Mediacine
Destaques da semana

40° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

A Mostra Internacional de Cinema São Paulo acontecerá de 20 de outubro a 02 de novembro, com a exibição de 322 títulos de 35 países, entre eles 50 produções e coproduções francesas! O filme de abertura será Belos Sonhos, de Marco Bellocchio. O sulfuroso ELLE de Paul Verhoeven, reparado ao Festival de Cannes deste ano, será presente. A seleção faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar tendências, temáticas, narrativas e estéticas. 40ª Mostra é composta por seis seções: Homenagens, Apresentações Especiais, Foco Polônia, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional.
O Jurí da Mostra acolhe um grande nome da exploração e da produção francesa, Nicolas Klotz. No dia 26 de Outobro, as 19h tera uma sessão dos filmes dele, o Mata Âtlantica e o Feira-13 seguida para uma MasterClass animada pelo proprio Klotz. Ao lado da competição a roteirista francesa Elisabeth Perceval está convidada para animar um encontro com roteiristas brasileiros e internacionais.  Veja a programação completa no site official.


BrLab e LAB Spcine acontecem em São Paulo

O LAB Spcine, iniciativa da Spcine e do BrLab, acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, das 10h às 18h, sob coordenação do produtor Leonardo Mecchi e do diretor do BrLab, Rafael Sampaio. O LAB Spcine pretende capacitar produtores iniciantes interessados em conhecer as nuances do mercado internacional, baseando seu programa no gerenciamento criativo dos produtores, além das práticas burocráticas e administrativas. O encontro vai abordar possibilidades de atuação profissional no mercado internacional para circulação de um projeto audiovisual da etapa do desenvolvimento até a distribuição. Além do LAB Spcine, acontece em São Paulo o BrLab, laboratório de desenvolvimento de novos projetos, entre os dias 21 e 28 de outubro. O laboratório é direcionado ao desenvolvimento de projetos de longa-metragem da América Latina e da Península Ibérica e acontece paralelamente a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A francesa Fabienne Moris (codiretora do FIDLab Marseille) estará presente no laboratório para ministrar palestras e dar a perspectiva francesa.

 


RECLab chega em Recife!

A primeira edição do RECLab - Encontro de Coprodução Internacional do Recife acontecerá na Jump Brasil de Recife, entre o dia 31 de outubro a 04 de novembro de 2016. Os profissionais interessados em participar poderão se inscrever na oficina e/ou consultoria até o dia 06 de outubro de 2016. As atividades do Encontro são direcionadas a produtores e diretores que têm interesse em saber mais sobre coprodução internacional. O RECLab – Encontro de Coprodução Internacional do Recife é uma atividade desenvolvida pela Desvia Produções Artísticas e Audiovisuais em parceria com o Janela Internacional de Cinema do Recife com apoio do Portomídia, do Instituto Francês do Brasil em Recife e do BRLab. O Encontro conta com o incentivo do Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo a Audiovisual. Suas atividades acontecem no período de realização do Janela Internacional de Cinema do Recife. O RECLab é coordenado pela produtora Rachel Ellis e pelo ex-assessor internacional da ANCINE Eduardo Valente, atual representante Brasileiro do Festival de Berlim e assessor do programa Ibermedia. Ainda contará com a participação de convidados internacionais & nacionais incluindo Thierry Lenouvel (produtor Francês), Fabienne Moris (Co-diretora do FIDLab Marseille), Paulo Carvalho (produtor Alemão/Brasileiro), Diana Bustamante (Produtora e Diretora do Festival de Cartagena), Rafael Sampaio (Produtor e diretor do BRLab), entre outros. Encontre a programação completa aqui.


10º CineBH Internacional Film Festival

O mês de outubro traz um turbilhão de eventos de audiovisual no Brasil e Belo Horizonte é um outro lugar que recebe um grande Festival de cinema, a 10ª CineBH Internacional Film Festival. Entre os dias 20 e 27 de outubro a capital mineira está repleta de produções do mundo inteiro com entrada gratuita. Reunindo 57 filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e retrospectiva, de 13 países e nove estados brasileiros, dando destaque este ano para a produção de Portugal. Além das exibições, o evento organiza encontros de coprodução, rodadas de negócios e debates com 21 convidados estrangeiros da indústria audiovisual. A abertura, na noite do dia 20 (quinta-feira), às 20horas, acontece no Teatro Sesiminas e terá a pré-estreia da produção mineira Elon não Acredita na Morte, direção de Ricardo Alves Jr. Dentre os filmes da programação oficial estão cinco coproduções francesas, Comboio de sal e açúcar  (Portugal/ Moçambique/França/África do Sul/ Brasil), Eldorado XXI (Portugal-França), Ta’ang (Hong Kong/França), As bodas de Deus (Portugal/França), O eclipse (Itália/França). A programação completa e outros detalhes da Mostra estão disponíveis no site


Ópera na Tela chega ao Rio em sua 2ª edição

A 2ª edição do Festival Ópera na Tela chega ao Rio de Janeiro entre os dias 22 e 30 de outubroO Festival Ópera na Tela é uma mostra inédita, totalmente dedicada ao gênero da ópera, com exibição do melhor da temporada europeia recente, realizada em verdadeiros templos da ópera, tornando acessível a atualidade lírica mundial ao público brasileiro. Com o objetivo de proporcionar uma verdadeira experiência à plateia das montagens mais grandiosas do gênero, o evento promoverá de 22 a 30 de outubro, sessões ao ar livre no espetacular Parque Lage, no Rio de Janeiro, em estrutura especialmente montada com tenda cristal, mobiliário, tela gigante e alta qualidade de som e imagem. Após as sessões no Parque Lage, as óperas serão programadas em salas de cinemas de todo Brasil até junho de 2017, oferecendo uma verdadeira temporada operística. A programação completa está disponível no site do Ópera na Tela.

A abertura, no dia 22 no Parque Lage, traz o recital ao vivo do barítono napolitano Vito Priante, seguido da sessão de Gianni Schicchi, de Puccini, primeiro ópera dirigida por Woody Allen. D
No Rio, além da programação a céu aberto e nos cinemas, o festival promove ainda atividades paralelas como uma masterclass com Raphaël Sikorski, renomado técnico vocal francês, responsável pelo treinamento dos principais nomes da Ópera da atualidade, e ações educativas coordenadas pelo Maestro Ricardo Prado, especialista em educação musical. Confirem a programação do Festival no Parque Lage aqui.

 


FestiFrance acontece em BH

Começou ontem o Festival FestiFrance em Belo Horizonte, Minas Gerais. O Festival, produzido por Sokol M. Compagny,  celebra o cinema francês dedicando 11 dias com exibições de filmes, workshops, debates e oficinas sobre cinema até o dia 30 de outubro.  Trazendo uma mostra competitiva composta por longas, médias e curtas-metragens, nos gêneros de ficção, animação e documental. O FestiFrance acontece pela segunda vez em Belo Horizonte, no Sesc Palladium, tendo como tema a participação das mulheres no cinema, na arte e na cultura. No âmbito do Festival, a Embaixada da França trará o cineasta Guillaume Renusson, para apresentar seu curta-metragem  La nuit tous les chats sont roses, selecionado em mais de 40 festivais ao redor do mundo (FestiShortBerlin, Palm Springs etc). Guillaume Renusson atualmente está realizando seu primeiro longa-metragem. Ainda na programação do Festival, Guillaume ministrará a Oficina de Criação de Roteiro dos dias 27 a 29 de outubro, das 14h às 15h30, assim como a roda de conversa que acontece com o diretor no dia 29, às 21h30.

Depois de Belo Horizonte, o cineasta segue para a Aliança Francesa de Porto Alegre no dia 1º de novembro onde realizará ateliers, e a Aliança Francesa de Londrina, onde ele ministrará uma Oficina de Roteiro para Cinema e TV no dia 3 de novembro, das 19h às 21h com Kinopus Audiovisual. No dia seguinte, sexta 4 de novembro ele ministrará umaOficina de Direção para Cinema e TV, das 14h às 16h. As oficinas são direcionadas para os estudantes de audiovisual.

Os outros filmes selecionados para o Festival estão disponíveis no site do evento


FESTIVAL DO RIO: PREMIAÇÃO DO TROFÉU REDENTOR 2016

Os vencedores dos 16 prêmios do Festival do Rio 2016 foram escolhidos no último sábado, após 10 dias de Festival. Levando 200 mil espectadores às salas cariocas, foram exibidos 250 filmes, dentre eles mais de 50 produções e co-produções francesas.

O grande vencedor do Troféu Redentor 2016, atribuido pelo Júri Oficial presidido por Charles Tesson, crítico e Diretor da Semana da Crítica do Festival de Cannes, foi Fala comigo, de Felipe Sholl, que levou os prêmios de melhor longa de ficção e melhor atriz para Karine Telles. O projeto havia sido seleccionado para a Residência da Cinéfondation do Festival de Cannes em 2011.

O melhor documentário foi para A Luta Século, de Sérgio Machado e o melhor curta-metragem para O Estacionamento, de William Biagioli.O troféu por melhor direção de ficção foi para Cristiane Oliveira por Mulher do Pai e melhor direção em documentário para Sérgio Oliveira por Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos. A mostra Novos Rumos, premiou  Então Morri, de Bia Lessa e Dany Roland.

Veja os vencedores de todas as categorias e a programação última chance do Festival do Rio 2016.


Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba recebe mostra francesa

Começa hoje e vai até o dia 28 o Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba. Para a abertura, o Festival exibirá o filme Fogo no mar, de Gianfranco Rosi, um documentário coproduzido por Itália e França. A França segue presente em outras mostras com diversos filmes, o Institut Français do Brasil é um dos parceiros do evento, assim como a Cinemateca da Embaixada da França, que cedeu os filmes da Mostra Cinema Francês que integram o Festival. Os clássicos As damas do Bosque de Boulogne, de Robert Bresson, French Cancan, de Jean Renoir, Jacquot de Nantes, de Agnés Varda e o Batedor de Carteira, também de Bresson são os filmes da Mostra. Os demais filmes que completam o evento estão disponíveis no site


BTVP leva produtoras brasileiras ao MIPCOM

O Brazilian TV Producers, projeto de exportação realizado pela Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex- Brasil), participa do MIPCOM, este ano, com uma delegação de 34 empresas e 49 empresários. Considerado o maior mercado de conteúdo audiovisual do mundo, o evento acontece em Cannes, na França, de 17 a 20 de outubro, enquanto o MIPJunior, com foco em conteúdo infantil, será nos dias 15 e 16 de outubro. Esta é 13ª vez que o BTVP promove a presença de empresas brasileiras no MIPCOMAs produtoras pretendem fechar negócios iniciados em outros eventos, como é o caso da Due Produções, Delicatessen, Rinaldi Produções, Bromélia Produções, O2 Play, braço da O2 Filmes dedicado ao conteúdo VOD. Como em edições anteriores, empresários brasileiros terão destaques na programação de palestras do evento. No dia 18, às 10h15, as produtoras Boutique Filmes e Panorâmica participarão do painel New Storytellers: Fresh Voices From Around The World, para falar sobre a produção de ficção made in Brazil. As demais produtoras brasileiras que estarão presentes do evento e outras informações sobre o MIPCOM, você encontra aqui


Anima Mundi chega ao Rio

A 24ª edição do Anima Mundi, maior festival de animação das Américas, chega ao Rio de Janeiro no mês de outubro, entre os dias 25 e 30 de outubro. A cidade vai receber mais de 400 curtas, seis longas, palestras, encontros e o Anima Forum, espaço dedicado ao debate de questões fundamentais para o desenvolvimento da animação brasileira. Com 108 filmes nacionais, a sessão Animação em Série, vai mostrar as novidades brasileiras do setor. The red turtle, longe que recebeu o Prêmio Especial do Júri na mostra Un Certain Regard, terá a sua primeira exibição no Brasil, o filme foi produzido na França em parceria com o tradicional Studio Ghibli, do Japão. O Cinemaison vai dedicar o dia 25 aos filmes exibidos no Festival, serão duas seleções de curtas e dois longas reconhecidos nos maiores festivais de animaço do mundo,  Persépolis e Abril e o mundo extraordinário. Confirem a programação aqui. Este ano, a França trará  o Francês Marc Jousset, produtor  dos dois longa-metragens mencionados acima, que participará do Anima Forum e do Anima Business. No âmbito do Festival, Marc jousset estará presente no Rio do dia 27 de outubro até o dia 31 e em São Paulo a partir do dia 01 até 05 de novembro.
Em seguida, o Festival segue para São Paulo entre os dias 02 e 06 de novembro. Mais informações no site do Festival e na página do Cinemaison


Cinemaison no Rio de Janeiro
Maguy Marin: Regresso sobre umwelt

24/10 às 13h Maguy Marin: Regreso sobre umwelt

Maguy Marin: Retour sur Umwelt (França 2006). Em cores/75’. Classificação etária Livre.


Eu, Soldado

24/10 às 15h Eu, soldado

Je Suis un Soldat (Bélgica, França 2015). De Laurent Lariviere. Com Anne Benoit, Jean-Hugues Anglade, Louise Bourgoin. Em cores/96’. Classificação etária 16.


24/10 às 18h O sequestro de Michel Houellebcq


Near Death Experience

24/10 às 20h Near Death Experience

(França 2014). Em cores/92’. Classificação etária Livre.


Em cartaz no Brasil
Romance à francesa

Estreia 20/10: Romance a Francesa

Caprice (França 2015). De Emmanuel Mouret. Em cores/100’.


Na França

Inscrições abertas para o FIPA 2017

São abertas as inscripções para o FIPA 2017 que acontecera esta ano entre o dia 24 e o dia 29 de Janeiro. As inscrições dos programas estão abertas até o dia 18 de Novembro e as inscrições para o edital dos pitches do Fipa Industry até o dia 31 de Outobro. Desde 1987, o FIPA é o único festival internacional que defende todos os typos da criação audiovisual (ficção, série, documentario de criação, grande reportagem, musica e espectaculo, craição digital). Durante seis dias, profissionais, público e estudantes se encontram à volta dos melhores programas internacionais do ano. 1400 filmes são selecionados anualmente proveniente de 70 paises. Dentro deles, 140 programas são apresentados em competição e fora da competição, em uma seleção paralela. Mais informações no site do festival

 


Inscrições abertas para La Fabrique du Cinémas du Monde

Estão abertas as inscrições de projetos para a La Fabrique des Cinémas du Monde até o dia 16 de novembro. O programa ajuda novos diretores de países emergentes a desenvolver seus trabalhos com o apoio do Institut Français e do France Média Monde. Dedicado às obras da África, Ásia, América Latina, Europa e Oriente Médio, a iniciativa faz uma seleção de dezenas de projetos de novos talentos que estão desenvolvendo seu primeiro longa, podendo ser ficção, documentário, animação. Os selecionados participarão de atividades do 70º Festival de Cannes, sessões de pitching, rodadas de negócios etc. Em 2016, um projeto brasileiro foi selecionado, A febre de Maya Da-Rin. As inscrições são realizadas pelo site do Les Cinémas du Monde.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.