Mediacine
Destaques da semana

Films from Rio organiza mesa sobre internacionalização do cinema brasileiro

O programa Films from Rio, promoveu na terça-feira, 19 de julho, a mesa redonda Ideias para uma internacionalização do cinema brasileiro, na sede do Firjan, no Rio de Janeiro. Organizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual - SICAV em parceria com o Sistema FIRJAN, Festival do RioRioFilmeSebrae, SEC-RJ, Rio Film Commission, Marché du Film,  Ventana Sur e RioMarket, o Films From Rio foca na capacitação dos produtores audiovisuais fluminenses para o mercado internacional e este ano selecionou 12 projetos para participarem da consultoria. Ilda Santiago, da Films from Rio e Diretora do Festival do Rio, responsável pela programação do Festival, e Julie Bergeron, do Marché du Film, foram as mediadoras da mesa. A França trouxe os consultores internacionais Marie-Pierre Macia (MPM Films), Licia Eminenti (Key Writing), David Grumbach (Bac Films), e Laurent Danielou (Loco Films). No dia 18 de julho, aconteceu um workshop na A Maison - Espaço Cultural Do Consulado da França no Rio com os consultores e os doze projetos.

 


Festival Kinoforum de Curtas em São Paulo divulga selecionados

Curta Kinoforum, Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, divulgou a lista dos selecionados pra 27ª edição do Festival, que acontece entre 24 de agosto e 4 de setembro, na capital paulista. A Moça que Dançou com o Diabo, de João Paulo Miranda Maria, curta nacional que ganhou a Menção Especial na Competição de Curtas do Festival de Cannes 2016, está entre os selecionados, bem como Abgail, de Valentina Homem e Isabel Peroni, que também marcou presença em Cannes, na Quinzena dos Realizadores. A animação Caminho dos Gigantes, de Alois di Leo, também integra a programação do Festival. O filme participou da Competição de Curtas do Festival de Animação de Annecy 2016, na França. Os outros filmes que completam a programação estão no site do Kinoforum


Festival de Gramado publica programação

O Festival de Cinema de Gramado divulgou os selecionados para sua 44ª edição, na quarta-feira, 20 de julho, na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre.  Na Competição Nacional de Longas-Metragens estão Barata Ribeiro, 716 (RJ), de Domingos Oliveira, Elis (SP), ficção sobre a vida da cantora Elis Regina, de Hugo Prata, Tamo Junto (RJ), de Matheus Souza, El Mate (SP), de Bruno Kott, O Roubo da Taça (SP), de Caito Ortiz e O Silêncio do Céu (Brasil (SP)/Argentina), de Marco Dutra. Na Competição Internacional, a coprodução  Carga Sellada (Bolívia/México/Venezuela/França), de Julia Vargas, participa com mais outros seis filmes. O curta Rosinha (DF), de Gui Campos, selecionado para o Festival Biarritz Amérila Latina integra a Competição de Curtas. A lista completa dos filmes selecionados está disponível no site do Festival.


Irmãos Dardenne ganham mostra na Cinemateca do MAM, Rio

Começou terça-feira, 26 de julho, a Mostra Irmãos Dardenne na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro. A Mostra reuniu os filmes La Promesse (1996), Rosetta (1999), e traz ainda Deux jours, une nuit (2014), quinta-feira, 28 de julho, às 14h30 e Les fils (2009), sexta-feira, 29 de julho, às 14h30. Além das exibições, a Mostra contou com a palestra do professor Wouter Hessels, de Bruxelas. As ingressos custam oito reais a inteira e quatro reais a meia. A Cinemateca do MAM fica na Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. 


Mostra Claire Denis no Cine Humberto Mauro, em BH

O Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, em parceria entre a Fundação Clóvis Salgado, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Aliança Francesa e Institut Français, organiza a Mostra da diretora francesa Claire Denis. A Mostra começa nessa quinta-feira, 28 de julho, e se estende até 04 de agosto, e é uma oportunidade de conhecer melhor a obra da diretora, pois a maioria dos filmes selecionados não entraram em circuito comercial e só puderam ser vistos em festivais, são eles: Dane-se a Morte; Noites sem Dormir; Bom trabalho; Desejo e obsessão; O Intruso; Do Lado de Mathilde e 35 Doses de Rum. A diretora já foi premiada em festivais como o Festival de Berlim e de Locarno, na Suíça. A entrada é gratuita, outras informações no link.


Aliança Francesa do Recife realiza mostra Orson Welles

Em parceria com o Sesc, a Aliança Francesa do Recife organiza a Mostra Orson Welles e os Malditos Franceses dos dias 28 a 30 de julho. A Mostra consiste em 4 filmes do diretor revolucionário, adorado pelos franceses. Os filmes exibidos serão: Falstaff – O toque da meia noite (1965), O processo (1962), Grilhões do passado (1955) e Verdades e mentiras (1973). Após cada exibição, debate sobre a filmografia do diretor, roteirista e ator Orson Welles. As sessões acontecem na Unidade Derby da Aliança Francesa, com entrada franca. Mais informações aqui.


Brasil marca presença no Festival de Locarno, Suíça

Foi divulgada a seleção da 69º edição do Festival de Locarno, no dia 13 de julho, e o cinema nacional marca presença no festival suíço, que acontece de 3 a 13 de agostoA coprodução O ornitólogo (Brasil/Portugal/França), do português Pedro Rodrigues concorre na Competição Internacional com outros 16 filmes. Nas mostras paralelas estão Beduíno, de Julio Bressane, selecionado para a mostra Signs of Life. O longa havia sido contemplado na primeira edição do edital PRODECINE 05/2013 do Programa Brasil de Todas as Telas, destinado a projetos com linguagem inovadora e relevância artística. A destruição de Bernardet de Claudia Priscilla e Pedro Marques, será exibido na Mostra Histoire(s) du Cinèma. Na Mostra Cineastas del Presenti, está copordução El auge del humano (Brasil/Argentina/Portugal), longa de estreia do diretor argentino Eduardo Williams. No Panorama Piazza Grande, que exibe filmes ao ar livre em uma enorme tela, o Brasil participa com o longa Comboio de sal e açúcar (Moçambique/ Portugal/França /Brasil), do moçambicano Licinio Azevedo. O projeto também foi premiado no edital PRODECINE 05/2014.


Festival de Curtas de Santos, São Paulo, abre chamada de projetos

O Festival de Cinema de Santos (São Paulo), Curta Santos, abre as inscrições para sua 14ª edição. Podem ser submetidos curtas de até 20 minutos e videoclipes com uma música. Os filmes selecionados participam da mostra competitiva nacional Olhar Brasilis e os videoclipes das mostras regionais Olhar Caiçara e Videoclipe Caiçara. Esta edição traz uma novidade, a escolha dos filmes da mostra Olhar Caiçara, a definição dos filmes que representarão a região caberá aos próprios realizadores. A programação do festival prevê ainda mostras especiais, oficinas e debates, além das tradicionais noites de abertura e premiação. O Festival acontece de 26 de setembro a 2 de outubro e as inscrições podem ser feitas até 5 de agosto pelo site do Festival.


DocSp abre inscrições

O DocSP, abriu suas convocatórias para a edição 2016, que acontece de 23 a 30 de setembro, na Unibes Cultural, São Paulo. O Encontro reflete sobre novas narrativas do documentário e como criar pontes com o mercado a partir de laboratórios para projetos de documentário e seminários sobre documentário contemporâneo, conferências de indústria, rodadas de negócios e exibição de filmes de realizadores convidados, com debate pós exibição. Maiores informações no site do evento.


Rio Web Fest abre inscrições para webséries

Estão abertas as inscrições para o Web Fest, Festival dedicado a premiação de webséries e novas mídias que acontece de 1 e 4 de dezembro, no Rio, onde os selecionados exibem seus webseriados e participam de mesas redondas com criadores e produtores de todo o mundo. Os participantes tem a oportunidade de ganhar uma premiação em dinheiro ou fechar um contrato de distribuição com algum dos parceiros na televisão, como o Canal Curta! e outros compradores internacionais. O ganhador participará da Seleção oficial direta de uma websérie brasileira para o Marseille Web Fest 2017, na França (com vôo e hospedagem pagos). As inscrições são realizadas pelo site do Web Fest.


Cinemaison no Rio de Janeiro
12 Retratos (primeira série)

01/08 às 13h Retratos

12 Portraits (1ere série) (França 1987). De Alain Cavalier. Em cores/156’.


Em nossas mãos

01/08 às 15h Em nossas mãos

Entre nos mains (França 2010). De Mariana Otero. Em cores/88’.


Ferrovia

01/08 Às 18h Ferrovia

Cheminots (França 2010). De Luc Joulé, Sébastien Jousse. Com Ken Loach, Raymond Aubrac. Em cores/80’.


Qual é o Trabalho?

01/08 às 20h Qual é o trabalho?

C'est quoi ce travail? (França 2015). De Luc Joulé, Sébastien Jousse. Em cores/100’. Classificação etária Livre.


02/08 às 19h Mostra Ateliers Varan - África do Sul

Trazendo uma seleção de quatro países, os filmes que compõem a programação são resultados do programa Ateliers Varan que tem como objetivo inicial a difusão cinematográfica e fomento de produção audiovisual em países com pouco ou raro acesso técnico ao cinema. A retrospectiva exibirá parte desse imenso acervo de obras produzidas pelos Ateliers Varan, seus estagiários e fundadores, nos mais de 30 anos de oficinas pelo mundo. Na próxima terça-feira, 2 de agosto, o Cinemaison traz um documentário produzido na África do Sul, Crônicas Sul-Africanas (África do Sul/França, 1988). De Coletivo do Atelier Varan de Johannesburg. Documentário. 105'. Classificação Indicativa: Livre.


Em cartaz no Brasil
A incrível jornada de Jacqueline

estreia 28/07: A incrível jornada de Jacqueline

La vache (França 2016). Em cores/91’.


Um amor à altura

estreia 04/08: Um amor à altura

Un homme à la hauter (França 2016). De Laurent Tirard. Com Cédric Kahn, Jean Dujardin. Em cores/98’.


O monstro de mil cabeças

estreia 04/08: O MONSTRO DE MIL CABEÇAS

A monster with a thousand heads (França, México 2015). Em cores/74’.


Na França

Festival da Bretanha, França, celebra o povo Turco

O Festival de Cinema de Douarnenez chega a sua 39ª edição homenageando o povo da Turquia. O Festival acontece de 19 a 27 de agosto, na Bretanha, França, e traz 150 filmes afim de se questionar sobre “A história e o presente da Turquia contemporânea” e ainda assinalar as influências em comum, o diálogo e a vida em conjunto. O Festival traz além de filmes, debates, shows, exposições e uja seção paralela Grande Tribu com filmes do mundo todo com foco nos filmes sobre refugiados. A programação completa do Festival está disponível no site.


NA EUROPA

Festival de Cinema de Varsóvia abre inscrições

O Festival de Cinema de Varsóvia, que acontece entre os dias 7 e 16 de outubro, na Polônia, abriu as inscrições para sua 32ª edição. São aceitos filmes de longa-metragem e curta para as mostras competitivas e informativas. As obras devem ter sido finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2016 e permanecerem inéditas na Europa Oriental. Filmes brasileiros podem fazer parte das competições Internacional de Longas-Metragens, Competição 1-2 (para primeiros ou segundos longas-metragens de seus realizadores), Free Spirit (o espaço para produções independentes e inovadoras), além das competições de Documentários e Curtas-Metragens. O evento promove ainda uma extensa lista de mostras não competitivas para as quais também é possível se inscrever. Filmes oficialmente selecionados para as seções competitivas poderão solicitar o apoio da Ancine para o envio da cópia de exibição. Saiba mais sobre o programa de apoio aqui e sobre a inscrições de projetos aqui


Festival de Documentário de Amsterdã abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o 29º Festival Internacional de Documentários de Amsterdã – IDFA, que acontece entre os dias 16 e 27 de novembro, na Holanda. Cerca de 250 novos documentários são exibidos no evento anualmente, divididos em mostras competitivas e informativas. O prazo de inscrição é até o dia 1º de agosto. Os filmes devem ser legendados em inglês e ter participado de, no máximo, dois festivais até a realização do IDFA. As produções exibidas nas seções competitivas concorrem a prêmios em dinheiro, em valores que podem chegar até 12.500 euros. Além da exibição de filmes, o evento promove ainda um encontro de mercado, o Docs for Sale, que reúne compradores, distribuidores, agentes de venda e programadores de 20 a 27 de novembro. O Docs For Sale aceita até o dia 15 de setembro inscrições de filmes para exibição em cabines e composição do catálogo do evento. As inscrições podem ser feitas a partir desse link.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.