Mediacine
Destaques da semana

Festival de Curtas de São Paulo recebe programação Francesa

O Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Kinoforum, começou ontem com uma seleção de mais de 400 filmes de 60 países. A 27ª edição do Festival traz curtas que abordam temas como liberdade de expressão, xenofobia, inclusão e direitos das mulheres, dentre eles estão A moça que dançou com o diabo e O delírio e a redenção dos aflitos, ambos exibidos em Cannes, além de Abigail, que participou da Quinzena do Realizadores também no Festival francês. Diversos filmes franceses foram selecionados para completar a programação, além disso a França participa dos Programas Especiais e das Atividades Paralelas com 30 anos la Fémis,  escola de cinema francesa que traz um especial com os trabalhos de reconhecidos diretores que passaram pela escola, como François Ozon, Noémie Lvovsky, Emmanuelle Bercot e Solveig Anspach, Coleção Canal +: Desenhar é preciso, série de filmes de animação franceses em parceria com o Canal +, Institut Français, e Embaixada da França. Pascale Faure, diretora do programa de curtas do canal, estará presente ao Festival para apresentar o programa, assistir à produção brasileira e participar do júri do Prêmio Itamaraty.  Em paralelo ao Festival, começa o Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual e na quarta-feira, 31 de agosto, na FAAP, vai acontecer a palestra Media Business School, La Fémis, L’École Nationale Supérieure Louis-Lumière, Institut Français e Les Gobelins: boas práticas com Débora Ivanov (Diretora ANCINE) e Alessandra Meleiro (Professora UFSCAR e Vice-Presidente FORCINE) e Sorel Soares França. Débora e Alessandra visitaram as escolas franceses e fazer um panorama sobre métodos de ensino. A programação de todas as seções do Festival estão disponíveis no site.  


Festival de Cinema de Petrópolis exibe filmes franceses

Entre os dias 1º e 4 de setembro, a cidade serrana de Petrópolis, no Rio de Janeiro, realiza o FestCine Imperial, primeiro festival de cinema da cidade. Nesses quatro dias, o Festcine vai apresentar 17 filmes, com entrada franca, que serão exibidos no Palácio de Cristal e no Museu Imperial de Petrópolis. O Festival contará com quatro mostras: Panorama Brasil, que vai exibir oito longas-metragens nacionais; Panorama Internacional, que apresentará o épico Linhas de Wellington, que traz John Malkovich, e a atriz francesa Catherine Deneuve , além do drama A Cold Night, uma coprodução independente do Brasil/Dinamarca/Namíbia; Mostra Direitos Humanos, que trará o franco-suíço A Lista de Carla e o belga O Caso Pinochet,entre outros. O Festcine Imperial ainda promove, na sessão Cine Sorriso, a exibição de dois longas-metragens de animação: o francês O Passarinho Amarelo e o brasileiro Peixonauta – Agente Secreto da O.S.T.R.A.. A programação completa está disponível no site do Festival


RioMarket abre inscrições

O RioMarket, evento de negócios que acontece no âmbito do Festival do Rio, está com as inscrições abertas para seus seminários e workshops. Este ano, o RioMarket acontece de 5 a 12 de outubro e se divide em quatro segmentos, RioMarket TV, focado na indústria de televisão; RioMarket Film, onde serão apresentados os painéis de cinema; RioMarket Fashion & Film, que busca aproximar as indústrias de cinema e moda; e RioMarket Advertising, voltado para a união entre cinema e publicidade. Todas as sessões são pagas, exceto a RioMarket Fashion e Film, que são gratuitas. . O evento também terá outros seminários e workshops gratuitos durante toda a sua programação, direcionados para o público geral e estudantes. As inscrições devem ser feitas no site.

 


Segundo Módulo do PIC acontece no Rio com convidado Francês

O segundo módulo do PIC, Programa Internacional de Capacitação, começou ontem e vai até 26 de agosto. Uma iniciativa do Brazilian TV Producers (BTVP) – programa internacional da BRAVI (antiga ABPITV) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), voltado para a realização de coproduções. A França é o país parceiro da edição deste ano e trouxe Sébastien Onomo, cineasta e produtor francês que coproduziu junto com o Brasil, a animação Heart of darkness, primeira animação franco-brasileira lançada nos cinemas. Sebastien ministra hoje a masterclass sobre as ferramentas para coproduzir com a França, no CRAB (Praça Tiradentes 71, Rio de Janeiro/RJ). Além disso, Sebastien será o moderador da mesa Coproduções Internacionais, com Gilberto Toscano, advogado no setor audiovisual e Luis Antonio Silveira, produtor executivo, sobre questões práticas da coprodução. O evento conta com o patrocínio da RioFilme, apoio do SebraeRJ e parceria da Embaixada da França no Brasil e do SICAV - Sindicato da Indústria Audiovisual.


Aquarius participa do Festival de Cinema de Nova York

O aclamado filme brasileiro Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, ganhou mais uma exibição internacional. Depois de receber críticas positivas em sua passagem pelo Festival de Cannes deste ano, o longa chega ao Festival de Nova York, em setembro. O filme também abrirá o Festival de Cinema de Gramado esta sexta-feira, 26 de agosto, e tem a estreia oficial marcada para o dia 1º de setembro, distribuído pela Vitrine Filmes. Além de Aquarius, outros 25 filmes completam a programação do Festival americano, dentre eles estão I, Daniel Blake, de Ken Loach, vencedor da Palma de Ouro deste ano, Elle, de Paul Verhoeven, Julieta, de Pedro Almodóvar  e La fille inconnue, de Jean-Pierre e Luc Dardenne. A programação completa está disponível no site


Plataforma Lab abre inscrições em Porto Alegre

OPlataforma Lab, laboratório para longas-metragens brasileiros em desenvolvimento e finalização, chega ao Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e abre as inscrições para sua 2ª edição. A fim de proporcionar a reflexão e formação para realizadores brasileiros com profissionais e especialistas do mercado nacional e internacional, o laboratório também conta com atividades abertas, mesas de debates e palestras. Serão aceitos projetos de filmes de longa-metragem, não finalizados, em etapa de desenvolvimento, financiamento ou pré-produção, assim como filmes de longa-metragem, não finalizados, em etapa de edição, ambos de qualquer gênero e formato de captação e finalização. O projeto ou filme deve ser até o terceiro longa-metragem do diretor. Para mais informações, acesse o site oficial do Plataforma:Lab.


Gramado e Sundance promovem parceria

O Festival de Cinema de Gramado e o Sundance Film Festival realizam uma parceria para a 44ª edição do Festival, que começa nesta sexta-feira, 26 de agosto. O acordo incrementa a programação de Gramado com a presença da equipe de Sundance e duas sessões especiais de filmes exibidos na programação do festival norte-americano. Os representantes vem para conhecer a produção local e nacional, realizando contatos com cineastas e apresentando o Sundance Festival e o Sundance Channel em diversas atividades da programação paralela. Realizadores nacionais também poderão apresentar seus produtos para aquisição do Sundance Channel. Com essa troca, abrem-se portas para consolidar o fomento da produção nacional e incrementar o debate sobre licenciamento, distribuição e marketing, capacitando a produção local no mercado internacional.


Cinemaison no Rio de Janeiro
O Lucro e Nada Mais

29/08 às 13h O lucro e nada mais

Le Profit et Rien D?Autre ou: réflexions abusives sur la lutte des classes (Bélgica, França 2000). De Raoul Peck. Em cores/57’.


Canto do Haiti

29/08 às 15h Canto do Haiti

Haitian Corner (Haiti 1987). De Raoul Peck. Com Patrick Rameau, Toto Bissainthe. Em cores/98’.


O Homem nas Docas

29/09 às 18h O homem nas docas

L'Homme sur les Quais (Canadá, França 1992). De Raoul Peck. Com Jean-Michel Martial, Jennifer Zubar. Em cores/105’.


Moloch Tropical

29/08 às 20h Moloch Tropical

(França 2009). De Raoul Peck. Com Sonia Rolland, Zinedine Soualem. Em cores/106’.


Em cartaz no Brasil
Lolo, o filho da minha namorada

Estreia 25/08: Lolo, o filho da minha namorada

Lolo (França 2015). De Julie Delpy. Com Julie Delpy, Vincent Lacoste. Em cores/100’.


Aquarius

Estreia 01/09: Aquarius

(Brasil, França 2016). Em cores/’.


Belas famílias

Estreia 01/09: Belas famílias

Belles familles (França 2015). De Jean-Paul Rappeneau. Com Mathieu Amalric. Em cores/113’.


Na França

Festival de Documentário na França realiza Mostra Brasileira

A 28ª edição do Festival États Généraux du Film Documentaire começou no dia 21 de agosto e vai até 27 desse mês. O Festival reune seminários, workshops, encontros profissionais e sessões de filmes e propõem discutir os novos rumos do cinema documentário no mercado audiovivusal. A parte dedicada a exibição de filmes se divide em cinco sessões:  Expériences du regard (Experiências do olhar) que se interessa à produção de filmes francófonos do ano e obras recentes e pouco divulgadas, Histoire de doc (História do documentário), com uma programação de referências mundiais, Fragments d'une œuvre (Fragmentos de uma obra), propõem uma retrospectiva de autores confirmados ou a descoberta de jovens autores, Route du doc (Rota do documentário) fala sobre a evolução do documentário mundial.  E as sessões a céu aberto, que recebem filmes selecionados para o evento. A seção Route du Doc será dedicada às produções brasileiras, a fim de desvendar a riqueza da produção cinematográfica atual brasileira. Exibindo filmes sobre as manifestações de 2013, as produções coletivas das periferias, o cinema coletivo indígena e a memória da ditadura militar.  Mais sobre o Festival e as Mostras você encontra no site


Coprodução França e Brasil participa de Festival Francês

Começou ontem o Festival du Film Francophone d'Angoulême, Festival de Cinema Francófono de Angoulême, na França. E a coprodução Going to Brazil (França/Brasil), de Patrick Mille, será exibida na seção de Pré estreias. O drama acompanha quatro amigas que vem ao Brasil para o casamento de sua amiga Katia e passam por aventuras percorrendo o Rio de Janeiro até a Amazônia. Para saber mais sobre o filme, basta acessar o site do Festival. O filme, é mais uma parceria entre os dois países e confirma a importância das coproduções. O Festival vai até o dia 28 de agosto. 


Festival de Cinema de Belfort recebe inscrições

O Festival Internacional de Cinema de Belfort – Entrevues Belfort chega a sua 31ª edição e recebe inscrições até o dia 31 de agosto. Dedicado aos jovens diretores do mercado audiovisual, o Festival também oferece um suporte ao filmes em pré-produção. O evento acontece na França, na cidade de Belfort, entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro, e aceita filmes de qualquer gênero. Os filmes concorrem a diversos prêmios em dinheiro e a inscrição deve ser feita pela internet no próprio site do festival. Projetos brasileiros podem solicitar o apoio da Ancine pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. Clique aqui para mais informações sobre o funcionamento do Programa.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.