa Cultural do Rio de Janeiro (RJ). O ciclo começará dia 10 de maio em Porto Alegre (RS) e dia 5 de junho em Salvador (BA).

Com curadoria de Mauricio Ayer, estudioso da autora, o projeto foi selecionado para compor a programação da Caixa Cultural do Rio de Janeiro no Ano da França no Brasil. Apresentará filmes dirigidos pela autora, além de outras obras audiovisuais relacionadas ao seu universo ou sobre sua obra.

> Veja mais

SOCIAL EM MOVIMENTOS 2009 - FRANÇA EM FOCO

SOCIAL EM MOVIMENTOS 2009 - FRANÇA EM FOCODe 22 a 26 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo dá início ao projeto Social em movimentos que ainda percorrerá Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. Durante cinco dias serão exibidos 11 documentários, que servirão como ponto de partida para debates ou encontros com os diretores. O objetivo é confrontar as realidades e debater soluções para os desafios sociais que marcam o Brasil e a França. Mais do que uma apresentação de documentários brasileiros e franceses, o projeto tem a intenção de ampliar o intercâmbio cultural entre os dois países, promovendo uma discussão sobre as experiências e a solução de problemas sociais nos dois países. Após cada dia de exibição, o público será convidado a discutir os temas sociais colocados em pauta pelos filmes apresentados, como trabalho, direito à moradia, imigração, justiça, entre outros. > Veja mais

 FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES CURTÍSSIMOS

 FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES CURTÍSSIMOS

Cine-Brasília e MAM - RJ recebem a 11ª ed. do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos 2ª ed. em Brasília e 1ª ed. no Rio de Janeiro. O Festival selecionado para participar da programação oficial do Ano da França no Brasil – França.br. Mostras paralelas, resultados de oficinas e sessões especiais, também estão na programação da edição 2009 do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, que exibe simultaneamente nos dias 24, 25 e 26 de abril em 80 cidades de 17 países, uma seleção de aproximadamente 7hs de Filmes Curtíssimos nos mais diferentes formatos e gêneros. O Festival tem caráter competitivo com a atribuição de 9 premiações e só no Brasil mais de 400 filmes de 15 estados foram inscritos para participar desta 2ª ed.

> Veja mais

O MUNDO DE TATI

O MUNDO DE TATI

A mostra O Mundo de Tati acontecerá de 28 de abril até 3 de maio de 2009 no CCBB do Rio de Janeiro. Um mundo onde a perfeição não evita o inusitado e a crítica e sentimentos alegres e felizes não são exclusivos às crianças. Um tempo-espaço no qual o social encontra o lúdico: este é o universo do diretor francês, ícone de gerações, Jacques Tati. Na mostra O Mundo de Tati, uma parceria com a Cinemateca da Embaixada da França, serão exibidos todos os longas de ficção de Tati, dois curtas dirigidos por ele e também o raríssimo "Sparring por um dia", primeiro filme escrito por Tati e que traz sua primeira aparição na grande tela.

> Veja mais

1° ENCONTRO DE COPRODUÇÃO BRASIL-FRANÇA

As inscrições para o 1° Encontro de coprodução cinematográfica Brasil-França, que acontecerá no Rio de Janeiro dia 20 de junho de 2009, estão abertas para empresas produtoras brasileiras, registradas na ANCINE. Os produtores que queiram participar do evento deverão inscrever seus projetos, cujas filmagens ainda não tenham sido iniciadas, no Programa Cinema do Brasil, com cópia para a ANCINE, até o dia 24 de abril de 2009. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

O CCBB Itinerante é um projeto idealizado pelo Banco do Brasil, com propósito de levar arte, cultura e lazer a várias capitais do país. Visa ainda democratizar a cultura e revelar novas tendências artísticas, proporcionando a valorização das culturas locais. Os eventos realizados abrangem as áreas de música, teatro, literatura, mostras de cinema e vídeo, dança e artes plásticas. Este ano o CCBB Itinerante percorrerá 18 cidades localizadas nas cinco regiões do país. Durante 95 dias, o CCBB Itinerante realizará projetos sócio-culturais, beneficiando jovens, crianças e adultos de todo o Brasil.

Confira a programação do CCBB Itinerante Etapa Belo Horizonte que traz uma retrospectiva dos filmes de Jacques Demy em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França. O trabalho do diretor francês Jaques Demy revela uma visão de mundo extremamente peculiar, por vezes ingênua, mas sempre romântica. Traça paralelos com os musicais americanos e com os lado menos pessimista do realismo poético francês. Seus filmes são pontuados por um otimismo escapista que se revela na projeção de sonhos e na sensação de um mundo perfeito. A mostra exibirá cinco filmes do diretor e um documentário sobre sua vida, realizado pela cineasta Agnès Varda, sua ex-mulher.

> Veja mais

Na França

SUNNY SIDE OF THE DOC

SUNNY SIDE OF THE DOC

As inscrições para o a 20ª edição de Sunny Side of the doc estão abertas até 30 de abril de 2009. O Sunny Side of The Doc é um mercado profissional aberto a todos os atores do setor documentário, especialmente os produtores, difusores e distribuidores. Articulado em volta de cerca de 350 compradores representando mais de 130 canais de alto nível, o Sunny Side of The Doc é o evento mundial incontornável para todos os atores do setor documentário. Há dois anos que Sunny Side of The Doc organiza também, além do mercado, projeções de filmes documentários destinadas ao grande público. Encontre aqui o programa da edição 2009 e toda a informação sobre as fórmulas de inscrições.

> Veja mais

Concurso Ina Sup 2009

Concurso Ina Sup 2009

As inscrições aos concursos 2009 Ina Sup, Escola Superior de Audiovisual e do Digital, estão abertas até dia 30 de abril de 2009 para titulares, com idade de 28 anos no mínimo, de um diploma de nível vestibular + 3 anos.

> Veja mais

Le Fresnoy

Le Fresnoy

Le Fresnoy, Studio national des arts contemporains, é uma instituição de formação artística audiovisual de alto nível cujo objetivo é de permitir a jovens criadores realizarem suas obras com meios técnicos e profissionais, sob a orientação de artistas de renome. Para os brasileiros, as inscrições estão abertas até dia 15 de maio de 2009.

> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Não perca o premiado filme de animação "Valsa com Bashir" (Golden Globe 2009 e Cesar 2009 do Melhor filme estrangeiro) do cineasta Ari Folman, uma co-produção França-Alemanha-Israel. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses em todo o Brasil.

> Veja mais

Na TV

Na TV

Na ocasião do Ano da França no Brasil, Telecine Cult programara um filme francês toda quinta-feira às 22h, a partir do dia 28 de maio. Veja a programação aqui !

> Veja mais