Mediacine
Destaques da semana

Festival Varilux divulga programação

Este ano, Festival Varilux de Cinema Francês acontece de 8 a 22 de junho, ganhando uma semana a mais de exibição em 50 cidades brasileiras. Ao todo, a programação contará com 15 filmes inéditos e um grande clássico do cinema francês, incluindo filme premiado em Cannes, longa protagonizado por vencedor de Oscar e produção com os atores mais admirados da França. O diretor Roschdy Zem virá ao país apresentar o longa Chocolate, protagonizado pelo ator Omar Sy, que ficou conhecido mundialmente por sua atuação em Intocáveis. Chocolate será o filme de abertura do festival, no Rio de Janeiro, dia 9 de junho. Ao diretor Roschdy Zem, se juntam o diretor Philippe Le Guay (Pedalando com Molière), que traz a comédia Flórida, com Sandrine Kiberlain e Jean Rochefort. O também ator de origem franco-britânica Finnegan Oldfield, nomeado ao Prêmio César 2016 de ator revelação pelo filme Os Cowboys, e a atriz Lou de Laâge (Respire), no drama histórico Agnus Dei, de Anne Fontaine. O jovem ator Vincent Lacoste (Hipocrátes, Diário de uma Camareira), protagonista ao lado da atriz Julie Delpy, da comédia, Lolo, o Filho da Minha Namorada, dirigida pela própria atriz, e a atriz belga Virginie Efira, que trabalhou com Paul Verhoeven no longa Elle, que concorreu a Palma de Ouro do Festival de Cannes, completam a delegação francesa que participará de apresentações e debates nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.  Avril et le monde truqué, animação que ganhou o Prêmio Cristal do Festival de Annecy 2016 também está na programação. Esses são alguns dos pontos altos da edição 2016 do Festival, no site você fica por dentro de tudo.


Mostra EcoFalante traz cinema francês em destaque

De 15 a 29 de junho, acontece a 5ª edição da Mostra EcoFalante de Cinema Ambiental em São Paulo. Serão mais de 100 filmes do mundo inteiro exibidos em salas do circuito de cinema de São Paulo gratuitamente. A programação se completa com uma série de debates com a participação de especialistas, diretores e convidados. Dentro das diversas categorias do evento, a França é foco no Panorama Histórico deste ano. Partindo da década de 1920 do século passado, a Mostra foi buscar, com o apoio do Institut Français, na rica cinematografia francesa títulos que, das mais variadas maneiras e sob os mais diversos registros, tocam em questões que nos dizem respeito, reunindo grandes cineastas como Louis Malle, Robert Bresson, Jean Epstein, Jean Painvelé, Jacques Tati, Jean Rouch, Yves-Jacques Cousteau, dentre outros. A programação completa você encontra no site da mostra.


Festival de Annecy divulga programação completa

Está no ar a programação completa do Festival de Annecy 2016, que acontece de 13 a 18 de junho. Ano especial, uma vez que Annecy decidiu, pela primeira vez em 56 anos, homenagear a animação francesa, uma retrospectiva dos grandes clássicos da animação francesa com sete curtas-metragens que omarcaram o mundo de 1908 à 1999! Um dos exibidos será o curta Fantasmagorie, realizado em 1908 par Émile Cohl, cineasta reconhecido como um dos pioneiros do gênero. É também uma grande competição internacional (Nova Zelândia, Coreia do Sul, Rússia, EUA, Canadá, França e Espanha) com duas produções francesas, Ma vie de Courgette, de Claude Barras e La Jeune Fille sans Mains, de Sébastien Laudenbach, assim como reuniões e conferências com especialistas e  diretores internacionais e, finalmente, o Marché du Film (Mifa), trazendo produtores do mundo todo. Didier Brunner,  produtor francês de Kirikou, Ernest & Celestine, Les Triplettes de Belleville e hoje na direção da Folivari, receberá o prêmio Cristal de Honra pelo conjunto de sua obra. Serão nove longas-metragens em competição, 11 fora da competição e 8 filmes exibidos em eventos. Confira a programação completa no site do festival.


Festival Olhar de Cinema

O festival Olhar de Cinema – Festival internacional de Curitiba acontece de 8 a 16 de junho este ano. O evento pretende levar ao público um recorte do cinema independente mundial, debater sobre as tendências estéticas históricas e contemporâneas, levantar discussões acerca de temas sociais, culturais e políticos urgentes. Este ano, o longa Mouchette, de Robert Bresson (1967) será exibido na seção Clássicos e a coprodução França/Argentina Todos Mentem, de Matías Piñero (2009) na mostra Foco, que apresenta um novo autor ao público brasileiro. Mais detalhes do festival no site.


ABPITV e RioFilme organizam segundo módulo do PIC

Estão abertas as inscrições para as vagas remanescentes do Módulo II do PIC (Programa Internacional de capacitação) Rio de Janeiro, cujo foco é Coprodução Internacional. Para esta segunda fase do programa, estão disponíveis apenas 5 vagas, uma vez que os outros 40 lugares já estão ocupados pelos participantes que optaram pelo pacote completo com Módulos I, II e III. A seleção será realizada pelo Brazilian TV Producers e pela Riofilme. Serão duas atividades nesse segundo módulo, MasterClass com consultores internacionais (24 de agosto) e Workshop com consultores e convidados internacionais e nacionais (25 e 26 de agosto). A França é o país parceiro do PIC este ano, e tratá outros convidados para o segundo módulo, após o sucesso do primeiro. François Lhomme, diretor da Médiamétrie/Eurodata Tv Worldwide, empresa responsável pela análise de audiência de canais de tv do mundo todo e Heidi Fleisher, diretora internacional de vendas e aquisições do ARTE SALES, responsável pela distribuição internacional de documentários principalmente franceses disponíveis no canal ARTE foram os convidados franceses da primeira seção do PIC. Os produtores interessados podem se inscrever pelo formulário no site do BTVP até 7 de junho.


Master class Roteiro de Comédia com Alain Layrac

O Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), em parceria com a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV), convida para a master class Roteiro de Comédia, com o roteirista e diretor especializado no gênero comédia Alain Layrac, mestre e doutor em cinema pela Universidade Paris 1 e diretor do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual desde 1998. No portifólio, Layrac tem a série de televisão Une Famille Formidable e o filme Más companhias. O encontro acontecerá no dia 8 de junho, das 9h às 12h, na sede da ABPITV no Rio de Janeiro. Para participar do evento é necessário fazer a inscrição pelo formulário.  Layrac também integra o time de especialistas responsáveis pela Oficina Franco-Brasileira de Roteiro Audiovisual, realizada no âmbito do Festival Varilux de Cinema Francês, de 06 a 11 de junho de 2016.


Charles Tesson é o novo presidente do Aide aux Cinémas du Monde

A partir de uma sugestão de Frédérique Bredin, Presidente da CNC, Charles Tesson é o novo presidente da comissão Aides aux Cinémas du Monde substituindo o cineasta Abderrahmane Sissako. Charles Tesson é crítico e historiador de cinema, diretor da Semana da Crítica do Festival de CannesFrédérique Bredin, Presidente do CNC, e Bruno Foucher, Presidente do Institut français parabenizam Charles Tesson por sua nominação na comissão, que é o símbolo da relação especial do cinema francês com autores de todo o mundo, como parte de uma política de promover a diversidade cultural. Eles também agradeceram muito Abderrahmane Sissako, que se ocupou da função de Presidente com muito engajamento e uma atenção particular aos projetos mais originais. Aide aux Cinémas du Monde (ACM), administrado conjuntamente pelo CNC e o Institut Français, é um apoio seletivo a filmes feitos por cineastas de todas as nacionalidades, sob a coprodução com a França. Além disso, 78 filmes apoiados pela ACM (mais de metade dos filmes feitos até à data) foram selecionados em um dos três mais prestigiados festivais internacionais (Cannes, Berlim, Veneza). 12 filmes estavam presentes nas várias seleções do Festival de Cannes em 2016.

 


Minas Gerais promove evento para o mercado audiovisual

De 1 a 5 de junho acontecerá o Minas Gerais Audiovisual Expo (MAX), primeira edição do evento que pretende fortalcer as indústria audiovisual de Minas Gerais, realizazado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A MAX é um salão de negócios inédito em seu formato, configurando-se como um trunfo de competitividade para o Estado de Minas Gerais e uma vitrine dos progressos dos setores do audiovisual e do entretenimento. Aberta aos mercados nacional e internacional, a Minas Gerais Audiovisual Expo ambiciona ser referência para os profissionais brasileiros do cinema, da televisão e da animação. A programação da MAX será voltada também aos profissionais, estudantes e interessados que desejam se capacitar e atualizar os conhecimentos sobre o audiovisual. Serão realizados 66 painéis e palestras gratuitos com a presença de executivos, consultores e especialistas do mercado. Paralela à programação de negócios, a Serraria Souza Pinto receberá a mostra Imagem em construção, que apresentará um recorte sobre o que de mais recente está sendo produzido no audiovisual mineiro. Com curadoria de Fabíola Moulin e Marconi Drummond, o Museu de Artes e Ofícios terá em cartaz a exposição História do Audiovisual, que pretende apresentar ao público as dimensões material e conceitual do audiovisual a partir dos anos 60, em Minas e no Brasil. A programação completa está no site da MAX.


Mostra Ciranda de Filmes em São Paulo

A Ciranda Filmes, mostra de cinema do Brasil com foco em infância e educação, chega à sua 3ª edição nos dias 9 a 12 de junho, em São Paulo. Esse ano, o tema Mestres resgata o olhar para referências que nos inspirem, orientem e transformem. Serão exibidos filmes de diversos países, dentre eles algumas produções francesas como o clássico Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore em parceria com a Itália, o documentário Exame de Estado (França/Congo), de Dieudo Hamadi e a animação Kirikou, os homens e as mulheres, Michel Ocelot. Outros filmes que completam a programação estão no site do festival.


IFPI realiza Mostra de Cinema Francês

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizará, de 7 a 9 de junho, no Campus Teresina Central, a I Mostra de Cinema Francês. A iniciativa é fruto da parceria entre a Diretoria de Relações Internacionais e a Embaixada da França no BrasilDurante o evento, serão exibidas gratuitamente sete produções francesas. O filme A Escola de Babel, de Julie Bertuccelli, abrirá a Mostra. Serão exibidos, ainda, os filmes A EscalaAprovado pela adoçãoUne leçon particulièreSimone Veil: uma história francesa, Encontros para a conquista e o musical Duas garotas românticas. Após a exibição de cada filme, haverá panéis de discussão mediados pela professora de Francês, Leila Khemiri, por docentes do IFPI e convidados. As sessões são gratuitas, outros detalhes aqui.


Cinemaison no Rio de Janeiro
Berlin, 1885 - A disputa pela África

06/06 ÀS 15H: BERLIN, 1985 - A DISPUTA PELA ÁFRICA

Berlin 1885, la Ruée Sur l'Afrique (França 2010). De Joel Calmettes. Em cores/84’.


Villa Amalia

06/06 ÀS 18H: VILLA AMALIA

(França, Itália, Suíça 2009). De Benoit Jacquot. Com Isabelle Huppert, Jean-Hugues Anglade, Xavier Beauvois. Em cores/97’.


Uma Garota Solitária

06/06 ÀS 20H: UMA GAROTA SOLITÁRIA

La Fille seule (França 1995). De Benoit Jacquot. Com Benoît Magimel, Virginie Ledoyen. Em cores/86’.


Em cartaz no Brasil
Campo Grande

ESTREIA 02/06: CAMPO GRANDE

De Sandra Kogut. Com Carla Ribas, Ygor Manoel e Rayane do Amal. (Brasil, França 2015). Em cores/109’. Classificação etária 14


Paz para Nós em Nossos Sonhos

ESTREIA 02/06: PAZ PARA NÓS EM NOSSOS SONHOS

Peace to Us in Our Dreams (Federação Russa, França, Lituânia 2015). Em cores/107’. Classificação etária 14.


Tudo sobre Vincent

ESTREIA 02/06: Tudo sobre Vincent

Vincent n’a pas D’écailles (França 2014). De Thomas Salvador. Com Vimala Pons, Thomas Salvador. Em cores/77’.


A odisséia de Alice

ESTREIA 09/06: A ODISSÉIA DE ALICE

Fidelio, l'odyssée d'Alice (França 2016). Com Melvil Poupaud. Em cores/97’.


Na França

Abertas as inscrições para o Workshop de Produção no festival 3 Continentes

Estão abertas as inscrições para o próximo workshop PRODUIRE AU SUD DE NANTES 2016. Os produtores e realizadores dos três continentes (América latina, África e Ásia) podem submeter seus projetos de longa-metragem em desenvolvimento. O evento acontece de 21 a 27 de novembro em Nantes, dentro do Festival dos 3 Continentes (22 à 28 de novembro). O workshop oferece uma consultoria personalizada para cada um dos produtores selecionados que permite desenvolver ferramentas de coprodução internacional. Saiba mais do workshop no site do 3 Continentes

 

 

 

 


Unifrance e France Médias Monde fazem parceria para promover a cultura francesa

Unifrance e France Médias Monde reforçaram sua parceria para promover o cinema francês em todo o mundo. Isabelle Giordano, gerente geral da Unifrance e Marie-Christine Zaragoza, Presidente e CEO da France World Media, assinaram na segunda-feira, 16 de maio, em Cannes um acordo para formalizar parcerias existentes e desenvolver novos projetos comuns. Ao assinar este acordo, Unifrance e France Médias Monde, querem implementar uma parceria privilegiada em sua missão comum de promover a cultura em todo o mundo, com as rádios RFI e Monte Carlos Doualiya (MCA), o canal internacional França 24 , que a cada semana reunem quase 100 milhões de ouvintes e telespectadores. A France Médias Monde é uma das parceiras do canal TV5 Monde, famoso canal francês que já está em diversos lugares do mundo.


NA EUROPA

Programa europeu MEDIA completa 25 anos

O programa europeu MEDIA completou em Cannes seu vigésimo quinto aniversário ano. Desde que foi lançado, em 1991, o programa investiu 2.400 milhões de euros na cultura e diversidade europeias, nomeadamente na produção de filmes e na sua distribuição, na Europa e a nível internacional. Este ano, 21 filmes presentes na competição oficial de Cannes receberam ajuda do programa europeu. O realizador Costa Gravas diz que “o MEDIA faz um trabalho formidável. E se for ampliado, serão feitos ainda mais filmes europeus, que virão certamente a Cannes e a outros festivais do mundo inteiro”.


Abertas as inscrições para o Cine em Construção, em San Sebastian

O Cine em Construção, encontro que acontece no Festival de San Sebastian e no CineLatino de Toulouse, abriu o período de inscrições para a sua trigésima edição. Esta iniciativa tem como objetivo promover a realização de longas-metragens latino-americanos que lidam com as dificuldades da pós-produção e a aumentar a sua distribuição internacional. Os filmes devem ter uma duração superior a 60 minutos e serem produzidos total ou parcialmente por países latino-americanos. O Cine em Construção e o 5º Fórum de Coprodução Europa-América Latina serão realizados nos mesmos dias, de 19 a 21 de setembro a fim de gerar sinergias profissionais e incentivar coproduções e a circulação internacional de cinema. Mais informações no site do festival.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.