Mediacine
Destaques da semana

Anima Mundi segue em São Paulo !

A 24ª edição do Anima Mundi, maior festival de animação das Américas, chegou ao Rio de Janeiro no mês de outubro, entre os dias 25 e 30 de outubro e segue em São Paulo de 2 até 6 de novembro. O Festival recebe mais de 400 curtas, seis longas, palestras, encontros e o Anima Forum, espaço dedicado ao debate de questões fundamentais para o desenvolvimento da animação brasileira. Com 108 filmes nacionais, a sessão Animação em Série, mostra as novidades brasileiras do setor. The red turtle, longe que recebeu o Prêmio Especial do Júri na mostra Un Certain Regard, teve a sua primeira exibição no Brasil. O filme foi produzido na França em parceria com o tradicional Studio Ghibli, do Japão. O Cinemaison dedicou o dia 25 aos filmes exibidos no Festival com duas seleções de curtas e dois longas reconhecidos nos maiores festivais de animação do mundo,  Persépolis e Abril e o mundo extraordinário. Confirem a programação aqui. Este ano, a França conta com a presença d o Francês Marc Jousset, Produtor da "Je suis bien content"  que produziu os dois longas-metragens mencionados acima. Ele esteve no Rio para fazer um Papo Animado sobre o processo de realização e de produção de filmes de animação a partir de trechos da produtora "Je Suis Bien Content" na Livraria Cultura, Centro, RJ. Marc Jousset está atualmente em São Paulo até o dia 5 de novembro e fará um Papo Animado  no dia 4/11 às 20h na sala Petrobras da Cinemateca Brasileira. Confiram a programação aqui


Festa Literária das Periferias (FLUPP) chega à Cidade de Deus, RJ

A FLUPP acontecerá de 8 a 13 de novembro. O evento é totalmente gratuita e terá mais de 100 horas de programação diversificada, em seis dias, que inclui debates entre autores nacionais e internacionais, shows musicais, espetáculos teatrais, realidade virtual, cinema, gincana literária e poetry slam (competições de poesia falada). Mais de 100 autores, de 20 nacionalidades, estarão na Zona Oeste do Rio para discutir temas relacionados às minorias periféricas, como racismo, transfobia e feminismo, e comemorar os 50 anos da Cidade de Deus.
A quinta edição da FLUPP será uma plataforma contra o racismo, o machismo e a homofobia. Entre os destaques da FLUPP de 2016, está a mesa “Quando me tornei negra” que falará da complexa construção da identidade da mulher negra em um mundo a um só tempo machista e racista. O cinema terá também o seu lugar. O diretor Guy Deslauriers será convidado para esta edição para participar da mesa “Que história contamos sobre nós ?» no dia 11/ de novembro às 18h. Ele apresentará o filme «Passagem do meio (Tenda Pequenas epifanias)» às 20h o mesmo dia. Mais informações aqui.


TERCEIRO MODULO DO PIC NO RIO

O terceiro módulo do Programa Internacional de Capacitação Rio de Janeiro (PIC) acontece de 16 a 18 de novembro, uma iniciativa do Brazilian TV Producers (BTVP) – programa internacional da Brasil Audiovisual Independente (Bravi, antiga ABPITV). O PIC é uma ação de capacitação para produtoras que querem ampliar sua atuação no exterior.  A França é o país parceiro dos três módulos do PIC deste ano, que contam com profissionais franceses. . O segundo módulo sobre coprodução internacional no mês de agosto contou com a presença do Francês Sebastien Onomo, produtor de Les Films d'Ici. Este terceiro e último módulo do programa, cujo foco será Distribuição Internacional, trará o Francês Robert Salvestrin, Diretor da Lucky You, uma distribuidora internacional filiala ao Grupo Bonne Pioche, de programas de televisão franceses e internacionais, documentários e series. Ele ministrará workshops e palestras sobre Distribução Internacional.

 


IX Janela Internacional de Cinema do Recife

De 28 de outubro a 6 de novembro, a  IX edição  do Janela Internacional de Cinema do Recife traz 100 filmes de 21 países que fazem um panorama contemporâneo e de clássicos do cinema mundial. A França estará presente com curtas em competição : Au Loin, Baltimore, de Lola Quivoron, Chasse Royale, de Lise Akoka e Romane Gueret, The Beast, de Michael Wahrmann e Samantha Nell, e O Corcunda, de Gabriel Abrantes e Ben Rivers. Longas franceses também fazem parte da mostra competitiva: Diamond Island , de Davy Chou, A Economia do Amor, de Joachim Lafosse e O Ornitólogo , de João Pedro Rodrigues. Entre as sessões especiais, a França está presente com Eu, Daniel Blake, de Ken Loach, vencedor da Palma de Ouro em Cannes este ano, L'avenir, de Mia Hansen-Love e Porto, de Gabe Klinger. Haverá uma mostra convidada, a Sofilm Summercamp, de Nantes, com o Cine Karaokê.
Aproveite para conferir os filmes destacados no último Festival de Cannes como Elle do Paul Verhoeven com Isabelle Huppert ou o filme alemão Toni Erdmann de Maren Ade!
Fabienne Moris que criou dentro do FIDMarseille o FIDLab, uma plataforma do festival para coprodução internacional, fará parte do juri dessa edição. Veja o site aqui.

 

 

 

 


26ª edição do Curta Cinema no RJ

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema começou  ontem e acontece do dia 3 a 9 de novembro. Serão mais de 190 filmes dos mais representativos, nacionais e estrangeiros, em formato curta metragem.
A programação do Curta Cinema 2016 conta com presença francesa  em competição:  Limbo (29’) de Konstantina Kotzamani, Dublin II, de Basile Remaury, (12’)  e Samedi, de Hannibal Mahé (15’). O curta metragem  Il Silenzio , fruto de uma coprodução com a França será apresentado pelo produtor francês que estará presente no Rio para o Festival. O filme francês West Empire, de Mathieu Le Lay (26’) foi apresentado na Ceremônia de Abertura do Festival. Duas mostras especiais serão realizadas no Cinemaison. Em Trânsito é uma mostra centrada na exibição de filmes onde o realizador cria sua obra a partir do ponto de vista do estrangeiro, em países e territórios pelos quais visita. Paisagem Remota pensa a relação do humano com os espaços nos quais ele habita: sejam amplitudes rurais, complexos urbanos, sites industriais, cubículos, moradias, espaços imaginários e etc. Serão um total de 22 curtas exibidos ao longo do dia 07 de novembro no Cinemaison. Veja o site.


XII Panorama Internacional Coisa de Cinema em Salvador

Entre os dias 09 e 16 de Novembro, Salvador e Cachoeiras recebem uma nova edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, que se firma como um órgão vital para a difusão da produção nacional e internacional, ornamentando seu esqueleto com mostras competitivas, panoramas temáticos e retrospectivas de cineastas clássicos e contemporâneos. A vastidão de seu catálogo não deixa a desejar quanto à qualidade e diversidade, seja curta, longa, ficção, documentário ou animação. O Coisa de Cinema homenageara  este ano o cineasta Hector Babenco com a exibição de alguns de seus filmes. Um deles, Lúcio Flávio - O Passageiro da Agonia que nos trouxe a inspiração para o cartaz dessa edição. A Mostra Competitiva Internacional conta com o curta francês O Reflexo do Poder (The Reflection of Power), de Mihai Grecu e varias coproduções de curtas e longas como Campo de Víboras, de Cristèle Alves Meira (França/Portugal), O Amanhã (The Here After), de Magnus Von Horn (Polônia/Suécia/França) e Antes da Refeição (Avant le Repas), de Fabien & Sophie Tran Minh (França/Vietnã). Na mostra, serão exibidos ainda Le Joli Mai, de Chris Marker e Pierre Lhomme; Fitzcarraldo, de Werner Herzog; e Mélo, de Alain Resnais.

 

 


5° edição do BIFF começa hoje, Brasilia

5° edição do BIFF, Festival Internacional de cinema de Brasilia acontecerá do 4 até 13 de novembro no Cine Brasília, Cine Cultura Liberty Mall e no Teatro da Praça em Taguatinga (DF). O Festival traz produções de 15 países diferentes, dentre eles a França, que participa de ambas as seções. A animação La jeune fille sans mainsde Sébastien Laudenbach, que participou do Festival de Animação de Annecy na França, integra a mostra de ficção. En quête de Sens, de Nathanaël Coste é o documentário que representa o país na competição. O BIFF é uma realização da Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura e do Cine Cultura Liberty Mall. A lista completa dos selecionados está disponível no site do Festival


PLANETA.doc em Florianópolis

O PLANETA.doc, acontecerá em Florianopolis de 03 a 13 de novembroO evento promove filmes que trabalham sobre a preservação da vida, o funcionamento da Terra como sistema vivo, os desafios da sustentabilidade e as soluções para viabilizar sociedades integradas ao seu meio natural, para promover a reflexão sobre a sociedade contemporânea. 80 filmes premiados em eventos como Sundance, Cannes e Festival de Cinema de Berlim serão exibidos gratuitamente em universidades, espaços culturais públicos, cineclubes, escolas de ensino médio e fundamental. Serão escolhidos os melhores filmes de documentário e animação de curta, média e longa metragem nas categorias Planeta.Doc Internacional e Planeta.doc Brasil. Veja mais no site.

 

 


Primeira edição de ColaborAmerica no Rio de Janeiro

O ColaborAmerica, vai rolar pela primeira vez no Rio de Janeiro entre os dias 17, 18 e 19 de Novembro, no Rua City Lab, laboratório de inovação urbana, no Santo Cristo. Serão três dias intensos de debates – para repensar e propor um modelo de desenvolvimento mais consciente para América Latina. A  ideia surgiu em Paris, na última edição do OuiShare:  por que não fazer um evento naqueles moldes voltado para questões latino-americanas? A proposta do festival é mostrar o que de mais interessante está sendo dipara pensar o futuro da América Latina à luz das novas economias. Estava plantada a semente do scutido no mundo, em novas economias, e trazer para a realidade do continente. Cofundador do OuiShare, o francês Antonin Leonard já confirmou presença na primeira edição do festival latino-americano. Vem gente da França, Espanha, Alemanha, Israel, Inglaterra, Estados Unidos, Chile, Colômbia. 

 

 

 


Cinemaison no Rio de Janeiro
Em Trânsito 1 - 2016

07/11 às 13h Em Trânsito 1 - Festival Curta Cinema

(Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Grã-Bretanha (Reino Unido, UK), Índia 2016). De Vários Diretores. Em cores/72’. Classificação etária 16 Anos.


Paisagem Remota 1 - 2016

07/11 às 18h Paisagem Remota 1 - Festival Curta Cinema

(Argentina, Brasil, Croácia (Hrvatska), Finlândia 2016). De Vários Diretores. Em cores/95’. Classificação etária 18 Anos.


Paisagem Remota 2 - 2016

07/11 às 20h Paisagem Remota 2 - Festival Curta Cinema

(Argentina, Brasil, Hungria 2016). De Vários Diretores. Em cores/89’. Classificação etária 14 Anos.


Em cartaz no Brasil
A Espera

Estreia NOVEMBRO SEM DATA: A Espera

L'attesa (Itália, França 2016). De Piero Messina . Em cores/100’.

 

 

 


Much loved

Estreia 10/11: Much loved

Much loved (Marrocos, França 2016). De Nabil Ayouch. Em cores/104’.


Snowden - Herói ou traidor

Estreia 10/11: Snowden- Heroi ou traidor

Snowden (Estados-Unidos, Alemanha, França 2016). De Oliver Stone. Em cores/135’.


O ignorante

Estreia 10/11: O Ignorante

Le Cancre (França 2016). De Paul Vecchiali. Em cores/116’.


Na França

Cinélatino Inscrições abertas – 29èmes Rencontres de Toulouse

O Festival Cinélatino - XXVIII Rencontres de Toulouse convida os diretores e produtores latino-americanos para inscrever as suas obras (longas, medias, curtas) de ficção, documentário e experimental. Criado em 1989, o Festival internacional Cinélatino tornou-se um encontro imperdível para os filmes da América Latina e acontecerá na cidade de Toulouse na França entre o 17 e 26 de março de 2017. As inscrições estão abertas até o dia 12 de dezembro de 2016.

 


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.