Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França

Ambassade de France au Brésil França.br 2009 Cinemaison

Rio de Janeiro, 01/04/2009


Cinemaison

30/03 NOITE ESPECIAL ALAIN RESNAIS

30/03 NOITE ESPECIAL ALAIN RESNAIS

Aproveitando a incorporação recente no arquivo da Cinemateca de cópias restauradas de filmes do diretor Alain Resnais, apresentaremos filmes desse influente e seminal diretor francês, muitas vezes associado à Nouvelle Vague. O programa será apresentado por João Gabriel Paixão e Pedro Faissol, alunos do Curso de Cinema da UFF que receberão prêmios oferecidos pelo Consulado da França por terem realizado as melhores monografias dedicadas à obra de Resnais por ocasião do curso "O cinema de Alain Resnais", organizado pelo Prof. João Luiz Vieira no segundo semestre de 2008, em conjunto com o CCBB e o Consulado da França.


As 18h: O canto do estireno... e outros curtas!

As 18h: O canto do estireno... e outros curtas!

O canto do estireno (Le chant du styrène), França 1958, cor, DVD, 14 min

Mais que um ensaio experimental sobre o plástico que inverte a relação temporal normal e se constrói de trás para a frente, ou seja, do produto final até a matéria prima, este brilhante curta é também um exercício poético literal (utilizando versos alexandrinos como texto) e visual, no uso surpreendente da montagem reversa, da música e, em especial, dos enquadramentos que aproveitam toda a extensão do formato panorâmico e anamórfico do CinemaScope.

Toda a memória do mundo (Toute la mémoire du monde), França 1956, P&B, DVD, 22 min

A câmera de Ghislain Cloquet, colaborador assíduo de Resnais, avança de corredor em corredor, de livro em livro, e, nesse verdadeiro labirinto da Biblioteca Nacional em Paris, indaga sobre o conhecimento acumulado e a memória humana, tema central em toda a obra desse diretor. Esse passeio é acompanhado pela sensível trilha sonora composta pelo grande maestro e compositor para cinema Maurice Jarre, falecido esta semana, baseada em tema do musical Cantando na chuva.

As estátuas também morrem ( Les statues meurent aussi ) França 1953, P&B, 35mm 29min

Um documentário sobre a arte negra torna-se um panfleto anti-colonialista e anti-racista. Neste potente poema, ritmado pelas formas das estátuas africanas e pelo texto de Chris Marker, expõe-se a opressão e a destruição de uma arte e de um povo por outro povo.

Guernica, França 1950, P&B, 35mm, 13min

O bombardeamento da cidade de Guernica pela aviação nazista, em favor de Franco, é evocado através do afresco de Picasso e de outras de suas obras.


As 20h: Meu tio da América

As 20h: Meu tio da América

Meu tio da América (Mon Oncle d’Amérique), França 1980, cor, 35mm, 125 min

Com: Gerard Depardieu, Nicole Garcia, Roger-Pierre, Nelly Borgeaud, Pierre Arditi

Três destinos que se cruzam sob o olhar científico de um biólogo real, o Dr. Henri Laborit, que explica sua teoria sobre a influência do ambiente na formação da personalidade de seres humanos. Uma comédia de ficção-científica? O filme é bem mais que isso ao propor um jogo de associações que se desdobra em outras combinações a serem trabalhadas pela memória e pelo imaginário. Um jogo onde o vencedor é sempre o espectador atento e sensível.



Ano da França no Brasil

1° ENCONTRO DE COPRODUÇÃO BRASIL-FRANÇA

1° ENCONTRO DE COPRODUÇÃO BRASIL-FRANÇA

As inscrições para o 1° Encontro de coprodução cinematográfica Brasil-França, que acontecerá no Rio de Janeiro dia 20 de junho de 2009, estão abertas para empresas produtoras brasileiras, registradas na ANCINE. Os produtores que queiram participar do evento deverão inscrever seus projetos, cujas filmagens ainda não tenham sido iniciadas, no Programa Cinema do Brasil, com cópia para a ANCINE, até o dia 24 de abril de 2009. Veja mais informações aqui.

> Veja mais

SELECIONADOS PRODUIRE AU SUD-RECIFE

SELECIONADOS PRODUIRE AU SUD-RECIFE

Três projetos de longas-metragens de Pernambuco, dois do Rio de Janeiro, dois de São Paulo e um do Ceará foram selecionados para participar do ateliê de produção cinematográfica Produire au Sud (Les 3 Continents, Nantes, França), que ocorre pela segunda vez no Recife de 21 a 24 de abril.

> Veja mais

LISTA DOS PROJETOS CHANCELADOS

O Ano da França no Brasil acontecerá de 21 de abril a 15 de novembro de 2009. O Ano da França no Brasil foi acordado e anunciado pelos Presidentes da República dos dois países em 2006, em reciprocidade ao Ano do Brasil na França (2005). O Ano da França no Brasil proporciona à França a oportunidade de apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes facetas de sua cultura e seu estágio atual de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento. Confira a lista final dos projetos audiovisuais chancelados no Ano da França no Brasil.

> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Em 2008, a Cinemateca da Embaixada da França realizou mais de 1600 empréstimos a aproximadamente 400 instituições parceiras em todo Brasil. Descubra cada semana em MEDIACINE, um destaque na programação de um de nosso parceiros.

No CCBB Brasília, a Mostra de cinema Clássicos Africanos Restaurados começa no dia 31 de março e vai até 12 de abril. Esta Mostra conta com o apóio do Serviço Audiovisual da Embaixada da França. Confira a programação!

> Veja mais

Na França

21° Rencontres cinémas d'Amérique Latine

21° Rencontres cinémas d'Amérique Latine

O curta metragem ATLÂNTICO de Fabio A. MEIRA DE SOUSA (coprodução Brasil/Cuba, 12min, 2008) ganhou o Prêmio RAIL D’OC na última edição dos 21° Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse. Veja o palmares aqui.

> Veja mais

SUNNY SIDE OF THE DOC

SUNNY SIDE OF THE DOC

As inscrições para o a 20ª edição de Sunny Side of the doc estão abertas até 30 de abril de 2009. O Sunny Side of The Doc é um mercado profissional aberto a todos os atores do setor documentário, especialmente os produtores, difusores e distribuidores. Articulado em volta de cerca de 350 compradores representando mais de 130 canais de alto nível, o Sunny Side of The Doc é o evento mundial incontornável para todos os atores do setor documentário. Há dois anos que Sunny Side of The Doc organiza também, além do mercado, projeções de filmes documentários destinadas ao grande público. Encontre aqui o programa da edição 2009 e toda a informação sobre as fórmulas de inscrições.

> Veja mais

Le Fresnoy

Le Fresnoy

Le Fresnoy, Studio national des arts contemporains, é uma instituição de formação artística audiovisual de alto nível cujo objetivo é de permitir a jovens criadores realizarem suas obras com meios técnicos e profissionais, sob a orientação de artistas de renome. Para os brasileiros, as inscrições estão abertas até dia 15 de maio de 2009.

> Veja mais

Sistema de apoio

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

XI° Prémio União Latina-Festival de Biarritz

O Prémio União Latina-Festival de Biarritz do Filme Documentário é organizado pela União Latina e o Festival Biarritz Amérique latine, Cinémas et Cultures, e foi criado para promover a produção de documentários latinos nos meios de difusão e comunicação bem como junto do grande público. Os filmes seleccionados concorrem ao Prémio União Latina - Festival de Biarritz do Filme Documentário. Os documentários deverão apresentar uma visão original da diversidade das culturas e das realidades da América Latina. As inscrições estão abertas até 30 de junho de 2009.

> Veja mais

FONDS SUD CINEMA

FONDS SUD CINEMA

Conheça o Fonds Sud Cinema. Se trata de um fundo relativo a projetos de filmes de ficção, animação ou documentáros de criação destinados à exibição em salas comerciais na França e no exterior. A próxima data de entrega das candidaturas está programada para 20 de março.

Calendário 2009:

1a comissão - Entrega das candidaturas 09/01/2009 - pré-seleção 27/02/2009 - seleção final 03/2008

2a comissão - Entrega das candidaturas 20/03/2009 - pré-seleção 05/2009 - seleção final 06/2009

3a comissão - Entrega das candidaturas 05/06/2009 - pré-seleção 07/2009 - seleção final 09/2009

4a comissão - Entrega das candidaturas 18/09/2009 - pré-seleção 11/2009 - seleção final 11/2009

> Veja mais

PROGRAMA MEDIA MUNDUS

PROGRAMA MEDIA MUNDUSA Comissão Europeia adoptou um novo programa MEDIA MUNDUS, uma vasta iniciativa de cooperação internacional no domínio do audiovisual com vista a reforçar as relações culturais e comerciais entre a indústria cinematográfica europeia e os cineastas de países terceiros. Consulta aqui o convite à apresentação de propostas 2009. As inscrições estão abertas a entidades jurídicas brasileiras até dia 2 de junho. Veja mais informações sobre o programa.

> Veja mais

Dados sobre o setor

Média Brésil

Média Brésil
Média Brésil informa em lingua francesa da atualidade brasileira do setor audiovisual. > Veja mais

Mídia França

Mídia França
Mídia França apresenta em português as mais recentes informações sobre o PAF (Panorama Audiovisual Francês).> Veja mais

Em cartaz

Nos cinemas

Nos cinemas

Não perca "Segredos intimos" do cineasta israelense Avi Nescher, uma co-produção Israel-França com Fanny Ardant. Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses em todo o Brasil.

> Veja mais

Na TV

Na TV

Não perca o filme "Em Paris" de Christophe Honoré, com Romain Duris, Louis Garrel e Guy Marchand no canal Telecinecult essa semana! Veja aqui a programação detalhada dos filmes franceses na televisão esse mês!

> Veja mais