Mediacine - o informativo do serviço audiovisual da Embaixada da França

Ambassade de France au Brésil França.br 2009 Cinemaison

Rio de Janeiro, 12/03/2009


Cinemaison

NOITE ESPECIAL CHANTAL AKERMAN 16/03

Evento especial com a diretora Chantal Akerman que estará apresentando e comentando seus dois filmes : A prisioneira e O homem da mala. Esse evento será uma reprise da Mostra Chantal Akerman que está ocorrendo no CCBB do Rio (até 26 de março) e de São Paulo (até 22 de março).

Às 18h: A prisioneira

Às 18h: A prisioneira

La captive (França/Bélgica, 1999).

De Chantal Akerman. Cores. Duração 107’. Classificação etária 16.

Com: Stanislas Merhar, Sylvie Testud, Olivia Bonamy, Liliane Rovère

Simon ama Ariane perdidamente. Quer saber tudo sobre ela, sem deixar escapar nada. Essa necessidade incontrolável de possuir e de conhecer por completo a pessoa amada o obceca: ele a interroga, a espia, a segue, a mantém reclusa na prisão dourada de seu luxuoso apartamento parisiense. A atração de Ariane pelas mulheres apenas aguça seu ciúme cego e também seu desejo. Adaptação de A Prisioneira de Proust, La captive registra magistralmente o mistério e as contradições do desejo e do sentimento amoroso.

Às 20h: O homem da mala

L’homme à la valise (França, 1983).

De Chantal Akerman. Cores. Duração 60’. Classificação etária livre.

Com: Chantal Akerman, Jeffrey Kime

Durante um longo período de ausência, Akerman empresta seu apartamento a alguns amigos. Ao regressar, e tendo que trabalhar no roteiro de Golden Eighties (cujos fragmentos musicais aparecem frequentemente neste filme), um de seus amigos volta e se instala novamente em sua casa. O filme é um diário íntimo dessa convivência não desejada e obsessiva.

Endereço do Cinemaison:

Teatro da Maison de France

Av. Pres. Antonio Carlos, 58

Centro - Rio de Janeiro



Destaques da semana

Universidade de Verão da FEMIS

Universidade de Verão da FEMIS

A Universidade de verão da FEMIS está aberta aos estudantes estrangeiros em cinema e audiovisual ou aos jovens estrangeiros profissionais do cinema com menos de 30 anos, que querem aprimorar seus conhecimentos práticos e teóricos do documentário na França. As inscrições para Universidade de Verão da FEMIS estão abertas até dia 20 março 2009.

> Veja mais

O Cinema de Chantal Akerman no CCBB

O Cinema de Chantal Akerman no CCBB

No Brasil, o trabalho de Chantal Akerman ainda é praticamente desconhecido pelo público. Entretanto, com mais de 40 filmes, entre ficção e documentário, Akerman é considerada pela crítica internacional como uma das mais importantes cineastas da atualidade. A artista já foi homenageada por importantes centros de arte internacionais, como o Tate Modern Museum, em Londres, o Sean Kelly Gallery, em Nova York e o Centre Pompidou, em Paris (que realizou uma grande retrospectiva de sua obra). Durante o mês de março de 2009, os Centros Culturais Banco do Brasil de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília realizarão uma Mostra dedicada à cineasta Chantal Akerman na qual serão exibidos vinte títulos dirigidos pela autora. A curadoria é a cargo de Carla Maia, mestre em Comunicação Social. Esta mostra conta com o apoio do Serviço Audiovisual.

CCBB São Paulo: 04 a 22 de março

CCBB Rio de Janeiro 10 a 26 de março

CCBB Brasília: 17 a 29 de março

> Veja mais


Ano da França no Brasil

21 de abril a 15 de novembro de 2009

21 de abril a 15 de novembro de 2009

O Ano da França no Brasil acontecerá de 21 de abril a 15 de novembro de 2009. O Ano da França no Brasil foi acordado e anunciado pelos Presidentes da República de ambos os países em 2006 em reciprocidade ao Ano do Brasil na França (2005). O Ano da França no Brasil proporciona à França a oportunidade de apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes facetas de sua cultura e seu estágio atual de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento. Em breve, confira a lista final dos projetos audiovisuais chancelados no Ano da França no Brasil.

> Veja mais

Inscrições oficina Produire au sud-Recife

Inscrições oficina Produire au sud-RecifeO ateliê Produire au Sud do festival francês Les 3 Continents acontecerá no Recife, de 21 a 24 de abril 2009, na Fundação Joaquim Nabuco. As inscrições para participar do curso Produire au Sud estão prolongadas até dia 13 de março.> Veja mais

A Cinemateca

Nossos parceiros programam

Nossos parceiros programam

Dia 12 de março, na Aliança Francesa de Botafogo, será exibido o filme "La Répétition", com legendas em português. Confira aqui toda a programação cinema da Aliança Francesa do Rio para o mês de Março.

> Veja mais

Descubra UNIVERSCINE !

Descubra UNIVERSCINE ! > Veja mais

Na França

CINEFONDATION

CINEFONDATION

As inscrições para a residência do Festival de Cannes do segundo semestre deste ano estão abertas até dia 1° de abril.

> Veja mais

Le Fresnoy

Le Fresnoy

Le Fresnoy, Studio national des arts contemporains, é uma instituição de formação artística audiovisual de alto nível cujo objetico é de permitir a jovens criadores realizar suas obras com meios técnicos e profissionais, sob a orientação de artistas consagrados. As inscrições estão abertas até dia 15 de maio de 2009.

> Veja mais

Concurso Ina Sup 2009

Concurso Ina Sup 2009

As inscrições aos concursos 2009 Ina Sup, Escola Superior de Audiovisual e do Digital, estão abertas até dia 30 de abril de 2009.

> Veja mais

Sistema de apoio

FONDS SUD CINEMA

FONDS SUD CINEMA

Conheça o Fonds Sud Cinema. Este fundo diz respeito aos projetos de filmes de ficção, animação ou documentáros de criação destinados à exibição em salas comerciais na França e no exterior. A proxima data de entregua das candidaturas esta programada para o dia 20 de março.

Calendário 2009 :

1a comissão - Entrega das candidaturas 09/01/2009 - pre-seleção 27/02/2009 - seleção final 03/2008

2a comissão - Entrega das candidaturas 20/03/2009 - pre-seleção 05/2009 - seleção final 06/2009

3a comissão - Entrega das candidaturas 05/06/2009 - pre-seleção 07/2009 - seleção final 09/2009

4a comissão - Entrega das candidaturas 18/09/2009 - pre-seleção 11/2009 - seleção final 11/2009

> Veja mais

Dados sobre o setor

Média Brésil

Média Brésil
Média Brésil informa em lingua francesa da atualidade brasileira do setor audiovisual. > Veja mais

Mídia França

Mídia França
Mídia França apresenta em português as mais recentes informações sobre o PAF (Panorama Audiovisual Francês).> Veja mais