Mediacine
Destaques da semana

SEMANA DOS REALIZADORES CHEGA A SUA 8° EDIÇAO NO RIO

A 8° Semana dos Realizadores é voltada à exibição e discussão do cinema brasileiro contemporâneo. Em sua seleção, o Festival reúne um conjunto de obras recentes, preferencialmente inéditas no Rio de Janeiro, propondo um espaço de reflexão acerca dos filmes e da produção atual. De 23 a 30 de novembro, serão exibidos 38 filmes (entre longas, médias e curtas-metragens, a maioria inéditos e apresentados pelos próprios diretores), programações especiais e debates. Esta edição contará com uma Retrospectiva Marilia Rocha, diretora do longa-metragem A cidade onde envelheço, exibido em festivais como o de Roterdã, San Sebastián , Brasília,  Cinélatino (Toulouse, França) e o Festival Biarritz Amérique Latine na França onde ganhou o Prêmio Abraço de melhor longa-metragem. A Semana exibirá os 4 longas-metragens da diretora, incluindo seu último trabalho.
O crítico francês Joaquim Lepastier será o convidado francês no âmbito do evento. Ela virá ao Brasil para cobrir o Festival pela revista Les Cahiers du Cinéma. Para saber mais, consulte a programação diária  no site oficial ou no Facebook.


Animage : VII Festival Internacional de Animação de Pernambuco

O festival que acontecerá entre 22 e 27 de novembro tem foco no cinema de animação de autor e os filmes são assistidos tanto pelos adultos, possibilitando uma visão diferente e reflexiva do mundo, quanto pelas crianças, que se encantam com as cores e formas nas telas. Neste ano com um panorama de 84 filmes de 29 países na Mostra Competitiva, o ANIMAGE conta ainda com Mostras Especiais, Longas, Masterclasses e Exposição, e se consolida como um dos mais importantes eventos de cinema de animação do país. Venhão descobrir as animações francesas selecionadas na competitiva de curtas e na competitiva de curtas infantis : Beach Flags de Sarah Saidan, Un Obus partout de Zaven Najjar, L’heure du Thé de Guillaume Blanchet, Monsieur Lune de Julien Seze entre outros. Chloé Mazlo que ganhou o César 2015 com “The Little Stones”, sua trilogia autobiográfica animará o diário animado de 22/11 à 25/11. A lista completa dos selecionados está disponível no site do Festival.

 

 


Mobile Film Festival 2017 : inscrições abertas

As inscrições para a pré-seleção do próximo Mobile Film Festival estão abertas até o dia 3 de janeiro de 2017. O princípio é simple : 1 celular / 1 minuto / 1 filme. Os filmes podem ser realizados no idioma da sua preferência. Os filmes selecionados concorrerão para o Grande Prêmio Internacional – BNP Paribas (15.000 euros) e o Grande Prêmio França (15.000 euros) para prozudiz um filme. Os filmes selecionados serão legendados em inglês graças ao apoio do Dotsub (https://dotsub.com/). Também, os participantes concorrerão para o Prêmio Incentivo à Escrita do CNC (3000 euros). Os prêmios serão entregues na Cerimônia de Entrega dos Prêmios em Paris na presença de vários convidados e dos membros duJúri presidido por Emmanuelle Bercot e composto de Kim Chapiron, Emilie Dequenne, Maïmouna Doucouré, Julie Gayet, Laurent Grégoire, Jalil Lespert e Aïssa Maïga. Saiba mais no Facebook do festival e aqui.

 


5° edição do BIFF DIVULGA PREMIADOS

O 5º Festival Internacional de Cinema de Brasília (BIFF) anunciou seus premiados. O evento aconteceu em Brasília entre os dias 4 e 13 de novembro e contou produções de 15 países diferentes, dentre eles a França, que participou de ambas as seções. Os dois filmes franceses em competição levaram prêmios : a animação La jeune fille sans mainsde Sébastien Laudenbach, que participou do Festival de Animação de Annecy na França, foi vencedor Juri Popular Mostra Competitiva de Ficção e En quête de Sens, de Nathanaël Coste  levou o Prêmio de Melhor Documentário. Confira os filmes premiados no site do Festival


9ª Edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos

9° edição do Festival Curtíssimo acontecerá do 23 até 26 de novembro no Cine Brasília. Este ano, o Festival traz 70 Curtíssimos  que não ultrapassam 3 minutos nas seções Competitiva Nacional e Animação.
O Festival nasceu na França em 1998 como canal de exibição, divulgação e formação de público para filmes curtíssimos. Atualmente ele é exibido em mais de 100 cidades pelo mundo. No Brasil, o evento está na nona edição e acontece desde 2008. Brasília é tradicionalmente a sede da mostra, mas em 2015 outras cinco capitais também receberam as exibições.
Desde a primeira edição no Brasil, o Festival deixou clara a vocação para o incentivo ao cinema independente e à educação por meio do audiovisual, com a sensibilização do olhar. Anualmente são realizadas oficinas, palestras sobre diferentes temas ligados ao cinema.O Festival Internacional de Filmes Curtíssimos é apoiado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Instituto Camões e Fibra-DF.  Confira a programação aqui


Mostra Africa(s). Cinema e Revolução: viva a independência!

Para celebrar o mês da consciência negra, a mostra África(s), Cinema e Revolução traz à capital paulista 39 filmes, entre curtas e longas-metragens, que retratam a independência de países africanos e o papel das mulheres nesse contexto. Os filmes, grande parte inéditos no país, serão exibidos na Caixa Belas Artes, entre os dias 10 a 23 deste mês. uma das oficinas gratuitas sobre Memória e Audiovisual terá como convidada a documentarista e pesquisadora Lilian Solá Santiago, no dia 19. Entre os demais, venha assistir as duas sessões de Po de Sangui (Árvore de sangue) os dias 19, com a presença do cineasta Flora Gomes, e 23 de novembro na Caixa Belas Artes. Veja o site aqui.


Forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte: 20° edição!

O festival dedica-se à exibição, discussão e ao fomento da produção audiovisual com foco documental, apresentando um panorama diversificado da produção nacional e internacional, com exibição de filmes contemporâneos e clássicos. O evento inclui sessões comentadas por realizadores e especialistas, debates, oficinas e lançamentos de publicações sobre o tema. Todas as atividades da programação são gratuitas e esse ano o festival acontecera do dia 17 ao 27 de novembro. Venha descobrir os filmes franceses selecionados! Confira a programação aqui.


O TelasFórum chega a sua 17ª edição na Cinemateca Brasileira

O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O TelasFórum conta com congresso na realização de negócios em produção e distribuição de conteúdos em todas as plataformas, com debates de temas atuais como VOD e realidade virtual, rodadas de negócios com canais como GNT, Curta! e CinebrasilTV. Já trouxe ao Brasil mais de 250 executivos de canais de TV aberta e por assinatura de mais de 30 países, reunindo anualmente cerca de 700 executivos de canais, produtoras e distribuidoras de cinema, TV e Internet. Entre os demais, os destaques da edição 2016 são: como a produção de TV, cinema e publicidade vem transpondo o momento de crise econômica do país?, a apresentação Ancine: 15 anos da agência, 5 anos da Lei do SeAC ou Film Commissions: As iniciativas de apoio à produção em diversas cidades brasileiras. Saiba mais sobre o evento no site.


Festival Tribeca Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Festival de Cinema de Tribeca. A 16ª edição do evento, que acontece entre os dias 17 e 30 de abril de 2017, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, aceita a inscrição de filmes nos formatos de curta-metragem até o dia 2 de dezembro e longa-metragem até 23 de novembro, estendendo o prazo até 14 de dezembro para longas concluídos após a data oficial. Além dos curtas e longas-metragens, o festival aceita também inscrições de projetos que se encaixem nas categorias de TV e projetos transmídia. As datas-limite para inscrições e o regulamento de todas as categorias podem ser consultados no site do festival. O site està disponivel aqui.


Ciné Le Corbusier em Brasília
No Olho de Luis Buñuel

19/11 AS 19H Nos olhos de Luis Bunuel

Dans l’oeil de Luis Bunuel (Espanha, França 2013). De François Lévy-Kuentz. Em preto e branco/52’.


Em cartaz no Brasil
Coragem

Estreia 17/11: Coragem

(Brasil, França 2016). Em cores/72’.


Elle

Estreia 17/11: Elle

Elle (Alemanha, França 2015). Em cores/130’.


É apenas o fim do mundo

Estreia 24/11: é apenas o fim do mundo

Juste la fin du monde (Canadá, França 2016). Em cores/97’.


Refém do medo

Estreia 24/11: Refem do medo

Shut in (Estados Unidos, França 2015). Em cores/180’.


Au Brésil

VII° édition du Ventana Sur

Le Ventana Sur, principal Marché du film latino-américain, crée en 2009 à l’initiative de l’INCAA et du Marché du Film / Festival de Cannes, se déroulera du 29 novembre au 3 décembre à Buenos Aires, Argentine. L’évènement reçoit chaque année plus de 2000 professionnels dont plus de 300 distributeurs, acheteurs et vendeurs venus des 5 continents. Projections, ateliers, rencontres professionnelles et conférences permettent aux professionnels de découvrir un panorama de la récente cinématographie latino-américaine dans le but de conclure des accords dans le secteur cinématographique.
Pour la deuxième année consécutive, le dernier jour du marché sera consacré à la projection de films européens recherchant un distributeur en Amérique Latine et à l’étranger.
Pour la première fois, le Mifa s’associe au marché de Ventana Surdans le cadre des Pitchs Animation du Monde.Cette année, Annecy s’associe au marché de Ventana Sur de Buenos Aires, et offre l’opportunité aux animateurs de se faire connaître. Six projets latino-américains ont été retenus pour participer au Animation! Pitching Sessions durant le Ventana Sur. Deux d’entre eux seront sélectionnés par un jury de professionnels et invités à participer aux Pitchs Animation du Monde lors du Marché international du film d’animation d’Annecy en juin 2017.
La sélection Work in Progress « Primer corte », réalisée par  Georges Goldenstern, Directeur de la Cinéfondation, a également été dévoilée. Un projet brésilien, Corpo elétrico de Marcelo Caetano, compte parmi les projets en post-production retenus.  Les projets primés recevront une aide à la post-production, la difusion et la distribution (Prix Cine +, Prix TITRAFILM, Prix GOMEDIA, Prix Le Film Français).
Au Brésil, les producteurs des projets retenus par le programme Films From Rio, destinés aux producteurs brésiliens souhaitant s’exporter sur le marché international seront également présents au Ventana Sur. Les 6 projets retenus bénéficient pendant un an d’un accompagnement technique et juridique de professionnels français des marchés internationaux de films (Marché du Film, MPM Films, Loco Films, Bac Films)


VII edição de Ventana Sur


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.