Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França

Ambassade de France au Brésil França.br 2009 Cinemaison

Rio de Janeiro, 08/04/2009


Cinemaison

13/04 - NOITE ESPECIAL ROBERT GUÉDIGUIAN

13/04 - NOITE ESPECIAL ROBERT GUÉDIGUIAN

Uma noite dedicada aos filmes deste diretor único. Apresentamos O Último Verão (1981), sua primeira obra como diretor, junto com À vida, À Morte (1995). Como a grande maioria da sua filmografia, esses filmes contam histórias quotidianas de homens e mulheres comuns na sua terra natal, a cidade portuária de Marselha, onde se misturam pessoas de todas as partes do mundo...


As 18h: O Último Verão

As 18h: O Último Verão

Dernier été

De: Robert Guédiguian Com: Ariane Ascaride (Josiane), Gérard Meylan (Gilbert)

Comédia dramática - Longa metragem - Cores - França - 1981 - 01h25

L'Estaque-Riaux: bairros norte de Marseille. Gilbert e seus amigos sentem que suas vidas serão diferentes da vida de seus pais. As fábricas vão fechar e o futuro é incerto. Por enquanto, Gilbert vive de biscates no porto e encontra os amigos no bar do Estaque: O Mudo, imperturbável, Banana, pintor sempre de licença médica, Bola, o irmão de Gilbert, o mais frágil, porém consciente do risco de ir para no presídio "Baumettes", e o Mario, o motorista de caminhão que balança entre a família e os amigos.


As 20h: À Vida, À Morte!

As 20h: À Vida, À Morte!

A la vie, à la mort !

De: Robert Guédiguian Com: Ariane Ascaride (Marie-Sol), Jean-Pierre Darroussin (Jaco)

Comédia Dramática - Longa-metragem - Cores - França - 1995 - 01h40

Todos se amam há muito tempo. No bairro Estaque, espremido entre refinarias e o mar, um cabaré lhes serve de refúgio. Mesmo que Vênus se drogue e se prostitua; que Farid seja um órfão na rua; que José, Patrick e Jaco estejam desempregados há muito tempo; que Marie-Sol, apesar de todas as suas orações, não consiga ter um filho; que Papa Carlossa esteja entalada numa cadeira de rodas depois de um acidente; e que Joséfa se ache muito velha... eles continuam tentando se amar...



Destaques da semana

COSTA-GAVRAS, convidado da 13ª Edição do Cine-Pe

COSTA-GAVRAS, convidado da 13ª Edição do Cine-Pe

Famoso por seus filmes com temas polêmicos e engajados, o cineasta grego, naturalizado francês, Costa-Gavras confirmou que virá ao país em abril para apresentar seu novo filme "'Eden in West''. O longa é sobre o fluxo ilegal de imigrantes na União Européia e será exibido no dia 27/04, na noite de abertura da 13ª Edição do Cine PE - Festival do Audiovisual do Recife, um dos principais festivais de cinema do País. A projeção dos filmes do cineasta será realizada graças a o apoio do Serviço Audiovisual da Embaixada Francesa.

> Veja mais

Ano da França no Brasil

ABERTURA OFICIAL Rio de Janeiro - 21 de abril - 20H

ABERTURA OFICIAL Rio de Janeiro - 21 de abril - 20H

O Grupo F abrirá o Ano da França no Brasil dia 21 de abril às 20h na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. Descubram as criações do Grupo F.

> Veja mais

MARGUERITE DURAS: ESCREVER IMAGENS

MARGUERITE DURAS: ESCREVER IMAGENS

O Ciclo de projeções de filmes dirigidos por Marguerite Duras acontecerá de 14 a 26 de abril na Caixa Cultural do Rio de Janeiro (RJ). O ciclo começará dia 10 de maio em Porto Alegre (RS) e dia 5 de junho em Salvador (BA).

Com curadoria de Mauricio Ayer, estudioso da autora, o projeto foi selecionado para compor a programação da Caixa Cultural do Rio de Janeiro no Ano da França no Brasil. Apresentará filmes dirigidos pela autora, além de outras obras audiovisuais relacionadas ao seu universo ou sobre sua obra.

> Veja mais

SELECIONADOS PRODUIRE AU SUD-RECIFE

SELECIONADOS PRODUIRE AU SUD-RECIFE

Três projetos de longas-metragens de Pernambuco, dois do Rio de Janeiro, dois de São Paulo e um do Ceará foram selecionados para participar do ateliê de produção cinematográfica Produire au Sud (Les 3 Continents, Nantes, França), que ocorre pela segunda vez no Recife de 21 a 24 de abril.

> Veja mais

1° ENCONTRO DE COPRODUÇÃO BRASIL-FRANÇA

As inscrições para o 1° Encontro de coprodução cinematográfica Brasil-França, que acontecerá no Rio de Janeiro dia 20 de junho de 2009, estão abertas para empresas produtoras brasileiras, registradas na ANCINE. Os produtores que queiram participar do evento deverão inscrever seus projetos, cujas filmagens ainda não tenham sido iniciadas, no Programa Cinema do Brasil, com cópia para a ANCINE, até o dia 24 de abril de 2009. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

A Diretoria de Artes Visuais e Multimeios da Fundação Cultural do Estado da Bahia apresentará uma Mostra Chris Marker, na sala Walter da Silveira de 11 a 16 de abril em Salvador. Essa mostra reúne 6 filmes do genial cineasta francês, que registram desde as manifestações populares até os movimentos da política, passando pelas esperanças e as decepções suscitadas pelo ambiente revolucionário de 68 no mundo inteiro. Esta Mostra conta com o apóio do Serviço Audiovisual da Embaixada da França. Confira a programação!

> Veja mais

Novas coleções e novos títulos, em 35 mm e DVD!

Novas coleções e novos títulos, em 35 mm e DVD!As novas coleções  "Primeiros longas" e "Clássicos africanos restaurados" estão disponíveis para empréstimo.


> Veja mais

Na França

SUNNY SIDE OF THE DOC

SUNNY SIDE OF THE DOC

As inscrições para o a 20ª edição de Sunny Side of the doc estão abertas até 30 de abril de 2009. O Sunny Side of The Doc é um mercado profissional aberto a todos os atores do setor documentário, especialmente os produtores, difusores e distribuidores. Articulado em volta de cerca de 350 compradores representando mais de 130 canais de alto nível, o Sunny Side of The Doc é o evento mundial incontornável para todos os atores do setor documentário. Há dois anos que Sunny Side of The Doc organiza também, além do mercado, projeções de filmes documentários destinadas ao grande público. Encontre aqui o programa da edição 2009 e toda a informação sobre as fórmulas de inscrições.

> Veja mais

Concurso Ina Sup 2009

Concurso Ina Sup 2009

As inscrições aos concursos 2009 Ina Sup, Escola Superior de Audiovisual e do Digital, estão abertas até dia 30 de abril de 2009 para titulares, com idade de 28 anos no mínimo, de um diploma de nível vestibular + 3 anos.

> Veja mais

Sistema de apoio

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

O Prémio União Latina-Festival de Biarritz do Filme Documentário é organizado pela União Latina e o Festival Biarritz Amérique latine, Cinémas et Cultures, e foi criado para promover a produção de documentários latinos nos meios de difusão e comunicação bem como junto do grande público. Os filmes seleccionados concorrem ao Prémio União Latina - Festival de Biarritz do Filme Documentário. Os documentários deverão apresentar uma visão original da diversidade das culturas e das realidades da América Latina. As inscrições estão abertas até 30 de junho de 2009.

> Veja mais

Dados sobre o setor

Média Brésil

Média Brésil
Média Brésil informa em lingua francesa da atualidade brasileira do setor audiovisual. > Veja mais

Mídia França

Mídia França
Mídia França apresenta em português as mais recentes informações sobre o PAF (Panorama Audiovisual Francês).> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Não perca o premiado filme de animação "Valsa com Bashir" (Golden Globe 2009 e Cesar 2009 do Melhor filme estrangeiro) do cineasta Ari Folman, uma co-produção França-Alemanha-Israel. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses em todo o Brasil.

> Veja mais

Na TV

Na TV

Não perca o filme "Piaf - Um hino ao amor" de Olivier Dahan, com Marion Cotillard (Oscar de Melhor Atriz), Sylvie Testud e Gérard Depardieu no canal Cinemax DL essa semana! Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses na televisão esse mês!

> Veja mais